sexta-feira, 2 de setembro de 2022

“Glassdrive / Q8 / Anicolor Fábio Costa termina 5.ª Etapa do JN entre os melhores e Mauricio Moreira mantém Amarela”


Fotos: Igor Martins / Global Imagens

Está concluída a 5.ª Etapa do 31.º Grande Prémio JN e as contas da Geral Individual continuam sem alterações, com Mauricio Moreira de Amarelo e António Carvalho de Verde, em 2.º lugar. A Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor segue líder por Equipas. Sobre o dia de hoje, Fábio Costa terminou a tirada na 3.ª posição, entre os melhores, em mais uma chegada ao sprint, desta feita na Praia Norte, em Viana do Castelo.


Esta sexta-feira a etapa teve partida e chegada em Viana do Castelo, com 139,6 km no total, bem movimentados desde início, com várias tentativas de fuga. Mas foi só aos 79 km que se consolidou um grupo em cabeça de corrida, com 16 corredores, onde seguiam Maurício Moreira, António Carvalho, Frederico Figueiredo e Fábio Costa. Os 45 segundos de vantagem que conquistaram para o pelotão, bastaram para garantir a chegada num grupo mais reduzido, numa vitória novamente discutida ao sprint.


Depois de ter vencido a etapa de ontem em Águeda, Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) voltou a ser o mais forte em Viana do Castelo, com Fábio Costa a fechar o pódio, com a 3.ª posição. Maurício Moreira chegou integrado no mesmo grupo e segue líder da Geral, com 28 segundos de vantagem sobre o colega António Carvalho, também ele a chegar no grupo que discutiu o sprint final.

“Foi uma boa etapa. O pelotão, a meio da corrida, dividiu-se em vários grupos e na frente ficou uma fuga que acabou por chegar à meta, onde seguiam os nossos homens da Geral e foi mais um dia bem conseguido por toda a equipa. Tentámos dar a vitória a Fábio Costa, que acabou entre os melhores. Sabemos que não é fácil, mas o Fábio fez o melhor e acabou por estar entre os homens da frente, finalizando em 3.º lugar um grande trabalho de toda a equipa”, disse Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor.


Esta sábado disputa-se a penúltima etapa do Grande Prémio JN, com uma ligação de 132,7 km que terá partida (12H00) e chegada (15H05) em Valongo.

 

CLASSIFICAÇÕES:

31.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO JN

5.ª ETAPA: Viana do Castelo – Viana do Castelo » 139,6 km

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 5.ª ETAPA

 

1.º Tomás Contte (Aviludo/Louletano), 03h07m01s

2.º Rafael Silva (Efapel Cycling), mt

3.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

7.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

9.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

12.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

57.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m06s

69.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 04m04s

72.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 5.ª Etapa)

 

1.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 11h38m14s

2.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 28s

3.º Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 56s

5.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 01m40s

47.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 09m04s

57.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 12m04s

62.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 16m24s

77.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 22m53s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, 34h56m16s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE

 

1.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 104 Pontos

2.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 90 Pontos

5.º Fábio Costa (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 74 Pontos

8.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 68 Pontos

12.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 38 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º Henrique Casimiro (Efapel Cycling), 12 Pontos

4.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 9 Pontos

7.º Mauricio Moreira (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 6 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS – VERMELHA

 

1.º André Ramalho (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar), 5 Pontos

5.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 2 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Francisco Penuela (Droppe Hopper/GSport/Grupo Tormo), 11h41m59s

13.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 11h50m18s

25.º Afonso Eulálio (Glassdrive / Q8 / Anicolor), 12h01m07s

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Mads Pedersen vence 13.ª etapa da Vuelta”


Dinamarquês, líder da classificação por pontos, triunfou ao sprint. Evenepoel segue de

vermelho

Por: Lusa

Foto: EPA

O dinamarquês Mads Pedersen (Trek-Segafredo) venceu esta sexta-feira a 13ª etapa da Vuelta, na qual o belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vinyl) segurou a liderança da classificação geral individual.

Pedersen, líder da classificação por pontos, cumpriu os 168,4 quilómetros entre Ronda e Montilla em 3:46.01 horas, batendo ao sprint o francês Bryan Coquard (Cofidis), segundo, e o alemão Pascal Ackermann (UAE Emirates), terceiro.

Nas contas da geral, Evenepoel segue com 2.41 minutos de vantagem para o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), segundo, e 3.03 para o espanhol Enric Mas (Movistar), terceiro. João Almeida (UAE Emirates) é oitavo, a 7.18.

No sábado, a 14ª etapa liga Montoro à Sierra de la Pandera em 160,3 quilómetros, acabando numa subida de montanha de primeira categoria.

Fonte: Record on-line

“Vuelta: Ayuso segue em prova mesmo com teste positivo à covid-19”


Ciclista espanhol da UAE Emirates

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista espanhol Juan Ayuso (UAE Emirates), colega de equipa do português João Almeida, teve um teste positivo ao coronavírus que provoca a covid-19, mas seguiu na Volta a Espanha, anunciou esta sexta-feira a sua equipa.

"Segundo os protocolos internos, Ayuso fez o teste da covid-19 com resultado positivo esta manhã. Está assintomático e, ao analisar a sua amostra PCR, concluiu-se que tinha um risco muito baixo de infeção, semelhante a outros casos como vimos na Volta a França deste ano", lê-se em comunicado.

A equipa, que também inclui os lusos Rui Costa, Rui e Ivo Oliveira - este último igualmente ainda a correr a Vuelta - declarou que a decisão de manter Ayuso na estrada foi tomada em conjunto com os médicos da corrida e os responsáveis da União Ciclista Internacional.

Ayuso encontra-se na quinta posição da classificação geral, a 4.53 minutos do líder, o belga Remco Evenepoel (Quick-Step Alpha Vinyl).

João Almeida é o português melhor colocado, no oitavo posto, a 7.18 minutos do topo.

A 13.ª tirada de 21 da prova espanhola disputoiu-se hoje, ligando Ronda a Montilla, num percurso de 168,4 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Há muito triatlo para ver em setembro no Eurosport”


Eurosport transmite a super League e o PTO Tour

 

Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Setembro vai ser um mês recheado de muito desporto e ação em direto no Eurosport. Entre a variedade de modalidades que pode seguir no canal, o triatlo destaca-se com algumas das melhores e mais importantes competições. Conheça em detalhe o que poderá ver.

A Super League Triathlon Championship Series está de volta em 2022 e ainda melhor. O campeonato reúne os melhores e mais velozes triatletas do mundo, numa competição discutida em cinco palcos. O calendário de provas estende-se de setembro a outubro e visita as cidades de Londres, Munique, Malibu e Toulouse.

A grande final acontece em NEOM, na Arábia Saudita. Equipas e atletas vão dar o máximo para triunfar neste desporto exigente que reúne natação, ciclismo e atletismo. O prémio final é superior a 1,8 milhões de dólares. Será Vincent Luis, bicampeão em título, capaz de conquistar novamente o campeonato? Poderá Georgia Taylor-Brown manter a sua coroa? Ou teremos novas estrelas em ascensão? A não perder.

Para além deste emocionante campeonato, o Eurosport conta ainda com outra excelente competição: o PTO TOUR. No fim-de-semana de 17 e 18 de setembro, os fãs vão poder seguir em direto toda a ação do US Open, que pela primeira vez se discute no Texas, em Irving. São 25 quilómetros a nada, outros 25 quilómetros a correr e 100 quilómetros de ciclismo. O desafio extremo que testa os mais resistentes.

Siga toda a ação de triatlo que o Eurosport tem em setembro e desfrute das melhores competições que a modalidade tem para oferecer.

 

HORÁRIOS:

TRIATLO – SUPER LEAGUE

 

04 DE SETEMBRO – LONDRES, INGLATERRA – E2 ÀS 12:00H 

11 DE SETEMBRO – MUNIQUE, ALEMANHA – E2 ÀS 11:00H 

18 DE SETEMBRO – MALIBU, EUA – E1 ÀS 14:30H (EM DIFERIDO)

 

TRIATLO – PTO TOUR – US OPEN

 

17 DE SETEMBRO – EUA – E2 ÀS 18:45H 

18 DE SETEMBRO – EUA – E1 ÀS 20:30 

Fonte: Eurosport

“Seleção Nacional/António Morgado líder da geral em dia de dupla tirada”


Por: Ana Nunes

António Morgado assumiu hoje o comando da geral individual do 46.º Giro Della Lunigiana. O corredor português vestiu a camisola verde de líder logo após o setor da manhã, que teve chegada em pelotão compacto, tendo terminado o setor da tarde na segunda posição.

A seleção nacional de juniores enfrentou hoje uma dupla tirada no 46.º Giro Della Lunigiana, que deu a António Morgado a liderança da geral individual. O primeiro setor do dia, que se disputou entre Portovenere e Sarzana teve 46,8 quilómetros e foi feito a um ritmo alucinante, com uma média de 50 km/h.

O primeiro ataque seria por parte do belga Jens Verbrugghe, mas viria a ser alcançado pouco depois por um grupo de corredores que seguia em posição intermédia. O pelotão vinha a alta velocidade e não tardaria a deixar o grupo compacto. A vitória seria discutida ao sprint, com vitória para o corredor da seleção do Piemonte, o italiano, Mirco Bozzola.


João Martins foi o corredor mais bem classificado nesta primeira tirada do dia, concluindo na 21.ª posição. Os restantes representantes da seleção nacional também chegaram no grupo principal, todos eles com o mesmo grupo do vencedor. António Morgado, que viria a cortar a meta mais adiantado do que o anterior líder da geral, Michal Zelakowski, vestiu a camisola verde e passou a assumir o comando da corrida.

O segundo setor do dia teve partida em Massa e avizinhava-se mais difícil do que aquela disputada durante a manhã, dada a existência de um prémio de montanha de primeira categoria, em San Carlo Terme, onde terminaria a etapa após 56,9 quilómetros.

O pelotão seguiu compacto nos primeiros 30 quilómetros, com o primeiro ataque a surgir por parte da Bélgica, que tentou colocar um corredor na frente da corrida. Entretanto, com o ritmo a aumentar cada vez mais, o pelotão acabou por se começar a fragmentar. Formou-se então um grupo de sete corredores em cabeça de corrida, entre eles António Morgado. O corredor português foi o primeiro do grupo a passar no prémio de montanha, numa altura em que os perseguidores já tinha conseguido fazer a junção.

Logo a seguir, António Morgado impôs o seu ritmo, ganhando uma ligeira vantagem para o pelotão, juntamente com mais dois corredores.


No final da descida, os perseguidores conseguiram fechar o espaço, formando um grupo de 24 elementos na frente da corrida. Gonçalo Tavares e Daniel Lima colocaram um ritmo muito forte durante os últimos quilómetros, diminuindo cada vez mais o grupo e preparando a chegada para António Morgado. O francês, Paul Magnier, lançou o derradeiro ataque já nos 500 metros finais, com António Morgado a não conseguir fechar o espaço e a terminar na segunda posição, com o mesmo tempo do vencedor. Simone Gualdi (Lombardia) foi terceiro, a dois segundos.

Este resultado e todo o trabalho da seleção nacional no dia de hoje garantiram a António Morgado a liderança da geral, com dois segundos de vantagem sobre Simone Gualdi e Tomas Sivok (Eslováquia). O português é também líder da montanha e da classificação por pontos. Na classificação por equipas, Portugal segue na segunda posição, a 2m33s da França.

Na classificação geral, Gonçalo Tavares é 12.º, a 2m20s, Daniel Lima é 22.º, a 3m43s, Tiago Nunes é 23.º, a 3m58s, José Bicho é 35.º, a 5m12s, e João Martins está na 111.ª posição, a 17m50s

O selecionador nacional, José Poeira, ressalvou a dificuldade do setor da tarde, sublinhando que o foco está agora em defender a liderança da corrida. “No setor da manhã sabíamos que tínhamos apenas de controlar e garantir que não perdíamos tempo. Conseguimos fazer isso e, para nossa surpresa, tendo em conta que o pelotão chegou compacto, o António vestiu logo a camisola verde. O setor da tarde foi muito mais duro, com o Gonçalo e o Daniel sempre na frente a imporem o ritmo na subida.

No final, o francês atacou e o António não conseguiu responder a tempo, terminando em segundo. Estamos líderes, o António está entre os melhores, mas não temos alguns adversários de grande qualidade a poucos segundos. Agora, é tentar defender a camisola até ao final.”

Amanhã, dia 3 de setembro, teremos a quarta etapa do Giro Della Lunigiana, que irá ligar Pontremoli a Fivizzano, num percurso de 97,9 quilómetros. Esta etapa terá uma subida de primeira categoria, em Reusa. A partida será dada pelas 13h45 e a chegada está prevista para as 16h10, hora portuguesa.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“31.º Grande Prémio Jornal de Notícias 5ª etapa em linha”


Tomás Contte consegue a dobradinha em Viana do Castelo

 

Por: Ana Nunes

Foto: Igor Martins - Global

Depois de ter vencido a etapa de ontem em Águeda, Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) tornou a erguer os braços em Viana do Castelo. Rafael Silva (Efapel Cycling) foi segundo e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor) fechou na terceira posição.

A quinta etapa da prova teve um total de 139,6 quilómetros, com partida e chegada em Viana do Castelo. A corrida esteve bastante movimentada desde início, com várias equipas a tentarem colocar elementos na frente. Uma dessas tentativas surgiu por parte de dois corredores: Luís Fernandes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) e Vicente Garcia De Mateos (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), que ainda conseguiram ganhar 45 segundos de vantagem em relação ao pelotão.

No entanto, no grupo principal, o ritmo foi aumentando, acabando com as esperanças deste duo. Ao quilómetro 79, logo após o prémio de montanha, surgiu o ataque decisivo, que juntou na frente da corrida um grupo de 16 corredores, entre eles alguns dos favoritos à vitória na geral.

Joaquim Silva, Henrique Casimiro e Rafael Silva (Efapel), Maurício Moreira, António Carvalho, Frederico Figueiredo e Fábio Costa (Glassdrive-Q8-Anicolor), Luís Fernandes, Hugo Nunes e Vicente Hernaiz (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Vicente De Mateos, José Mendes e Tomas Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Álvaro Trueba (Atum General-Tavira- AP Maria Nova Hotel), Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), Francisco Penuela (Drone Hopper/GSport/Grupo Tormo) chegaram a ter cerca de 45 segundos de vantagem para o pelotão, diferença essa que foi suficiente para garantir a chegada num grupo mais reduzido.

A vitória, tal como aconteceu no dia de ontem, seria discutida ao sprint, com Tomás Contte a superiorizar-se, mais uma vez, à concorrência. Rafael Silva foi segundo na etapa, seguido de Fábio Costa, que fechou na terceira posição.

A chegada adiantada deste grupo que integrava os favoritos a vencer a corrida, levou a que não houvesse alterações na classificação geral. Na classificação geral continua tudo na mesma, com Maurício Moreira (Glassdrive-Q8-Anicolor) na liderança, seguido de António Carvalho (Glassdrive-Q8-Anicolor) e Joaquim Silva (Efapel Cycling), a 28 e 56 segundos, respetivamente. Henrique Casimiro (Efapel Cycling) lidera a geral da montanha, Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) comanda a geral metas volantes, César Fonte (Kelly-Simoldes-UDO) a geral metas autarquias, André Ramalho (L.A.Alumínios-Credibom-MarcosCar) a geral sprints, e Francisco Penuela (Droppe Hopper/GSport/Grupo Tormo) lidera a geral amador juntando hoje também a da juventude. A Glassdrive-Q8-Anicolor segue líder por equipas.

A sexta etapa, no dia 3 de setembro terá também partida e chegada no mesmo local, desta feita, em Valongo. O percurso conta com um total de 132,7 quilómetros, estando a partida prevista para as 12h00 e chegada para as 15h05.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com