sexta-feira, 15 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Diretor-clínico da W52-FC Porto diz que "desconhecia a existência de práticas dopantes"


Rui Garrido disse em tribunal que não acompanhava a equipa nas provas

 

Por: José Santos

O julgamento dos 26 arguidos no processo ‘Prova Limpa’, que envolve a extinta equipa de ciclismo do W52-FC Porto, ficou marcado esta sexta-feira pelo depoimento do diretor clínico da equipa, Rui Garrido, e de vários inspetores da Polícia Judiciária (PJ) que estiveram envolvidos nas buscas às residências dos arguidos.

O médico foi a primeira testemunha a prestar declarações e garantiu que "desconhecia por completo a existência de métodos dopantes" entre os atletas, esclarecendo depois que foi contratado pelo diretor-desportivo, Nuno Ribeiro, para assumir as funções de diretor-clínico e que passavam essencialmente pela "inscrição da equipa no cumprimento dos requisitos legais", tendo um papel mais interventivo "na altura do COVID". Referiu ainda que nunca acompanhou a equipa nas provas de ciclismo e que aceitou o convite porque gosta da modalidade e do FC Porto. "Recebi 2 mil euros na época, dava 200 euros por mês, e aceitei porque gosto de ciclismo e do FC Porto", explicou. Rui Garrido acrescentou que a sua ausência no seio da equipa nas provas deveu-se porque "no ciclismo não é como no futebol profissional, em que é obrigatório ter um médico a acompanhar", justificou.

Por sua vez, a PJ explicou a detenção de José Rodrigues, massagista e diretor-adjunto da W52-FC Porto, num alojamento local, onde estava instalado com mais ciclistas. As autoridades encontraram no quarto do dirigente uma mochila onde continha várias substâncias dopantes, assim como seringas utilizadas e outras por usar. Na carteira, foi encontrada uma fatura de compra de algumas das substâncias apreendidas.

Foram também explicadas as buscas à residência de Hugo veloso, contabilista da extinta equipa da W52-FC Porto, tendo sido apreendidos vários documentos, como faturas, IBAN, extratos de conta que associavam os pagamentos aos ciclistas. As buscas continuaram depois num armazém em Lousada, onde se encontrava material da equipa e estavam estacionadas as viaturas de dois ciclistas. No interior dessas viaturas foram encontradas ampolas.

A próxima sessão está agendada para 22 de março, para serem ouvidas novas testemunhas.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Maria Martins sétima na eliminação em Hong Kong”


Por: Vasco Moreira

A Seleção Nacional de Pista iniciou esta sexta-feira a participação na segunda ronda da Taça das Nações, em Hong Kong, com as provas de eliminação. Maria Martins esteve em destaque, com um sétimo lugar na prova feminina, ao passo que João Matias foi 12.º na masculina.

João Matias foi o primeiro a entrar em competição, às 19h locais (11h em Portugal), na prova masculina de eliminação. O ciclista português terminou em 12.º lugar, numa corrida que acabou por sorrir ao britânico William Perrett. Jules Hesters (Bélgica) e Graeme Frislie (Austrália) fecharam o pódio, por esta ordem.

Maria Martins competiu mais tarde, às 21h locais (13h em Portugal), e esteve em bom plano. A jovem lusa conseguiu ficar entre as sete primeiras, tendo apenas sido eliminada na fase final da corrida. O ouro ficou para a japonesa Yumi Kajihara, a prata para a norueguesa Anita Stenberg e o bronze para a mexicana Yareli Acevedo.


“A corrida de eliminação é sempre uma prova de elevado risco de acidentes. Conscientes disso, procurámos correr o mais seguro possível, não forçando situações mais difíceis, e permanecer em prova tanto quanto possível. Isso foi conseguido por ambos”, começou por explicar Gabriel Mendes.

“Até poderíamos ter progredido ainda mais, mas detalhes técnicos e táticos durante a competição levaram à eliminação. Estou satisfeito com desempenho do João Matias e da Maria Martins. Ambos fizeram uma boa prova e cumpriram os objetivos estabelecidos”, concluiu o selecionador nacional.

Este sábado, será a vez de Iúri Leitão competir no concurso de omnium. A prova vai decorrer ao longo do dia, estando a última corrida prevista terminar às 13h20 de Portugal. No domingo, a Seleção Nacional irá disputar as provas de madison masculino (entre as 9h e as 10h) e omnium feminino (deve prolongar-se até às 11h35).

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Hoje é dia de anunciarmos o novo reforço que chega à Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2024”


Julius Johansen é o novo reforço da Sabgal / Anicolor

 

Por: Marta Varandas

Julius Johansen: Após as duas últimas épocas a correr no World Tour, o dinamarquês de 24 anos vem integrar a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor em 2024, desafio que encara com muito ânimo e ambição. Um corredor polivalente e muito forte no contrarrelógio, foi Campeão do Mundo de Estrada em Júnior e já venceu o Olympia’s Tour. Seguramente vem acrescentar muito à estrutura de Águeda nesta época.

Julius Johansen chega à Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor para ser mais um dos homens fortes em 2024. Ex-Campeão do Mundo Júnior, o dinamarquês vem integrar a estrutura que tem sede em Águeda após dois anos a correr no World Tour, onde demonstrou todo o potencial ao competir no escalão mais importante do ciclismo de estrada. Esta nova contratação representa mais um passo no caminho da equipa para tornar-se um projeto de ciclismo português de referência no cenário mundial.

Julius já participou em várias provas de pista em Portugal, mas na estrada vai fazer a sua estreia e é já no domingo, 17 de março, na 7.ª edição da Clássica da Arrábida. Logo de seguida vai estar na Volta ao Alentejo, que será disputada entre 20 e 24 de março.

Julius Johansen é dinamarquês, tem 24 anos (13/09/1999) e a sua cidade natal é Blovstrød, na Dinamarca, mas vive no Sul de Espanha. Começou no ciclismo quando tinha apenas seis anos de idade. Fez a sua formação no seu país, onde integrou algumas equipas e após fazer duas épocas na Uno-X Pro Cycling Team deu o salto para o World Tour, para a belga Intermarché-Circus-Wanty. Foi nesta equipa que correu nas duas últimas épocas, participando nas melhores corridas do mundo, com os melhores ciclistas da atualidade, acumulando a experiência que seguramente fará a diferença na estrutura de Águeda.

É um corredor polivalente, que se defende bem na média montanha, mas também no contrarrelógio, onde se destaca. Nos últimos anos tem sido um corredor de trabalho, mas espera que nesta época tenha as suas oportunidades para brilhar.

Tem um palmarés invejável, onde se destacam o título de Campeão do Mundo de Estrada em Júnior (2017) e de Campeão Mundial em Perseguição por Equipas na pista. Em 2018 venceu o Olympia’s Tour e no mesmo ano foi 5.º classificado na Geral do Tour of Denmark. Já em 2023, foi 3.º numa das etapas do Tour Down Under e está no Top 100 da mais importante corrida em Espanha, La Vuelta.

“Fazer parte da Sabgal / Anicolor representa uma oportunidade empolgante para mim. Sinto-me motivado pelo crescimento dinâmico da equipa e pretendo contribuir para o seu desenvolvimento. O calendário para esta época é promissor e Mathias Bregnhøj disse-me muitas coisas boas a respeito da equipa, o que me faz sentir ainda mais ansioso para colaborar com os colegas de equipa e alcançar o sucesso pessoal e da estrutura nesta temporada de 2024”, avançou Julius Johansen.

Já Rúben Pereira, Diretor Desportivo da Sabgal / Anicolor, referiu que “Julius Johansen é um ciclista jovem, com 24 anos, que chega agora à nossa equipa com muita ambição. Os seus últimos dois anos foram no World Tour, tem um palmarés incrível, onde foi Campeão do Mundo e ser Campeão do Mundo é um marco na carreira de qualquer ciclista. É um corredor muito talhado para ser um homem de trabalho, que se defende muito bem na média montanha e muito forte nos contrarrelógios. É um corredor que pode aportar muito à nossa estrutura, muito versátil e depositamos muita confiança no Julius, como sendo um ciclista importante quer para ‘caçar vitórias’, como também para trabalhar para a equipa”.

Fonte: FULLRACING COMUNICAÇÃO

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com