sábado, 11 de fevereiro de 2023

“Estreia de época de Tadej Pogacar em Espanha”


Por: José Morais

Tadej Pogacar da equipa da UAE Emirates trocou este ano o UAE Tour, pela Clássica Jaén Paraíso Interior, ele que era um dos grandes atrativos da prova, onde se esperava o primeiro grande duelo da época com Remco Evenepoel, com o bicampeão do Tour de França a não defender o título que conseguiu vencer nas últimas duas edições.

Sendo assim, o ciclista esloveno vai alinhar à partida no dia 13 de fevereiro, na segunda edição da Clássica Jaén Paraíso Interior, onde fará a sus estreia na época, a seu lado a equipa vai contar com Marc Hirschi, Alessandro Covi, Matteo Trentin, Domen Novak, e Tim Wellens, e depois da realização da prova, ele e parte da equipa vai continuar em Espanha para participarem na Volta a Andaluzia entre 15 e 19 de fevereiro.

Esta será uma novidade em relação aos últimos anos, onde a estreia de Tadej Pogacar era feita no UAE Tour, já que era a prova da casa do seu principal patrocinador da equipa, e pela primeira vez desde 2019 o esloveno falha a mesma, que este ano vai para a estrada de 20 a 26 de fevereiro, de salientar que Tadej Pogacar em 2020 terminou em segundo atrás de ciclista britânico Adam Yates, mas em 2021 e 2022, ficou em primeiro a frente do britânico.


Tadej Pogacar entretanto dizia que estava muito animado em participar neste tipo de provas com a equipa, tendo assistido às primeiras provas pela televisão, tendo gostado do que viu, mas agora está ansioso para ir para a estrada e iniciar a época.

Para o bicampeão do Tour de França que recentemente em janeiro sofreu de uma gastroenterite, disse estar pronto para iniciar, a preparação foi excelente depois da gastroenterite, apesar de janeiro não ter sido o melhor, mas já tudo foi superado, e sente-se saudável para iniciar, e que será  muito bom ter novas experiencias, estando ansioso por ir descobrir Jaén e a Andaluzia, dizendo que não vê a gora de voltar a competir, onde em 2023 o seu principal objetivo será novamente o Tour de França, porem a 4 de março no Strade Bianche , e de 6 a 12 de março no Tirreno-Adriático, Tadej Pogacar está previsto a sua participação.

“Mais um prémio para Remco Evenepoel”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

Enquanto muitos ciclistas terminaram a época para o esquecimentos, existem outros que a mesma não terminasse, um deles é Remco Evenepoel, o qual pertence ao segundo grupo, com uma temporada muito positiva, onde conseguiu títulos na Volta a Espanha, no campeonato do mundo, e num monumento, o Liège-Bastogne-Liège.

Com estas vitórias não será de surpreender que ele possa ser premiado várias vezes, já tem sido o ciclista belga, sem dúvida o melhor ciclista do pelotão internacional, ou um dos três melhores, e com todos os seus feitos que fez com a bicicleta, foi escolhido na Bélgica, como a personalidade mais notável da sua terra natal

Tudo isto, porque os leitores da HLN ou os telespetadores da VMT o escolheram como o “belga do ano”, algo que não surpreende com o seu sucesso desportivo, como ainda a sua decisão de se mudar para Espanha, algo que marcou o seu nível de popularidade que tem entre si.

“Tim Merlier vence primeira etapa e lidera Volta a Omã”


Belga cumpriu tirada em três horas e 31 minutos

 

Por: Lusa

Foto: Volta a Omã

O ciclista belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu este sábado a primeira etapa da 12.ª edição da Volta a Omã, impondo-se ao sprint ao holandês David Dekker (Arkéa-Samsic) e ao francês Axel Zingle (Cofidis), segundo e terceiro, respetivamente.

Merlier cumpriu os 147,4 quilómetros da tirada, com partida de Al Rustaq e chegada a Mascate, em três horas e 31 minutos, e vai partir como líder para a segunda etapa, que ligará domingo a capital de Omã e Qurayyat, numa distância de 174 quilómetros.

A 12.ª edição da Volta a Omã conta com a participação de 124 ciclistas de 18 equipas.

Fonte: Record on-line

“Oeste Cycling Team Rui Ventura em entrevista”


Por: Helena Dias

Foto: Helena Dias

Rui Ventura, de 35 anos, nasceu em Águeda e é o elemento com mais idade da Óbidos Cycling Team. Não foi por mero acaso que o diretor-desportivo e manager Micael Isidoro o escolheu para formar parte da equipa. Cada elemento tem a sua particularidade e Rui explicou que nunca é tarde para nos entregarmos à nossa paixão.

“Sempre fui apaixonado pela performance, conheço o Mika [Micael Isidoro] desde sempre e em conversa fomos tentando estruturar a equipa e as ideias, acabando por surgir a oportunidade de passar do papel para os pedais. Aceitei prontamente! Sempre foi o que quis e agora quero tentar pôr em prática tudo o que aprendi nos livros”, explicou Rui Ventura.

A bicicleta faz parte do seu mundo desde tenra idade. “Nasci e cresci em Águeda, ou seja, o mundo das bicicletas sempre fez parte da minha adolescência e sempre gostei muito, mas os meus pais nunca puderam colocar-me no ciclismo, também por motivos financeiros. Andar de bicicleta, sempre andei. Em termos de ciclismo planificado, com treinos específicos, comecei em Setembro de 2022. Ou seja, é muito recente. É tudo novo. Não sei para o que vou, mas sei a vontade que tenho, o que é uma boa sensação”.


Quando questionado sobre o que espera deste primeiro ano com a Óbidos Cycling Team, Rui Ventura afirmou: “Acima de tudo, anseio pela nova experiência. Não vou dizer que vou fazer uma mudança de vida drástica, porque com a idade que tenho já não vai ser, mas irei tentar captar o máximo de experiências possíveis e conhecer pessoas do meio, que tragam experiências enriquecedoras. Espero que o ciclismo seja aquele tópico da equipa e não do desporto individual, como tanta gente pensa que é”.

E acrescentou: “Para mim, ciclismo é sinónimo de estar toda a gente disponível para ajudar a equipa, o nome, a estrutura. A minha paixão passa por aí. Perceber os porquês e tentar facilitar todos os processos que levam a determinado final. Não é apenas sobre a corrida de domingo a que vamos, mas sobre o que se passou meio ano antes daquela corrida e o que proporcionou estarmos lá. Costumamos dizer que é uma segunda família e é esse o espírito”.

“Noto que posso ser muito útil nas coisas que não se veem: criar bom ambiente e deixar os jovens um bocadinho mais tranquilos. Sou um atleta que gosta muito da performance, principalmente da psicologia, e posso ser um bom elo de ligação para atenuar as coisas. Passa por prepará-los não só para a prova de amanhã, mas para a vida. Saberem que podem ultrapassar dificuldades, que vão aparecendo na vida, e retirar daí uma experiência”, disse Rui Ventura.

Fonte: Oeste Cycling Team

“Figueira Champions Classic”


Domingo 12 de fevereiro 2023

 

Pela primeira vez na história do ciclismo nacional será realizada em Portugal uma clássica de nível mundial, Classe 1.0, que vai ter lugar este domingo, dia 12 de fevereiro de 2023, retomando deste modo a prestigiada "Volta dos Campeões", mas com uma dimensão Mundial.

Apresentamos a Final Start List onde podem encontrar os horários para a Apresentação de cada uma das 18 Equipas.

Fonte: Organização Figueira Champions Classic


Clique na foto para aumentar






Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com