quarta-feira, 20 de agosto de 2025

“Portugal no Campeonato do Mundo de Pista de Juniores”


A Seleção Nacional inicia esta quinta-feira a participação no Campeonato do Mundo de Pista de Juniores. A prova teve início esta quarta-feira e irá decorrer até domingo, em Apeldoorn, nos Países Baixos.

Gabriel Mendes, Selecionador Nacional de Pista, convocou Francisco Alves (Blackjack-bairrada) e José Paiva (Paredes/Reconco). Os dois jovens competiram e estiveram em bom plano recentemente, no Campeonato da Europa de Juniores e Sub-23, realizado Velódromo Nacional, em Sangalhos.

“O nosso propósito para este Campeonato do Mundo é dar continuidade ao processo de formação e desenvolvimento das competências destes jovens. O primeiro objetivo é tentarmos ultrapassar as qualificações e depois obter o melhor resultado possível”, antecipa o Selecionador Nacional.

José Paiva será o primeiro a representar Portugal, entrando em pista esta quinta-feira, no scratch. A sexta-feira será o dia mais preenchido, com José a competir na corrida por pontos e na perseguição individual, onde Francisco Alves fará a sua estreia. No sábado, Francisco disputa o omnium e, no domingo, a participação nacional encerra-se com José no quilómetro e Francisco na eliminação.

 

Programa da Seleção Nacional

 

Quinta-feira

José Paiva - Scratch

 

Sexta-feira

José Paiva - Corrida por Pontos

José Paiva - Perseguição Individual

Francisco Alves - Perseguição Individual

 

Sábado

Francisco Alves - Omnium

 

Domingo

José Paiva - Quilómetro

Francisco Alves – Eliminação

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“João Silva vence Circuito de São Bernardo”


Foto: Rodrigo Rodrigues / Ciclismo +TV

João Silva (Óbidos Cycling Team) ergueu os braços em Alcobaça, esta quarta-feira, depois de vencer o 31.º Circuito de São Bernardo, o primeiro dos vários circuitos tradicionais de verão.

O jovem ciclista da Óbidos Cycling Team foi o mais rápido a completar as 25 voltas ao percurso desenhado pelas ruas da cidade de Alcobaça, tendo superado ao sprint Diogo Gonçalves (Feirense-Beeceler) e Gonçalo Oliveira (Anicolor-Tien21), segundo e terceiro classificados, respetivamente.

Artem Nych (Anicolor-Tien21), recém-coroado vencedor da 86.ª Volta a Portugal em bicicleta, também marcou presença em Alcobaça, tendo terminado na quarta posição, a 7 segundos dos três primeiros, que completaram as 25 voltas em 1h42m51s. Nota ainda para Duarte Domingues (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), 7.º classificado e o melhor sub-23 em prova.

Entre as classificações extra, Gonçalo Leaça venceu o prémio montanha, José Borges (Feirense-Beeceler) o maior número de voltas, Tiago Santos (Anicolor-Tien21) o Troféu Timóteo de Matos - distingue o mais bem classificado que tenha realizado a sua formação no Alcobaça Clube de Ciclismo - e Rafael Barbas (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) a volta mais rápida.

O Circuito de São Bernardo foi o primeiro dos tradicionais circuitos de verão que se seguem à Volta a Portugal. Este fim de semana vão realizar-se o Circuito de Nafarros, no sábado (14h), e o Circuito da Malveira, no domingo (14h). Este último, em Mafra, terá ainda as habituais provas de pista (perseguição e eliminação), a partir das 16h.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Soren Waerenskjold vence o prólogo da Volta à Alemanha batendo Samuel Watson, Wout van Aert a um passo da liderança da corrida na 1ª etapa”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A Volta à Alemanha 2025 começou em grande para a Uno-X Mobility. O norueguês Soren Waerenskjold impôs-se no prólogo inaugural, batendo por uma margem mínima o britânico Samuel Watson (INEOS Grenadiers), assegurando assim a primeira camisola de líder da prova.

O alemão Roger Kluge foi o primeiro a sair da rampa de partida. Contudo, entre os primeiros corredores a marcar tempos competitivos destacou-se Maikel Zijlaard (Tudor Pro Cycling Team), que completou os 3,1 km em 3:34m, a mais de 50 km/h de média. Durante largos minutos, o neerlandês parecia encaminhado para a vitória, até ser destronado pelo seu colega de equipa Marco Haller, que baixou a marca para 3:33m.

O austríaco manteve a liderança até à entrada em cena de Laurence Pithie (Groupama-FDJ). O neozelandês fez um esforço notável e ficou a menos de um segundo de Haller, mas não foi suficiente para destronar Haller. Pouco depois, surgia o golpe decisivo de Waerenskjold, que parou o cronómetro em 3:32m e estabelecia o melhor tempo do dia.

Watson esteve perto de estragar a festa ao norueguês, mas acabou por se contentar com o segundo posto, por escassos décimos de segundo. Wout van Aert não foi além do 5.º registo, a cerca de dois segundos e meio do líder. Brandon McNulty terminou a apenas cinco segundos, enquanto Florian Lipowitz perdeu mais de nove segundos. O último a partir, Jonathan Milan, não conseguiu ameaçar o topo da tabela, confirmando a vitória do especialista nórdico.

Com esta prestação, Waerenskjold veste a primeira camisola de líder da Volta à Alemanha, mostrando desde início a força da Uno-X Mobility numa prova que promete grandes duelos nos próximos dias.

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/soren-waerenskjold-vence-o-prologo-da-volta-a-alemanha-batendo-samuel-watson-wout-van-aert-a-um-passo-da-lideranca-da-corrida-na-1a-etapa

"Talvez eu volte aos desportos de inverno... Os Jogos Olímpicos de inverno?" Primoz Roglic deixa no ar a reforma e admite sonho olímpico”


Por: Miguel Marques

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

Primoz Roglic voltou a abordar abertamente o tema da reforma, admitindo que os pensamentos sobre o fim da carreira estão cada vez mais presentes e até sugerindo um eventual regresso às suas origens nos desportos de inverno. Em conversa na Profronde de Etten-Leur, nos Países Baixos, o esloveno reconheceu que o seu tempo no World Tour pode estar a chegar ao limite, com as prioridades familiares e novas ambições a ganharem espaço.

"Hoje em dia é uma questão de sobrevivência e, na minha idade, o dia em que vou parar está cada vez mais próximo", afirmou Roglic ao HLN. "Já não tenho 20 anos, por isso, naturalmente, olho para o meu futuro de forma diferente. Também quero fazer outras coisas na vida. Talvez voltar aos desportos de inverno, onde tudo começou para mim. Não, não é o salto de esqui - isso é passado. Mas os Jogos Olímpicos de inverno? Isso seria muito fixe, mesmo que por agora seja irrealista".

Antes de um grave acidente o ter obrigado a abandonar o salto de esqui, nos seus vinte e poucos anos, Roglic destacava-se como um talento promissor, tendo chegado ao segundo lugar no Campeonato do Mundo de Juniores. Essa experiência continua a marcar as suas reflexões sobre o futuro. Em tom descontraído, não descartou uma aventura olímpica insólita: fazer 40 anos e competir nos Jogos Olímpicos de 2030 nos Alpes franceses. "Envelhecer bem, como um bom vinho", brincou.

 

A família em primeiro plano

 

As declarações surgem numa fase em que Roglic optou por não defender o título na Volta a Espanha, decisão tomada para poder estar com a mulher e os dois filhos pequenos. "Já não posso estar em todo o lado", explicou. "Em casa, tenho uma mulher e dois filhos, que merecem a minha atenção. O ciclismo é a minha profissão, mas a minha família é tudo para mim. Acima de tudo, sou um marido e um pai amoroso e só depois um desportista".

O ciclista da Red Bull - BORA - Hansgrohe, atualmente com 35 anos, completou recentemente a Volta a França, onde terminou em oitavo lugar da classificação geral. Apesar de não ter lutado por vitórias em etapas, mostrou-se satisfeito com a consistência apresentada. "Apesar de nem sempre ter estado ao meu melhor nível, gostei verdadeiramente de chegar à terceira semana e de terminar a Volta", disse. Quanto a um regresso futuro ao Tour, não se comprometeu: "Levo as coisas dia após dia".

 

Um legado em aberto

 

Fica por esclarecer se Roglic vai cumprir até ao fim o contrato que o liga à Red Bull ou se optará por antecipar a despedida. O que é certo é que um dos mais condecorados corredores de etapas da última década começa a olhar para além da bicicleta, ponderando novos caminhos depois de uma carreira que o colocou entre os grandes nomes da modalidade.

Quando questionado sobre a motivação para continuar, respondeu com a habitual reserva: "Veremos". Pouco depois, deixou transparecer de forma mais clara a sua mentalidade atual: "Com a minha idade, o dia em que vou parar está a aproximar-se. Também quero fazer outras coisas na vida".

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/talvez-eu-volte-aos-desportos-de-inverno-os-jogos-olimpicos-de-inverno-primoz-roglic-deixa-no-ar-a-reforma-e-admite-sonho-olimpico

“Rui Oliveira em segundo lugar após primeira etapa do Renewi Tour”


Belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu ao sprint

 

Por: Lusa

Foto: DR

O ciclista português Rui Oliveira (UAE Emirates) ocupa a segunda posição do Renewi Tour, depois da primeira etapa, conquistada esta terça-feira ao sprint pelo belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step), em Breskens, na Bélgica.

Graças às bonificações conseguidas nos sprints intermédios, o campeão olímpico de madison, que esteve na fuga, formada após um corte no pelotão, terminou a primeira etapa na segunda posição da geral, a dois segundos de Merlier, e com menos um do que o belga Dries de Bondt (Decathlon AG2R La Mondiale).

No final dos 182,6 quilómetros entre Terneuzen e Breskens, Merlier impôs-se no sprint, em 3:40.05 horas, o mesmo tempo do belga Arnaud de Lie (Lotto) e do colombiano Juan Sebastián Molano (UAE Emirates), segundo e terceiro, respetivamente.

Já António Morgado (UAE Emirates) é 50.º classificado, a 10 segundos do líder.

A segunda etapa, igualmente num percurso de 172,7 quilómetros praticamente plano, liga Blankenberge a Ardooie.

Fonte: Record on-line

“VERÃO DE CICLISMO: TODA A AÇÃO DE LA VUELTA A ESPAÑA E MUNDIAIS DE ESTRADA PARA VER EM DIRETO NO EUROSPORT E NA HBO MAX”


Por: Vasco Simões

Foto: Eurosport

A La Vuelta a España, última Grande Volta da temporada, promete prender a atenção de milhões de fãs de ciclismo em toda a Europa, com a cobertura da Warner Bros. Discovery a arrancar já a 23 de agosto. As 21 etapas serão transmitidas em direto no Eurosport 1, garantindo mais de 75 horas de emissão ao longo das três semanas de competição. Paralelamente, cada etapa poderá também ser acompanhada em streaming, em direto e on-demand, na HBO Max*, com funcionalidades inovadoras como marcadores de momentos-chave, que colocam o espetador no centro da ação e permitem personalizar a experiência de visualização.

Para amplificar as histórias dos ciclistas e equipas que lutam pela camisola vermelha, as plataformas digitais e redes sociais locais do Eurosport oferecerão ainda reportagens diárias, artigos editoriais e conteúdos exclusivos dos bastidores, bem como resumos gratuitos em formato curto no YouTube.

Uma equipa de repórteres especializados acompanhará a corrida ao longo dos 3.151 quilómetros através de Espanha, Itália, Andorra e França, para revelar todos os ângulos da prova. Entre os nomes confirmados estão Anders Mielke, Andrea Berton, Thomas Bihel e Jip van den Bos, com o tricampeão da La Vuelta a España e lenda do ciclismo Alberto Contador a apresentar a cobertura em direto da etapa final em Madrid.

Esta cobertura no terreno será complementada por programas de análise em estúdio no Reino Unido (The Breakaway), Espanha (La Montonera) e França (Les Rois de le Pédale), enriquecendo a experiência para as audiências locais com ferramentas inovadoras de realidade aumentada, como túneis de vento virtuais e autocarros de equipa, que aproximam os fãs da ação.

Scott Young, EVP da WBD Sports Europe, afirmou: “Estamos a viver uma temporada incrível de Grandes Voltas e temos o privilégio de poder acompanhar mais três semanas de corridas épicas e imprevisíveis, com alguns dos atletas mais inspiradores do mundo.

“Contudo, este não é o capítulo final desta temporada monumental. Temos o maior conjunto de provas de classe mundial e uma abordagem de storytelling durante todo o ano. Apenas sete dias após a La Vuelta estaremos no Ruanda a cobrir uns históricos Campeonatos do Mundo de Estrada. Mal podemos esperar para ver que novas histórias serão escritas e prometemos levá-las à maior audiência possível, na nossa função de emissora pan-europeia e Casa do Ciclismo.”

A 90.ª edição da última Grande Volta do ano parte de Turim, em Itália, e termina em Madrid, Espanha, a 14 de setembro. O bicampeão do Tour de France e recente segundo classificado, Jonas Vingegaard (Dinamarca, Visma-Lease a Bike), surge como principal favorito a conquistar o seu primeiro título da La Vuelta, enfrentando a forte oposição da UAE Team Emirates XRG, que integra o jovem prodígio espanhol Juan Ayuso e o português João Almeida, ambos candidatos à cobiçada camisola vermelha.

A cobertura da WBD da La Vuelta a España antecede os Campeonatos do Mundo de Estrada da UCI, que terão lugar em África pela primeira vez em 98 anos de história. As primeiras corridas realizam-se em Kigali, Ruanda, a 21 de setembro, com o Eurosporte e a HBO Max a transmitir todas as provas masculinas e femininas, totalizando pelo menos 25 horas em direto em toda a Europa (excluindo a Dinamarca).

O tetracampeão do Tour de France Tadej Pogacar (Eslovénia) tentará defender o título de Campeão do Mundo de Estrada conquistado pela primeira vez no ano passado, enquanto Remco Evenepoel (Bélgica) procurará ultrapassar a desilusão do Tour de France para revalidar a icónica camisola arco-íris do Contrarrelógio. Entre as mulheres, a belga Lotte Kopecky é a atual Campeã do Mundo de Estrada, e a australiana Grace Brown competirá para manter o título de Contrarrelógio que conquistou em 2024 em Zurique, Suíça.

A WBD tem vindo a preparar o caminho para os Campeonatos do Mundo de Estrada de 2025 através do documentário original Cycling Africa – The Rise of African Pro Cycling. Disponível on-demand na HBO Max, o filme de 90 minutos inclui contributos exclusivos de figuras ligadas ao ciclismo africano, como Ashleigh Moolman-Pasio (África do Sul); Biniam Girmay (Eritreia); Chris Froome (Grã-Bretanha); Miria Nantume (Uganda) e o Presidente da UCI, David Lappartient, explorando de forma autêntica a ligação do continente ao ciclismo de elite. A segunda parte será lançada ainda este ano, após a conclusão dos Campeonatos do Mundo de Estrada.

Não perca um verdadeiro verão de ciclismo total no Eurosport e na HBO Max, com todas as emoções da La Vuelta a España, de 23 de agosto a 14 de setembro, e dos Campeonatos do Mundo de Estrada da UCI, de 21 a 28 de setembro, em direto. Duas competições decisivas que prometem espetáculo, emoção e a consagração dos melhores do mundo sobre duas rodas.

 

ETAPAS DA LA VUELTA A ESPAÑA

 

23 agosto – Etapa 1: Turim – Novara; 186,1 km (plana)

24 agosto – Etapa 2: Alba – Limone Piemonte; 159,6 km (montanha)

25 agosto – Etapa 3: San Maurizio Canavese – Ceres; 134,6 km (colinas)

26 agosto – Etapa 4: Susa – Voiron; 206,7 km (colinas)

27 agosto – Etapa 5: Figueres – Figueres; 24,1 km (CRE)

28 agosto – Etapa 6: Olot – Pal; 170,3 km (montanha)

29 agosto – Etapa 7: Andorra La Vella – Cerler; 188,0 km (montanha)

30 agosto – Etapa 8: Monzón Templario – Saragoça; 163,5 km (plana)

31 agosto – Etapa 9: Alfaro – Valdezcaray; 195,5 km (montanha)

 

1 setembro – Dia de descanso

 

2 setembro – Etapa 10: Sendaviva – Larra-Belagua; 175,3 km (colinas)

3 setembro – Etapa 11: Bilbau – Bilbau; 157,4 km (colinas)

4 setembro – Etapa 12: Laredo – Los Corrales del Buelna; 144,9 km (colinas)

5 setembro – Etapa 13: Cabezón de la Sal – L’Angliru; 202,7 km (montanha)

6 setembro – Etapa 14: Avilés – La Farrapona; 135,9 km (montanha)

7 setembro – Etapa 15: Vegadeo – Monforte de Lemos; 167,8 km (colinas)

 

8 setembro – Dia de descanso

 

9 setembro – Etapa 16: Poio – Castro de Herville; 167,9 km (colinas)

10 setembro – Etapa 17: O Barco de Valdeorras – El Morredero; 143,2 km (colinas)

11 setembro – Etapa 18: Valladolid – Valladolid; 27,2 km (CRI)

12 setembro – Etapa 19: Rueda – Guijuelo; 161,9 km (plana)

13 setembro – Etapa 20: Robledo de Chavela – Bola del Mundo; 155,6 km (montanha)

14 setembro – Etapa 21: Alalpardo – Madrid; 111,6 km (plana)

 

CALENDÁRIO DOS CAMPEONATOS DO MUNDO DE ESTRADA DA UCI 2025

 

21 setembro – Contrarrelógio individual elite mulheres e homens

22 setembro – Contrarrelógio individual sub-23 mulheres e homens

23 setembro – Contrarrelógio individual juniores mulheres e homens

24 setembro – Estafeta mista

25 setembro – Prova de estrada sub-23 mulheres

26 setembro – Prova de estrada juniores homens e sub-23 homens

27 setembro – Prova de estrada elite mulheres e juniores mulheres

28 setembro – Prova de estrada elite homens

*Atualmente, a HBO Max transmite desporto em direto em 35 mercados na Europa, prevendo-se o lançamento em novos mercados e a substituição do discovery+ na Áustria, Alemanha, Itália e Reino Unido no início de 2026 – sendo este último o futuro lar do streaming da TNT Sports.

Fonte: Eurosport

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com