quinta-feira, 23 de outubro de 2025

“A UCI comemora seu 125º aniversário”


1900-2025: 125 anos ao serviço do ciclismo e do seu desenvolvimento

 

Fundada em 14 de abril de 1900 em Paris (França) pelas Federações Nacionais de ciclismo da Bélgica, Estados Unidos, França, Itália e Suíça, a União Ciclística Internacional (UCI) comemora seu125º aniversário em 2025.

Este aniversário dá-nos a oportunidade de olhar para trás e ver a evolução da instituição, recordando os acontecimentos que marcaram a sua história e as personalidades que serviram como seu Presidente ao longo de um século e um quarto que viu o ciclismo sofrer um desenvolvimento meteórico.

Uma história fascinante para (re)descobrir através de cinco artigos, publicados todos os dias da semana que antecederam este importante aniversário.

 

Graças a esses artigos, você pode:

 

Reviver o dia agitado que marcou o nascimento da UCI, saiba mais em: https://www.uci.org/article/1900-the-ica-is-dead-long-live-the-uci/2TVO1R0rwV5H34wBw4RBCv

 

Saiba mais sobre a história olímpica do ciclismo, de 1896 até os dias atuais, saiba mais em: https://www.uci.org/article/cycling-at-the-olympic-games-an-ode-to-the-cultural-diversity-of-the-bicycle/e51X5qw3QcAJFIIf19JC7

 

Conhecer os 11 presidentes que guiaram a organização ao longo das décadas, saiba mais em: https://www.uci.org/article/the-presidents-of-the-union-cycliste-internationale/2KKYMYpuPBrJQv2wDhGPGB

 

Dê uma olhada nos principais avanços que marcaram a vida da instituição, saiba mais em: https://www.uci.org/article/125th-anniversary-of-the-uci-the-institutions-road-to-coherence-and/6yn9QpBSHeP7P1QGw1R4rh

 

Mergulhe numa reflexão sobre a evolução do ciclismo ao longo da sua existência, saiba mais em: https://www.uci.org/article/125th-anniversary-of-the-uci-from-a-sport-of-heroes-to-a-social-phenomenon/5HCmi5d0yNXZv2AfguTgS

Fonte: UCI- União Ciclística Internacional

“Fim da monotonia nas etapas planas? Volta a França 2026 irá ter etapas com duplo sprint intermédio para a camisola verde”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A Volta a França não é muitas vezes a corrida onde se experimenta a inovação, mas pode ser o caso em 2026. Só nas grandes voltas é que os sprints intermédios têm um peso tão grande e são absolutamente críticos na luta pelas classificações por pontos, e em 2026 os sprinters terão dois sprints intermédios nas etapas designadas planas.

Em sete das etapas da corrida (não esclarecidas, mas crê-se que sejam as etapas 5, 7, 8, 9, 11, 13 e 21) haverá dois sprints intermédios. Isto dará lugar a 40 pontos no total, enquanto o sprint da meta dará 50 ao vencedor. Isto abrirá espaço a mais ciclistas para tentarem fugas, uma vez que uma passagem pela camisola verde ou mesmo a luta por um resultado de topo nesta classificação se tornará mais possível, ao mesmo tempo que poderá tornar estas etapas planas mais interessantes, uma vez que mais ciclistas tentarão estar na frente e correr de forma mais agressiva.

No entanto, para o espetáculo, parece haver pouco a perder com a criação de novas oportunidades de ganhar pontos para aquela que é a segunda classificação mais importante da corrida. A ASO explicou-o numa breve declaração: "Para abrir novas opções estratégicas para os concorrentes na classificação por pontos, os percursos das sete etapas planas terão dois sprints intermédios".

Isto também pode ter sido feito tendo em conta o resultado da competição deste ano, em que Jonathan Milan não teve realmente qualquer concorrência entre os seus próprios pares, mas teve Tadej Pogacar a chegar muito perto. No entanto, o esloveno pareceu não apontar propositadamente para os sprints intermédios, que provavelmente lhe teriam dado a vitória se tivesse tentado. Se as condições climatéricas não desempenharem um papel importante, existe algum receio de que, tal como aconteceu nos últimos anos, etapas como a 7-9 possam ter muito pouca ação, o que pode representar uma mudança positiva nas perspectivas gerais da corrida em termos de interesse para os adeptos, bem como de exposição para os patrocinadores e mais cidades ao longo do percurso.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/fim-da-monotonia-nas-etapas-planas-volta-a-franca-2026-ira-ter-etapas-com-duplo-sprint-intermedio-para-a-camisola-verde

“Estamos à espera dos percursos das outras grandes voltas..." Red Bull adia decisão sobre a participação de Remco Evenepoel no Tour 2026”


Por: Miguel Marques

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Remco Evenepoel é o melhor contrarrelogista do mundo e um ciclista com o sonho de um dia vencer a Volta a França. Talvez isso não aconteça em 2026, uma vez que o percurso foi apresentado quase sem um único quilómetro de contrarrelógio plano. Na Red Bull - BORA - Hansgrohe, as escolhas para as grandes voltas da próxima época ainda não estão feitas, mas certamente que o Tour poderá não ser o principal objetivo do belga depois do que foi hoje revelado.

"Estamos a olhar para o percurso tendo em mente a classificação geral", disse Zak Dempster em declarações ao Sporza aquando da apresentação da corrida em Paris. "Mas há também muitas etapas que se adequam ao nosso estilo de corrida e a muitos dos nossos ciclistas". O percurso tem um contrarrelógio por equipas de 19 quilómetros a abrir a corrida em Barcelona e, mais tarde, um contrarrelógio individual de 27 quilómetros na última semana, com dois terços em subida ou em descida. É um percurso em que Evenepoel não tem realmente a oportunidade de fazer a diferença com as suas capacidades, também porque não há muitos dias montanhosos, mas sim algumas etapas de alta montanha, onde se acredita que a maior parte das diferenças se fará.

No seio da Red Bull, Florian Lipowitz é também uma grande arma para as corridas de 3 semanas, enquanto que Primoz Roglic, Jai Hindley e Giulio Pellizzari procurarão certamente as suas oportunidades. Podemos ter a certeza de que tanto para o Giro como para o Tour a equipa alemã terá alinhamentos muito fortes, mas quem vai liderar em cada um deles ainda não é conhecido e também não vai ser uma decisão fácil.

Isto é, a não ser que o Giro apresente um itinerário com muitos contrarrelógios, o que poderia favorecer muito mais Evenepoel. "Estamos agora à espera dos percursos das outras grandes voltas antes de finalizarmos os planos de temporada dos nossos líderes", garante Dempster, e podemos muito bem ter uma batalha Jonas Vingegaard-Remco Evenepoel no Giro, se o percurso for adequado ao novo líder da BORA, uma vez que ambos procuram evitar a presença do domínio canibal de Tadej Pogacar.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/estamos-a-espera-dos-percursos-das-outras-grandes-voltas-red-bull-adia-decisao-sobre-a-participacao-de-remco-evenepoel-no-tour-2026

"Aquilo não é um contrarrelógio por equipas" Richard Plugge, chefe da Visma, critica o início da Volta a França de 2026”


Por: Carlos Silva

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A Team Visma | Lease a Bike foi uma das primeiras equipas a reagir à apresentação oficial do percurso da Volta a França 2026, manifestando satisfação pela variedade do traçado, mas também algumas reservas quanto ao formato inédito do contrarrelógio por equipas de abertura.

O diretor desportivo Grischa Niermann destacou o equilíbrio global da corrida e a forma como as etapas decisivas surgem apenas na segunda metade. Já Richard Plugge, diretor geral da estrutura neerlandesa, elogiou o desfecho no Alpe d’Huez, mas mostrou-se pouco impressionado com o início da prova.

"O foco da corrida está no final. O percurso é relativamente mais facil no início do Tour: eles querem claramente manter a luta até ao fim", partilhou Plugge com o In de Leiderstrui. A etapa 6, com final em Gavarnie, será a única jornada de alta montanha nos primeiros 13 dias de corrida. Apesar de haver algumas etapas acidentadas e o contrarrelógio por equipas em Barcelona, Plugge acredita que as diferenças entre os principais favoritos só começarão a surgir mais tarde.

 

Contrarrelógio por equipas polémico

 

O ponto mais contestado por Plugge é o contrarrelógio por equipas de abertura, cuja cronometragem será feita de forma individual e não com base no quarto ou quinto ciclista da equipa, como é habitual. Além disso, o percurso inclui duas colinas, subindo primeiro ao Alto de Montjuïc antes da chegada no Estádio Olímpico de Barcelona, onde também terminará a 2ª etapa.

"Não sou a favor disso. Está-se a retirar o espectro "equipa". Um contrarrelógio por equipas é um contrarrelógio por equipas. O que conta é o tempo do quarto ou quinto ciclista a passar na meta, por isso temos de levar o nosso trabalho até ao fim", argumenta. "É isso que me agrada. Mas é o que é, e temos de nos adaptar a isso".

Plugge foi ainda mais incisivo ao criticar a ideia do formato.

“Não é bem um contrarrelógio por equipas. É mais uma corrida para sabermos quem será o primeiro líder. Temos de ver como vamos lidar com isso. Normalmente, esta disciplina é boa para nós, mas agora não faço ideia do que pretendem. Talvez queiram apenas fazer algo diferente outra vez? Mas não lhe chamem um contrarrelógio por equipas. Chamem-lhe um lead-out cronometrado”, ironizou.

Apesar das críticas, Plugge reconhece que a introdução de um esforço cronometrado logo na abertura poderá trazer benefícios táticos. “Com um contrarrelógio por equipas no início, há logo uma hierarquia. Isso cria uma certa calma no pelotão”, admitiu.

Se o início do percurso levantou dúvidas, o final mereceu elogios rasgados. A etapa do Alpe d’Huez, última da corrida, é vista por Plugge como um dos grandes momentos do Tour 2026.

“O Alpe d’Huez é sempre bonito, e a passagem pelo Col de Sarenne é muito agradável e ainda mais difícil. Gosto disso. Vai ser uma etapa brutal de qualquer forma, e isso é bom. Especialmente com a subida ao Sarenne”, afirmou.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/aquilo-nao-e-um-contrarrelogio-por-equipas-richard-plugge-chefe-da-visma-critica-o-inicio-da-volta-a-franca-de-2026

“Especialista desiludido com a dupla ascensão ao Alpe d'Huez, a falta de contrarrelógio e com um percurso sem novidades para 2026”


Por: Carlos Silva

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A revelação do percurso da Volta a França 2026 dividiu opiniões entre especialistas e adeptos, mas para Ned Boulting, uma das vozes mais reconhecidas e respeitadas na cobertura da corrida, o traçado ficou aquém das expectativas. No seu habitual tom direto, o comentador britânico lamentou a ausência de contrarrelógios longos, de elementos diferenciadores e de etapas com terreno mais imprevisível.

“Parece muito contra-intuitivo, depois de anos a lutar contra isto, mas agora anseio pelo tempo em que havia um contrarrelógio individual plano de 50 ou 60 quilómetros”, afirmou Boulting no podcast Never Strays Far.

A edição de 2026 contará apenas com 27 quilómetros de contrarrelógio individual, num percurso irregular e técnico, o que segundo Boulting retira espaço aos verdadeiros especialistas da disciplina.

 

Desvantagem para Evenepoel, vantagem para Pogacar

 

A escassez de quilómetros ao cronómetro poderá complicar as ambições de Remco Evenepoel, que se estreará na Red Bull – BORA – hansgrohe em 2026, mas encontrará um traçado pouco favorável às suas características.


“Penso que o Remco Evenepoel ficará legitimamente desiludido por não ter sido incentivado a vir à Volta a França e a lutar pela vitória, porque o tipo de ciclista que se destacará nesse contrarrelógio chama-se Tadej Pogacar”, analisou.

Boulting considera que o esloveno parte novamente como o grande favorito, independentemente das condições.

“É um percurso em que, mesmo que ele não esteja na sua melhor forma, dificilmente perde. Não há empedrados, não há etapas com ventos cruzados e não há gravilha — três elementos que nos habituámos a ver nos últimos anos. É dececionante que tenham desaparecido”, lamentou o jornalista.

 

“Demasiado Alpe d’Huez” para um só Tour

 

Entre os elementos que mais têm marcado o debate sobre o percurso, destaca-se o duplo Alpe d’Huez, incluído nas etapas 19 e 20. Para Boulting, repetir o ícone alpino em dois dias consecutivos é um erro de conceito.

“Compreendo que o Alpe d’Huez é central na identidade da Volta a França, mas nem sempre proporciona grandes corridas. Por vezes, mostra a prova no seu pior. Fazê-lo duas vezes parece-me um exagero”, comentou.

A etapa 19 será curta, com subida integral pela vertente clássica, enquanto a etapa 20, a última de montanha, que incluirá Col du Télégraphe, Col du Galibier, Col de la Croix de Fer e Col de Sarenne, terminando novamente em altitude no Alpe d’Huez.

Boulting reconhece, porém, que o final promete espetáculo.

“Não é apenas a subida de 13 quilómetros. Há uma descida, um planalto e depois a passagem pelo Sarenne, que apesar de não ser muito exigente após o Galibier, dá mais profundidade à etapa. Se um grupo reduzido passar o Galibier, teremos uma grande batalha pela vitória.”

A tradicional chegada a Paris também sofrerá alterações, com a inclusão da subida a Montmartre antes da meta, algo que Boulting vê com bons olhos. “Estou satisfeito por terem mudado ligeiramente o final, equilibrando de novo a questão sobre se um sprinter pode ou não vencer em Paris. Isso torna tudo mais emocionante.”

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/especialista-desiludido-com-a-dupla-ascensao-ao-alpe-dhuez-a-falta-de-contrarrelogio-e-com-um-percurso-sem-novidades-para-2026

“Iúri Leitão lidera seleção de Portugal no Campeonato do Mundo de Ciclismo de pista”


Iúri Leitão, Diogo Narciso e João Matias são os representantes portugueses, numa convocatória sem representação feminina devido à ausência de quotas, após atualização do ranking das nações.

Portugal arranca, esta quinta-feira, a sua participação no Campeonato do Mundo de Ciclismo de pista, em Santiago, no Chile.

Iúri Leitão, Diogo Narciso e João Matias são os representantes portugueses, numa convocatória sem representação feminina devido à ausência de quotas, após atualização do ranking das nações.

O vice-campeão olímpico de Omnium, Iúri Leitão, está de regresso ao Campeonato do Mundo, depois da ausência em 2024, e tem como objetivo recuperar o título de campeão mundial e a camisola arco-íris que conquistou na disciplina em Glasgow, na Escócia, em 2023.

Na disciplina de Madison, na qual Iúri Leitão é campeão olímpico, o português fará dupla com Diogo Narciso, devido à ausência do medalhado de ouro em Paris 2024, Rui Oliveira.

No programa português estão ainda previstas as participações nas provas de Scratch e do quilómetro, com Iúri Leitão, na perseguição individual, com Diogo Narciso, e na corrida por pontos e eliminação, com João Matias.

"O nosso objetivo é conseguir o melhor resultado possível para Portugal e, ao mesmo tempo, somar o máximo de pontos no ranking, pensando já no Campeonato do Mundo de 2026 e na qualificação olímpica. Sabemos que vamos enfrentar uma grande competitividade, já que não competimos recentemente a nível internacional, mas qualquer resultado entre os dez primeiros será muito positivo. Vamos para o Mundial com essa atitude e foco", revelou o selecionador nacional, Gabriel Mendes, em declarações à Federação Portuguesa de Ciclismo.

 

Calendário completo:

 

23 de outubro, quinta-feira

23h42 - Iúri Leitão: Scratch (Final)

 

24 de outubro, sexta-feira

 

15h00 - Iúri Leitão: Quilómetro (Qualificação)

16h00 - Diogo Narciso: Perseguição individual (Qualificação)

21h00 - João Matias: Corrida por pontos (Final)

22h20 - Iúri Leitão: Quilómetro (Final - se qualificado)

22h58 - Diogo Narciso: Perseguição individual (Final - se qualificado)

 

25 de outubro, sábado

 

16h30 - Iúri Leitão: Omnium - Prova 1/4 (Scratch)

19h28 - Iúri Leitão: Omnium - Prova 2/4 (Tempo)

22h56 - Iúri Leitão: Omnium - Prova 3/4 (Eliminação)

00h18 - Iúri Leitão: Omnium - Prova 4/4 (Corrida por Pontos)

 

26 de outubro, domingo

 

18h40 - João Matias: Eliminação (Final)

19h58 - Diogo Narciso & Iúri Leitão: Madison (Final)

Fonte: Sapo on-line

“Tour: Edição de 2026 volta a ter duas chegadas ao Alpe d'Huez”


Prova arranca com um contrarrelógio por equipas em Barcelona

 

Por: Lusa

As duas chegadas ao mítico Alpe d'Huez, antes do final em Paris, são o destaque na edição 2026 da Volta a França, esta quinta-feira apresentada e que arranca com um contrarrelógio por equipas em Barcelona.

Num total de 3.333 quilómetros, ao longo de 21 etapas, os ciclistas vão ter oito tiradas de montanha, com cinco chegadas em alto, apenas um relativamente curto contrarrelógio individual, ao contrário do que tinha acontecido nos últimos anos, e um 'crono' coletivo, que não acontece desde 2019, não abrindo uma edição há 55 anos, além de se manter a tripla passagem em Montmartre na etapa final.

Mas o grande momento da cerimónia de apresentação acabou por ficar praticamente para o fim, quando se percebeu que o Alpe d'Huez ia receber a chegada de duas etapas consecutivas, algo que não acontece desde 1979, quando o português Joaquim Agostinho venceu no primeiro dia.

Na 19.ª etapa, marcada para 24 de julho, os ciclistas vão ter uma curta ligação de 128 quilómetros entre Gap e o Alpe d'Huez, com algumas subidas antes, mas com a decisão a ficar para as derradeiras 21 curvas da mítica ascensão, enquanto o 'inferno' ficou guardado para o dia seguinte.

A 20.ª e penúltima etapa, com 171 quilómetros e partida em Le Bourg d'Oisans, terá um desnível acumulado de 5.600 metros e passagens no Col de la Croix de Fer (24 km a 5,2% de inclinação média), no Télégraphe (11,9 km a 7,1%), no Galibier (17,7 km a 6,9%) e no estreante Col de Sarenne (12,8 km a 7,3%), antes da chegada ao Alpe D'Huez.

O Tour arranca em 04 de julho, pela 27.ª vez fora de território francês, com os sprinters a não terem, desta feita, a oportunidade de lutar pela primeira camisola amarela, uma vez que essa será decidida por um contrarrelógio por equipas de 19 quilómetros, a terminar a subir, no Estádio Olímpico de Montjuic, em Barcelona.

Numa edição aparentemente em "crescendo", como assumiu o diretor do Tour, Christian Prudhomme, talvez para evitar que o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), em busca de um quinto triunfo, decida na primeira semana o Tour, as primeiras etapas não vão ter grandes dificuldadades, apesar do constante sobe e desce.

"O objetivo é ir em crescendo e guardar o maior lote possível de ciclistas na luta", assumiu o responsável.

A primeira grande oportunidade para os sprinters surge apenas à quinta etapa, na ligação de 158 quilómetros entre Lannemezan e Pau, a anteceder a primeira tirada de montanha, no único dia de elevado grau de dificuldade nos Pirenéus.

Pau vai assistir à partida para os 186 quilómetros da sexta etapa, que termina numa inédita subida a Gavarnie-Gèdre (18,7 km a 3,7%), mas já depois das passagens pelo bem conhecidos Col d'Aspin (12 km a 6,5%) e Tourmalet (17,1 km a 7,3%), colocado a menos de 20 quilómetros da meta.

Antes do primeiro dia de descanso, os sprinters vão ter mais duas oportunidades, em Bordéus (sétima etapa) e Bergerac (oitava), antes de os 185 quilómetros entre Malemort e Ussel serem propícios a uma fuga.

Após o dia de descanso, a 10.ª etapa terá chegada a Le Lioran, após 167 quilómetros de constante sobe e desce, com a meta a coincidir com o único local em que o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a bike) conseguiu derrotar Pagacar num sprint a dois.

Seguem-se as duas últimas grandes oportunidades para os ciclistas mais rápidos e a mais longa etapa, que provavelmente será discutida numa fuga, antes da primeira grande etapa de montanha, no departamento dos Vosges, no leste de França.

A 14.ª etapa, com 155 quilómetros, entre Mulhouse e Le Markstein, poderá marcar diferenças na geral, mesmo sem um final em alto, mas com quatro duras subidas antes de lá chegar -- Grand Ballon (21,5 km a 4,8%), Col du Page (9,8km a 4,7%), Ballon d'Alsace (8,9 km a 6,9%) e Col du Haag (11,2 km a 7,3%).

No dia seguinte, nova chegada em alto, no Plateau de Solaison (11,3km a 9,1%), 184 quilómetros depois da partida de Champagnole e já após a passagem pelo Col de la Croisette.

Ao segundo e último dia de descanso segue-se o único contrarrelógio individual de 26 quilómetros, entre Évian-les-Bains e Thonon-les-bains, com o primeiro terço em subida, o segundo em descida e o terceiro em plano.

A etapa 17 será, provavelmente, a derradeira oportunidade de os sprinters poderem lutar por uma vitória, antes da 18.ª tirada terminar novamente em alto, em Ocières-Merlette, antecedendo as duas jornadas do Alpe d'Huez.

A coroação do sucessor de Pogacar vai acontecer em 26 de julho, mas as três subidas de Montmartre, que foram um sucesso em 2025, parecem ter vindo para ficar, com a última passagem no Sacré-Coeur a estar, contudo um pouco mais longe da meta nos Campos Elísios, a 15 quilómetros (este ano estava a apenas seis), o que poderá permitir a alguns sprinters lutarem pelo triunfo.

 

Etapas da Volta a França 2026

 

Etapa 1 (CRC): Barcelona - Barcelona

Etapa 2: Tarragona - Barcelona

Etapa 3: Granollers - Les Angles

Etapa 4: Carcassonne - Foix

Etapa 5: Lannemezan - Pau

Etapa 6: Pau - Gavarnie-Gedré

Etapa 7: Hagetmau - Bordéus

Etapa 8: Périgeux -Bergerac

Etapa 9: Malemort - Ussel

Etapa 10: Aurillac - Le Lioran

Etapa 11: Vichy - Nevers

Etapa 12: Circuito de Magny-Cours (Nevers) - Chalon-sur-Saone

Etapa 13: Dole - Belfort

Etapa 14: Mulhouse - Le Markstein

Etapa 15: Champagnole - Plateau de Solaison

Etapa 16 (CRI): Evian-les-Bains - Thonon-les-Bains

Etapa 17: Chambery - Voiron

Etapa 18: Voiron - Orcieres-Merlette

Etapa 19: Gap - Alpe d'Huez

Etapa 20: Le Bourg d'Oisans - Alpe d'Huez

Etapa 21: Zoo Safari de Thoiry - Paris (Champs-Élysées)

Fonte: Record on-line

“Libertado na Rússia o ciclista francês que tentava recorde Lisboa-Vladivostok”


Sofiane Sehili multado por "entrada ilegal" na fronteira do extremo-oriente da Federação Russa

 

Por: Lusa

Foto: Instagram/Sofiane Sehili

O ciclista francês preso na Rússia há mais de um mês foi libertado esta quinta-feira, após ter sido multado por "entrada ilegal" na fronteira do extremo-oriente da Federação Russa, disse fonte judiciária à agência France Presse.

"Ele foi inicialmente considerado culpado de cruzar ilegalmente a fronteira e condenado a uma multa de 50.000 rublos (cerca de 530 euros)", disse aquela fonte, acrescentando que Sofiane Sehili, atleta de 44 anos da especialidade de resistência, ficou isento do pagamento dado o tempo passado em prisão preventiva, em Pogranichny, região de Primorsky.

Sehili, que tentava estabelecer o recorde mundial de travessia velocipédica euro-asiática entre Lisboa e Vladivostock (leste), ouviu a decisão judicial numa 'gaiola' de metal reservada a réus, vestido de azul, segundo imagens publicadas pelo tribunal na rede social Telegram.

A AFP contactou o advogado do especialista em ultra-distâncias, Alla Kouchnir, mas tal não foi possível. A acusação de "entrada ilegal", na Rússia pode acarretar até dois anos de prisão.

Quando foi detido, Sehili queria pedalar da China para a Rússia, mas através de um posto fronteiriço em que só estão autorizadas passagens de comboio ou autocarro, segundo um perito contactado pela AFP, mas recorrer a esses meios de transporte implicava invalidar o recorde almejado depois de 60 dias em cima do selim e milhares de quilómetros nas pernas.

O ciclista partiu de Lisboa no início de julho e planeava passar por 17 países até chegar a Vladivostok, no início de setembro.

A companheira de Sehili, Fanny Bensussan, disse em setembro que o corredor decidira apresentar-se às autoridades aduaneiras russas convencido de que seria compreendido, mas acabou no centro de detenção de Usuriysk.

O ciclista francês já percorreu mais de 200 mil quilómetros de bicicleta em mais de 50 países, segundo a sua página pessoal na Internet.

Vários cidadãos de países mais ocidentais têm sido detidos em território russo desde o início da Guerra contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, e as relações diplomáticas entre Paris e Moscovo 'arrefeceram' bastante, entretanto.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

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