sábado, 11 de junho de 2022

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados Francisco Morais lidera Metas Volantes e Gonçalo Amado (3º) e João Matias (5º) na disputa da etapa”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou hoje a sua prestação na 1ª Etapa do 42º Grande Prémio Abimota, com uma ligação de 184,9 quilómetros entre Leiria e Vouzela. Um dia positivo para a equipa que terminou com Francisco Morais no pódio como líder das Metas Volantes e no final Gonçalo Amado e João Matias estiveram na luta direta pela etapa em 3º e 5º lugares respetivamente.


Início de etapa bastante rápido, todo ele corrido maioritariamente em terreno plano. Nesta fase Francisco Morais conseguiu intrometer-se na fuga do dia de 5 elementos. Na Meta volante de Gala, Francisco Morais foi o mais rápido e conquistou 5 importantes pontos para esta classificação. Mais à frente, na Tocha o nosso corredor volataria a ser o mais rápido e assegurava desta forma, a sua presença no pódio final em Vouzela como o líder da Classificação das Metas Volantes.


No pelotão, toda a restante equipa seguia sempre bem colocada e com um corredor na frente não necessitava de trabalhar na frente do pelotão. A maior ascensão do dia em Alcofra acabou por não afetar a nossa equipa que passou com todos os elementos na frente e encontrávamo-nos em boa posição para discutir o sprint final em Vouzela. A equipa trabalhou muito bem na aproximação à meta final que deixou em muito boa posição Gonçalo Amado e João Matias que finalizaram em 3º e 5º lugares respetivamente.


Com o 3º lugar, Gonçalo Amado amealhou ainda alguns segundos de bonificação que o colocam na mesma posição na Classificação Geral. Coletivamente fechámos o dia também na 3ª posição.

Amanhã terá lugar a segunda e última etapa da 42.ª edição do GP Abimota. Esta será uma tirada de 173,9 quilómetros, com partida em Anadia e chegada em Águeda.


 

Classificação Etapa

Leiria - Vouzela: 184,9 Kms

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor), 4h34m00s

3.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 5.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt 37.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

50.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 43s 51.º Pedro Pinto (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 51s

52.º Ángel Sanchez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 52s

114.º Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 20m51s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados   








“W52 – FC Porto 1ª etapa do 42º GP Abimota”


Teve hoje lugar a primeira etapa do 42º Grande Prémio Abimota. Uma etapa com 184,9 quilómetros que ligaram Marrazes (Leiria) a Vouzela.

Neste Grande Prémio para além das habituais classificações das Metas Volantes e Prémios de Montanha, havia também os sprints para a Meta Autarquias e Meta Bolinhas.

Foram várias as tentativas de fuga, mas o pelotão nunca deu tempo às mesmas para vingarem.

Acabou por ser em pelotão compacto que se chegou a Vouzela.

Na chegada a discussão foi ao sprint, sendo o primeiro a cortar a linha de Meta Luís Mendonça (Glassdrive – Q8). José Gonçalves foi o primeiro elemento da equipa a cortar a linha de meta com o mesmo tempo do vencedor, mas devido a bonificações fica na Geral a 10 segundos da liderança da prova.


Amanhã corremos a segunda etapa com partida em Anadia (12h50) e chegada a Águeda (17h14)

 

Classificação Etapa

 

11º José Gonçalves -mt

18º João Rodrigues -mt

27º Amaro Antunes -mt

46º Jorge Magalhães +43s

47º Ricardo Mestre +43s

48º Joni Brandão +43s

71º Samuel Caldeira +11m02

 

Geral Individual após 1ª etapa

 

11º José Gonçalves +10s

18º João Rodrigues +10s

27º Amaro Antunes +10s

46º Jorge Magalhães +53s

47º Ricardo Mestre +53s

48º Joni Brandão +53s

72º Samuel Caldeira +11m12

 

Geral Equipas / Team General

 

6º W52 – FC Porto -mt

Fonte: Equipa W52 – FC Porto

“Vasco Vilaça foi quarto classificado em Leeds na segunda etapa do mundial”


João Silva alcançou o 11.º posto

 

Por: Lusa

Foto: Federação de Triatlo de Portugal

Vasco Vilaça foi este sábado quarto classificado na segunda etapa do mundial de triatlo, com o mesmo tempo do terceiro em Leeds, Inglaterra, e na qual João Silva foi 11.º.

Vilaça, vice-campeão do Mundo em 2020, concluiu os 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco de corrida em 53.38 minutos, a somente 20 segundos do vencedor, o neozelandês Hayden Wilde, que tinha sido segundo em Yokohama.

O êxito de Hayden foi consumado com 10 segundos de avanço para o francês Léo Bergere e os referidos 20 para Vilaça e Lasse Luhrs, que concluíram com o mesmo registo.

Em prova que conta também para apuramento olímpico, importante o 11.º lugar de João Silva, a 45 segundos do vencedor, enquanto Ricardo Batista foi 22.º entre os 48 que terminaram a prova, com 54,35, a 1.17 minutos.

No setor feminino, Melanie Santos foi 20.ª, em 1:00.48 horas, a 1.45 minutos da francesa Cassandre Beaugrand, que bateu as britânicas Geórgia Taylor-Brown, vencedora da primeira etapa, no Japão, e Sophie Coldwell por nove e 12 segundos, respetivamente.

Maria Tomé foi 38.ª entre as 53 que terminaram o desafio, a 3.10 da vencedora.

No domingo, entram em ação as estafetas mistas, igualmente olímpicas, com Portugal a estar representado por Ricardo Batista, Melanie Santos, João Silva e Maria Tomé. De 24 a 26 de junho vai decorrer a etapa de Montreal, no Canadá, na qual Portugal vai contar com somente dois atletas, Ricardo Batista e Melanie Santos, que receberam 'wild card' da organização depois do lapso federativo de inscrição de atletas na prova.

Em 14 de maio, em Yokohama, Japão, na estreia do mundial, ainda sem contar para o ranking olímpico, tinham-se destacado o sétimo lugar de Vasco Vilaça e o oitavo de Ricardo Batista.

Fonte: Record on-line

“Rúben Rodrigues (Bairrada) foi o vencedor da segunda etapa do 32.º Grande Prémio do Minho/Cachorrão”


Rúben Rodrigues (Bairrada) foi o vencedor da segunda etapa do 32.º Grande Prémio do Minho/Cachorrão, uma tirada de 86 quilómetros com partida e chegada a Azurém, Guimarães.

O vimaranense e campeão nacional de estrada de juniores em título cortou a meta ao fim de 2h22m38s de prova e levou ao rubro muitos dos adeptos que se encontraram na meta, que fizeram questão de aplaudir a vitória do homem da terra.

Se a etapa já era dura pelas duas contagens de montanha de primeira categoria, Gonça e Penha, a forte canícula que se fez sentir em Guimarães endureceu ainda mais o percorrido pelo concelho vimaranense, provocando alterações na classificação geral individual.

António Morgado (Bairrada), ao cortar a meta em segundo, guinda-se ao primeiro lugar da Geral Individual e veste a Camisola Amarela Arrecadações da Quintã.

A corrida começou animada e logo nos primeiros quilómetros outro ciclista da terra, Diogo Mendes (Póvoa Cycling Acadmey/CDC Navais) encetou a primeira fuga do dia, tendo sido acompanhado por Nuno Oliveira (Santa Maria Feira/Segmento D’Época/Reol) e por Felipe Chan (Suministros Zadorra/Hegotarrak).

O grupo andou algum tempo na frente e chegou a ter de um minuto de vantagem para o pelotão. No entanto, o Bairrada atacou por volta do km 38 através de Rúben Rodrigues, António Morgado, Daniel Lima e Gonçalo Tavares e não só alcançou o trio da frente como rapidamente assumiu o controlo da corrida, sendo seguido de perto por Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) e o ciclista espanhol Felipe Chan (Suministros Zadorra/Hegotarrak).


A abordagem à primeira contagem de montanha do dia alongou o pelotão, que se iria fracionar em diversos grupetos.

O descanso proporcionado pela descida até São Torcato e Aldão foi enganador. O pelotão abordou logo a segunda contagem de montanha do dia, a Montanha da Penha, onde o quarteto do Bairrada passou com uma vantagem muito dilatada sobre o pelotão. A passagem em primeiro lugar permitiu a Gonçalo Bandeira consolidar a liderança da Camisola Azul “Auto Terror Premium Automotive”.

No alto da Montanha da Penha, Ruben Rodrigues tinha descolado dos colegas. Aproveitou bem a descida e a descompressão dos restantes elementos da fuga, para entrar no grupo e ganhar um novo alento para a parte final da etapa, cortando a linha de meta “escoltado” pelos colegas de equipa.

Rúben Rodrigues vence a etapa, António Morgado assume a liderança da Classificação Geral Individual e a Geral de Pontos e Gonçalo Tavares vence a Geral da Montanha, sagrando-se já o virtual vencedor da Camisola Azul.

Tiago Santos (Alcobaça C.C./Crédito Agrícola), que ocupa o quinto na geral, é o melhor júnior de primeiro ano.

Já o ciclista da Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact, Noah Campos, que ocupa o sexto lugar da geral, é o melhor atleta das equipas do Minho e continua assim a envergar a Camisola Branca.

 

Ruben Rodrigues (Bairrada) vencedor da etapa

 

Rúben Rodrigues (Bairrada) era um ciclista feliz no final da etapa. O vimaranense venceu a segunda tirada, aquela que passou exatamente pelas estradas onde costuma treinar diariamente… “Foi uma vitória muito que saborosa”, disse, adiantando que “foi uma etapa muito dura mesmo e com este calor saiu ainda endurecida e soube muito bem ganhar pela dureza e por ser em casa”.


“Tínhamos duas contagens de montanha, que eu estou familiarizado com elas, treino bastante vezes lá, mas a dureza da etapa nem foi tanto nas contagens, mas sim no sobe desce constante antes e depois da montanha e isso tornou a etapa bastante dura”.

O campeão nacional fez questão de “agradecer a todos os que vieram à rua neste dia complicado de calor apoiar os ciclistas e a apoiar-me mim. É um orgulho enorme estar na posição em que estou e poder vencer em Guimarães, nas ruas que estou habituado a passar. É um sentimento indescritível”.

 

António Morgado (Bairrada) novo Camisola Amarela Arrecadações da Quintã

 

“Estamos felizes” foi assim que António Morgado, ciclista do Bairrada, começou por abordar a conquista da Camisola Amarela Arrecadações da Quintã.

Afirmando que “foi uma etapa dura pelo calor e pelas subidas longas”, António Morgado referiu que “não contava com esta vitória. Vim ao Grande Prémio do Minho para desfrutar e tirar um pouco de pressão das corridas que tenho tido e que têm sido muito tensas e as que se avizinham também vão ser. Por isso, vim aqui sem pressão e para desfrutar com os meus amigos. Não era o objetivo vestir a Amarela, a ideia era o Lima manter a camisola, mas amanhã já se retifica”.

Sobre a última etapa o ciclista do Bairrada afirmou que “vamos tentar não cair, o objetivo é esse e desfrutar”.

 

José Castro Antunes, presidente da Junta de Freguesia de Guimarães

 

José Castro Antunes, Presidente da Junta de Freguesia de Azurém, mostrou-se bastante satisfeita com a forma como decorreu a segunda etapa do GP Minho…

“Antes de mais quero dar os parabéns à Associação de Ciclismo do Minho, fez um excelente trabalho e agradecer o convite que fez à Junta de Freguesia de Azurém no sentido de apoiar a segunda etapa deste GP Minho”.

O autarca vimaranense mostrou-se ainda “maravilhado” pois “nunca tinha participado numa etapa dentro de um carro e foi qualquer coisa espetacular” e adiantou: “o bichinho ficou cá dentro e já disse que podem contar com a Junta de Azurém nos próximos anos”.

“A adrenalina que uma prova como esta causa é fora do comum, incomensurável”, referiu José Castro Antunes, “mais a mais quando estamos a trabalhar com os escalões de formação, a trabalhar com futuras referências do ciclismo e que é muito importante. É destas provas que precisamos para incentivar os jovens a praticar desporto, neste caso o ciclismo”.

O presidente da Junta de Freguesia de Azurém mostrou-se ainda “comovido e orgulhoso por ver um vimaranense a ganhar esta etapa. Eu entreguei-lhe a camisola e senti um orgulho muito grande por ter vencido na sua terra, que é a nossa, Guimarães”.

 

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães

 

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, foi um espetador atento desta segunda etapa do Grande Prémio do Minho.

O autarca acompanhou todo o percurso da prova, percorrendo as estradas de Guimarães por onde passou o pelotão de juniores, e sentido a emoção e o esforço dos atletas.

Domingos Bragança considerou que “é muito importante para Guimarães receber uma etapa deste Grande Prémio do Minho. Eu tive a possibilidade de fazer todo o percurso ao lado do diretor da ACM e para além de ser uma beleza, percorrer as nossas freguesias e ver o todo este concelho que é bastante bonito, percebi também todo o esforço dos atletas e da sua paixão pelo ciclismo”.

O autarca lembrou que “o ciclismo é um desporto cada vez mais importante tanto na sua componente desportiva e competitiva, como de lazer e turismo. É uma modalidade que projeta as nossas regiões, as nossas cidades e territórios, não só pelas pessoas que nos visitam para acompanhar os jovens, mas também e cada vez mais a novas tecnologias levam a todo o mundo a imagem destas regiões”.

Domingos Bragança referiu que “a Associação de Ciclismo do Minho tem feito um trabalho excecional e é importante que além dos nossos ciclistas de Guimarães, nós pudéssemos alavancar ainda mais esta modalidade através dos clubes, porque é uma modalidade que tem muito futuro”.

Teve um sabor especial o facto de a etapa ser ganha por um vimaranense? “Tem um sabor muito especial. O Rúben é um ciclista especial, é um campeão e é muito bom ter um campeão de Guimarães pelo valor que ele tem e pelo entusiasmo que projeta. É um orgulho para nós ter um campeão e vê-lo ganhar aqui esta etapa”.

 

Colorido diferente com o Circuito de Santo António de Amares

 

Amares, no dia 12 de junho, consagrará os vencedores do 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão em pleno contexto das Festas d´Amares. Incluída no tradicional Circuito de Santo António de Amares, a terceira e última etapa será a mais longa (123,6 quilómetros) e integra dois Prémios de Montanha de 1.ª Categoria (ambas na passagem pelo Santuário de Nossa Senhora da Abadia) e três metas volantes (duas em Rendufe e uma em Amares, na passagem pela meta).

“Abraçamos este novo projeto com grande entusiasmo e uma grande força. Penso que é um desafio importante para nós e, ao mesmo tempo, Amares e o Circuito de Santo António vão dar um colorido diferente a este Grande Prémio do Minho / Cachorrão”, afirmou Manuel Moreira, presidente da Câmara Municipal de Amares, realçando “os laços que ligam o Circuito de Santo António, uma das provas de ciclismo mais antigas do país, a uma prova tão importante e com tanta tradição na nossa área geográfica como é o Grande Prémio do Minho”.

O 32.º Grande Prémio do Minho / Cachorrão, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho em parceria com a Federação Portuguesa de Ciclismo, conta com o apoio do Município de Amares, Freguesias de Oliveira Santa Maria, Azurém e das localidades que integram o percurso das etapas, Cachorrão Restaurantes, Arrecadações da Quintã (Camisola Amarela), POPP Design (Camisola Verde), Auto Terror - Premium Automotive (Camisola Azul), Cision (Camisola Laranja), Força Minho (Camisola Branca), Águas do Caramulo, João & Feliciano, SA, Fermir, Pneus Abreu, Irmandade da Penha, Guimarpeixe, Jopedois, Navega Rías Baixas, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia e revista Ciclismo a Fundo.

 

 

3ª etapa - Domingo, 12 de junho de 2022

Circuito de Santo António de Amares - 123,6 kms

Partida: 11h58 - Escola EB 2,3 de Amares (Cerdeirinhas - Ferreiros, Amares)

Chegada: 15h15 - Praça do Comércio (Amares)

 

Metas Prémio da Montanha

 

Santuário NS Abadia (1ª categoria) - Km 16,7 (melhor horário: 12h26) - MM Auto Terror

Santuário NS Abadia (1ª categoria) - Km 78,5 (melhor horário: 14h03) - MM Auto Terror

 

Metas Volantes

 

Rendufe - Km 57,8 (melhor horário: 13h31) - MV Junta de Freguesia de Rendufe

Amares (passagem pela meta) - Km 61,8 (melhor horário: 13h37) - MV Município de Amares

Rendufe - Km 119,6 (melhor horário: 15h08) - MV Junta de Freguesia de Rendufe

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Luís Mendonça inaugura Grande Prémio Abimota com vitória em Vouzela”


Fotos: João Fonseca Photographer

Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, venceu hoje a 1.ª Etapa da 42.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA, numa chegada ao sprint em Vouzela, após 184,9 km que partiram de Leiria. O corredor de Paredes sai amanhã de Camisola Amarela para a etapa que fecha a competição, numa chegada com um sabor especial, em Águeda, cidade que acolhe a meta e a sede da estrutura.

Num percurso maioritariamente plano, as movimentações no pelotão foram várias e estiveram presentes ao longo da maior parte da tirada. Os ataques que foram sucedendo foram sempre aniquilados por um pelotão atento, que acabaria por chegar compacto à meta, terminando com um final ao sprint. Luís Mendonça repetiu o feito da semana passada, quando venceu em Lordelo a 2.ª Etapa do Troféu Ribeiro da Silva.


O corredor parte amanhã para a última etapa de Camisola Amarela vestida, símbolo da liderança da Classificação Geral, com 4 segundos de vantagem sobre o 2.º classificado e a 6 segundos do 3.º, sendo também líder da Classificação Geral por Pontos.

“No último quilómetro a Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados impôs um ritmo fortíssimo. Mas na entrada para a última curva, ‘entrei’ na roda do João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e dei tudo! No ciclismo há fases em que nada sai e há outras em que tudo corre bem. Hoje quero dedicar esta vitória, na etapa, a dois heróis: o meu colega de equipa Afonso Eulálio, que tanto fez por mim durante toda etapa e ao nosso Chefe Carlos Pereira, que tanto tem dado ao ciclismo nacional”, declarou Luís Mendonça.


O diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor, Rúben Pereira, disse que esta foi uma vitória muito importante para toda a equipa: “Estamos a atravessar um bom momento enquanto equipa, as coisas estão a correr-nos bem. Está de parabéns todo o grupo pelo bom trabalho que fizemos e que o Luís Mendonça rematou da melhor forma. É uma vitória que dedicamos a todos os nossos adeptos e patrocinadores”.

Amanhã a 2.ª Etapa conta 173,9 km, que vão ligar Anadia a Águeda. A partida será às 12H50 do Complexo Desportivo de Anadia. As subidas de Sever do Vouga e Talhadas, esta última a 20,6 km da chegada, serão momentos decisivos da tirada, com a meta na Avenida 25 de Abril, onde se prevê a chegada cerca das 17H15.


 

Classificações.

42.º Grande Prémio Abimota

1.ª Etapa: Leiria – Vouzela » 184,9 km

 

Classificação individual na 1ª etapa

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 04h34m00s

2.º Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista), mt

3.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

6.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

45.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 43s

49.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

53.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m36s

79.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 11m02s

116.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 20m51s

 

Classificação geral individual camisola amarela após 1ª etapa

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 04h33m50s

2.º Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 04s

3.º Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 06s

6.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 0 10s

45.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 53s

49.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

53.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m46s

79.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 11m12s

116.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 21m01s

 

Classificação geral equipas

 

1.ª Rádio Popular-Paredes-Boavista, 13h42m00s

11.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, a 43s

 

Classificação geral pontos camisola verde

 

1.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 25 Pontos

6.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 10 Pontos

 

Classificação geral montanha camisola azul

 

1.º Alberto Gallego (Rádio popular-Paredes-Boavista), 10 Pontos

5.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 4 Pontos

7.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Triatleta João Pereira vence Taça da Europa de Coimbra”


Atleta português completou a prova em 50.23 minutos

 

Por: Lusa

Foto: Federação de Triatlo de Portugal

O português João Pereira venceu este sábado a Taça da Europa de Coimbra de triatlo sprint, superiorizando-se por poucos segundos ao francês Boris Pierre e ao britânico Samuel Dickinson.

O atleta olímpico luso completou a prova de 750 metros de natação, 18,75 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de corrida com o tempo de 50.23 minutos, menos quatro segundos do que Boris Pierre, segundo, e menos 11 que Samuel Dickinson, terceiro.

Na mesma prova, André Dias terminou no 10.º lugar, enquanto Miguel Tiago Silva foi 12.º, João Mansos 14.º, Tiago Fonseca 20.º, Gonçalo Oliveira 29.º e Pedro Gaspar 48.º.

Já a prova feminina foi ganha pela francesa Mathilde Gautier, com o tempo de 55.45 minutos, com a norte-americana Lydia Russell em segundo e a espanhola Sofia Mauri em terceiro.

Entre as portuguesas em prova, Inês Rico foi a melhor, na 23.ª posição, com Helena Carvalho em 25.º, Madalena Almeida em 31.º, Ana Ramos em 32.º, Inês Oliveira em 40.º e Mariana Vargem em 42.º.

Fonte: Record on-line

“Carlos Verona ganha no Dauphiné enquanto Primoz Roglic ataca e é o novo líder”


O melhor português Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) foi 12.º, a 1.13 minutos, subindo seis lugares, para 15.º

 

Por: Lusa

Foto: Critérium du Dauphiné Facebook

O ciclista espanhol Carlos Verona (Movistar) venceu este sábado, isolado, a sétima etapa do Critério Dauphiné, na qual o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), segundo, conquistou a camisola amarela.

Com a competição a entrar, finalmente, na alta montanha, nos Alpes, Roglic mostrou o seu poderio quando atacou a um quilómetro e meio da meta, deixando os seus principais rivais para trás, só não indo a tempo para apanhar o fugitivo Verona, que se revelou muito combativo a segurar o êxito, o seu primeiro enquanto profissional, aos 29 anos.

Os 134,8 quilómetros entre Saint-Chaffrey e Vaujany foram cumpridos por Carlos Verona em 3:53.35, deixando Roglic a 13 segundos e o dinamarquês Jonas Vingegaard, também da Jumbo-Visma), a 25, desempenho que lhe valeu a subida a segundo da geral. "É incrível. Sou profissional há 12 anos, acho que sempre estive em um bom nível e melhorando, mas faltava a vitória. Já estive perto várias vezes e agora, em fuga, disse a mim mesmo 'tem que ser hoje'. Sofri, sofri, sofri... ", reconheceu Carlos Verona, que já viu o azar retirar-lhe alguns triunfos e ainda pensou que Roglic passaria por ele nos metros finais "como um avião".

Roglic, que era terceiro, comanda agora com 44 segundos de vantagem para o colega Vingegaard e 1.24 para o australiano Ben O'Connor (AG2R), quarto na tirada e que subiu nove posições.

O melhor português Ruben Guerreiro (EF Education-EasyPost) foi 12.º, a 1.13 minutos, subindo seis lugares, para 15.º, a 2.49 minutos. Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi 129.º, a 22.58, baixando três posições, para 109.º, a 43.06 minutos.

No domingo, decorrem os últimos 138,8 quilómetros, entre Saint-Alban-Leysse e o Plateau de Salaison, com chegada em montanha.

Fonte: Record on-line

“Seleção Nacional/Seleção nacional feminina compete no III Trofeo Valladolid Rosa Bravo”


Por: Ana Nunes

Disputaram-se hoje as provas de cadetes e juniores do III Trofeo Valladolid Rosa Bravo, uma prova da Taça de Espanha, destinada a ciclistas femininas. A seleção nacional marcou presença em ambas as provas, sendo que a atleta mais bem classificada foi Beatriz Bota, com um nono lugar, na categoria de cadetes.

A seleção nacional feminina de estrada marcou hoje presença no III Trofeo Valladolid Rosa Bravo, uma prova da Taça de Espanha que decorre durante este fim de semana. Hoje, dia 11 de junho, foi dia de as categorias de cadetes e juniores entrarem em competição.

A primeira prova foi a das cadetes onde a seleção nacional esteve representada por quatro atletas. O percurso ondulado de 57 quilómetros teve o calor extremo como dificuldade acrescida, visto que a temperatura rondava os 40 graus. A vitória ficaria para a espanhola Paula Ostiz (Lacturale Ermitagaña), que cortou a meda isolada, completando a prova em 1h43m32s.

Beatriz Bota chegou no grupo seguinte, tendo sido a melhor portuguesa em prova, ao terminar ainda dentro do top 10, na nona posição, a 4m44s da vencedora. Raquel Dias foi 16.ª, a 4m58s, Daniela Simão foi 20.ª, a 5m03s, e Ana Rita Marques foi 37.ª, a 5m28s.


A corrida de juniores teve igualmente grandes dificuldades devido ao calor, que acabou por mudar todo o rumo da prova. Devido à temperatura extrema, várias atletas tiveram de abandonar e ser assistidas, o que levou a que a prova tivesse de estar neutralizada durante grande parte do percurso. Todas as corredoras portuguesas terminaram a prova, com Mariana Líbano e Íris Chagas a chegarem no primeiro grupo, em 14.º e 15.º, respetivamente, com o mesmo tempo da vencedora, Lucia Ruiz (Rio Miera-Meruelo-Cantabria Deporte). Margarida Teodósio foi 38.ª, a 16 segundos, e Laura Simão fechou no 47.º lugar, a 28 segundos.

O selecionador nacional de estrada, no setor feminino, José Luís Algarra, sublinhou as condições adversas em ambas as corridas, que dificultaram o trabalho das atletas.

“A corrida de cadetes foi muito exigente, com muito sobe e desce, o que implica uma permanente mudança de ritmo. A temperatura era extrema, o que acabou por trazer um problema adjacente: a desidratação. Tendo em conta estas condições, foi um resultado muito bom para Portugal, pois conseguimos colocar uma atleta entre as 10 primeiras. As atletas juniores tiveram também de enfrentar o calor e ainda vento muito forte, que foi provocando abanicos. Após 30 quilómetros, a corrida teve de ser neutralizada, pois várias atletas tiveram de ser assistidas devido ao calor, levando a que as ambulâncias e os médicos tivessem de as acompanhar e sair da prova. A neutralização durou até aos 10 quilómetros finais, o que levou a que não conseguíssemos disputar a corrida e ter uma imagem clara do resultado que poderíamos ter tido noutras circunstâncias”, explicou José Luís Algarra.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Rui Oliveira alcança 21.º lugar na clássica belga Dwars door het Hageland”


Prova ganha pelo holandês Oscar Riesebeek (Alpecin-Fenix)

 

Por: Lusa

Foto: UAE Team Emirates

O ciclista Rui Oliveira (UAE-Emirates) foi este sábado 21.º classificado na Dwars door het Hageland, clássica belga ganha pelo holandês Oscar Riesebeek (Alpecin-Fenix).

Rui Oliveira ficou a 22 segundos de Riesebeek, que concluiu os 177 quilómetros entre Asrschot e Diest em 4:06.59 horas, batendo ao sprint o seu colega de equipa, o belga Gianni Vermeersch, por um segundo, e o francês Florian Sénéchal (Quick-Step) por três.

Ao contrário do previsto, André Carvalho (Cofidis) não participou na prova concluída por somente 54 ciclistas, tendo 64 abandonado.

Fonte: Record on-line

“Chris Froome abandona Critério Dauphiné devido a doença”


Ciclista britânico não se estava a "sentir bem já há dois dias"

 

Por: Lusa

Foto:  AFP

O ciclista britânico Chris Froome (Israel Start-Premier Tech) abandonou este sábado o Critério Dauphiné devido a doença, antes da partida da sétima etapa entre Saint-Chaffrey e Vaujany, anunciou a equipa.

"O Chris não se está a sentir bem já há dois dias. Aconselhada pela equipa médica, a equipa decidiu que é melhor que descanse de modo que se recupere o mais rápido possível", anunciou a Israel Start-Premier Tech.

Froome, que venceu quatro vezes a Volta a França, duas a Volta a Espanha e uma Volta a Itália, afirmou que estava dececionado por abandonar a prova.

"Estava impaciente para competir nas duas últimas etapas do Dauphiné, mas não me sinto 100 %. É dececionante deixar a corrida antes do final, mas estou a fazer bons progressos e não me quero atrasar neste momento importante da temporada", explicou o ciclista.

O britânico, que venceu o Critério Dauphiné por três vezes, tem procurado recuperar a competitividade nos últimos anos, depois de uma grave queda em 2019. A presença de Froome na Volta a França deste ano ainda não está confirmada.

Froome estava já a mais de 11 minutos do belga Wout van Aert (Jumbo-Visma), que lidera a prova.

Fonte: Record on-line

“Grande Prémio do Minho 2ª etapa”


Rúben Rodrigues vence em casa na segunda etapa do GP do Minho

 

Por: Ana Nunes

A equipa da Bairrada tornou a dominar nesta segunda etapa do Grade Prémio do Minho, que se disputou em Azurém. O vimaranense Rubén Rodrigues (Bairrada) foi o primeiro a cortar a meta, celebrando a vitória perante o público da sua terra.v

A primeira fuga do dia tardou a surgir, estabelecendo-se apenas quando já tinham sido percorridos 30 dos 86 quilómetros desta segunda etapa do Grande Prémio do Minho. Este grupo era composto por três corredores, entre eles Diogo Mendes (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais), Nuno Oliveira (Santa Maria da Feira/Segmento D’Época/Reol) e Felipe Chan (Suministros Zadorra/Hegotarrak).

Este trio acabou por não ser bem-sucedido, pois a equipa da Bairrada viria pouco depois a lançar-se ao ataque, colocando quatro atletas neste grupo da frente. Entre eles estavam António Morgado, Rúben Rodrigues, Daniel Lima e Gonçalo Tavares.

O primeiro prémio de montanha da etapa, colocado ao quilómetro 50, em Gonça, acabaria por fazer estragos, partindo o pelotão em pequenos grupos e enfraquecendo o trio que integrou a fuga inicial. Estes três corredores acabariam por perder o contacto com a frente da corrida, juntamente com Rúben Rodrigues, que descolou no início da subida da Pena, o segundo prémio de montanha de primeira categoria.

Na frente seguiam António Morgado, Gonçalo Tavares e Daniel Lima, com Rúben Rodrigues a conseguir recolar na descida, a menos de 20 quilómetros do final da etapa. Os quatro seguiram juntos até à meta, com o atleta da casa, Rúben Rodrigues, a vencer após 2h22m38s. António Morgado, Daniel Lima e Gonçalo Tavares chegaram com o mesmo tempo, ocupando o segundo, terceiro e quarto lugares, respetivamente. O primeiro corredor a chegar depois do grupo da Bairrada foi Noah Campos (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), a 6m03s.

António Morgado é quem veste agora a camisola amarela, com o mesmo tempo dos colegas de equipa Daniel Lima e Gonçalo Tavares. Com este resultado dominador, a Bairrada ocupa a primeira posição na classificação geral por equipas. Gonçalo Tavares é líder da montanha, António Morgado é líder da classificação por pontos e Tiago Santos (Alcobaça C.C./Crédito Agrícola), quinto na geral, é o melhor júnior de primeiro ano, a 14m36s do líder. Noah Campos lidera a geral de melhor atleta ACM (Associação de Ciclismo do Minho).

Amanhã irá disputar-se a terceira e última etapa do Grande Prémio do Minho, no Circuito de Santo António de Amares, que terá um total de 123,6 quilómetros. Os corredores terão, uma vez mais, de enfrentar dois prémios de montanha de primeira categoria, em Nossa Senhora da Abadia, onde farão uma dupla passagem.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Luís Mendonça entra a vencer no GP Abimota”


A primeira etapa do Grande Prémio Abimota, com chegada em Vouzela, decidiu-se ao sprint, com a vitória a ficar para Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor). Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) completaram o pódio em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

A 42.ª edição do Grande Prémio Abimota saiu de Leiria em direção a Vouzela, num percurso de 184,9 quilómetros, maioritariamente plano. As movimentações no pelotão estiveram presentes ao longo da maior parte da etapa, com vários corredores a tentarem escapar para formar uma fuga.

Apesar das tentativas, por parte de vários corredores ao longo da etapa, como foi o caso de Tiago Machado (Rádio Popular-Paredes-Boavista), João Macedo (L.A.Alumínios-Credrbom-MarcosCar) e André Rodrigues (Santa Maria da Feira/Segmento D'Época/Reol), que chegaram a ganhar alguma vantagem para o pelotão, este conseguiu sempre anular todos os ataques.

O pelotão acabaria por chegar compacto à meta, proporcionando aos espectadores presentes um final ao sprint. Luís Mendonça repetiu o feito da semana passada, tornando a vencer, desta vez no GP Abimota, em Vouzela. Seguiram-se Daniel Freitas (Rádio-Popular-Boavista) e Gonçalo Amado (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Com este resultado, Luís Mendonça lidera a classificação geral, com quatro segundos de vantagem sobre Daniel Freitas, e seis segundos para Gonçalo Amado, sendo também líder da classificação geral por pontos. Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) é líder da geral das metas volantes, Alberto Gallego (Rádio popular-Paredes-Boavista) lidera a montanha, Steven Bayona (Previley Maglia Coforma Bembibre) a geral da juventude, César Martingil (Rádio Popular-Paredes-Boavista) a geral xadrez, Diogo Narciso (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar) a geral de metas bolinhas e Juan Muñoz (JV Perfis Windmob) é o melhor corredor entre as equipas de clube. A Rádio Popular-Paredes-Boavista lidera a classificação geral por equipas.

Amanhã terá lugar a segunda e última etapa da 42.ª edição do GP Abimota. Esta será uma tirada de 173,9 quilómetros, com partida em Anadia e chegada em Águeda.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com