terça-feira, 24 de setembro de 2024

“Maria Martins homenageada pela Câmara Municipal de Santarém”


Ciclista olímpica considerada uma "referência no desporto e uma embaixadora"

 

Por: Lusa

A ciclista olímpica Maria Martins foi hoje homenageada pela Câmara Municipal de Santarém, sendo considerada uma "referência no desporto e uma embaixadora" do concelho.

Segundo o presidente da autarquia, João Leite, o município decidiu homenagear Maria Martins por ser "uma referência no desporto e uma embaixadora do concelho de Santarém".

"É uma escalabitana da qual temos muito orgulho, e quisemos que ela pudesse receber um aplauso de centenas de jovens para sair daqui com mais força e continuar o excelente trabalho que faz em prol do ciclismo. É uma embaixadora que Santarém decidiu hoje homenagear", explicou, no âmbito da conferência nacional Desporto em Santarém, realizada na escola secundária Sá da Bandeira.

Em declarações à agência Lusa, 'Tata' Martins agradeceu o apoio da autarquia e revelou que já está a trabalhar para os Jogos Olímpicos de 2028.

"Estou muito grata, Santarém tem sempre apoiado a minha vida como atleta e deram-me também auxílio para continuar a potenciar a minha carreira desportiva, portanto é um sentimento de gratidão (...) Os Jogos ficaram um bocadinho aquém, mas o desporto é mesmo assim. Mas agora estou já a trabalhar para os Jogos de Los Angeles de 2028", disse.

Maria Martins, nos Jogos Olímpicos de Paris2024, terminou a prova de omnium de ciclismo de pista em 14.º lugar, depois de se ter estreado em Tóquio2020 com o sétimo posto.

Esta conferência ficou também marcada pela apresentação de projetos desportivos promovidos pela Câmara Municipal de Santarém.

Segundo o líder do município, a Câmara vai investir, nos próximos anos, 14 milhões de euros em infraestruturas desportivas com o objetivo de tornar o concelho ribatejano num "dos mais ativos do país".

"São investimentos muito importantes e estamos a falar do maior investimento de sempre em infraestruturas desportivas no concelho de Santarém. Estes investimentos vão-nos posicionar como uma das principais capitais de distrito do nosso país a nível desportivo" disse o autarca.

Um dos principais projetos diz respeito à construção de uma academia de futebol, orçada em 4,4 milhões de euros (ME).

Também está prevista a construção de um campo de Rugby (2,1 ME), um parque desportivo (1 ME), um pavilhão desportivo (2,6), um campo de relvado natural na Escola Superior Agrária (500 mil euros), um pavilhão desportivo na Escola Prática de Cavalaria (1,5 ME), um Skate Spot Municipal e ainda a construção de vários campos de futebol em diferentes áreas do concelho.

A conferência contou também com um debate sobre o futuro do desporto em Portugal e teve como oradores o diretor executivo do ensino Online da Nova SEB (School of Business and Economics), Luís Vilar, o economista e comentador de desporto, Diogo Luís, e ainda o presidente do concelho de administração do Viver Santarém, Carlos Coutinho.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Ansião recebe primeiro Campeonato Nacional de Gravel

 

Por: Vasco Moreira

É já no próximo fim de semana que irá decorrer a primeira edição do Campeonato Nacional de Gravel. O Ansião Gravel Race Challenge está agendado para domingo (29 de setembro) e é o destaque da agenda de ciclismo desta semana.

A vertente, que combina elementos de estrada e de BTT, irá, pela primeira vez, coroar campeões nacionais em Portugal no dia 29 de setembro. Destinado às categorias elite, master, e paraciclismo, o Campeonato Nacional de Gravel terá lugar nas estradas rurais do concelho de Ansião.

A competição irá decorrer a partir das 9h de domingo e está dividida em dois percursos. Elites e masters masculinos (M30, M35, M40 e M45) vão percorrer 140 quilómetros, enquanto elites e masters femininas, restantes masters masculinos (M50, M55, M60, M65, M70) e paraciclistas vão completar um total de 90 quilómetros.

O primeiro atleta do percurso curto é esperado às 12h30, enquanto o do percurso elite é esperado às 14h. A cerimónia protocolar da entrega das medalhas irá decorrer após a chegada do terceiro classificado de cada categoria, estando prevista para começar às 13h.

As inscrições, abertas a todos os atletas federados e com licença desportiva de competição, bem como a atletas não federados, só encerram esta quarta-feira. Pode completar a inscrição em https://www.fpciclismo.pt/inscricoes-prova-nacional.

 

Mais eventos oficiais

 

27 a 29 de setembro: V Volta ao Nordeste em Bicicleta Daitsu,       Bragança, Miranda do Douro, Vinhais e Mirandela

28 e 29 de setembro: 3.ª Prova Taça da Beira Alta de DHI, Almofala, Castro Daire

28 e 29 de setembro: TranCávado BTT – GPS, Esposende

28 de setembro: XLI Seixalíada 2024, Paio Pires

28 de setembro: Encontro Regional de Escolas BTT, Grada

28 de setembro: 1.º Encontro Team Relay do Algarve, Loulé          

29 de setembro: Campeonato Regional XCO – ACBL, Grada

29 de setembro: 4.ª Taça Regional XCO – ACBL, Grada

29 de setembro: 4.ª Taça da Madeira de Enduro, Ribeira da Janela, Porto Moni

29 de setembro: 5.ª Prova da Taça Regional de XCM da ARCVR, Valpaços

29 de setembro: XCM#1 São Miguel 2024, Açores

29 de setembro: XCO Centum-Cellas | Troféu Cross MTB #5, Colmeal da Torre

29 de setembro: Encontro Escolas Ciclismo, Raposa

29 de setembro: XCO Centum-Cellas | Encontro de Escolas BTT, Colmeal da Torre

29 de setembro: Tavira Granfondo - 5ª Edição, Tavira

29 de setembro: 3.º L'Etape Portugal by Tour de France, Viana do Castelo

29 de setembro: Grande Prémio Ciclismo Gafanha de Áquem, Ílhavo

29 de setembro: 12ª Edição BTT “Desenferruja Canelas”, Vale Bejinha/São Luís

29 de setembro: XIX Raid Btt Lama Solta, Louriçal

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/Flávio Pacheco décimo no contrarrelógio do mundial de paraciclismo”


Por: José Carlos Gomes

Portugal iniciou hoje a participação no Campeonato do Mundo de Paraciclismo, em Zurique, Suíça, com Flávio Pacheco a ser décimo no contrarrelógio de classe H4 e Telmo Pinão a conseguir o 15.º lugar no exercício individual de classe C2.

Ambos os corredores cumpriram 18,8 quilómetros, num percurso totalmente plano, na marginal de Zurique. O vento foi uma dificuldade adicional, até porque, desde o início deste Mundial, foi o primeiro dia em que se fez sentir com alguma intensidade.

Flávio Pacheco partia com a ambição de colocar-se entre os oito primeiros, o que lhe permitia ser integrado nos programas de alto rendimento. Apesar de ter dado o máximo e de até ter superado o registo que esperava fazer, foi o décimo classificado.

“Dei tudo o que tinha, fui ao meu limite. À partida, considerava que fazer um tempo na casa dos 28 minutos seria um bom desempenho. Fiz melhor do que isso, mas os adversários foram mais fortes. O percurso totalmente plano não me favorecia, mas estou confiante para a prova de fundo, com subidas”, afirmou o paraciclista.


Flávio Pacheco teve um desempenho regular, sendo décimo no ponto intermédio, a meio da prova, e terminando a corrida em igual posição. Cortou a meta com 27’53’’93, mais 4’06’’80 do que o austríaco Thomas Fruwirth. O suíço Fabian Recher ficou com a medalha de prata, a 57,39s do título mundial. O terceiro, a 1’15’’69, foi o francês Joseph Fritsch.

Telmo Pinão completou a prova em 28’55’’60, o que lhe valeu a 15.ª posição na classe C2. O português gastou mais 5’42’’02 do que o belga Ewoud Vromant, que conquistou a camisola arco-íris com um registo de 23’13’’58. Seguiram-se o francês Alexandre Leauté, a 20,18 segundos, e o britânico Matthew Robertson, a 24’17’’80.

Telmo Pinão corre a prova de fundo de classe C2 na sexta-feira, enquanto a prova de fundo de Flávio Pacheco, em H4, está marcada para domingo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com