domingo, 27 de fevereiro de 2022

“Fabio Jakobsen soma quinta vitória do ano e junta Volta ao Algarve ao Kuurne-Bruxelas-Kuurne"


Holandês triunfou ao sprint

 

Por: Lusa

Foto: Kuurne Brussel Kuurne

O holandês Fabio Jakobsen (Quick-Step Alpha Vinyl) impôs-se este domingo ano 'sprint' na 74.ª edição da clássica velocipédica Kuurne-Bruxelas-Kuurne, somando o quinto triunfo na temporada.

Após duas vitórias em etapas da Volta ao Algarve e outras tantas na Volta à Comunidade Valenciana, Jakobsen foi o mais rápido na chegada compacta, após anular uma fuga de três corredores, em 4:32.28 horas, batendo o australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal) e o francês Hufo Hofstetter (Arkéa Samsic), segundo e terceiro classificados, respetetivamente.

Rui Oliveira (UAE Emirates), o único português em prova, terminou no 125.º posto, a 9.55 minutos de Jakobsen, que, após o grave acidente sofrido na Polónia em 2020, sucede no historial da corrida ao dinamarquês Mads Pedersen.

Tal como o belga Wout Van Aert, no sábado, após a Omloop Het Nieuwsblad, também Jakobsen expressou a sua solidariedade com a Ucrânia, face à ofensiva militar que o país está a ser alvo por parte da Rússia.

"A minha mente está com a Europa de Leste, com as pessoas da Ucrânia. Há uma guerra em marcha ali. Na Bélgica e na Holanda somos livres de fazer o que queremos, sair, ver uma corrida, até andar de bicicleta. Mas, os meus pensamentos e o meu coração estão com aquelas pessoas. Espero que superem isto", afirmou Jakobsen.

Fonte: Record on-line

“Alejandro Valverde confirma vitória no Gran Camiño”


José Neves foi o melhor português ao acabar no 12º lugar

 

 Por: Lusa

Foto: Movistar Facebook

O espanhol Alejandro Valverde (Movistar) conquistou este domingo o Gran Camiño, uma nova prova de ciclismo que decorreu durante quatro dias na Galiza, em Espanha.

Valverde, 41 anos, venceu a prova com um total de 12:35.55 horas, superando em sete segundos o australiano Michael Woods (Israel-Premer Tech), segundo, e em 1.49 minutos o ucraniano Mark Padun (Education First), que foi terceiro.

A derradeira etapa, um contrarrelógio individual disputado em Sarria, foi ganha por Padun, que cumpriu os 15,8 quilómetros em 20.19 minutos, batendo por cinco segundos o espanhol Jesus Herrada (Cofidis), segundo, e por 10 Valverde, que registou o terceiro tempo.

O campeão nacional de fundo, José Neves (W52-FC Porto), foi novamente o melhor português, ao efetuar o sexto melhor tempo, com mais 16 segundos do que o vencedor da tirada, sendo logo seguido de Nélson Oliveira (Cofidis), sétimo, com mais 17.

José Neves foi o melhor português, ao concluir a prova no 12.º lugar, a 3.28 minutos de Valverde.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de Enduro 1ª prova”


Guilherme Jesus e Sophie Bagnall vencem no arranque da Taça de Portugal de Enduro

 

Por: Ana Nunes

Teve hoje início a Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, em São Brás de Alportel, com vitória para Guilherme Jesus (MCF/Xdream/Município de São Brás), em elite masculino, e Sophie Bagnall (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling), no setor feminino.

No arranque da Taça de Portugal de Enduro presented by Shimano, na categoria de elite masculino, foi Guilherme Jesus (MCF/Xdream/Município de São Brás) a levar a melhor, com um tempo final de 13m02s805. Brett Wheeler (MCF/Xdream/Município de São Brás) foi segundo, a 17 segundos, seguido de João Rodrigues (Individual), a 29 segundos.

No setor feminino a vitória foi para Sophie Bagnall (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling), que completou a sua prova em 16m30s556. O segundo lugar ficou para Sara Ferreira (Maiatos), que terminou a 44 segundos da vencedora, seguida de Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde), a 1m32s.

Matias Camacho (Caniço Riders/2Cycling) foi o grande vencedor da categoria de juniores, com Leonel Manteigas (Casa do Povo de Abrunheira) e André Gomes (AD Galomar/Ferrangens Vieira) a completarem o pódio no segundo e terceiro lugares, respetivamente.


Já nos cadetes a sote esteve do lado de Simão Cerejo (Individual), que bateu Carlos Palmeira (Clube BTT Matosinhos) e Tiago Patrocínio (Movefree/CM Torres Vedras/Cofidis). Em competição estiveram ainda os juvenis. Nesta categoria Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) foi o vencedor da prova, com Francisco Ferreira (Caniço Riders/2Cycling) a fechar na segunda posição e Rodrigo Bicho (Maiatos) a terminar no terceiro lugar.

Nas categorias de veteranos, Gonçalo Gaspar (BTT Enduro Terras de Bouro) venceu em masters 30, Rúben Martins (Clube ANA Faro) em masters 35, Márcio Ferreira (Caniço Riders/2Cycling) em masters 40, José Conceição (Individual) em masters 45, José Salgueiro (MCF/Xdream/Município de São Brás) em masters 50 e Carlos Marques (União Desportiva Lorvanense) em masters 60. Já na categoria de masters femininos foi Bianca Oliveira (Individual) a superiorizar-se.

Nas bicicletas com assistência elétrica, José Pereira (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling) venceu na categoria de 19/29 e Pedro Cândido (Caniço Riders/2Cycling) em +30

Femininos +30. Ana Luz (Bicisintra/GásMucifal/2Cycling) venceu no setor feminino.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“W52 – FC Porto José Neves termina em grande na Galiza”


José Neves melhor português no Contrarrelógio Individual no Gran Camiño – Tour da Galiza. A quarta e última etapa da prova foi um contrarrelógio individual de 15,8 quilómetros com partida e meta em Sarria, na zona de Lugo.

Os 15 quilómetros tinham um desnível de 240 metros. Um alto mostrado no gráfico aproximadamente a meio da etapa que não representava nada para os ciclistas.

O mais rápido na luta contra o relógio foi Mark Padun (EF Pro Cycling) com o tempo de 20 minutos e 19 segundos. José Neves gastou mais 16 segundos e terminou a etapa na 6ª posição.

Na Geral Individual Alejandro Valverde (Movistar) conseguiu ganhar os segundos necessários para triunfar na prova. O melhor elemento da equipa e melhor português foi José Neves na 12ª posição.

           

Classificação Etapa

 

6º José Neves +16s

37º José Gonçalves +1m04

48º Ricardo Vilela +1m22

84º Amaro Antunes +2m17

91º Joni Brandão +2m27

94º Guilherme Mota +2m29

99º Rui Vinhas +2m41

 

Geral Individual Final

 

12º José Neves +3m28

43º Ricardo Vilela +15m32

48º Rui Vinhas +17m13

64º José Gonçalves +21m00

69º Amaro Antunes +22m16

89º Joni Brandão +28m05

93º Guilherme Mota +29m19

 

Geral Equipas

 

11º W52 – FC Porto

Fonte: W52 – FC Porto

“Campeonato Nacional de Pista Dia 2 - João Matias e Maria Martins sagram-se campeões nacionais de Omnium”


Por: Ana Nunes

Terminou este sábado 27 de fevereiro o Campeonato Nacional de Pista, que teve lugar no Velódromo de Sangalhos, em Anadia. O destaque foi para os vencedores das provas de omnium em elite masculina e feminina, João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e Maria Martins (LeCol-Wahoo).

Iúri Leitão (Caja Rural–Seguros RGA) iniciou o concurso de omnium na frente, após a vitória na corrida de scratch, com João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) a ser segundo e Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar) terceiro. Na corrida tempo, João Matias e Iúri Leitão empataram com 29 pontos, com a vitória a ficar para Matias, que venceu o último sprint.

Desta feita, os dois corredores partiram para a prova de eliminação empatados com 78 pontos. Nesta terceira prova do concurso de omnium, Iúri Leitão foi mais forte, colocando-se assim na frente na classificação geral à entrada para a última corrida, com apenas dois pontos de vantagem sobre João Matias.


Na corrida por pontos, Matias conseguiu colocar-se na frente, lutando até ao último sprint para conquistar a vitória sobre Iúri Leitão. João Matias sagrou-se assim campeão nacional de omnium, somando um total de 144 pontos na prova, seguido de Iúri Leitão, com 136 pontos, e de Rodrigo Caixas, com 116 pontos.

À semelhança daquilo que se verificou no dia de sábado 26 de fevereiro, Maria Martins (LeCol-Wahoo) dominou por completo o omnium, vencendo as quatro corridas que integram esta prova. A corredora venceu o scratch, com Daniela Campos (Bizkaia-Durango) a ser segunda, na frente de Beatriz Roxo (UCI Rio Miera-Cantabria Deporte).

Na corrida tempo e na eliminação a ordem classificativa foi a mesma, tendo Maria Martins arrancado para a corrida por pontos com uma vantagem de seis pontos sobre a segunda classificada, Daniela Campos. A atleta da LeCol-Wahoo acabou por confirmar o seu favoritismo e vencer a prova com um total de 165 pontos. Daniela Campos foi segunda, com 138 pontos, e Beatriz Roxo fechou o pódio em terceiro, com 129 pontos.


Em competição nas provas de scratch e eliminação, estiveram ainda os corredores das categorias de veteranos. Na categoria de elite amador, José Afonso (Fontinhas Activa/Promotora) conquistou o título nacional em scratch, ao passo que na prova de eliminação foi César Modesto (Individual) a levar a melhor. Nos masters 30, Gonçalo Almeida (Individual) venceu a prova de scratch e Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro) superiorizou-se na eliminação. José Leite (C.P.R. A-do-Barbas/AKIplast/PVS) dominou em ambas as provas, na categoria de masters 40, vencendo tanto o scratch como a eliminação.

Na categoria de masters 40, Manuel Rodrigues (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) foi quem conquistou o título nacional, já na eliminação, o prémio foi para Vítor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra C.Ciclismo). Em masters 60 foi João Pinto (Beavista/Servigas/Nast) a vencer a prova de scratch, com César Mendonça (Individual) a bater a concorrência na prova de eliminação.

No setor feminino, Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM) sagrou-se campeã nacional tanto em scratch como em eliminação, feito esse repetido por Sónia Santos (Cantanhede Cylcing/VESAM), em masters 40.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“UCI Júnior Series Artur Mendonça fecha Copa Catalana na sétima posição”


Por: Ana Nunes

A seleção nacional tornou este domingo 27 de fevereiro a marcar presença na Copa Catalana, em Banyoles, Girona, desta feita na prova de juniores masculinos. Artur Mendonça foi o corredor mais bem classificado, tendo terminado na sétima posição, nesta que é uma prova do circuito UCI Júnior Series de Cross-Country Olímpico (XCO).

Depois do nono lugar no sábado 26 de fevereiro, por parte de Mariana Líbano na prova feminina, a seleção nacional conseguiu elevar ainda mais a fasquia, com o sétimo lugar de Artur Mendonça, que conseguiu ao longo da prova manter-se sempre entre os dez primeiros. O corredor português terminou a prova a 1m41s do vencedor, o francês Alexandre Martins.

A competir com as cores nacionais estiveram ainda outros três atletas, que cumpriram a sua primeira corrida ao serviço da seleção. Entre eles, o mais bem classificado foi Guilherme Barros, que fechou na 29.ª posição a 3m49s do vencedor, seguido de Rafael Sousa, em 36.º lugar, a 4m55s, e de Tomás Gaspar, em 47-º, a 5m54s.

O selecionador nacional, Pedro Vigário, mostrou-se satisfeito com a prestação dos quatro corredores, destacando que foram cumpridos os objetivos propostos.

“Todos estiveram bem no arranque, conseguindo também cumprir as instruções dadas para a parte inicial da corrida, com destaque para o Artur e para o Guilherme. O Artur conseguiu manter-se sempre no grupo da frente, entre os oito melhores corredores e, apesar de esse grupo ter começado a partir-se na parte final, ele aguentou e fez uma boa corrida, a sua primeira a este nível. Os restantes corredores também cumpriram com os objetivos, no entanto, todos são juniores de primeiro ano e o pretendido era que começassem a ganhar alguma experiência a este nível. Esta foi uma corrida com um nível muito alto, mas eles conseguiram defender-se muito bem, têm muito potencial, e é claro que têm muita margem para poderem continuar a progredir”.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Federação Portuguesa de Ciclismo promove III Fórum Cyclin’Portugal”


Fórum Cyclin’Portugal regressa ao modelo presencial no Alentejo

 

Por: José Carlos Gomes

A terceira edição do Fórum Cyclin’Portugal vai realizar-se nos dias 25 e 26 de março em Castelo de Vide e Marcão, no Alentejo. Depois de um ano em modelo online, o fórum de debate sobre ciclismo de recreio e turismo ativo regressa ao modelo presencial, numa iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo com o apoio dos municípios de Castelo de Vide e de Marvão e da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo.

O primeiro dia estará dedicado a trabalhos de debate e reflexão, sendo o sábado orientado para sessões práticas, que incluem oficinas de trabalhos e visitas ao terreno, aos Centros Cyclin’Portugal de Castelo de Vide, Póvoa e Meadas e Beirã (Marvão). A fechar o primeiro dia de trabalhos acontecerá um dos pontos altos da programação, o lançamento do anuário Cyclin’Portugal.

A Região do Alentejo e Ribatejo recebe este ano o evento, na sequência do trabalho desenvolvido pela Entidade Regional de Turismo na implementação do projeto Cycling Alentejo e Ribatejo.

À semelhança das edições anteriores, o Fórum Cyclin'Portugal terá uma componente formativa para agentes das infraestruturas já homologadas ou em processo de homologação. Será também aberto a todos os interessados nos temas propostos, mesmo não sendo candidatos a certificação.

Nas sessões de sexta-feira (25 de março) será dado ênfase ao tema da sustentabilidade, com a presença de Benjamin Barret, especialista na área, representante da União Ciclista Internacional, que apresentará a conferência principal.

Serão também realizadas sessões paralelas onde estarão em debate os temas da ativação, manutenção e acompanhamento das infraestruturas Cyclin’Portugal. Estas sessões colocarão os agentes da rede no centro da discussão da realidade atual desta rede de percursos, que já conta com muitos milhares de quilómetros homologados em todo o território continental e também nas ilhas.

As inscrições estão abertas em https://www.cyclinportugal.pt/pt/10-conteudos/101-forum-cyclinportugal-2022 os técnicos de infraestruturas homologadas ou em processo de homologação terão acesso gratuito à formação. Os técnicos que pretendam avaliação e certificação pagarão 60 euros, enquanto os participantes que não pretendam avaliação nem certificação poderão inscrever-se por 25 euros.

 

Programa Completo

25 de março

Painel 1 - Abertura

(Cine-Teatro Castelo de Vide)

 

09h30 – Café de boas-vindas / Secretariado e credenciação

10h00 – Sessão de abertura (ERT / FPC / Turismo PT / Mun. Castelo Vide / Mun. Marvão)

10h30 – Cyclin'Portugal 2021/22: desafios e oportunidades (SANDRO ARAÚJO - FPC)

10h45 – Conferência – Sustentabilidade em eventos e infraestruturas de ciclismo (BENJAMIN BARRETT - UCI)

11h30 – Intervalo / Buffet 1

 

Painel 2 – Sessões Paralelas

 

12h20 – Sessiões Paralelas

(Auditório Municipal Castelode Vide) - Desafios da Manutenção, monitorização e acompanhamento

(Cine-Teatro Castelo de Vide) - A importância dos eventos na ativação do território

(Sala Biblioteca Castelo de Vide) - Envolver os agentes de turismo na ativação das infraestruturas

Sessão 1 – 12h20 / Sessão 2 – 13h00 / Sessão 3 – 13h40

14h15 – Intervalo / Buffet 2

 

Painel 3 – Sessões de apresentação

(Cine-Teatro)

 

15h00 – Cycling Alentejo e Ribatejo – Um valor acrescentado para o território (MANUELA MURTEIRA - ERT)

15h45 – A importância da infraestruturação para os territórios de baixa densidade (JOÃO PORTUGAL - TURISMO PORTUGAL)

16h15 – Apresentação de conclusões das Sessões Paralelas (RELATORES DOS GRUPOS)

16h45 – Lançamento Anuário Cyclin' Portugal 2022 (SANDRO ARAÚJO - FPC)

17h00 – Encerramento

19h30 / 21h30 - Jantar (requer inscrição)

Entrega Certificados Homologação Cyclin' Portugal 2022

 

26 de março

Workshops

(Cine-Teatro Castelo de Vide)

 

08h45 – Café de boas-vindas

09h00 – Nova Regulamentação Cyclin'Portugal – Atualização 2022 (AGNELO QUELHAS - FPC)

09h45 – Tecnologia e inovação na rede Cyclin'Portugal (FLOEMA / AHP)

10h30 – Modelo de gestão da infraestrutura Cyclin'Portugal – O exemplo do Alentejo (MANUELA MURTEIRA - ERT)

11h00 – Apresentação da plataforma de Formação e Informação Cyclin'Portugal (AGNELO QUELHAS - FPC)

11h20 – Coffee-break

 

Visitas

 

11h30 / 12h00 – Visita ao Centro Cyclin'Portugal Castelo Vide (TÉCNICOS)

12h30 – Almoço Campestre – Barragem Póvoa e Meadas

13h30 / 14h00 – Visita ao Centro Cyclin'Portugal da Barragem de Póvoa e Meadas (TÉCNICOS)

14h30 / 15h00 – Visita ao Centro Cyclin'Portugal de Beirã (TÉCNICOS)

16h00 – Visita guiada a Marvão

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato do Mundo de Ciclismo Eletrónico”


Ritmo elevado dificulta o trabalho dos portugueses no Campeonato do Mundo de Ciclismo Eletrónico

 

Por: Ana Nunes

Realizou-se este sábado 26 de fevereiro a segunda edição do Campeonato do Mundo de Ciclismo Eletrónico, no percurso Knickerbocker, no mundo virtual do Zwift, em Nova Iorque. A seleção nacional esteve representada no feminino por Beatriz Pereira e Sofia Gomes, e no masculino por Fábio Costa.

Beatriz Pereira e Sofia Gomes foram as primeiras a entrar em competição, desta feita, na prova feminina do Campeonato do Mundo de Ciclismo Eletrónico. O percurso de 54,9 quilómetros foi feito a um grande ritmo, o que fez com que as duas corredoras, as mais jovens em competição acabassem por descolar do pelotão na primeira passagem de duas voltas e meia a um percurso que terminava numa subida com 14% de inclinação.

Sofia Gomes realizou grande parte da sua prova em solitário, tendo terminado na 62.ª posição, a 13m43s. Já Beatriz Pereira, apesar de ter descolado, conseguiu juntar-se a um pequeno grupo de corredoras, terminando logo atrás da companheira de seleção, Sofia Gomes, na 66.ª posição, a 16m44s. A vitória na prova foi para a neerlandesa, Loes Adegeest.

De seguida, foi Fábio Costa a entrar em competição, também numa prova disputada em grande ritmo. Após cerca de 30 quilómetros no grupo da frente, o corredor português acabaria também por descolar, desta feita, na segunda passagem. Fábio Costa terminaria 68.ª posição, a 7m28s do vencedor, o australiano, Jay Vine.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de Pista Dia 1 - Maria Martins e Iúri Leitão em destaque no arranque nos nacionais de pista”


Por: Ana Nunes

Teve início este sábado 26 de fevereiro o Campeonato Nacional de Pista, em Sangalhos, Anadia. Na categoria elite, no setor feminino, esteve em destaque Maria Martins, conquistando as provas de scratch e eliminação. Já Iúri Leitão, venceu as provas de scratch e madison, esta última em dupla com João Matias.

Neste primeiro dia do Campeonato Nacional de Pista estiveram em competição atletas das categorias de elite, juniores, cadetes, juvenis e paraciclismo, tanto no setor feminino como no masculino.


No setor feminino foi Maria Martins (LeCol-Wahoo) a destacar-se das restantes adversárias, vencendo tanto a prova de scratch como a de eliminação. Daniela Campos (Bizkaia-Durango) e Beatriz Roxo (UCI Rio Miera-Cantabria Deporte) completaram o pódio de ambas as provas no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

No masculino o cenário foi semelhante, desta feita com Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) a superiorizar-se em relação à concorrência, vencendo no scratch e no madison, sendo que nesta última fez dupla com João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados).


Na corrida de scratch, Diogo Narciso (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar) foi segundo e Rodrigo Caixas (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar) fechou o pódio no terceiro lugar. Na prova de madison, Iúri Leitão e João Matias somaram um total de 117 pontos, o que lhes garantiu a vitória. A dupla composta por Diogo Narciso e Rodrigo Caixas terminou em segundo lugar, com 40 pontos, seguidos de Francisco Marques e Daniel Dias, em terceiro, com 33 pontos.

As três provas de juniores femininas tiveram também uma só vencedora. Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alisios/Cenmais) dominou as provas de scratch, eliminação e corrida por pontos, vencendo na frente de Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) e Catarina Moutinho (Extremosul/Hotel Alisios/Cenmais), segunda e terceira classificadas também nas três corridas, respetivamente.


No setor masculino da mesma categoria, António Morgado (Bairrada) foi o vencedor na prova de scratch, vencendo na frente de Francisco Silvestre (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) e João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais), num final muito renhido. António Morgado (Bairrada) venceria ainda a corrida por pontos, somando um total de 53 pontos.

Rúben Rodrigues (Bairrada) foi segundo, com 40 pontos, seguido de João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais), com 34 pontos. Este último conquistou ainda o primeiro lugar na prova de eliminação, António Morgado (Bairrada) e João Marques (Escola de Ciclismo Bruno Neves).

As provas de cadetes foram mais abertas com pódios variados dentro de ambos os setores. No setor feminino, Ana Marques (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) venceu as provas de scratch e eliminação, seguida de Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), nas duas corridas. No scratch Daniela Simão (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) foi terceira, com Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela ADRT) também no terceiro lugar, desta feita na prova de eliminação.

Na corrida por pontos, Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) conquistou a vitória, depois de somar 18 pontos, Ana Marques (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) foi segunda, com 14 pontos, e Daniela Simão (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) fechou o pódio em terceiro, com 7 pontos.

Já no masculino, a prova de scratch, a vitória foi para David Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais), com Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) a fechar na segunda posição, seguido de Jil Martins (Centro Ciclismo de Loulé). Na eliminação o vencedor foi Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), com Afonso Gomes (Cantanhede Cycling/VESAM) a terminar no segundo lugar, seguido de Jil Martins (Centro Ciclismo de Loulé) no terceiro lugar.

Já na corrida por pontos foi José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) a conquistar a vitória, com 34 pontos, seguido de Bernardo Leal (Cantanhede Cycling/2W Engenharia), com 22 pontos e Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), com 16 pontos.

Em juvenis femininos marcaram presença apenas duas participantes. Na corrida de scratch Juliana Lopes (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) superiorizou-se a Maria Coimbra (Clube de Ciclismo de Tondela/ADRT), com o pódio a inverter-se na prova de 500 metros.

No setor masculino foi Guilherme Ribeiro (Academia de Ciclismo de Paredes) a vencer a prova de scratch, seguido de Rui Sabino (União de Ciclismo da Trofa) e Gonçalo Valente (ACD Milharado/Escola de Ciclismo Manuel Martins), em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Já na prova de 500 metros Rui Sabino (União Ciclismo da Trofa) venceu com um tempo de 37s885, batendo Guilherme Ribeiro (Academia Ciclismo de Paredes) e Ricardo Gomes (Academia de Ciclismo de Paredes) que completaram o pódio, em segundo e terceiro, respetivamente.

Em prova estiveram ainda os paraciclistas, a competir nas provas de perseguição individual (3km/12 voltas) e 1 quilómetro. Em ambas as corridas foram os mesmos corredores a ocupar os lugares do pódio. André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) foi o grande vencedor, com João Monteiro (Mozinho Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Solidariedade, Federação portuguesa triatlo patrocina presença de triatletas ucranianos em Quarteira”


Em prova da Taça da Europa

 

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

A Federação de Triatlo de Portugal (FTP) vai patrocinar a presença de atletas ucranianos na próxima edição do Triatlo de Quarteira, prova da Taça da Europa da modalidade, disse este domingo à Lusa o presidente federativo.

"Queremos garantir que a seleção ucraniana não deixa de vir a Portugal por falta de meios materiais. A família do triatlo português não compreenderia que não o fizéssemos", afirmou Sérgio Dias, em declarações à agência Lusa.

Em coordenação com a Federação Europeia de Triatlo (ETU), que vai financiar as viagens dos atletas, a FTP vai suportar as despesas da participação dos atletas ucranianos em solo português, dada a dificuldade de acesso a fundos monetários no país, devido à ofensiva militar russa no território.

A 20.ª edição do Triatlo Internacional de Quarteira - Carlos Gravata vai ser disputada nos dias 26 e 27 de março, nesta localidade do concelho de Loulé, estando prevista a presença de três atletas ucranianas na elite feminina -- e três russas --, sendo que a FTP assumirá o mesmo compromisso caso se inscrevam triatletas masculinos.

Além da federação portuguesa, também as estruturas espanhola e francesa decidiram patrocinar a representação ucraniana nas provas disputadas nos respetivos países.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com