sexta-feira, 26 de julho de 2019

“Abrantes recebeu a final do Campeonato Nacional Jovem 2019”

Realizou-se no dia 13 de julho a última etapa do Campeonato Nacional Jovem, prova disputada no formato de estafetas.

O formato de estafetas conferiu um cariz muito dinâmico à prova

O percurso de natação foi realizado em linha no rio Tejo, os atletas pedalaram num trajeto urbano, maioritariamente em asfalto em bom estado, mas com algum desnível e a corrida contou com um percurso essencialmente plano, com piso misto em alcatrão, terra batida e paralelos.

Este campeonato jovem incluiu um total de sete provas e todas elas tiveram um excelente ambiente entre os atletas. Faz-se, pois, um balanço muito positivo do Campeonato Nacional Jovem que contou com um convidativo ambiente, devido, em grande parte, ao entusiasmo e dedicação partilhada pelas famílias.

Esta última prova foi realizada no dinâmico formato de estafetas, onde se promove o espírito de equipa, reforçando valores de interajuda, noção de grupo e de pertença.

O vencedor do Campeonato Nacional Jovem foi o Lisboa Sport e Benfica, seguido do Alhandra Sporting Club e na terceira posição ficou o Clube de Natação Torres Novas.

A todos os atletas, clubes, pais, dirigentes e envolvidos no triatlo, os nossos parabéns!

Fonte: FTP

“Campeonato Europa de Triatlo Sprint é dia 27 de julho em Kazan na Rússia”

O Campeonato da Europa Sprint 2019 conta com a presença de cinco triatletas portugueses.

Madalena Almeida, Vera Vilaça, Alexandre Nobre, Miguel Arraiolos e Tiago Fonseca irão marcar presença no Campeonato da Europa de Triatlo Sprint – na prova de elite – em que o grande objetivo dos atletas é obter pontos para subir no Ranking ITU.

Campeonato da Europa Sprint

Partida elite feminina: sábado, 27 de julho, 09h00, hora portuguesa / 11h hora local

Partida elite masculina: sábado, 27 de julho, 11h00, hora portuguesa / 13h hora local

O percurso da natação será realizado no rio Kazanka, com uma temperatura a rodar os 23º, com um trajeto de ciclismo urbano, feito pelas principais ruas de Kazan e a corrida a desenrolar-se ao longo do complexo histórico do Kremlin, uma zona turística muito visitada.

Fonte: FTP

“Penúltima etapa do Tour encurtada para 59 quilómetros”

Organização justifica o corte com o estado das estradas

Por: Lusa

Foto: Reuters

A 20.ª e penúltima etapa da Volta a França em bicicleta vai ser encurtada para 59 quilómetros, com a organização a justificar o corte com o estado das estradas, antevendo condições meteorológicas adversas.

A etapa, entre Alberville e Val Thorens, devia ter 130 quilómetros e passar na fase inicial pelo pico de Roselend, de primeira categoria, o que já não vai acontecer.

O pelotão seguirá uma via alternativa de Alberville até Moutiers, onde se reencontra com o traçado original e com a longa subida final, de 36 quilómetros, com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de categoria especial.

A organização do Tour foi hoje confrontada com uma inesperada queda de granizo, de intensidade tal que obrigou às neutralização da parte final 19.ª etapa. Não houve classificação final e os tempos foram considerados na meta de montanha de Iseran.

Agora, a opção é mesmo não arriscar e considerar como prováveis derrocadas de terreno ao longo do trajeto. Nesse quadro, a hora de partida é alterada das 13:35 para as 14:30.

O colombiano Egan Bernal, da Ineos, lidera a classificação com 48 segundos de avanço sobre o francês Julian Alaphilippe, da Deceuninck Quick Step, e 1.16 minutos face ao galês Geraint Thomas, também da INEOS e vencedor em 2018.

Fonte: Record on-line

“Tour/Thibaut Pinot abandona devido a problemas físicos”

Francês foi assistido várias vezes na região da coxa esquerda

Por: Lusa

Foto: Reuters

O francês Thibaut Pinot (Groupama-FDJ) abandonou esta sexta-feira a Volta a França, vítima de problemas físicos durante a 19.ª e antepenúltima etapa da prova rainha do ciclismo mundial, na qual lutava por um lugar no pódio.

Pinot partiu para a tirada entre Saint-Jean-de-Maurienne e Tinges, na extensão de 126,5 quilómetros, na quinta posição da classificação geral, a 1.50 minutos do líder, o compatriota Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step), mas a apenas 15 segundos do britânico Geraint Thomas (INEOS), terceiro classificado.

O ciclista francês, que foi assistido várias vezes na região da coxa esquerda, já estava a quase três minutos do grupo do camisola amarela quando desistiu, numa altura em que ainda faltava enfrentar as principais dificuldades da tirada de alta montanha, nos Alpes franceses.

Fonte: Record on-line

“Tour/Parte final da etapa é anulada devido ao mau tempo e Egan Bernal assume liderança”

Os tempos finais são os da passagem pelo alto de Iseran

Por: Lusa

Foto: Reuters

A parte final da 19.ª e antepenúltima etapa da Volta a França foi esta sexta-feira anulada, devido à queda de granizo, com os tempos finais a serem os da passagem pelo alto de Iseran.

De acordo com a organização do Tour, os tempos finais da etapa serão os da passagem pela contagem de montanha de categoria especial, onde o primeiro a passar foi o colombiano Egan Bernal (INEOS), que deverá ser também o novo líder da classificação.

O site oficial da prova informa que o camisola amarela, o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep), que tinha 1.30 minutos de avanço sobre Bernal, segundo classificado à partida para a tirada de hoje, passou naquele ponto com 2.07 de atraso.

Fonte: Record on-line

“31.º GP Minho”

Colombiano Jhonatan Chaves impõe-se no Minho

Por: José Carlos Gomes

O colombiano Jhonatan Chaves (Team Ingenieria de Vías/Monsalud) ganhou hoje a primeira etapa em linha do Grande Prémio do Minho Júnior, impondo-se em solitário em Santo Antonino, Mesão Frio, ao cabo dos 69,6 quilómetros, iniciados em Guimarães.

A etapa de hoje não teve tempo para monotonia. Logo ao quilómetro 4 atacou um trio de corredores estrangeiros, formado pelos colombianos Alonso Echevarria (Banco Santander) e Jhonatan Chaves (Team Ingenieria de Vías/Monsalud) e pelo belga Joran Wyseure (ACROG/Pauwels Sauzen/Balen BC).

A fuga foi progredindo, até a diferença para o pelotão aproximar-se dos dois minutos e meio, obrigando a equipa Bairrada a iniciar a perseguição. Já foi tarde para impedir o sucesso do trio que arrancou do pelotão logo no início.

Os escapados entraram na frente na subida de segunda categoria para a meta e bateram-se pela etapa. Jhonatan Chaves triunfou com superioridade, deixando Joran Wyseure a 23 segundos e Alonso Echevarria a 34 segundos. O melhor corredor saído do pelotão foi João Macedo (Bairrada), quarto classificado, a 58 segundos. Na ausência de bonificações, a geral individual tem a mesma configuração.

Jhonatan Chaves é o dono de três camisolas: amarela, da geral individual, verde, da classificação por pontos, e azul, da montanha. O melhor júnior de primeiro ano é o colombiano Steven Bayona (Team Ingenieria de Vías/Monsalud) e Daniel Dias (Seissa/KTM Bikeseven/Matias & Araújo/Frulact) é o melhor minhoto. A Team Ingenieria de Vías/Monsalud comanda por equipas.

A segunda etapa em linha está marcada para este sábado, tendo partida (13h00) e chegada (15h30) em Vieira do Minho. Teoricamente, é uma jornada de transição, antes da etapa-rainha de domingo, mas o pelotão júnior é sempre imprevisível.

Fonte: FPC

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com