segunda-feira, 16 de maio de 2022

“Triatlo Longa Distância: Torres Novas e CNATRIL vencem em Caminha”


O CN Torres Novas e o CNATRIL venceram a primeira etapa do Nacional de Clubes de Longa Distância, que se disputou no domingo (15 de Maio) em Caminha. A título individual, a vitória foi para João Ferreira (CN Torres Novas) e Mariana Marques (CNATRIL).

No sector masculino, João Ferreira foi o mais rápido, ao concluir a prova em 03:50:07. Com a ajuda de de Guilherme Pires e Luís Moleiro, sétimo e oitavo classificados, o CN Torres Garantiu a vitória colectiva. O Estoril Praia Credibom foi segundo e o Clube de Natação Colégio Vasco da Gama fechou o pódio.


No sector feminino, as mulheres do CNATRIL não deram hipóteses à concorrência. Mariana Marques, Hanna de Sousa e Tuxa Negri fecharam coletivamente à frente do Oytsystems Olímpico de Oeiras e do Clube Oriental de Lisboa.

A título individual, João Ferreira ficou acompanhado no pódio pelos estorilistas Alberto Casillas e Rafael Domingos, segundo e terceiro classificados respetivamente. Nas mulheres, Mariana Marques teve a companhia de Hanna de Sousa, colega de equipa, e de Liliana Veríssimo, do Outsystems Olímpico de Oeiras.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Mundial triatlo Vilaça e Batista no Top-10 em Yokohama”


Vasco Vilaça e Ricardo Batista terminaram a etapa de Yokohama do Campeonato do Mundo, no Japão, no sétimo e oitavo lugares respetivamente.

A prova disputou-se na madrugada deste sábado 14 de maio e contou ainda com a presença de João Silva, 44.º classificado, tendo sido ganha pelo britânico Alex Yee, seguido do neozelandês Hayden Wilde, e do francês Leo Bergere.

“Sabia que podia estar entre os 20 primeiros e saio daqui com um oitavo lugar. Estou muito satisfeito. Senti-me bem durante toda a prova e foi um orgulho competir ao lado do Vasco e do João. Uma palavra especial para o João que é uma referência do triatlo português e hoje teve um dia menos bom. Muita força”, sublinhou Ricardo Batista depois de completar os 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10 km de corrida.

No sector feminino, Melanie Santos alcançou o 25.o lugar e Maria Tomé foi 30 ª. A vitória foi para a britânica Georgia Taylor-Brown (01:51:44).

“Consegui uns pontos que era o que procurava. Não foi o ideal, estive perto do top-10 e hoje tinha dado se estivesse a 100% em termos de saúde. Nos dias antes da prova estive constipada e ressenti-me a partir do ciclismo”, explica Melanie. Santos

A próxima etapa do mundial está agendada para Leeds, Inglaterra, a 11 e 12 de Junho.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Giro: López sonha com o 'top 5' e Landa só pensa na rosa”


Espanhol considera difícil conquistar a classificação da juventude devido à oposição de João Almeida

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista espanhol Juan Pedro López, líder da Volta a Itália, assumiu esta segunda-feira que ficar no 'top 5' final já seria "um sonho", considerando difícil conquistar a classificação da juventude devido à oposição de João Almeida.

"Vou dia a dia, e não quero apontar a nenhum lugar final. Quero desfrutar desta bonita realidade [ter a camisola rosa] diariamente e, para isso, darei tudo em cada quilómetro. O resultado que vier, será bom, mas um 'top 5' seria mais do que um sonho. Estar vestido de rosa já é um sonho, nunca tinha imaginado algo assim", disse o jovem da Trek-Segafredo.

Em declarações à imprensa, no segundo dia de descanso do Giro, que comanda com 12 segundos de vantagem sobre o português João Almeida (UAE Emirates), o espanhol de 24 anos confessou que gostaria de ganhar uma etapa nesta edição da 'corsa rosa', uma missão dificultada pelo facto de ser o líder da geral.

"Pensámos em atacar de longe para procurar uma etapa para o [Giulio] Ciccone, que é um corredor forte e, quem sabe, até se pode intrometer na luta pela geral. Eu, com a 'maglia rosa', já não consigo tentar surpreender desde longe, vão-me controlar. Ainda assim, podem surgir oportunidades e vou tentar. Nunca venci como profissional", notou o andaluz.

Ciclista 'sensação' da 105.ª Volta a Itália, Juan Pedro López sabe que mesmo a camisola da juventude pode ser uma 'miragem' devido à concorrência do seu 'vice' na geral, "que pode aspirar ao mesmo" objetivo -- Almeida foi terceiro naquela classificação em 2020, quando foi quarto na geral final, e quarto no ano passado, numa edição em que foi sexto.

"Já estou contente por ter a camisola rosa", rematou.

Nas habituais entrevistas/declarações do dia de descanso, em Pescara, Mikel Landa, outro espanhol interessado na 'maglia rosa', também recorreu à palavra sonho para falar daquilo que ainda está para vir na prova que termina em 29 de maio, em Verona.

"O Giro é um sonho, há vários anos que sonho ganhar a 'maglia rosa', mas tive sempre rivais mais fortes ou percalços que me impediram. Este ano pode ser o ano para consegui-lo. Para já, está tudo a correr bem", disse o terceiro classificado do Giro2015 e quarto em 2019.

Apesar da queda que sofreu no domingo, no decurso da nona etapa, o atual sétimo classificado da 'corsa rosa', a 29 segundos do seu jovem compatriota, mostrou-se otimista.

"Sim, posso ganhar o Giro. Não há muitos quilómetros de contrarrelógio e na montanha estou com os melhores. Tenho de manter o nível que exibi ontem [domingo] no Blockhaus, mas há que esperar, ter paciência, é uma corrida em que o desgaste pode ser decisivo", analisou.

Landa confessou que está moralizado por estar bem colocado na classificação e declarou-se "tranquilo".

"Se tudo correr bem, estarei na luta. Espero que a queda não me afete... estou um bocado dorido, mas, felizmente, não tenho nada de grave", explicou.

O corredor da Bahrain-Victorious elencou ainda os nomes daqueles que são os seus principais rivais na luta pela vitória final: "[Richard] Carapaz é um dos favoritos, mas há mais. Vimos o [Romain] Bardet com muito bom nível ontem [domingo], é um corredor com experiência, fez pódio no Tour. O Almeida demonstrou estar bem, é um ciclista constante e pode ser candidato, assim como o [Jai] Hindley".

Nomeado por Landa, Bardet (DSM), terceiro da geral a 14 segundos do líder, prefere ser cauteloso, recordando que já viveu "muita coisa nas grandes Voltas, muitas alegrias, deceções".

"Aceito aquilo que vier, sem pensar muito nisso. Para já, está tudo bem", disse o francês, que foi segundo no Tour2016 e terceiro no ano seguinte.

Embora reconheça que está no Giro para lutar pela geral, Bardet vai tentar ganhar uma etapa, depois de no domingo ter ficado perto, ao ser segundo na etapa conquistada por Jai Hindley (BORA-hansgrohe).

A 105.ª Volta a Itália regressa na terça-feira à estrada para a 10.ª etapa, uma ligação de 196 quilómetros entre Pescara e Jesi.

Fonte: Record on-line

“Giro: João Almeida «Não me estava a sentir bem, não sabia se teria pernas»”


Português admitiu ter sofrido na nona etapa da Volta a Itália mas acabou por ser feliz, subindo ao segundo lugar da geral

 

Por: Lusa

Foto: Emirates

O português João Almeida (UAE Emirates) admitiu este domingo ter sofrido na nona etapa da Volta a Itália que começou sem se sentir bem, mas terminando feliz, com a subida à segunda posição, no topo do Blockhaus.

"Não me estava a sentir bem, durante todo o dia, não sabia se conseguiria acompanhar os da frente. Não sabia se teria pernas. Lutei para não perder muito tempo e acabei feliz", afirmou o corredor de 23 anos, natural de A-dos-Francos, após ter sido quinto na nona etapa do Giro.

O português, que liderou a edição de 2020 do Giro durante 15 etapas, concluiu os 191 quilómetros da tirada, entre Isernia e Blockhaus, em 05:34.44 horas, com o mesmo tempo do vencedor, num grupo com o francês Romani Bardet (DSM), o equatoriano Richard Carapaz (INEOS) e o espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious).

"Está em cima da mesa, estou contente, porque pude acabar com eles", vincou.

Na abordagem à subida ao Blockhaus, nos últimos 10 quilómetros da etapa, a INEOS, com Richie Porte à cabeça, liderou o primeiro grupo, até ao ataque de Carapaz, Bardet e Landa, que parecia derrubar João Almeida, que, até à chegada, recuperou o contacto com este grupo, que disputou a vitória na etapa ao 'sprint', com a celebração do australiano Jai Hindley (BORA-hansgrohe).

"Foi duro no início, sofri, mas foi um bom final. Senti que não estava com as melhores pernas, foi o que foi, tive de sofrer, meter um ritmo inteligente e aguentar", explicou Almeida, que subiu do oitavo para o segundo lugar da classificação geral, a 12 segundos do espanhol Juan Pedro López (Trek-Segafredo), que 'salvou' a camisola rosa, ao chegar com um atraso de 01.46 minutos.

"Todos temos dias maus, não tive assim tão boas pernas hoje, talvez como os outros, mas penso que continuamos todos na corrida", rematou o português.

Esta segunda-feira, o pelotão da 105.ª edição do Giro beneficia do primeiro dia de descanso da corrida, antes de enfrentar os 196 quilómetros da 10.ª etapa, entre Pescara e Jesi, num percurso praticamente plano, apenas com duas contagens de montanha de quarta categoria.

Fonte: Record on-line

“Clube de Natação de Torres Novas 1ª Etapa da World Triathlon Championship Series”


Ricardo Batista no top 10 em Yokohama, no Japão

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Mais uma participação com a secção de triatlo do Clube de Natação de Torres Novas a inscrever na sua história, mais 3 novos acontecimentos de grande nível e competência dos seus atletas e do seu responsável técnico, Paulo Antunes.

Começamos por Yokohama no Japão, aonde Ricardo Batista, alcançou o 8º lugar na 1ª etapa da WTCS (World Triathlon Championship Series), e a consequente entrada no projeto olímpico do Comité Olímpico Português.

Ricardo Batista, esteve a competir entre os melhores triatletas do mundo, que têm o mesmo tipo de objetivos, mas mais uma vez não se deixou inibir, e depois de uma natação e ciclismo bastantes fortes, entrou para corrida decidido a dar o seu melhor, terminando desta forma em 8ºlugar, com o mesmo tempo do atleta do Benfica, Vasco Vilaça, que se classificou no 7ºlugar, ou seja 1h44m52s, numa prova disputada em distância olímpica (1500m/natação, 40 kms/ciclismo e 10 kms/corrida).

Para Ricardo Batista, esta foi uma prova que: “sabia que podia estar entre os 20 primeiros e saio daqui com um oitavo lugar. Estou muito satisfeito. Foi um orgulho competir ao lado do Vasco e do João Silva”.

Esta prova em Yokohama contou ainda com a presença de mais 2 atletas que representam as cores torrejanas.

Na prova feminina e na sua estreia em WTCS, Maria Tomé obteve um excelente 30º lugar, enquanto o atleta belga Erwin Vanderplancke foi 39º classificado.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Clube de Natação de Torres Novas 1ª Etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo de Caminha”


João Ferreira e o Clube de Natação de Torres Novas vencem em Caminha

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

João Ferreira tornou-se em mais acontecimento histórico do Clube de Natação de Torres Novas ao ser o primeiro atleta com as cores torrejanas a vencer um triatlo longo nacional, o mesmo aconteceu com o Clube de Natação de Torres Novas que venceu pela primeira vez uma etapa do Campeonato Nacional de Triatlo Longo por Clubes.


Tudo isto aconteceu em Caminha, no domingo, 15 maio, com os atletas torrejanos a dominarem a prova constituída por 1900m/natação, 90 kms/ciclismo e 21 kms/corrida, e disputada com muito vento que condicionou o desempenho dos atletas sobretudo o segmento de ciclismo.

João Ferreira que saiu do segmento de natação em 2º lugar, mas passou logo para frente no ciclismo, e foi sempre conseguindo aumentar vantagem para os seus mais diretos adversários, concluindo a sua prova com um tempo total de 3h50m07s, com 9m05s de vantagem para o 2º classificado.


A equipa torrejana alcançou o 1ºlugar por equipas com 3 atletas no top 10, com Guilherme Pires, na sua estreia em longa distância com um excelente 7º lugar, depois de ter saído no 1º lugar no segmento da natação, e Luis Moleiro no 8º lugar. Estes 2 atletas a serem também 1º e 2º no grupo de idades 20-24 anos.

Participaram ainda nesta prova, Adriano Correia, atleta regressado do Ironman dos Estados Unidos, que se classificou no 28ºlugar, e Rui Razões que terminou na 72ª posição. André Duarte não conseguiu concluir a sua prova.


A participação de uma equipa de estafetas constituída por atletas torrejanos, Marco Carreira, José Pedro Vieira e Manuel Fonseca, também não foi feliz nesta prova, apesar de ter chegado a estar em 1º lugar, não conseguiram terminar a sua prova.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas




“Clube de Natação de Torres Novas Taça da Europa de Triatlo em Caorle da Itália”


Pedro Afonso Razões da Taça da Europa em juniores

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Pedro Afonso Razões foi mais um atleta do Clube de Natação de Torres Novas em ação, ao representar a seleção nacional de triatlo em juniores na Taça da Europa de Triatlo que se realizou em Caorle na Itália.

Pedro Afonso Razões esteve presente na final da prova disputada em formato de super sprint no sábado, 14 de maio e terminou no 26º lugar, depois de ter conseguido o apuramento na semifinal realizada no dia anterior, e aonde terminou no 5º lugar.

No domingo 15 de maio, integrou uma equipa de estafetas mistas da seleção nacional, que obteve o 6º lugar.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados Pedro Pinto e Bruno Silva fecham Volta a Albergaria no pódio final”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou ontem a sua prestação na Volta ao Concelho de Albergaria, uma ligação de 155,7 quilómetros com partida e chegada a Albergaria-a-Velha. Uma prova muito bem disputada onde a nossa equipa esteve em evidência com Bruno Silva a vencer a Classificação da Montanha e Pedro Pinto 5º classificado e melhor jovem.


Logo nos quilómetros iniciais, a grande velocidade da corrida fez com que se formasse um grupo de cera de 18 unidades na frente da corrida. Nesse mesmo grupo contávamos com a presença de 3 corredores e eram eles Rui Carvalho, Bruno Silva e Pedro Pinto.

A vantagem ficou sempre estável a rondar os 3 minutos e na frente da corrida eram os nossos corredores quem procuravam estar na discussão da Classificação da Montanha. Foi Bruno Silva que passou em primeiro lugar nas duas primeiras contagens de montanha do dia o que fez com que assegurasse desde logo esta liderança.


No final e com o aumentar do ritmo, o grupo da frente fracionou-se e apenas 3 corredores se destacaram. No grupo perseguidor foi Bruno Silva que na reta da meta lançou Pedro Pinto para que este obtivesse a 5ª posição, sendo também desta forma o primeiro corredor Sub23 a cortar a linha de meta, conquistando assim a camisola branca.

Um balanço positivo deste dia, onde contámos com a presença de dois corredores no pódio final e também onde conseguimos o 3º lugar por equipas. No final Gustavo Veloso afirmava que “Foi um dia onde como equipa estivemos bem, com a superioridade numérica na frente da corrida conseguimos jogar em várias frentes e só podemos sair satisfeitos. Como equipa vamos agora enfrentar um bloco de treino duro com vista às competição da segunda metade da temporada”.


 

Classificação Etapa

Albergaria-a-Velha - Albergaria a Velha: 155,7 Kms

 

1.º Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor), 3h42m10s 5.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 2m57s 10.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

14.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 4m00s 22.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

32.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 6m42s 46.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 14m07s


 

 

Classificação Juventude

 

1.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados)

 

Classificação Montanha

 

1.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), 10pts


 

Classificação Equipas

 

1.º Glassdrive-Q8-Anicolor, 11h10m51s

3.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados, a 5m33s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados






“Seleção Nacional/João Matias décimo classificado no omnium da Taça das Nações”


Por: José Carlos Gomes

João Matias colocou um ponto final na participação portuguesa na ronda de Milton, Canadá, da Taça das Nações de pista, conseguindo a décima posição no concurso olímpico de omnium.

O minhoto teve uma jornada longa, que se iniciou, com sucesso, na corrida de apuramento para o concurso de quatro provas de omnium: scratch, tempo, eliminação e corrida por pontos.

João Matias iniciou o concurso sensivelmente a meio da tabela, sendo o 13.º em scratch. O representante fez uso do seu reconhecido sentido tático na corrida tempo, atacando no momento certo e na companhia adequada para ganhar uma volta ao pelotão. Foram vários corredores que o conseguiram, o que fez Matias terminar esta corrida no sétimo lugar.

Seguiu-se eliminação, na qual um novo sétimo posto deixou João Matias em igual posição na classificação geral à entrada para as 100 voltas 25 quilómetros da prova que tudo decidiu, a corrida por pontos.

A corrida por pontos revelou-se muito dura, porque foi atacada do princípio até final, provocando várias mudanças de posição na geral, nos lugares a meio da tabela. Com essas alterações e os sucessivos ataques, João Matias ganhou uma volta ao pelotão e, mais tarde, viu os comissários considerarem que o grupo em que seguia perdera uma volta.

Como resultado, saldo nulo: o português terminou a prova com os mesmos 72 pontos com que a iniciara, baixando do sétimo para o décimo lugar. Quem não mudou de posição foi o campeão mundial da especialidade, que os portugueses conhecem bem da Volta ao Algarve, Ethan Hayter. O britânico conquistou o omnium, com 157 pontos, diante do neerlandês Jan-Willem van Schip, com 125 pontos, e do estadunidense Gavin Hoover, com 114.

Na madrugada de sábado 14 para domingo 15 de maio, João Matias fizera dupla com Rodrigo Caixas na disciplina de madison. Foi a estreia de ambos, como equipa, numa competição deste nível. Matias e Caixas conseguiram um ponto, o que lhes valeu a 13.ª posição, na mesma volta dos vencedores, os neerlandeses Yoeri Havik e Jan-Willem van Schip, que somaram 74 pontos. Entraram ainda no pódio os britânicos Ethan Heyter e Rhys Britton, com 66 pontos, e os alemães Theo Reinhardt e Tim Torn Teutenberg, com 47.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Bruno Silva venceu o 2.º Btt Xco de Esposende”


Bruno Silva (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), foi o vencedor em elites do 2.º BTT XCO de Esposende, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, o 2º XCO BTT de Esposende contou com a presença de cerca de uma centena de atletas, que lutaram pelas classificações nas várias categorias de competição.

Bruno Silva, que já tinha pontuado em Guimarães para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency, voltou a impor-se nesta quarta prova do campeonato minhoto liderando a corrida de elites praticamente do princípio ao fim. Na segunda posição ficou Carlos Cruz, da (Saertex Portugal/Edaetech, enquanto Rui Pereira (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) terminou em terceiro .

Em sub-23, a vitória foi de José Simões, campeão do Minho em título e atleta da equipa Grupo CCR/Ap Motors/Lobos Averomar Cyclin. Henrique Martins (Guilhabreu BTT) e Rui Rêgo (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) completaram o pódio.


André Leite (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro), venceu na categoria de juniores, deixando em segundo Fábio Carvalho (Grupo CCR- Ap Motors-Lobos Averomar Cyclin) e Gonçalo Lopes (Clube BTT Matosinhos) em terceiro.

Dinis Vieira e Margarida Vasconcelos, ambos da AXPO/FirstBike Team Vila do Conde, venceram na categoria de cadetes.

Em master, o campeão do Minho Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Cecília Araújo (Erdal Guimarães Ciclismo) foram os vencedores, enquanto Luís Sousa (MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech) se impuseram em master 40. O campeão nacional António Sousa, que corre como individual, venceu a categoria de master 50.

Coletivamente, a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde foi a vencedora do 2º BTT XCO de Esposende, deixando nas posições seguintes do pódio o Grupo CCR/Ap Motors/Lobos Averomar Cyclin e o MonçãoBike/LusoPrint/Bombos S. Sebastião.


 

Bruno Silva (AXPO FirstBike Team/Vila do Conde) vencedor em elites

 

Bruno Silva (AXPO FirstBike Team/Vila do Conde) mostrou-se bastante feliz com a vitória alcançada em Esposende… “Esta é a minha segunda vitória do ano e, novamente, no Minho. Foi uma boa prova num circuito espetacular. É um circuito como já há muitos anos não corríamos. Todos gostamos do circuito e tenho de dar os parabéns à organização porque foi feito por pessoas que em tempos já foram grandes atletas a nível nacional e vindo deles só podíamos contar com coisas boas”.

“Isolei-me logo após a primeira descida, depois foi manter o ritmo forte e constante e vencer no final”, explicou.

 

Pedro Barbosa e Diogo Figueiredo, responsáveis organizativos

 

Pedro Barbosa, da organização, mostrou-se satisfeito com a opinião dos ciclistas. “O feedback que recebemos dos participantes e das equipas foi muito positivo e, de certa forma, atenuou o facto de não termos aqui o número de participantes que pretendíamos e compensou o trabalho muito duro que tivemos para pôr a prova a andar”.

“Este é um caminho que se faz caminhando. Esta é a segunda edição. Cá estaremos para o ano à espera de mais pessoas”, garantiu Pedro Barbosa.


Diogo Figueiredo, ex-atleta e membro da organização, salientou que a prova correu melhor do que em 2021, destacando que "este ano tivemos menos atletas, desde logo porque não pudemos contar com as Escolas e isso nota-se imenso, quer a nível do número de atletas, como de assistentes, quer na animação que se cria em volta dessas provas”.

 

Mário Rui Losa, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende

 

Mário Rui Losa, Vereador da Câmara Municipal de Esposende, marcou presença na segunda edição do BTT XCO de Esposende e mostrou-se “feliz e satisfeito com mais esta iniciativa” e adiantou: “quero, mais uma vez, dar os parabéns à organização pelo sucesso da prova e por trazerem ao Monte da Senhora da Guia, a Esposende, esta prova, que começa a ter algum impacto em termos regional e até nacional”.

O autarca de Esposende afirmou que “o nosso desígnio é promover o turismo desportivo, trazer a Esposende os melhores e esperamos que na próxima edição, que já estamos a preparar e que terá algumas surpresas, seja ainda maior e melhor”.

Mário Rui Losa salientou que “temos também excelentes condições para a prática do XCO. O Monte da Senhora da Guia e uma excelente pista, com grandes condições, combinam para que o resultado final seja de excelência. Estamos atentos e a trabalhar em conjunto com a ACM para potenciar cada vez mais esta zona como uma pista de referência e, portanto, será uma aposta do município e do desporto em Esposende, porque Esposende é desporto e neste caso também é ciclismo”.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“W52 – FC Porto Ricardo Vilela segundo em Albergaria”


A 21ª Volta a Albergaria teve um trajeto com 155 quilómetros com a partida e a meta na Alameda 5 de Outubro.

Foi uma corrida marcada por uma fuga numerosa de onde saiu a discussão da prova. Foram 17 ciclistas em fuga de um total de 61 que começaram a prova.

A dificuldade do traçado da prova foi eliminando os elementos no grupo da fuga e foram ficando menos para discussão da prova. Sendo que no final foram apenas 3 a disputar a vitória. O Ricardo Viela no meio de dois elementos da Glassdrive – Q8.

O Sprint final foi a 2 tendo saído vitorioso Frederico Figueiredo com o tempo de 3h42m10s, foram apenas 2 segundos de vantagem para o Ricardo Vilela. O grupo seguinte chegou a 2m57s do vencedor.

 

Geral Individual

 

2º Ricardo Vilela +2s

23º Rui Vinhas +4m

27º José Neves +4m03

40º Jorge Magalhães +14m05

41º José Gonçalves +14m05

42º Joni Brandão +14m05

 

Geral Equipas

 

2º W52 – FC Porto - mt

 

Geral Montanha

 

3º Ricardo Vilela

Fonte: W52 – FC Porto

“Equipa Feminina Sicasal / Glassdrive com fim-de-semana positivo em fecho da Taça de Portugal”


A Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive fechou hoje mais um fim-de-semana de competição, que culminou com o término da Taça de Portugal Feminina. O Diretor Desportivo da estrutura, Bruno Pires, faz um balanço positivo de todas as atletas, com a formação a receber mais um novo elemento, que se estreou hoje em Tondela.

Depois da internacional brasileira Tayana Souza na equipa, acaba de chegar a atleta sul africana Claudia Gnudi, de 27 anos, especialista em pista. É campeã sul-africana e africana em pista continental e atualmente está a competir na Europa para melhorar a sua performance nas corridas de bicicleta, integrando a Sicasal / Glassdrive. 

Quanto à competição, no sábado teve lugar a 4.ª Prova da Taça de Portugal Feminina, que se realizou na Maia. O percurso, 74,8 km para Elite e Sub-23, era duro, com muitas subidas e empedrado, acrescentando a isso a temperatura elevada, num dia bastante quente para a prática da modalidade, mas onde a equipa esteve em bom plano. Tânia Lima chegou na frente da corrida em Elite, na 7.ª posição e as outras ciclistas acabaram por chegar num grupo grande atrás, mas todas terminaram. 


Tânia Lima fez de novo uma grande corrida em Tondela, terminando em 10.º. lugar num percurso bastante duro e muito técnico, com 3 km a subir num total de 14 voltas em circuito que somaram 86,2 km. As outras colegas não terminaram, mas para Bruno Pires “tiveram um bom desempenho. Obviamente não foi o melhor deste ano, mas serve para verem onde estão, perceberem onde têm de trabalhar e dedicar-se ao objetivo da época, que é a 2.ª Volta a Portugal Feminina. Contudo, de modo geral fizeram o que podiam fazer e agora é continuar a trabalhar para o nosso objetivo, sendo, ainda assim, o balanço do fim-de-semana positivo”.  

Em jeito de resumo, a Filipa Fidalgo vai “aumentando a condição física. Era uma atleta que não estava a lidar bem com a pressão ou com o ritmo competitivo, mas hoje fez uma grande corrida. Já a Leandra e a Claudia (que na sua estreia fez um bom sprint mas precisa trabalhar a montanha) estão no bom caminho. A Tayana Souza tem de continuar a sua progressão nas subidas e a Jéssica não se sentiu bem, mas tudo isto vai servir para ver pontos a melhorar e trabalhar outros com mais pormenor”, rematou o dirigente.

 

Classificação 4ª Prova da Taça de Portugal Feminina

Sábado, 14 de maio 

Maia – Maia » 74,8 km em circuito (Elite e Sub-23)

Classificação Geral Individual

Elites: 

 

 

1.ª Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense), 02h09m04s 

2.ª Maaris Meier (Maiatos), mt 

3.ª Iulia Legkova (Korpo Activo/Penacova), a 02s 

7.ª Tânia Lima, a 20s 

15.ª Leandra Gomes, a 13m56s 

16.ª Filipa Fidalgo, mt 

17.ª Tayana Souza, mt 

 

Sub-23: 

 

1.ª Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango), 02h09m04s 

2.ª Beatriz Santos (Korpo Activo/Penacova), a 07s 

3.ª Joana Miranda (Korpo Activo/Penacova), a 10s 

7.ª Jéssica Costa, a 15m32s 

 

5ª Prova da Taça de Portugal Feminina

Domingo, 15 de maio

Tondela – Tondela » 86,2 km em circuito » 14 Voltas (Elite e Sub-23) 

Classificação Geral Individual

Elites:

 

1.ª Iulia Legkova (Korpo Activo/Penacova), 02h37m53s 

2.ª Inês Trancoso (Cantanhede Cycling/Vesam), a 03s 

3.ª Maaris Meier (Maiatos), a 04m08s 

10.ª Tânia Lima, a 07m52s 

Filipa Fidalgo 

Claudia Gnudi 

DNF Leandra Gomes 

DNF Tayana Souza 

 

Sub-23: 

 

1.ª Beatriz Pereira (Bizkaia-Durango), 02h42m01s 

2.ª Marisa Costa (5Quinas / Município de Albufeira / CDASJ), a 46s 

3.ª Nádia Henriques (Bike & Nutrition Shop), a 03m44s 

DNF Jéssica Costa 

Fonte: Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Frederico Figueiredo triunfa ao sprint em Albergaria”


Fotos: João Fonseca Photographer

Frederico Figueiredo, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, conquistou hoje a sua segunda vitória da época, ao triunfar em Albergaria, numa chegada ao sprint. O colega de equipa Luís Mendonça fechou o pódio, ao concluir na 3.ª posição os 155,7 km de um percurso bastante seletivo. A estrutura de Águeda ganhou também a Geral por Equipas e no resultado do dia de hoje regressa ao comando da Taça Nacional de Equipas.

A corrida começou a definir-se logo no início, quando 17 corredores se lançaram em fuga. O grupo numeroso, onde estava Frederico Figueiredo e Luís Mendonça, foi-se consolidando em cabeça de corrida e a fuga vigorou até ao fim, dela resultando os vencedores do dia. 


Uma clássica já conhecida pelo percurso exigente, era na chegada a Albergaria, para cruzar a meta pela 3.ª e última vez, que começava uma luta a dois. Frederico Figueiredo foi superior a Ricardo Vilela (W52-FC Porto), que não conseguindo responder ficou com a 2.ª posição. O 3.º lugar pertenceu a Luís Mendonça, que gastou mais 21 segundos do que o colega de equipa.  

“Foi mais uma grande corrida da nossa equipa. Estivemos logo desde a partida muito atentos a tudo o que se mexia. Conseguimos estar na frente e demonstrámos que tínhamos um bloco muito forte. Depois na parte final jogámos com a vantagem que tínhamos, tanto eu como o Mendonça podíamos estar na discussão, calhou-me a mim. Mas a minha vitória é da Equipa! Agradecer por parte da Q8, que esteve presente e nos presenteou com tarjas na passagem da corrida, nas bombas de Albergaria, o que nos motivou e agradeço por estarem connosco este ano”, disse Frederico Figueiredo.  


Já Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, começou por referir que esta “foi uma bonita vitória. A clássica de Albergaria é uma corrida importante do nosso calendário, já a vencemos algumas vezes na história do clube. Foi sempre um objetivo que tínhamos e acabou por ser um grande trabalho de todos. O Luís Mendonça abdicou do seu resultado em prol do Frederico Figueiredo, que fez uma grande corrida, aliás ambos fizeram e mereciam ganhar os dois. Acima de tudo ganhou o grupo e ganhou o Frederico, que é um grande colega e mereceu um momento como este”.

 

Classificações 21ª Volta a Albergaria

Albergaria-a-Velha – Albergaria-a-Velha » 155,7 km 

Classificação Geral Individual

 

1.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 03h42m10s 

2.º Ricardo Vilela (W52-FC Porto), a 02s 

3.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 21s 

12.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m00s 

13.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

15.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

29.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m06s 

31.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05m32s 

 

Classificação Geral Equipas

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 11h10m51s 

 

Classificação Geral Juventude

 

1.º Pedro Pinto (Tavfer - Mortágua - Ovos Matinados), 03h45m07s 

3.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m03s 

5.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m09s 

 

Classificação Geral Montanha

 

1.º Bruno Silva (Tavfer - Mortágua - Ovos Matinados), 10 Pontos 

2.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 9 Pontos 

4.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 4 Pontos 

 

Classificação Geral Metas Volantes

 

1.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), 14 Pontos 

5.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto 

7.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 1 Ponto

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com