sexta-feira, 22 de março de 2024

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua Top-10 para Leangel Linarez na 3ª Etapa da Volta ao Alentejo”


Leangel Linarez novamente na ribalta na Volta ao Alentejo, na 3ª etapa na chegada a Reguengos de Monsaraz, chegada discutida ao sprint, o velocista venezuneulano da equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua consegue fechar no Top-10, na 6ª posição, mesmo com alguns azares.

Sexta-feira, 3ª etapa da 41ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola partiu de Mourão em direção a Reguengos de Monsaraz, numa tirada de 168,4 quilômetros. A etapa ficou marcada por uma fuga de 5 unidades que se formou a apenas a 18 quilómetros após a partida.

A fuga foi de perto controlada pelas equipas que almejam uma chegada ao sprint, incluído a equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, sendo que esta nunca alcançou mais de 2 minutos. A fuga foi anulada a quase 30 quilômetros para o final. Sem alterações e tentativas na frente da corrida, a etapa foi discutida ao sprint.

A equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua fez o seu trabalho na frente da corrida, mas nos últimos quilômetros, com a agitação típico de uma chegada ao sprint, uma queda afetou o corredor da formação de mortágua, não obstante Leangel Linares terminou na 6ª posição, conseguindo mais um TOP-10 para a equipa Tavfer - Ovos Matinados- Mortágua.


Leangel Linarez, declara que: “A equipa saiu muito motivada para a etapa de hoje, com a expectativa de vencer esta etapa também. A equipa fez um trabalho perfeito, desde o início até ao fim. Controlamos a fuga na frente do pelotão, a chegada aos últimos quilômetros correu bem, o César Martingil levou-me na roda até aos últimos 300 metros, mas na última curva, tive um contacto com um dos adversários, saltou-me a corrente, o que me impediu de discutir a vitória. São percalços que acontecem, só me resta agradecer ao trabalho inalcançável dos meus colegas de equipa”.

Amanhã é um novo dia por terras alentejanas, segue para a estrada a etapa-rainha da Volta ao Alentejo, será um percurso que compreende alguma dureza, onde os trepadores se poderão mostrar, com seis contagens de montanha, ao longo de 147,7 quilómetros que vão ligar Monforte a Castelo de Vide.

 

CLASSIFICAÇÕES:

41.ª Volta ao Algarve

3ª Etapa

Mourão >> Reguengos de Monsaraz: 168,4 Km

 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL DA ETAPA

1.º Daniel Babor ( Caja Rural - Seguros RGA), 4h09m16s

6.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

31.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

89.º Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

90.º César Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

108.º Francisco Morais (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 3m13s

109.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a mt

117.º António Barbio (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 8m58s

 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL

1.º Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), 12h24m41s

11.º Bruno Silva (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 12s

58.º César Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 36s

61.º Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 42s

89.º Angel Sanchez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 2m45s

103.º Francisco Morais (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 6m29s

108.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 8m04s

119.º António Barbio (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 22m13s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL POR EQUIPAS

1.ª Caja Rural-Seguros RGA, 37h14m37s

14.ª Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, a 1m06s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“O pensamento do dia…”

 



“Sabgal / Anicolor Rafael Reis continua em 4.º lugar da Geral na Volta ao Alentejo”


Fotos: Matias Novo e Podium Events

André Carvalho, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, terminou nesta sexta-feira em 11. º lugar a 3.ª Etapa da Volta ao Alentejo, em nova chegada decidida ao sprint, desta vez em Reguengos de Monsaraz, onde Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA) foi o mais forte. Rafael Reis continua na luta, em 4.º lugar na Geral, que tem um novo líder: Iúri Leitão, da mesma equipa do vencedor do dia. Amanhã, com a chegada da etapa-rainha, será um dia decisivo e continua tudo em aberto. 


Aos 18 km foi lançada a fuga desta sexta-feira no Alentejo, com cinco corredores, que ganharam mais de três minutos de vantagem ao pelotão, que manteve os fugitivos controlados. A 30 km da meta a fuga seria anulada, mas não houve grandes movimentações até Reguengos de Monsaraz, onde foi ao sprint que a etapa se decidiu, após os 168,4 km que tinham partido de Mourão. 

A estrutura de Águeda tentou colocar um dos seus corredores nas melhores condições, mas o aparato de algumas quedas levou André Carvalho a terminar em 11.º lugar, o atleta da Sabgal / Anicolor melhor classificado hoje, com Daniel Babor a vencer. 


“Foi uma etapa tranquila, deu-se a fuga e a chegada a Reguengos de Monsaraz foi ao sprint, uma chegada um pouco nervosa, houve algumas quedas, mas a nossa equipa acabou por salvaguardar-se. Agora temos duas etapas decisivas pela frente e esperamos sair desta Volta ao Alentejo com um bom resultado”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor. 

Este sábado chega a etapa-rainha da Volta ao Alentejo, uma tirada decisiva e que vai contar com seis Prémios de Montanha ao longo dos 147,7 km, numa ligação entre Monforte (11H30) e Castelo de Vide (15H39). 


CLASSIFICAÇÕES: 

41.ª VOLTA AO ALENTEJO 

3.ª ETAPA: Mourão – Reguengos de Monsaraz» 168,4 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA

 

1.º Daniel Babor (Caja Rural-Seguros RGA), 04h09m16s 

2.º Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), mt 

3.º Cade Bickmore (Project Echelon Racing), mt 

11.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), mt 

34.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), mt 

35.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), mt 

38.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), mt 

40.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), mt 

43.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), mt 

62.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 3.ª Etapa) 

 

1.º Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), 12h24m41s 

2.º Thomas Silva (Caja Rural-Seguros RGA), mt 

3.º Scott McGill (Project Echelon Racing), a 08s 

4.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), mt 

9.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 12s 

18.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), mt 

22.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), mt 

24.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), mt 

28.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), mt 

34.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Caja Rural-Seguros RGA, 37h14m37s 

2.ª Sabgal / Anicolor, a 02s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE 

 

1.º Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), 53 Pontos 

6.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), 16 Pontos 

14.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), 9 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

 

1.º Francisco Guerreiro (Kelly-Simoldes-UDO), 6 Pontos 

13.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), 1 Ponto 

14.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), 1 Ponto

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Axel Laurance vence ao sprint quinta etapa da Volta à Catalunha”


Jovem ciclista francês levou a melhor sobre Marijn van den Berg e o compatriota Bryan Coquard

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista francês Axel Laurance (Alpecin-Deceuninck), campeão mundial sub-23 de fundo, conquistou esta sexta-feira a quinta etapa da Volta à Catalunha, que continua a ser liderada pelo esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).

O promissor francês, de 22 anos, impôs-se no final dos 167,3 quilómetros entre Altafulla e Viladecans, batendo ao sprint o neerlandês Marijn van den Berg (EF Education-EasyPost) e o compatriota Bryan Coquard (Cofidis), respetivamente segundo e terceiro.

Com as mesmas 3:36.05 horas do vencedor cortou a meta Tadej Pogacar, que manteve a liderança da geral, na qual João Almeida segurou o 10.º lugar.

Numa jornada calma para os homens da geral, o português da UAE Emirates também chegou integrado no grupo da frente, cortando a meta com o mesmo tempo de Laurance.

Assim, Pogacar lidera com 2.27 minutos sobre o espanhol Mikel Landa (Soudal Quick-Step), que é segundo, com o russo Aleksandr Vlasov (BORA-hansgrohe) em terceiro, a 2.55.

Almeida continua a fechar o top 10, a 3.52, após uma jornada em que a única alteração entre os 10 primeiros foi protagonizada por Sepp Kuss (Visma-Lease a Bike), que foi bonificar para ultrapassar Wout Poels (Bahrain Victorious) e subir a sétimo.

No sábado, a sexta etapa é o último verdadeiro teste à liderança de Pogacar, já que os 154,7 quilómetros entre Berga e Queralt incluem uma subida de categoria especial e duas de primeira, a última das quais a coincidir com a meta.

Fonte: Record on-line

“Vamos promover o triatlo jovem e levá-lo até Roma?”


Dez federações europeias de triatlo juntaram-se para desenvolver o EUTriWeek, um programa cofinanciado pela União Europeia, que tem como objetivo entusiasmar jovens entre os 14 e 16 anos para a prática desportiva e que culminará com uma semana de treinos e prova em Roma.

O programa consiste na criação de um ou vários “Open day’s” para jovens não licenciados na FTP, com idades entre os 14 e 16 anos. Nestes dias, o objetivo passa por juntar os jovens, numa atividade de introdução à prática do triatlo que não deve exceder as 5 horas. (Mais informação será disponibilizada à posteriori).

Na sequência do “Open Day”, um rapaz e uma rapariga serão selecionados, (método de seleção em análise) para se deslocarem à semana europeia de atividades que decorrerá em Roma no mês de novembro.

Portugal tem 9 vagas para clubes interessados em promover este programa junto das escolas da sua região. Os 9 clubes terão direito a um apoio até 300€ para despesas relacionadas com a comunicação/organização do Open Day.

Os clubes interessados em participar neste programa, deverão dar nota do seu interesse através do mail: sergio.monteiro@federacao-triatlo.pt

A organização do programa disponibilizará formação aos treinadores responsáveis, assim como todo o apoio logístico.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Mathieu van der Poel amplia palmarés nas clássicas com recorde na E3”


Ciclista holandês cruzou a meta sozinho depois um ataque de mais de 40 quilómetros

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) ampliou esta sexta-feira o seu já invejável palmarés em clássicas, com o ciclista holandês a vencer a E3 com um ataque solitário de mais de 40 quilómetros, um recorde na prova belga.

O campeão mundial de fundo, a cumprir apenas o seu segundo dia de competição na estrada em 2024, foi aquele que mais mexeu na corrida, com uma mão cheia de ataques até, finalmente, se isolar, no Paterberg, a mais de 43 quilómetros da meta, e viu a sua audácia recompensada com uma vitória, concretizada em 4:39.49 horas.

Wout van Aert (Visma-Lease a Bike), que tinha caído no momento do ataque do seu 'eterno inimigo', mas não desistiu de persegui-lo, maioritariamente a solo, foi terceiro, a 1.36 minutos do vencedor e dois segundos atrás do compatriota Jasper Stuyven (Lidl-Trek), depois de ter optado por nem lutar pelo título de vice, abdicando do sprint por essa posição.

A prova que marca o início da sucessão das clássicas flamengas, uma das semanas mais esperadas pelos fãs do ciclismo, não defraudou, com os grandes nomes a darem espetáculo no último terço dos 207,6 quilómetros com início e final em Harelbeke.

Já depois de Ivo Oliveira (UAE Emirates) integrar a fuga do dia, formada por volta do quilómetro 80, após a união de dois grupos, as estrelas do pelotão decidiram assumir o protagonismo: a 80 quilómetros da meta, Van der Poel iniciou a sua série de ataques, demonstrando logo que os seus adversários, nomeadamente o arquirrival Van Aert, estavam uns furos abaixo.

As várias acelerações do campeão mundial não só anularam em poucos quilómetros os quase cinco minutos de vantagem que os fugitivos tinham, como incentivaram outros, como o 'apagado' Julian Alaphilippe (Soudal Quick-Step), a tentarem.

O campeão português de fundo acabaria por descair da fuga para ajudar o companheiro Nils Politt, que, entretanto, atacou no grupo perseguidor, tal como Stefan Küng (Groupama-FDJ) e Matteo Jorgenson, que se converteu num ciclista vencedor desde que chegou à Visma-Lease a Bike, a chegar ao grupo da frente.

Depois de ter cumprida a sua missão, Oliveira, que foi 79.º no final, seria alcançado pelo grupo de favoritos, de onde 'MVDP' saiu como uma flecha no Paterberg, precisamente no momento em que Van Aert se erguia no 'pavé', na sequência de uma queda provocada por um erro de amador - entrou mal na explosiva subida, após um inexplicável momento de desconcentração, e, quando tentava chegar-se à frente, foi ao chão.

A pouco mais 43 quilómetros da meta, Van der Poel já estava isolado na frente, ganhando rapidamente 30 segundos de vantagem para os perseguidores. Inconformado com a falta de colaboração dos restantes, 'WVA' resolveu partir sozinho no encalço do seu 'eterno inimigo', dando novamente mostras da sua resiliência após a queda, já tinha anulado rapidamente 30 segundos de desvantagem para o grupo que seguia o neerlandês.

Em mais um episódio de um dos mais emblemáticos e bonitos duelos do ciclismo atual, o belga da Visma-Lease a Bike ainda conseguiu reduzir a diferença para o campeão mundial, mas acabaria por pagar caro o seu esforço: seria terceiro na meta, depois de nem se fazer ao sprint, a mais de um minuto e meio daquele que é o seu maior rival desde júnior, primeiro no ciclocrosse e, depois, na estrada.

'MVDP' tem agora no seu currículo uma nova clássica, que junta aos 'Monumentos' Paris-Roubaix (2023), Milão San-Remo (2023) e Volta a Flandres (2020 e 2022), além de outras 'grandes' como a Amstel Gold Race (2019) ou a Strade Bianche (2021), e também o recorde de ataque solitário mais longo para vencer a E3 (o anterior pertencia ao suíço Fabian Cancellara, que percorreu 35 quilómetros a solo até ao final, em 2013).

Na clássica belga participou também o jovem António Morgado (UAE Emirates), que foi 75.º, a 6.04 minutos do vencedor, chegando num grupo cinco segundos à frente do seu companheiro e compatriota Ivo Oliveira.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Alentejo: Vitória autoritária de Daniel Babor na “etapa do Alqueva” Iuri Leitão é o novo camisola amarela”


O checo Daniel Babor (Caja Rural/ Seguros RGA) venceu a “Etapa do Alqueva” da Volta ao Alentejo/ Crédito Agrícola, que começou em Mourão e terminou em Reguengos de Monsaraz, enquanto que o seu colega de equipa Iuri Leitão é o novo camisola amarela.

A etapa foi corrida a excelente velocidade, mercê de uma fuga de cinco corredores onde Adam Kus (Lubelski Perla Polski) ameaçava a liderança de Thomas Silva (Caja Rural/Seguros RGA) já que partira a escassos 25” do líder. O polaco ganhou 9 segundos em bonificações nas metas volantes e foi líder durante os 120 quilómetros que fuga durou e chegou a ter 3’25” de vantagem.

Na primeira passagem pela linha da meta em Reguengos de Monsaraz, a Tavfer/Ovos Matibados/ Mortágua assumiu a perseguição visando a segunda vitória de Leangel Linarez, mas os corredores da equipa espanhola foram mais expeditos, com Iuri a lançar Babor e fizeram duas dobradinhas: primeiro e segundo na etapa e vitória da tirada e camisola amarela.

Destaque também para o jovem João Martins (Rádio Popular/ Paredes/ Boavista), com 19 anos, que além de ser líder da Juventude ascendeu ao 5º lugar na Geral que se apresenta como um excelente outsider com vista à vitória na “Alentejana”.


O único corredor que pode repetir vitória na prova, Luís Mendonça (Sabgal/Anicolor) desceu quatro posições, é agora nono, mas com os mesmos 12 segundos de atraso para o novo líder.

Daniel Babor, o vencedor da etapa, referiu que “a equipa esteve bem e com estas estradas só tive que fazer o meu trabalho, sendo a minha primeira vitória na temporada”, concluiu.

Iuri Leitão, o camisola amarela, destacou o facto de “ter funcionado o plano B da equipa. Em 2021, antes da chegada a Castelo de Vide também era camisola amarela”, rematou.

Este sábado disputa-se a quarta tirada, considerada a “Etapa Rainha”, com seis contagens do prémio da montanha, a primeira no célebre Cabeço do Mouro. Partida em Monforte (11h30) e chegada a Castelo de Vide (15h39), tendo a etapa 147,7 quilómetros, mas cheia de dificuldades.

Fonte: Podium

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com