domingo, 30 de dezembro de 2018

“Final de Ano…”

Estamos no final de mais um ano, a poucas horas de 2019 chegar, queremos deixar aqui a nossa mensagem para todos, esta a nossa última intervenção de 2018, amanhã véspera de Ano Novo, não haverá publicações, voltaremos já em janeiro, com novo visual, e algumas surpresas que irão acontecer, por agora aqui fica a nossa mensagem:

“Que a passagem deste ano, renove e revigore em todos nós, a esperança de muita saúde, prosperidade, bem-estar e felicidade.

Boas Festas…

“A notícia não pode parar…”

Capítulo 6

 

Texto: José Morais

Imagens: Pesquisa Google

Continuamos com capítulo 6, onde vamos ao longo de algumas semanas mostrar o chamado “Vintage”, ou seja cartazes e imagens antigas, onde a bicicleta está sempre presente.

A competição, o lazer, a publicidade, são imagens que iremos divulgar, depois de uma longa pesquisa, tentamos escolher os melhores, e mostrar coisas de outros tempos.

Esperemos que gostem, e se deslumbrem com as imagens de outros tempos.









“Sócia Honorária da ACM/Câmara de Melgaço distinguida pela Associação de Ciclismo do Minho”

A Associação de Ciclismo do Minho atribuiu à Câmara Municipal de Melgaço o título de sócia honorária em reunião da Assembleia-Geral que aprovou a proposta da Direção por unanimidade e aclamação.

Subscrita pela Direção da Associação de Ciclismo do Minho a proposta aprovada pela Assembleia Geral afirma que Melgaço “além de possuir condições de excelência para a prática do ciclismo e para acolher e organizar grandes eventos, impulsionou uma parceria entre o Município, a Associação de Ciclismo do Minho e a Melsport que contribui não apenas para a promoção de Melgaço e o desenvolvimento da economia local mas, sobretudo, estimula a prática desportiva, nomeadamente do ciclismo”.

O documento refere que “a parceria tem-se revelado de sucesso, com avaliações positivas para todos, destacando-se a capacidade de inovar, de antecipar o futuro e de resposta eficaz aos novos desafios evidenciados pelo Município de Melgaço”.

“Além do reconhecimento à Câmara Municipal de Melgaço pelo contributo para o desenvolvimento do ciclismo e para a promoção da prática desportiva, a Direção da ACM pretende também homenagear todos os melgacenses pela forma hospitaleira como acolhem o ciclismo e pelo apoio, carinho e dedicação à modalidade” refere a deliberação aprovada por unanimidade e aclamação.

A terminar, a proposta afirma que “considerando que a gratidão e a valorização dos contributos para a modalidade é algo ao qual não devemos renunciar e que só conseguiremos construir o futuro se respeitarmos o passado e se soubermos valorizar e reconhecer os bons exemplos do presente, a Direção da Associação de Ciclismo do Minho apresenta à Assembleia Geral, a proposta de atribuição à Câmara Municipal de Melgaço do título de Sócia Honorária”.

Recorde-se que Melgaço recebe em 2019 os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada das categorias de Elites e Sub 23, assim como o Grande Prémio do Minho e provas da Taça de Portugal e do Campeonato do Minho de BTT Maratonas, Ciclocrosse e Cross Country Olímpico.

Fonte: FPC

“Calendários de Ciclismo do Minho para 2019”

No ano de 2019, a Associação de Ciclismo do Minho promoverá mais de 45 provas das diversas vertentes de ciclismo, às quais acrescem cerca de meia centena de atividades de “Ciclismo para Todos” (BTT e Ciclismo de Estrada).

A organização dos Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada e de Cross Country Olímpico, de seis provas da Taça de Portugal (Ciclocrosse, Maratonas, Cross Country e de ciclismo de estrada), do Grande Prémio do Minho (juniores) e de um Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo são algumas novidades do calendário desportivo da Associação de Ciclismo do Minho (ACM) para a época de 2019.

Além dos Campeonatos do Minho de BTT (Cross Country, Down Hill e Maratonas) e da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada, os calendários de “Ciclismo para Todos” (cicloturismo - btt e estrada) também surgem com novidades. Em 2019 a ACM também dedicará especial atenção a temas como o dirigismo desportivo voluntário, combate ao doping, formação, arbitragem e ao estudo e elaboração de uma proposta de alteração legislativa que vise a obrigatoriedade de todos os eventos desportivos serem oficializados pelas federações detentoras do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva. A promoção da utilização da bicicleta como opção de prática desportiva e de mobilidade sustentável e a implementação e homologação de percursos cicláveis e centros de BTT será outro dos propósitos da ACM.

Melgaço - ao acolher os Campeonatos Nacionais de Elites e Sub-23 e duas provas da Taça de Portugal (Ciclocrosse e XCM), entre outras atividades - assim como Guimarães (Campeonato Nacional de XCM) e Fafe (provas da Taça de Portugal de ciclismo de Estrada) assumem especial destaque no calendário de 2019 da ACM.

Os principais palcos das atividades de 2019 serão os concelhos de Amares, Arcos de Valdevez, Barcelos, Braga, Fafe, Guimarães, Melgaço, Paços Ferreira, Paredes de Coura, Viana do Castelo, Vieira do Minho, Vila Nova de Famalicão e as localidades de Armil e Golães (Fafe), Gondar, Penha e Souto Santa Maria (Guimarães), Palmeira (Braga), Porto de Ave (Póvoa de Lanhoso), Pousada de Saramagos (Vila Nova de Famalicão), Prozelo (Arcos de Valdevez), Rendufe (Amares), Roriz e Creixomil (Barcelos), Santa Marta de Portuzêlo, Barroselas e Vila Franca (Viana do Castelo)

A época desportiva arrancará no dia 20 de janeiro, em Melgaço, com a realização da última e decisiva prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse que também atribuirá os títulos de Campeões do Minho desta vertente do ciclismo.

Com créditos firmados no panorama nacional do BTT, o Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech, o Campeonato do Minho BTT XCM – Melgaço e o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision assumirão em 2019 figurino idêntico aos anos anteriores, com a realização de 16 competições. O calendário de XCO, destinado a todas as categorias, integrará seis provas, o calendário de DHI contemplará cinco e o de Maratonas cinco.

 

O Campeonato do Minho de BTT XCO - SCORE Tech começará com a realização do 8º BTT XCO Paredes Coura (24 de março), disputando-se de seguida o 16º BTT de Creixomil - Barcelos (14 de abril), o 22º BTT XCO C.N.E. / Gondar Jovem - Taça Manuel Abreu (28 de abril), o 5º BTT XCO de Melgaço (5 de maio), o 3º BTT XCO Tesouros do Ave (23 de junho) e o 21º BTT XCO - ACRAP (29 de setembro). No dia 10 de março será disputada em Vila Franca a primeira prova da Taça de Portugal e os dias 20 e 21 de julho estão reservados para a disputa do Campeonato Nacional de Cross Country Olímpico no Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria (Guimarães).

O Campeonato do Minho BTT XCM - Melgaço começará com o 10º Raid do Facho BTT / Maratona XCM (17 de fevereiro), seguindo-se a 4ª Maratona BTT Vila de Melgaço (17 de março), pontuável para a Taça de Portugal, as estreias das maratonas Cidade de Braga (7 de abril) e Serra da Cabreira (12 de maio, Vieira do Minho), terminando a competição com a 5ª Maratona BTT Paredes de Coura (13 de outubro).

 

A competição de Down Hill, o Campeonato do Minho de BTT DHI - Cision, inicia-se em Armil no dia 7 de abril com a disputa do 18º BTT DHI Freguesia de Armil - Fafe, prosseguindo a competição com o 2º BTT DHI Capital do Móvel - Paços de Ferreira (26 de maio), o 10º BTT DHI Penha - Guimarães (2 de junho), o 20º BTT DHI - ACRAP / Arcos de Valdevez (1 de setembro) e o 5º BTT DHI Moto Galos / Barcelos (15 de setembro). Para o dia 7 de julho está agendado o 4º BTT DHU Paredes de Coura.

 

O calendário de ciclismo de estrada, para todos os escalões etários, arrancará a 2 de março, em Fafe, com um Prémio para o escalão de juniores, prova de Abertura - Zona A pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã. No dia 25 de abril, em Barcelos, será disputado o 17º Prémio ACR de Roriz pelos escalões de escolas, cadetes e juniores, estando o dia 27 de abril reservado para o Prémio Freguesia de Golães / Troféu José Martins, prova para a categoria de cadetes pontuável para a Taça de Portugal.

Em maio serão organizados o 17º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves no dia 4 (Taça de Portugal de Juniores), o Prémio de Ciclismo de Barroselas no dia 12 (Escolas, cadetes e juniores) e o Encontro Regional de Escolas de Ciclismo / 22º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração (26 de maio) que também integra a Taça de Portugal de Paraciclismo.

 

Em junho, antes dos Campeonatos Nacionais, serão promovidos o 12º Troféu Carlos Carvalho (1 de junho) para os escalões de escolas, cadetes, juniores, elites amadoras e masters, o 63º Circuito de Santo António de Amares (9 de junho) e o 1º Prémio de Ciclismo HM Motor – Barcelos (16 de junho) para juniores.

De 27 a 30 de junho Melgaço acolherá os Campeonatos Nacionais de Elites e Sub 23. No dia 27 serão disputadas as provas de contrarrelógio, no dia 29 as provas de fundo de Elites Femininas e Sub 23 e no dia 30 de junho a prova de fundo de elites masculinas.

Em julho, antes do Grande Prémio do Minho, a ACM organizará o Prémio Festas da Cidade de Fafe no dia 13, para a categoria de juniores, realizando-se no dia a seguir o 34º Prémio Cidade de Barcelos para escolas, cadetes e juniores. O 31º Grande Prémio do Minho (Juniores) será disputado de 26 a 28 de julho sendo já uma certeza que Melgaço e Vieira do Minho serão concelhos que assumirão destaque no decurso da competição.

 

O 18º Prémio de Ciclismo de Rendufe dará continuidade ao calendário de ciclismo de estrada no dia 10 de agosto, enquanto o 44º Circuito de Santa Marta de Portuzelo está marcado para 15 de agosto.

Para setembro está previsto o Prémio “Fafe - Sala de Visitas do Minho” (dia 7) para os escalões de escolas e cadetes e o 3º Grande Prémio RS Bikes (14 de setembro) para cadetes e juniores.

O “Ciclismo para Todos”, nas vertentes de estrada/cicloturismo e de BTT, continuará a merecer em 2019 a atenção da Associação de Ciclismo do Minho, estando prevista a realização de cerca de meia centena de atividades.

A 11ª edição do Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal – a grande festa do ciclismo de lazer do Minho – será realizada como habitualmente em Guimarães no dia 24 de junho, integrando em 2019 o programa comemorativo dos 120 anos da União Velocipédica Portuguesa / Federação Portuguesa de Ciclismo. Destaque ainda no calendário de lazer para o X Bike Tour Tiago Machado, em data a indicar, que voltará a assumir uma componente solidária.

Do calendário de 2019 realce ainda para a realização das 24 Horas BTT - Vila Nova de Famalicão (29 e 30 de junho), do Galo´s Urban Race - 3H BTT Resistência Noturna de Barcelos (7 de setembro) e do Berço Urban Race (14 de setembro em Guimarães).

A Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2019 será realizada no dia 23 de novembro, em local a indicar.

Fonte: ACM

“Nova edição da Revista Notícias do Pedal”

Esta é a última edição da Revista Notícias do Pedal 2018, a edição número 279 de dezembro, contém uma grande diversidade de notícias, nas mais diversas modalidades, pode mensalmente ser visualizada em: www.noticiasdopedal.com descubra ainda outras novidades, conheça e esteja por dentro de todos os nossos projetos.

Vamos regressar novamente em janeiro de 2019, como sempre no último dia do mês, novo visual, novidades, e surpresas, como sempre, tentando trazer até vós as últimas notícias onde a bicicleta esteja presente.

Com votos de um bom 2019, ficam os votos de boas leituras…

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com