sábado, 19 de outubro de 2019

“Equipa Portugal/Maria Martins quinta classificada na corrida por pontos"

Por: José Carlos Gomes

Maria Martins foi hoje a quinta classificada na corrida por pontos de elite feminina do Campeonato da Europa de Pista, disputada em Apeldoorn, Holanda.

A portuguesa deu-se bem com uma prova muito exigente e competitiva, na qual pontuaram 13 das 21 participantes e sete conseguiram dobrar o pelotão. Maria Martins foi uma das corredoras que ultrapassou o grupo principal, além de pontuar em cinco sprints.

A corredora da Equipa Portugal fechou as 100 voltas, 25 voltas, com 27 pontos, no quinto posto. A vitória pertenceu à italiana Maria Giulia Confalonieri, com 46 pontos, seguida pela bielorrussa Tatsiana Sharakova, com 44, e pela ucraniana Ganna Solovei, com 38.

A corrida por pontos masculina foi ainda mais intensa, com a maioria dos corredores a conseguir pontos por dobragem ao pelotão. César Martingil somou 40 pontos em duas voltas de vantagem, juntando mais 13, conquistados em quatro sprints. O pecúlio de 53 pontos valeu ao natural de Salvaterra de Magos o oitavo lugar.

O francês Bryan Coquard conquistou o título europeu, com 98 pontos, mais cinco do que o holandês Jan-Willem van Schip e mais 13 do que o grego Christos Volikakis, que o acompanharam no pódio.

Iuri Leitão foi o primeiro português a competir neste sábado, alinhando nas eliminatórias de perseguição individual. O minhoto cumpriu os 4 quilómetros de contrarrelógio em 4’26’’565, o que lhe valeu o 16.º lugar. A participação nesta prova teve como objetivo deixar em aberto a presença no Campeonato do Mundo, uma vez que a ausência desta disciplina no Europeu impedia a participação no Mundial.

O Campeonato da Europa termina neste domingo. A Equipa Portugal vai competir em madison, às 14h45, com Iuri Leitão e Rui Oliveira. Tratando-se uma disciplina olímpica, o objetivo é somar o máximo de pontos possível, tendo em vista a qualificação para Tóquio.

Fonte: FPC

“Curso de Comissário Regional de Ciclismo em Guimarães”

Estão abertas as inscrições para um Curso de Comissário Regional de Ciclismo a realizar em Guimarães. A formação decorrerá ao fim de semana (de 9 de novembro a 7 de dezembro) e as inscrições (limitadas) devem ser formalizadas online até ao dia 6 de novembro (www.acm.pt).

O Curso de Comissário Regional de Ciclismo a realizar em Guimarães pode ser frequentado por todos os interessados, entre os 18 anos e os 60 anos e com a escolaridade mínima obrigatória. A formação é promovida pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio da Associação de Ciclismo do Minho em local a indicar.

Os Comissários são os árbitros do ciclismo, competindo-lhes fazer cumprir os regulamentos e defender a verdade desportiva. Os Comissários, individualmente e/ou em Colégio, assumem a direção das provas de ciclismo (de todas as vertentes) no plano desportivo e zelam para que a mesma se desenrole, em todos os aspetos, em conformidade com os regulamentos.

Fonte: ACM

“João Pereira foi sexto na Taça do Mundo de triatlo de Tongyeong”

Prova ganha pelo norte-americano Matthew McElroy

Por: Lusa

O português João Pereira foi este sábado o sexto classificado na Taça do Mundo de triatlo de Tongyeong, na Coreia do Sul, que foi ganha pelo norte-americano Matthew McElroy.

O atleta luso precisou de 51.42 minutos para completar os três segmentos - natação (750 m), ciclismo (20 km) e corrida (5 km) - e terminou 17 segundos depois do vencedor, que relegou o espanhol David Castro para a segunda posição e o também norte-americano Kevin McDowell para a terceiro, batendo-os por oito e 10 segundos, respetivamente.

João Pereira tentou uma fuga no setor de bicicleta, mas o grupo principal não permitiu, e insistiu depois na corrida, tomando a dianteira logo no início, vigiado por perto pelo belga Jelle Greens, mas McElroy assumiu rapidamente o comando e seguiu para o triunfo.

Na prova feminina, ganha pela francesa Sandra Dodet (57.10), Melanie santos foi a melhor portuguesa, ao terminar no 30.º lugar, com 59.07 minutos. Gabriela Ribeiro terminou em 31.º (1:00.09 horas) e Helena Carvalho foi 51.ª classificada (1:02.48).

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com