domingo, 24 de novembro de 2024

“Nairo Quintana renova com a Movistar época 2025”


O ciclista colombiano fica mais uma época com a equipa espanhola, com a qual venceu o Giro d'Itália e a Volta a Espanha

 

O ciclista colombiano Nairo Quintana, campeão do Giro d’Itália e da Volta a Espanha, ficará mais uma época na equipa espanhola da Movistar, a renovação do contrato foi confirmada.

Nairo Quintana, que completa 35 anos em fevereiro, retornou à Movistar no início de 2024, o ciclista estava sem equipa desde que saiu da equipa francesa Arkéa Samsic após a sua desclassificação no Tour de França de 2022 por uso de tramadol.

O ciclista colombiano, nos sete anos que passou na Movistar, entre 2012 e 2019, venceu o Giro d’Itália em 2014 e se tornou o primeiro sul-americano campeão e a Volta a Espanha em 2016, além de ter ficado em segundo lugar no Tour de França de 2023 e de 2015, edições em que terminou com a camisola branca de melhor jovem.


Em 2024, Nairo Quintana atuou principalmente em apoio aos líderes da equipa da Movistar, e alguns acidentes e doenças prejudicaram as suas chances de ter um ano consistente, mas se destacou em uma longa fuga na etapa 15 do Giro, quando foi ultrapassado perto da meta em Livigno pelo campeão geral Tadej Pogacar da equipa da UAE Team Emirates, terminando em segundo lugar.

No comunicado à imprensa, o ciclista colombiano afirma: “2024 foi um grande ano, pessoalmente, tive alguns contratempos, começando com o Covid-19, seguido de uma fratura no esterno e uma fratura do metacarpo na mão direita, este infortúnio, assim como alguns outros contratempos, fizeram com que não estivesse 100% nos momentos importantes, mas conseguimos recuperar e recuperar rapidamente, graças à equipa, a renovação para 2025 tem como objetivo conseguir uma melhor continuidade, lutando em cada competição e levando Enric Mas ao mais alto possível nas provas de três semanas”.

“André Dutra estreia-se como profissional na Sabgal / Anicolor em 2025”


Lançamos neste domingo o nosso terceiro corredor, a primeira cara nova a alinhar no plantel de 2025 da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor:

 

Por: Marta Varandas

André Dutra: Um jovem e promissor trepador açoriano, que aos 18 anos vai fazer a sua estreia como corredor profissional na Sabgal / Anicolor. Vem da Escola de Ciclismo Bruno Neves, de uma época cheia de conquistas onde se destaca a vitória no 1.º Troféu de Juniores O JOGO. Assinou com a estrutura de Águeda até 2026 e é cá que vai ter a oportunidade de se formar, equipa onde terá também toda a margem para crescer, evoluir e afirmar-se no ciclismo nacional.

O jovem André Dutra vai fazer a sua estreia como corredor profissional em 2025, com a Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, formação com quem assinou até 2026. Trata-se de um trepador que vem da Escola de Ciclismo Bruno Neves e que tem revelado um enorme valor. Vai ter agora a oportunidade de se formar na estrutura que tem sede em Águeda, onde terá toda a margem para evoluir.

André Caetano Dutra é açoriano, natural do Faial, onde vive e tem 18 anos (13/06/2006). É um corredor que foi considerado um dos melhores na sua categoria de Juniores, destacando-se nos últimos dois anos. Proveniente da Escola de Ciclismo Bruno Neves, uma equipa de formação onde a Sabgal / Anicolor tem ido “caçar” jovens talentos nos últimos anos, vem reforçar o bloco de trepadores. Reflete, também, a aposta contínua da estrutura na juventude.

Em 2024 fez uma grande época, a começar pela vitória no 1.º Troféu de Juniores O JOGO, prova de um dia que se estreou este ano no calendário e que conquistou. Fez também o 1.º lugar no Prémio de Ciclismo Cidade de Fafe, foi 1.º classificado no Circuito mais antigo de Portugal, em Argoncilhe, 1.º lugar em Juniores na 3.ª Prova da Taça de Esperanças e 1.º lugar no Grande Prémio do Triângulo, que se realizou nos Açores. Houve mais alguns pódios, mas estes são os que se destacam e mostram o potencial deste jovem corredor, em franca ascensão.

“Estou muito contente por poder fazer parte desta grande equipa em 2025 e ciente da responsabilidade que é ter de envergar o símbolo e as cores da Sabgal / Anicolor. Estou ansioso para começar a trabalhar e a evoluir cada vez mais, para poder estar à altura de ajudar a equipa nos objetivos estabelecidos para cada prova”, referiu André Dutra.

Fonte: FULLRACING

“Taça de Portugal de Ciclocrosse Ílhavo”


Rafael Sousa e Tânia Lima completam fim de semana perfeito

 

Por: José Carlos Gomes

Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) e Tânia Lima (Saertex Portugal/Edaetech) foram os grandes vencedores da jornada dupla da Taça de Portugal de Ciclocrosse. Depois de ontem terem vencido em Ansião, foram hoje os mais fortes nas provas de elite da quarta prova pontuável, em Ílhavo.

O percurso da corrida deste domingo fez jus à tradição do ciclocrosse nas zonas do litoral, com os troços de areia a serem determinantes no endurecimento da prova. A corrida masculina de elite assistiu a mais uma boa exibição de Rafael Sousa, que venceu em solitário. Deixou Mário Costa a 28 segundos e Vítor Santos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) a 3m11s.

As vitórias nas etapas de Ansião e de Ílhavo guindaram Rafael Sousa ao primeiro lugar na geral da Taça nas categorias de elite e de sub-23.


A prova feminina teve uma configuração semelhante à da véspera. Tânia Lima impôs-se, mas sempre na companhia da colega de equipa Leandra Gomes, que terminou a prova com o mesmo tempo. A terceira classificada, a 1m00s, foi Beatriz Sousa (24horas Altimetria/Ontrack).

Tânia Lima assumiu o comando da Taça da Portugal na categoria de elite, enquanto a melhor entre as sub-23 é Catarina Lopes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

Os melhores juniores foram João Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). Nos cadetes triunfaram Afonso Falcão (Landeiro/KTM/Matias & Araújo) e Inês Fonseca (Triumtérmica/Águias de Alpiarça), que são vencedores antecipados da Taça de Portugal, independentemente do que venha a acontecer na última etapa da competição.

Em veteranos venceram os masters 30 Fábio Oliveira e Patrícia Rosa, os masters 40 Ismael Graça (Clube de Ciclismo de Castelo Branco) e Ana Barata (Pódio em Movimento), os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Carla Vieira e para o master 60 Fernando Gonçalves (CTM Vila Pouca BTT Team).

Nas classes de formação, sem classificação geral da Taça, ganharam a corrida de Ílhavo os juvenis Afonso Barros (BTT Loulé/Elevis) e Mariana Ribeiro (Guilhabreu MTB Team) e os infantis Gonçalo Luciano (Triumtérmica/Águias de Alpiarça) e Beatriz Cigarrosa (Escola Ciclismo BilaBiker’s).

A quinta e última prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse vai realizar-se em Vila Real, no dia 8 de dezembro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com