quinta-feira, 7 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Olav Kooij vence quinta etapa e Luke Plapp mantém liderança do Paris-Nice”


Na sexta-feira corre-se a sexta etapa, entre Sisteron e La Colle-sur-Loup, num percurso de 198,2 quilómetros, com cinco contagens de montanha (quatro de segunda categoria e uma de terceira)

 

Por: Lusa

Foto: AFP or licensors

O neerlandês Olav Kooij (Visma-Lease a bike) venceu hoje ao sprint a quinta etapa do Paris-Nice em bicicleta, com o australiano Luke Plapp (Jayco AlUla) a manter a liderança da corrida francesa.

Kooij foi o mais rápido na chegada a Sisteron, 193,5 quilómetros depois da partida em Saint-Sauveur-de-Montagut, e triunfou em 4:23.44 horas, o mesmo tempo do dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek) e do alemão Pascal Akermann (Israel-Premier Tech), segundo e terceiro, respetivamente.

Na geral, Luke Plapp manteve a liderança conseguida na véspera, com 13 segundos de avanço sobre o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain-Victorius), 27 sobre o norte-americano Brandon McNulty (UAE Emirates) e 29 sobre o português João Almeida (UAE Emirates), que hoje chegou integrado no pelotão, na 79.ª posição.

Ruben Guerreiro (Movistar) foi 24.º na etapa, também com o mesmo tempo do vencedor, e mantém o 25.º lugar na geral, a 4.23 minutos de Plapp.

Na sexta-feira corre-se a sexta etapa, entre Sisteron e La Colle-sur-Loup, num percurso de 198,2 quilómetros, com cinco contagens de montanha (quatro de segunda categoria e uma de terceira).

Fonte: Sapo on-line

“Jonathan Milan vence a quarta etapa e é o novo líder do Tirreno-Adriático”


O italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek) subiu hoje à liderança do Tirreno-Adriático em bicicleta, depois de ter triunfado ao sprint na quarta etapa da corrida italiana

 

Por: Lusa

Foto: Photo by Luca Bettini / AFP or licensors

O italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek) subiu hoje à liderança do Tirreno-Adriático em bicicleta, depois de ter triunfado ao sprint na quarta etapa da corrida italiana.

No final dos 207 quilómetros entre Arrone e Giulianova, Milan venceu em 4:56.44 horas, o mesmo tempo do belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) e do neozelandês Corbin Strong (Israel-Premier Tech), segundo e terceiro, respetivamente.

Graças aos 10 segundos de bonificação pela vitória, Milan subiu à liderança, com quatro segundos de avanço sobre o espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates) e 18 sobre o francês Kévin Vauquelin (Arkéa-B&B Hotels).

O português Nelson Oliveira (Movistar) manteve a 15.ª posição da geral, a 31 segundos da liderança, depois de ter cortado a meta integrado no pelotão, com o mesmo tempo de Milan, no 45.º posto.

Na sexta-feira, corre-se a quinta etapa, entre Torricella Sicura e Valle Castellana (144 quilómetros), num percurso com uma contagem de montanha de categoria especial a menos de 25 quilómetros da meta.

Fonte: Sapo on-line

“Anunciam controlo antidoping e 130 ciclistas abandonam prova em Espanha”


Apenas 52 corredores chegaram à meta

 

Por: Isabel Dantas

O anúncio da presença de uma brigada de controlo antidoping numa prova de ciclismo em Espanha levou ao abandono de 130 corredores. A notícia foi avançada pelo portal 'Ciclo 21'.

Tratou-se da 6.ª prova do Interclub Vinalopó, realizada sábado em Villena (Alicante). Estavam inscritos 182 corredores, mas apenas 52 chegaram à meta. Ao que parece, depois do rumor da chegada das brigadas da Comissão Espanhola para a Luta Antidoping no Desporto, houve uma série de ciclistas sofrer furos e abandonos, que não foram visíveis nas imagens da prova.

Entre os que chegaram esteve Álvaro Marzà, segundo classificado, que numa storie criticou duramente a postura dos companheiros de profissão. "Controlo antidoping em Villena = a furos e abandonos. Não é uma fórmula matemática, é pura realidade. A ver se tomam medidas porque isto é brincadeira. Claro que passei no controlo. É o terceiro que passo".

Fonte: Record on-line

“Clássica da Arrábida”


Pelotão internacional pedala na Arrábida

 

Por: Vasco Moreira

A Clássica da Arrábida vai voltar a trazer o pelotão internacional às estradas da região, no dia 17 de março (domingo). A sétima edição da corrida inscrita no calendário da União Ciclista Internacional (UCI) terá partida em Setúbal, passagem em Sesimbra e chegada em Palmela.

Ao longo de 175,1 quilómetros, os ciclistas irão percorrer e promover o território unido pelos três concelhos da serra da Arrábida, que dá nome ao evento. O ponto de partida será na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, às 11h30, estando a chegada prevista para as 15h43, na Avenida da Liberdade, em Palmela.


Pelo meio, o pelotão vai enfrentar três prémios de montanha, todos de terceira categoria e dentro dos últimos 46 quilómetros. O primeiro será no Alto da Serra (km 129), o segundo em Sesimbra (km 141,8) e o terceiro, a 11 quilómetros da meta, no Alto das Necessidades (km 164).

O pelotão da sétima edição da Clássica da Arrábida vai contar com a presença de 16 equipas, doze portuguesas e quatro estrangeiras. De Portugal, vão estar presentes as nove equipas continentais - ABTF Betão-Feirense, AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense, Aviludo-Louletano-Loulé Concelho, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, Efapel Cycling, Kelly-Simoldes-UDO, Rádio Popular-Paredes-Boavista, Sabgal-Anicolor e Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, bem como as três melhores equipas nacionais de clube, que só serão conhecidas após Clássica de Santo Thyrso.

Entre as quatro equipas estrageiras confirmadas, destaca-se a presença de uma equipa Pro Team, a espanhola Caja Rural-Seguros RGA. A esta, juntam-se as equipas continentais Iles Baleares Arabay Cycling (Espanha), Lubelski Perla Polski (Polónia) e Team Storck-Metropol Cycling (Alemanha).

 

Open da Arrábida

 

A sétima edição da Clássica da Arrábida voltará também a chegar aos mais novos, uma vez que será acompanhada por três eventos abertos de iniciação ao ciclismo para crianças com idades compreendidas entre os três e os 12 anos, promovendo não só a prática de ciclismo, mas também os estilos de vida saudáveis nos mais jovens.


Os eventos vão decorrer em Palmela (17 de março), Sesimbra (6 de abril) e Setúbal (14 de abril), sempre entre as 10h e as 17h. As atividades do programa incluem gincanas, uma pista insuflável, balance bikes, captação de novos talentos e, claro, muita animação.

 

Resumo das intervenções na cerimónia de apresentação

 

Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo: “Estamos a fortalecer uma marca: a região da Arrábida. E nada melhor que o ciclismo para o fazer. A Clássica da Arrábida é uma corrida internacional, muito competitiva e prestigiada, que os corredores adoram vencer. Além da vertente desportiva e da promoção do território, o evento está alinhado com a nossa missão de ensinar os nossos jovens a andar de bicicleta, numa perspetiva de atração para a prática desportiva, mas também de mobilidade”.

Rafael Reis, ciclista da Sabgal Anicolor: “A Clássica da Arrábida sempre foi uma corrida muito importante para nós, ciclistas, desde a primeira edição, que para mim foi muito especial por estar a correr em casa. Este ano, o percurso é um pouco mais acessível que em anos anteriores, tirando a parte final. A partir do momento em que descemos para Sesimbra, acho que pode haver espetáculo. Espero que os municípios continuem a investir no ciclismo, porque este investimento é muito importante para a nossa região”.

Pedro Pina, vereador do desporto da Câmara Municipal de Setúbal: “A Clássica da Arrábida é uma prova que consegue conciliar aquilo que de melhor os municípios têm. Nós sempre afirmámos que a Serra da Arrábida é um dos maiores equipamentos desportivos do país e a Clássica da Arrábida tem confirmado essa tendência. A corrida traz grandíssimos atletas à nossa região, mas é, desde o primeiro momento, mais do que uma prova internacional. É um cartão de visita para a região e elemento fundamental para difundir e potenciar a prática do ciclismo”.

Álvaro Amaro, presidente da Câmara Municipal de Palmela: “A Clássica da Arrábida é uma referência, não só do calendário velocipédico, mas pela projeção territorial. O município de Palmela acredita na importância deste projeto desde a primeira hora, como estratégia de promoção do ciclismo e das várias formas de utilização da bicicleta no nosso território. É um evento com reputação consolidada, que promove um território belíssimo, atrai multidões e dinamiza a economia local”.

Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal de Sesimbra: “Implementámos uma prova como esta com o objetivo de promover o ciclismo na nossa região e promover a nossa região através do ciclismo. Após seis edições de sucesso, estamos num momento em que temos de olhar para a sétima edição da Clássica da Arrábida com boa expetativa. É uma prova internacional, que junta as melhores equipas nacionais a um conjunto de equipas estrangeiras e que assume um papel importante de promoção de um destino que queremos que seja de mobilidade suave”.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com