sexta-feira, 29 de setembro de 2023

“Estão abertas as candidaturas ao Programa de Apoio aos Clubes aora o triatlo para a época de 2023"


Estas candidaturas decorrem até final do mês de outubro e os clubes devem preencher os passos definidos na página de apresentação dos Apoios aos Clubes.

A FTP mantém para 2023 o pacote de 30 mil euros de apoio aos clubes que foi introduzido em 2022, sendo que a fórmula de cálculo se baseia em fatores como o número de atletas e treinadores, dimensão das escolas de triatlo, participação feminina, aposta no paratriatlo, assim como o contributo de cada clube para as seleções nacionais e projeto olímpico.

As regras de atribuição deste apoio estão definidas no Programa de Apoio aos Clubes agora publicado.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Arguidos da operação a envolver antigos dirigentes e ciclistas da W52-FC Porto vão todos a julgamento”


O juiz de instrução criminal procedeu à notificação das partes da decisão instrutória

 

Por: Lusa

Foto: W52-FC Porto

O Tribunal de Instrução Criminal de Penafiel decidiu esta sexta-feira levar a julgamento todos os arguidos (26) do processo 'Prova Limpa', que envolve antigos dirigentes e ciclistas da W52-FC Porto, "nos exatos termos da acusação do Ministério Público [MP]".

A informação foi adiantada à agência Lusa por fonte judicial, no dia em que o juiz de instrução criminal procedeu à notificação das partes da decisão instrutória, a qual pronúncia (leva a julgamento) todos os 26 arguidos.

Entre os 26 arguidos estão Adriano Teixeira de Sousa, conhecido como Adriano Quintanilha, a Associação Calvário Várzea Clube De Ciclismo - o clube na origem da equipa, o antigo diretor desportivo da W52-FC Porto Nuno Ribeiro e o seu adjunto, José Rodrigues, que vão responder pelos crimes de tráfico de substâncias e métodos proibidos, assim como pelo crime de administração de substância e métodos proibidos.

João Rodrigues, Rui Vinhas, Ricardo Mestre, Samuel Caldeira, Daniel Mestre, José Neves, Ricardo Vilela, Joni Brandão e José Gonçalves todos a cumprirem suspensões impostas pela pela Autoridade Antidopagem de Portugal, e Jorge Magalhães, cujo processo continua a decorrer na instância desportiva, são os antigos ciclistas da W52-FC Porto que vão a julgamento pelo crime de tráfico de substâncias e métodos proibidos, assim como Daniel Freitas, que representou os 'dragões' entre 2016 e 2018.

Também o antigo ciclista Hugo Sancho, já retirado e a cumprir quatro anos de suspensão por anomalias no passaporte biológico, vai responder pelos crimes de tráfico e administração de substâncias e métodos proibidos.

A instrução, fase facultativa que visa decidir por um juiz de instrução criminal se o processo segue e em que moldes para julgamento, foi requerida por alguns dos arguidos.

O Ministério Público acusou Adriano Sousa, Nuno Ribeiro, diretor desportivo da equipa à data da operação 'Prova Limpa', e o contabilista e diretor geral Hugo Veloso de terem elaborado "um esquema" de dopagem na W52-FC Porto, para "aumentarem a rentabilidade" dos ciclistas, segundo a acusação a que a Lusa teve acesso.

De acordo com o despacho da acusação, que acusou 26 arguidos de tráfico de substâncias e métodos proibidos e, desses, 14 de administração de substância e métodos proibidos, no âmbito da operação 'Prova Limpa', Quintanilha, Ribeiro e Veloso terão formulado, "pelo menos desde o ano de 2020", o propósito "de aumentarem a rentabilidade dos seus ciclistas [...] com o intuito de obterem melhores resultados".

O julgamento, por um tribunal coletivo, vai realizar se no Tribunal de Penafiel.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com