domingo, 13 de novembro de 2022

“Portugueses em destaque na WTSC Bermuda”


Disputou-se no primeiro fim-de-semana de Novembro a penúltima etapa do World Triathlon Championship Series.

Os triatletas portugueses que disputaram esta prova estiveram em excelente nível, com o João Silva a classificar-se na 11º posição, o Vasco Vilaça na 13ª posição e o João Pereira a alcançar o 29º lugar.

O Campeonato do Mundo da presente temporada termina no final de Novembro com a finalíssima de Abu Dhabi.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Encontro Nacional Jovem de Triatlo com balanço muito positivo”


A Federação de Triatlo promoveu um Encontro Nacional Jovem de Triatlo que se realizou no fim-de-semana de 5 e 6 de Novembro em Salir do Porto. A organização do evento, que juntou cerca de 400 jovens triatletas, contou com o forte apoio da União das Freguesias de Tornada e Salir do Porto, do Município das Caldas da Rainha e do clube Os Pimpões Triatlo.

A Vila de Salir do Porto recebeu os jovens triatletas e deixou-os com excelentes memórias. Os dois dias que constituíram o Encontro Nacional Jovem de Triatlo foram repletos de atividades desportivas e lúdicas e tiveram como um dos pontos altos a entrega de prémios dos Campeonatos Regionais e Nacional.

A FTP agradece a presença de todos e o apoio concedido pelas entidades que apoiaram e organizaram o evento.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“A equipa de ciclismo do CRP Ribafria, Grupo Parapedra –Dinazoo – Riomagic, encontra-se preparada para a nova época”


Depois de uma época com alguma turbulência devido a quedas e lesões, mas que ainda assim se pode considerar muito positiva, a direção da equipa passou os últimos três meses, a redefinir entradas e saídas de atletas, delineando a época 2023.

A direção da equipa preparou a próxima época em sintonia e total concordância com a direção do CRP Ribafria, entre as quais existe um excelente entendimento e satisfação relativamente a época passada, e na continuidade da equipa.


A equipa para 2023 conta com o apoio de todos os seus sponsors da época passada, aos quais se juntaram novos apoios.

Não irá fazer parte da composição da equipa na próxima época, os atletas Rui Rodrigues, Gonçalo Filipe, Daniel Ferreira, Ricardo Gonçalves e Vitorino Pereira, aos quais a equipa deseja os maiores sucessos desportivos.

Na equipa para 2023, continuam, João Letras, Humberto Pereira, Jorge Marques, Jorge Letras, Hélder Pereira, Pedro Dias, Paulo Simões, João Camocho e Aníbal Santo aos quais se vão juntar cinco novos atletas, ficando a equipa composta na totalidade por 14 atletas.

A equipa continuará a competir de norte a sul do País em todas as provas federadas, tendo também como objetivo competir em algumas provas em Espanha. Alguns atletas, também vão marcar presença em alguns Granfondos, com o intuito de melhorar e testar a sua condição física.

A equipa prepara para dia 18 de dezembro, um treino de equipa, com saída e chegada a sede do CRP, aberto a todos os que sejam praticantes de ciclismo e queiram acompanhar a equipa, num treino em ritmo moderado, nos mesmos moldes que ocorreu na época passada.


A direção do CRP Ribafria e da equipa estão a trabalhar em conjunto, na tentativa de trazer o ciclismo de novo a Benedita, com a organização de uma prova federada.

A equipa tem em preparação um estágio de equipa em janeiro, e a primeira prova que a equipa participará será no dia 11 de fevereiro, na Figueira da Foz, intitulada de Champions Day.

A equipa para 2023 continuará com a mesma ambição e luta pelas vitórias.

Fonte: Equipa de Ciclismo – CRP Ribafria/Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic

“Taça de Portugal de Ciclocrosse Vila Real”


Márcio Barbosa e Joana Monteiro triunfam em Vila Real

 

Por: José

Márcio Barbosa (ABTF Betão-Feirense) e Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) venceram hoje, em Vila Real, a segunda prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse na categoria de elite.

A prova masculina de elite, última do programa desportivo desta manhã no Parque Corgo, ficou marcada pelo equilíbrio. Os quatro primeiros classificados colocaram-se todos dentro do mesmo minuto.

O primeiro a cruzar a meta acabaria por ser Márcio Barbosa, seguido por Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), a 11 segundos, e por Roberto Ferreira (Gulhabreu BTT, a 42 segundos. Depois de ter sido segundo em Melgaço, Márcio Barbosa passou a comandar a geral da Taça com o triunfo de hoje, embora em igualdade pontual com Mário Costa.

No setor feminino é que não houve novidades. A vencedora da corrida de Melgaço foi também a melhor em território transmontano. Joana Monteiro passou a meta na frente, encimando um pódio totalmente formado por ciclistas da Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde. A segunda, a 1m06s, foi Marta Branco, e a terceira, a 2m19s, foi Catarina Lopes.


Entre as camadas jovens, impuseram-se o sub-23 João Cruz (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), os juniores Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis), os cadetes Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact) e Margarida Vasconcelos (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde) e o juvenil Afonso Silva (Landeiro/KTM/Matias & Araújo/Frulact).

Já nos veteranos os melhores foram os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ana Barata, os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), o master 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e o master 60 Joaquim Pinto (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel).

A terceira prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse disputa-se em Santo Tirso, no dia 27 de novembro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de BMX Freestyle de Pombal”


Paulo Mendes coroado em Pombal

 

Por: José Carlos Gomes

Paulo Mendes sagrou-se, neste sábado, campeão nacional de BMX Frestyle, impondo-se, em Pombal, na categoria Pro +15 anos, o principal escalão em competição.

Um ano depois de esta disciplina estrear-se no programa dos Jogos Olímpicos, disputou-se o primeiro Campeonato Nacional sob a égide da Federação Portuguesa de Ciclismo. E o arranque foi um sucesso, com mais de 60 participantes na edição de estreia.

A categoria de maiores de 15 anos designada Pro +15 anos era a mais importante do programa e foi aquela que juntou mais participantes. O melhor de todos foi Paulo Mendes, que terminou as duas apresentações da final com 65,67 pontos.


A luta pelos restantes lugares de pódio foi muito apertada. Jean da Silva conseguiu a segunda posição, com 61,50 pontos, seguindo-se Diogo Santos, com 61,00 pontos.

Marco Jerónimo, com 47 pontos, foi o melhor na categoria Amador + 13 anos. Foi acompanhado no pódio por Afonso Cardoso, que somou 29 pontos, e por Igor Pereira, com 26,67.

Nos mais novos, os sub-23, destacou-se Francisco Fernandes, com 54 pontos. João Coito foi segundo, com 24 pontos, e Gonçalo Quaresma fechou o pódio, com 23,33.

Apesar de tratar-se do Campeonato Nacional, decidiu-se permitir a participação de ciclistas estrangeiros, embora sem atribuição de títulos. O melhor desta prova aberta foi Raymond Rudolf, com 77,67 pontos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com