quinta-feira, 16 de setembro de 2021

“Curso Inicial de Árbitros de Triatlo – Oeiras”


Estão abertas as inscrições para frequentar o Curso Inicial de Árbitros de Triatlo que decorrerá em Oeiras

 

A formação terá lugar no dia 02 de outubro de 2021, tendo como objetivo reforçar as equipas de arbitragem. O curso é ministrado pela Federação de Triatlo de Portugal em parceria com a Associação de Árbitros de Triatlo de Portugal (AATP).

Aconselha-se a levar roupa adequada à parte prática do curso (ténis, T-shirt/sweatshirt e calças/calções de banho)


Após a frequência do curso com aproveitamento, os formandos poderão iniciar a prática de árbitro/a estagiário/a em contexto de prova.

Inscreva-se aqui: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfH1e8eb2wU5xZrjSYGMurDxcnmYwGGCY6vNibCacgmhdlt-A/viewform

ou aceda ao QR code

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


“Ruben Guerreiro em décimo na Coppa Sabatini”


Corrida ganha por Michael Valgren, companheiro de equipa do ciclista português na Education First-Nippo

 

Por: Lusa

Foto: Facebook/Rúben Guerreiro

O dinamarquês Michael Valgren (Education First-Nippo) venceu esta quinta-feira a Coppa Sabatini, um dia depois do triunfo na Volta à Toscana, com Ruben Guerreiro, seu colega de equipa, em 10.º.

Valgren, de 29 anos, não vencia uma corrida desde 2018 e, em dois dias, bisou nesta série de corridas de um dia em Itália, triunfando agora ao cabo de 5:14.20 horas, necessárias para cumprir os 210,8 quilómetros com partida e chegada em Peccioli.

O triunfo foi ganho ao sprint ao italiano Sonny Colbrelli (Bahrain Victorious), a três segundos, enquanto o francês Mathieu Burgardeau (Total Energies) foi terceiro, a seis.

Rui Costa (UAE Emirates) não terminou a prova, enquanto o Guerreiro acabou a 1.31 minutos do colega de equipa, no primeiro top 10 desde a 15.ª etapa da Volta a França, que acabou no 18.º posto final.

Fonte: Record on-line

“Volta ao Luxemburgo: Sacha Modolo vence 3.ª etapa e João Almeida segue em segundo da geral”


Ciclista português continua a quatro segundos do líder Hirschi

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O italiano Sacha Modolo (Alpecin-Fenix) venceu esta quinta-feira ao 'sprint' a terceira etapa da Volta ao Luxemburgo em bicicleta, com João Almeida (Deceuninck-QuickStep) a seguir no segundo lugar da geral individual, atrás do suíço Marc Hirschi (UAE Emirates).

Modolo, de 34 anos, cumpriu os 189,3 quilómetros entre Mondorf-les-Bains e Mamer em 4:17.47 horas, batendo sobre a meta o francês Benoit Cosnefroy (AG2R), segundo, e o romeno Eduard-Michael Grosu (DELKO), terceiro.

Na geral, Almeida segue a quatro segundos de Hirschi, após cortar a meta em 20.º, com o mesmo tempo do vencedor, com o francês David Gaudu (Groupama-FDJ) em terceiro, a 19.

O português, que é líder dos pontos da prova, tem nova oportunidade de vencer, como na primeira etapa, no contrarrelógio da quarta e penúltima tirada, com 25,4 quilómetros em Dudelange.

Perante uma vantagem curta de Hirschi, o jovem luso tem não só a oportunidade de recuperar a camisola amarela, a um dia do fim, como de vencer a própria tirada.

Fonte: Record on-line

“10.º lugar para Miguel Tiago Silva na Taça do Mundo de Triatlo em Karlovy Vary 2021”


Top 10 para Miguel Tiago Silva na Taça do Mundo de Karlovy Vary, evento que decorreu no dia 12 de setembro de 2021

 

Realizou-se pela quinta vez consecutiva a Taça do Mundo de Karlovy Vary, República Checa, com o evento a assinalar o regresso do circuito mundial de Triatlo e o objetivo da conquista de pontos para o ranking internacional.

Dois triatletas nacionais alinharam à partida, Alexandre Nobre, que infelizmente sofreu uma queda no início do ciclismo não continuando em competição e Miguel Tiago Silva que na sua primeira Taça do Mundo alcançou o top 10 com o tempo de 01:54:42 e uma excelente prestação nos três segmentos.

O percurso incluiu duas voltas de natação que totalizaram 1500 metros, um desafiante percurso de ciclismo com sete voltas de 4,9km e uma corrida onde os triatletas tiveram que percorrer quatro voltas de 2,5km.

Miguel Tiago Silva realizou uma natação muito forte mantendo-se sempre na frente, saindo nos primeiros lugares juntamente com um grupo de mais três atletas.

«Arranquei forte na natação porque a primeira boia encontrava-se bastante perto da partida e eu sabia que imprimir um bom ritmo era muito importante para sair na frente. Depois mantive-me sempre na quarta posição, concentrado no percurso e focado para não ‘perder os pés’ dos triatletas», explica Miguel Tiago Silva.

O triatleta nacional conseguiu igualmente uma excelente prestação no ciclismo, mostrando a sua boa forma num percurso muito duro e técnico, trabalhando juntamente com mais três elementos (Takumi Hojo, do Japão, Márk Dévay, da Hungria e Alessio Crociani, de Itália) e mantendo-se na liderança da prova, alcançando uma vantagem de cerca de 40’’ no ciclismo para o numeroso grupo perseguidor.

«Fiz o ciclismo no grupo da frente com mais três atletas, tendo trabalhado com eles e optando por puxar na frente sempre que me sentia à vontade», afirmou o triatleta nacional, realçando o extraordinário apoio do público que gritava e batia nas grades na subida mais longa, proporcionando um ambiente incrível.

Num percurso duro realizado em paralelo e alcatrão pelas ruas de Karlovy Vary com muitas curvas e subidas, Miguel Tiago Silva manteve-se forte conseguindo passar a meta na 10.ª posição e a 1’1’’ do primeiro classificado.

«Foi uma corrida consistente, fiquei contente com a minha prestação e terminei dando tudo o que tinha. Estou muito feliz com a minha prova», conclui Miguel Tiago Silva.

Miguel Tiago Silva foi várias vezes referenciado nos comentários internacionais pela sua excelente prestação neste desafiante percurso, onde mostrou excelente condição física, atitude forte e estratégia adequada, fatores que lhe permitiram alcançar um excelente top10.

O vencedor foi o alemão Lasse Nygaard-Priester que, na sua segunda Taça do Mundo e com uma excelente corrida, subiu ao primeiro lugar do pódio com o tempo de 01:53:31. Grant Sheldon, da Grã-Bretanha, ocupou a segunda posição da prova fazendo a marca de 01:54:04 e o húgaro Csongor Lehmann classificou-se no terceiro lugar passando a meta com 01:54:11.

Próxima prova de Miguel Tiago Silva e de Alexandre Nobre será o Campeonato da Europa de Elites que decorrerá em Valência, no próximo dia 25 de setembro.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Camisola Arco-íris em jogo nos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada”


Portugal estará representado por 17 ciclistas. Rui Costa é a principal ausência da seleção lusa

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

De 19 a 26 de setembro, o Eurosport emite em direto toda a ação desta competição que se realiza na região da Flandres, Bélgica, e coroa os novos campeões.

Este domingo arranca mais uma edição dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada, uma das mais importantes competições da temporada, na região da Flandres, na Bélgica, e vai poder seguir toda a ação em direto no Eurosport.

Até dia 26 de setembro há muito para ver nas diferentes especialidades e categorias que vão coroar os novos campeões com a camisola arco-íris. Portugal estará representado por um total de 17 ciclistas.

Na equipa masculina de elite estarão João Almeida (Deceuninck-QuickStep), Nelson Oliveira (Movistar), Rafael Reis (Efapel), Ruben Guerreiro (Education First-Nippo), Rui Oliveira (UAE Emirates) e André Carvalho (Cofidis). Competem todos na prova de fundo no último dia. Para o contrarrelógio individual foram apenas escolhidos Nelson Oliveira e Rafael Reis.

Rui Costa (UAE Emirates) é o principal ausente da lista de selecionados. O campeão mundial de 2013 esclareceu que estará ausente dos Mundiais por opção, justificando a decisão com o facto de o traçado da prova de fundo não se adequar às suas características.

Quantos aos restantes selecionados, na prova feminina de elite estarão Maria Martins (Drops), campeã nacional de fundo, e Daniela Campos (Bizkaia Durango), com esta última a disputar o contrarrelógio, disciplina em que é também a número um nacional.

Fábio Costa (Efapel), Miguel Salgueiro (LA Alumínios) e Pedro Miguel Lopes (Kelly-Simoldes-UDO) estarão na prova sub-23 masculina, enquanto António Morgado e Gonçalo Tavares (Bairrada), estarão no contrarrelógio. Diogo Pinto (Academia Joaquim Agostinho/CYR/UDO) e Lucas Lopes (Póvoa de Varzim/CDC Navais) serão os representantes nos juniores.

Beatriz Roxo (Academia de Ciclismo de Paredes) junta-se a Sofia Gomes (Vesam/Blok/Vilanovense) nas juniores femininas para correr a prova de fundo.

Quem serão os novos campeões do mundo? Na edição de 2020 celebrada em Imola, Itália, Julian Alaphilippe e Anna van der Breggen conquistaram a camisola arco-íris.

Siga toda a ação dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estada, 19 a 26 de setembro, em direto, no Eurosport. Os comentários ficam a cargo da equipa composta por Luís Piçarra, Paulo Martins, Olivier Bonamici, Gonçalo Moreira e José Azevedo.

Para mais detalhes de programação consulte o site www.eurosport.pt

 Fonte: Discovery Networks

“Federação Portuguesa Ciclismo/Ciclismo protagonista na Semana Europeia da Mobilidade”


O ciclismo e a bicicleta, enquanto modo de transporte sustentável, são protagonistas nas iniciativas que assinalam a Semana Europeia da Mobilidade, em todo o país, entre 16 e 22 de setembro.

Em Vila Nova de Famalicão, a Federação Portuguesa de Ciclismo estará presente com uma gincana de iniciação, entre as 10h00 e as 18h00 do dia 18 de setembro. A iniciativa acontece na Praça 9 de Abril.

A Associação de Ciclismo da Beira Alta vai dinamizar, no concelho de Seia, várias visitas do programa "O Ciclismo Vai à Escola" aos estabelecimentos de ensino daquele município. As visitas acontecem entre 20 e 24 de setembro, prevendo-se que envolvam mais de 500 alunos.


Em Castelo Branco é a Associação de Ciclismo da Beira Interior que, em parceria com o município albicastrense, dinamiza duas iniciativas no dia 18. Entre as 10h00 e as 12h00, o Centro de Empresas Inovadoras recebe uma oficina sobre "conceitos técnicos da bicicleta, afinação e adaptação da bicicleta à sua utilização". No mesmo dia, entre as 14h00 e as 18h00, o Centro Cívico de Castelo Branco é o ponto de encontro para experimentar um simulador de ciclismo eletrónico para as crianças participarem numa gincana infantil.

A Federação Portuguesa de Ciclismo é parceira dos Transportes Metropolitanos de Lisboa na dinamização, nos dias 18 e 19 de setembro, da Volta à Área Metropolitana de Lisboa em Bicicleta. É uma iniciativa que propõe 18 itinerários a descobrir pelos ciclistas participantes, divididos em duas "etapas". Ou seja, no dia 18 os participantes são convidados a pedalar nos concelhos da


margem norte da Área Metropolitana, com todos os trajetos propostos a terminarem na Praça do Comércio, Lisboa. No dia 19 o território preferencial é o da margem sul, e os passeios terminam no Parque da Vila, Quinta do Conde, Sesimbra.

A gincana de iniciação da Federação Portuguesa de Ciclismo estará no dia 19 no Parque da Vila, animando o final dos passeios pela margem sul. 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo






Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com