quinta-feira, 23 de maio de 2024

“Todas as opções em aberto para Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua na França e em Portugal”


Bruno Silva e Gonçalo Carvalho integrados no pelotão na chegada da segunda etapa dos Alpes Isère Tour

Hoje, 23 de Março, os atletas da Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, alinham em Val de Virieu para um tirada de 142,9 quilômetros com destino a Saint - Savin, um percurso bastante desafiante com 5 montanhas categorizadas de 3ª e 4ª categoria. A vitória foi discutida por um grupo que se distanciou a poucos quilómetros da chegada, Bruno Silva e Gonçalo Carvalho chegaram integrados no pelotão a 54 segundos do vencedor.

Bruno Silva declara que: “O dia foi novamente muito rápido, onde a colocação é a chave para passar-nos da frente nas partes decisivas, como as subidas curtas mas íngremes que tínhamos hoje. Isso não aconteceu e acabei por pagar isso no resultado final, onde podia ter sido melhor. Contudo, está tudo em aberto para uma boa classificação”.


Infelizmente, Angel Sanchez não chegou dentro do controlo e não irá alinhar da etapa de amanhã. O atleta já vinha a ter queixas respiratórias desde o início da prova, não obstante alinhou e deu o melhor de si na estrada.

Amanhã, 24 de março os atletas vão alinhar em Aéroport Saint-Exupery para uma tirada de 155,3 quilômetros até Genas.

 

Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua integrada no pelotão na chegada da 1ª Etapa da Volta a Portugal do Futuro

 

Partiu para a estrada a 31ª 31.ª edição da Volta a Portugal do Futuro/4.º Grande Prémio CMTV, na primeira etapa a fuga foi mais forte e levou a melhor sobre o pelotão na chegada a Águeda. Andres Taboada e Rafael Barbas chegaram integrados no pelotão.


Rafael Barbas declara que: “O dia correu bem, foi uma etapa tranquila, logo ao início saiu uma fuga, as equipas com mais elementos não quiseram logo controlar, e a fuga chegou a ter quase 10 minutos. Na segunda metade da prova já se rodou a um ritmo superior com as equipas com ambições à geral e ao sprint da etapa a colocarem um bom ritmo e a controlarem a frente do pelotão, mas sem conseguirem anular por completo a diferença que a fuga levava. Acabou por ser uma chegada em pelotão compacto atrás dos 3 homens escapados. Amanhã há mais”!

Amanhã, sexta-feira, os atletas irão alinhar em Murtosa para 119,6 quilómetros até São Pedro do Sul, contando com a subida final de nove quilómetros e um Prémio Montanha de primeira categoria na meta, esta será a etapa mais curta, mas também a mais dura.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“O pensamento do dia…”

 


“Wout van Aert discreto no regresso à competição”


Ciclista belga foi 60.º na 1.ª etapa da Volta à Noruega

 

Por: Lusa

O ciclista belga Wout van Aert regressou esta quinta-feira à competição, após dois meses afastado devido às mazelas provocadas por uma queda grave, com um 60.º lugar na primeira etapa da Volta à Noruega.

O belga da Visma-Lease a Bike demonstrou ainda estar longe do seu melhor nível, chegando à meta quase três minutos depois do vencedor, o seu compatriota Thibau Nys (Lidl-Trek), o primeiro a concluir os 142 quilómetros com início e final em Voss.

"Infelizmente, não posso dizer que já não sinto desconforto. Consigo treinar bem, felizmente, mas à noite, ou depois do treino, há sempre algum desconforto. Se me sentar na bicicleta durante muito tempo, isso coloca tensão nos meus músculos e fico com dores nas costas, o que é desconfortável", assumiu Van Aert ainda antes de alinhar na Volta à Noruega, em entrevista ao jornal belga Het Nieuwsblad.

Em 27 de março, 'WVA' ficou envolvido numa violenta queda ocorrida a 67 quilómetros do final da Através da Flandres, ficando visivelmente maltratado: tinha o equipamento completamente rasgado na zona das costas, coberta de abrasões, e teve mesmo de ser retirado em maca para ser transportado ao hospital, enquanto chorava desconsolado.

O ciclista de 29 anos fraturou o esterno, a clavícula e várias costelas, sendo operado no dia seguinte, sem que a Visma-Lease a Bike estabelecesse uma data para o seu regresso.

'Clássicómano' de excelência e um dos elementos do Big 6 do ciclismo, falhou dois dos seus grandes objetivos da temporada, as clássicas da primavera, nomeadamente a Volta a Flandres e o Paris-Roubaix, e a Volta a Itália.

Van Aert ainda não sabe se estará na segunda Grande Volta da época, a Volta a França, agendada entre 29 de junho e 21 de julho.

Fonte: Record on-line

“Giro: Tim Merlier vence 18.ª etapa ao sprint, Tadej Pogacar continua com a 'maglia' rosa”


Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

O ciclista belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu hoje ao sprint a 18.ª etapa da Volta a Itália, na chegada a Pádua, com o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) a conservar a liderança folgada da geral individual.

Merlier, que já tinha vencido a terceira etapa, ‘bisou’ ao concluir os 178 quilómetros entre Fiera di Primiero e Pádua em 3:45.44 horas, batendo sobre a meta o líder da classificação dos pontos, o italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek), segundo, e o australiano Kaden Groves (Alpecin-Deceuninck), terceiro.

As contas dos primeiros lugares da geral seguem inalteradas e Pogacar mantém os 7.42 minutos de vantagem sobre o colombiano Daniel Martínez (BORA-hansgrohe), segundo, com o britânico Geraint Thomas (INEOS) em terceiro, a 8.04.

Na sexta-feira, a 19.ª e antepenúltima etapa liga Mortegliano a Sappada em 157 quilómetros, com três contagens de montanha, duas de segunda categoria e outra de terceira, no percurso.

Fonte: Sapo on-line



“Seleção Nacional/Daniel Moreira foi o melhor português no contrarrelógio inaugural”


Por: Vasco Moreira

O jovem Daniel Moreira foi o elemento da Seleção Nacional de Juniores mais bem classificado no contrarrelógio inaugural do Tour du Pays de Vaud, prova suíça de referência no calendário da Taça das Nações.

No contrarrelógio individual de 7,2 quilómetros, com partida e chegada em Gollian, Daniel Moreira terminou em 52.º, a 45 segundos do checo Pavel Sumpik, que venceu a prova com 9m15s e assumiu a liderança da classificação geral da prova.

Nos restantes portugueses em prova, Gonçalo Rodrigues foi 67.º, a 56 segundos, José Salgueiro 68.º, a 57 segundos, José Miguel Moreira 74.º, a um minuto, Dinis Martins 81.º, a 1m05s, e João António 90.º, a 1m18s. Na classificação por equipas, Portugal terminou em 14.º, a 2m07 de França, que venceu com 28m16s.

“O contrarrelógio era perigoso, porque começou a chover e o percurso tinha algumas curvas perigosas e estradas estreitas. Não temos um verdadeiro contrarrelogista, por isso o objetivo era perder o menor tempo possível e diminuir o risco de quedas. Arriscar podia comprometer os próximos dias e as etapas de montanha, que podem fazer a diferença”, analisa o selecionador nacional José Poeira.

Esta sexta-feira, a partir das 13h, os jovens portugueses vão enfrentar a etapa mais longa da competição, com algum sobe e desce ao longo dos 121 quilómetros que vão ligar Apples a Chamblon. A 1100 metros da chegada, prevista para as 16h10, está colocada uma contagem de montanha de segunda categoria.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Sabgal / Anicolor começa 31.ª Volta a Portugal do Futuro em bom plano”


Fotos: Inês Calvo Fotografia

Gabriel Baptista e Tiago Caetanita, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, estiveram hoje em bom plano no arranque da 31.ª edição da Volta a Portugal do Futuro, prova dedicada aos corredores Sub-23. Gabriel Baptista ainda tentou fazer a diferença na chegada ao sprint a Águeda, mas foi alcançado, terminando no pelotão que perseguia a fuga, de onde saiu o vencedor do dia, Thomas Lightfoot (Rias Baixas-Intxausti-Cinan|Mx). 


Esta quinta-feira foi para a estrada a 1.ª Etapa da 31.ª Volta a Portugal do Futuro, uma viagem com 140,5 km entre Leiria e Águeda, sede da Sabgal / Anicolor. Após dois ataques iniciais, que não surtiram efeito, estavam percorridos 15 km quando surgiu a fuga que marcou esta tirada, inicialmente com quatro corredores, que acabaria por chegar à meta com três deles. 

A vantagem desta longa fuga chegou quase aos 10 minutos, quando estavam percorridos 78 km, momento em que um dos elementos foi alcançado pelo pelotão, deixando para o trio a decisão da etapa. A partir daqui a diferença foi diminuindo, mas não o suficiente para travar o sucesso da fuga, de onde sairia o primeiro Camisola Amarela da prova, Thomas Lightfoot. 


O pelotão chegou 01m21s depois, onde estavam Gabriel Baptista e Tiago Caetanita, que terminaram em 30.º e 48.º lugares, respetivamente. Sendo que o jovem de Barcelos ainda se aventurou nos quilómetros finais, sem êxito, mas revelando o espírito combativo e que pode trazer bons indícios até ao próximo domingo.  

“Foi uma etapa tranquila, onde se deu uma fuga logo no início e que ganhou bastante tempo. Foi controlada pelas equipas estrangeiras e acabou por ser encurtada a distância para o final. Gabriel Baptista tentou a sua sorte dentro dos últimos 2 km, sendo alcançado já dentro dos 300 metros finais. Penso que os nossos dois corredores estão bem e há que dar-lhes a oportunidade de mostrarem aquilo do que são capazes ao longo destes quatro dias”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor. 


Amanhã corre-se a 2.ª Etapa da Volta a Portugal do Futuro, com uma tirada que vai ligar a Murtosa, Torreira (12H00) a São Pedro do Sul (15H23), ao longo de 119,6 km. A meta vai coincidir com um Prémio de Montanha de 1.ª categoria, após uma subida exigente com a extensão de 9 km. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

31.ª VOLTA A PORTUGAL DO FUTURO 

1.ª ETAPA: Leiria – Águeda» 140,5 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 1.ª ETAPA

 

1.º Thomas Lightfoot (Rias Baixas-Intxausti-Cinan|Mx), 03h37m13s 

2.º Cristobal Mena (Technosyla Maglia Bembibre Cycling Team), a 01s 

3.º Miguel Feliz (Santa Maria da Feira / Segmento d’Época / Bolflex / Reol), a 04s 

30.º Gabriel Baptista (Sabgal / Anicolor), a 01m21s 

48.º Tiago Caetanita (Sabgal / Anicolor), mt 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 1.ª Etapa) 

 

1.º Thomas Lightfoot (Rias Baixas-Intxausti-Cinan|Mx), 03h36m58s 

2.º Cristobal Mena (Technosyla Maglia Bembibre Cycling Team), a 05s 

3.º Miguel Feliz (Santa Maria da Feira / Segmento d’Época / Bolflex / Reol), a 13s 

30.º Gabriel Baptista (Sabgal / Anicolor), a 01m36s 

48.º Tiago Caetanita (Sabgal / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA  

 

1.º Noah Campos (Kelly / Simoldes / UDO), 03h38m31s 

10.º Gabriel Baptista (Sabgal / Anicolor), 03h38m34s 

24.º Tiago Caetanita (Sabgal / Anicolor), 03h38m34 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Seleção Nacional/Portugal termina qualificação olímpica na Chéquia”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional de BTT vai competir, entre a próxima sexta-feira e domingo, na terceira etapa da Taça do Mundo de XCO e XCC, em Nové Město na Moravě, na Chéquia, naquela que será a última prova pontuável para o ranking olímpico.

Pedro Vigário, selecionador nacional de BTT convocou cinco jovens atletas, dois juniores e três sub-23. Os juniores são Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) e João Fonseca (Clube BTT Matosinhos), enquanto os sub-23 são Ana Santos (Guilhabreu MTB Team), Diogo Neves (Guilhabreu MTB Team) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

“Estamos na última competição pontuável para o ranking olímpico em que vamos participar e o objetivo passa por somarmos mais pontos com a Ana Santos. Queremos também continuar o processo de formação dos sub-23 Diogo Neves e João Cruz e dos juniores Beatriz Guerra e João Fonseca”, antevê Pedro Vigário.


A primeira atleta a entrar em prova será Ana Santos, logo na sexta-feira, às 13h, na prova de XCC (cross-country curto) de sub-23 femininas, seguindo-se, Diogo Neves, às 13h15, na corrida de XCC de sub-23 masculinos.

No sábado, logo às 7h, João Fonseca irá disputar a prova de XCO (cross-country olímpico) de juniores masculinos. À tarde, será a vez dos sub-23 voltarem à competição, no XCO, com Ana Santos a competir às 15h30 e Diogo Neves e João Cruz às 15h30. Beatriz Guerra colocará um ponto final na participação da Seleção Nacional nesta Taça de Mundo no domingo, às 7h30, na prova de XCO de juniores femininas.

Domingo marcará também o fecho do ranking de qualificação olímpica, estando prevista a publicação do ranking final a 28 de maio. Neste momento, Portugal tem a qualificação bem encaminhada no feminino, sendo que só a 3 de junho a UCI irá confirmar aos respetivos comités olímpicos as vagas obtidas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


“31ª Volta a Portugal do Futuro/4º Grande Prémio CMtv 1ª Etapa: Leiria- Águeda- 140,5 kms”


Owen Thomas Lightfoot declarado “Sir” do reino de Águeda

 

O corredor britânico Owen Thomas Lightfoot (Rias Baixas/Intxausti/Cinan) foi o grande dominador da primeira etapa da 31ª Volta a Portugal do Futuro/4º Grande Prémio CMtv (VPF/GPCMtv), conquistando o triunfo em Águeda e assumindo a liderança da prova.

Além da camisola amarela Exclusivagora, o jovem natural de Leicester, na Grã-Bretanha, conquistou o título honorifico de “Sir” da cidade das bicicletas ao assumir também a liderança das classificações por pontos, camisola verde Karcher, e montanha, azul PSG-Segurança Privada, depois de ter sido principal responsável pela fuga que viria a ser vitoriosa.

A escapada, iniciada após a meta volante em Marinha Grande, com pouco mais de uma dezena de quilómetros percorridos, e que integrou inicialmente mais três corredores, vindo a ficar reduzida a três escapados, para além de Owen, o corredor espanhol Cristobal Mena e o português Miguel Felix.


Sem ninguém no pelotão a ter a preocupação de perseguir os escapados, a meio da etapa, quando os corredores passaram pela Serra da Boa Viagem, pouco depois da Figueira da Foz, a fuga atingiu a vantagem de 9’50” e aqui percebeu-se se houve entendimento entre o trio, dificilmente a fuga era anulada, o que se veio as verificar.

Vinte quilómetros à frente, à passagem pela Tocha, a diferença era ainda de 7’00”, e a grande questão era saber com quantos minutos chegavam os fugitivos a Águeda. Com o aproximar da meta, os três da frente pensavam na vitória da etapa e na camisola amarela, o que fez com que o ritmo diminuísse e o pelotão encurtasse a vantagem.

Em Oliveira do Bairro, a pouco mais de 10 quilómetros da meta, a diferença era ainda de 3’50” e havia a certeza de que um dos três venceria a tirada e de entre os fugitivos o britânico apresentava as melhores “cartas” na VPF/GPCMtv depois da vitória o ano passado em Castelo Branco e a conquista da classificação por pontos.


Na reta da Avenida 25 de Abril, junto ao quartel dos bombeiros aguedenses, o corredor das Rias Baixas/Intxausti/Cinan, dirigida pelo galego Jesus Blanco Villar, sprintou de longe e conquistou um triunfo tão justo como merecido e incontestável, com o pelotão a gastar mais 1’21”. Miguel Felix/POR (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Bolflex/Reol) terceiro da epata foi o melhor português em Águeda.

 

Classificação da etapa

 

1º- Owen Thomas Lightfoot/GBR (Rias Baixas/Intxausti/Cinan)- 3h37’13” (média de 38.809kms/h), 2º- Cristobal Mena/ESP (Tacnosylva Maglia/Bembibre) a 1”, 3º- Miguel Felix/POR (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Bolflex/Reol) a 4”, 4º- João Martins (Radio Popular/Paredes/Boavista) a 1’21 e 5º- Gabrielle Raccagni/ITA (Team Polti/Kometa).

 

Classificação Geral

 

1º- Owen Thomas Lightfoot/GBR (Rias Baixas/Intxausti/Cinan)- 3h36’58”, 2º- Cristobal Mena/ESP (Tacnosylva Maglia/Bembibre) a 5”, 3º- Miguel Felix/POR (Santa Maria da Feira/Segmento d’Época/Bolflex/Reol) a 13”, 4º- Noah Campos/POR (Kelly/Simoldes/Oliveirense) a 1’33” e 5º- João Martins (Radio Popular/Paredes/Boavista) a 1’34”.

 

Equipas: Rias Baixas/Intxausti/Cinan

Pontos: Owen Thomas Lightfoot/GBR (Rias Baixas/Intxausti/Cinan)

Montanha: Owen Thomas Lightfoot/GBR (Rias Baixas/Intxausti/Cinan)

Juventude: Noah Campos/POR (Kelly/Simoldes/Oliveirense)

 

Etapa de amanhã

 

2ª etapa - Torreira (Murtosa)- Alto de São Macário (São Pedro do Sul- 119,6 kms (A etapa mais curta, mas a mais difícil concluindo com uma contagem do prémio da montanha de primeira categoria)

 

Opiniões

 

Owen Thomas Lightfoot/GBR (Rias Baixas/Intxausti/Cinan: “Os três da fuga cooperámos muito bem e qualquer um podia vencer, mas percebi que chegando podia conseguir o triunfo. Esta é uma corrida muita boa para as minhas características e amanhã vou lutar para manter a camisola amarela. Se posso ganhar a volta? Vou fazer de tudo para que isso aconteça”.

Fonte: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com