quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

“Volta a San Juan na Argentina confirma percurso com etapa rainha a 2.565 metros”


Por: José Morais

A Volta a San Juan na Argentina na categoria da UCI Pro Series, vai abrir o calendário, e será realizada de 22 a 29 de janeiro, apresentou oficialmente as etapas, serão sete etapas, e ao contrário das edições anteriores, não vai ter contra relógio.

A volta vai iniciar-se com uma etapa plana, propícia para os velocistas, com partida e chegada a San Juan com 143,9 quilómetros, no segundo dia iniciam-se as dificuldades, com um trajeto de 201.1 quilómetros entre Valle Fértil e Jáchal.

A terceira etapa com 170,9 quilómetros será mais uma oportunidade para os velocistas, com partida e chegada ao autódromo de Villicum, um grande espaço desportivo e tecnológico, que além de receber provas de motociclismo e automobilismo, já recebeu também muitas de ciclismo.   

Para a quarta etapa com saída do autódromo de Villicum, terá ligação a Barreal, com 196,5 quilómetros, e uma subida total de 2.200 metros, com a passagem pelo alto da Virgen de Andacollo, onde os ciclistas vão encontrar um final muito duro.

Antes da etapa rainha, os ciclistas vão ter um dia de descanso, jã que no dia seguinte na quinta etapa, com 173,7 quilómetros, ligando Chimbas e Alto del Colorado, a linha de chegada estará instalada a 2,565 metros de altitude.


Quase a chegar ao final, na sexta e penúltima etapa, os ciclistas vão ter pela frente 144,9 quilómetros, com partida e chegada ao novo velódromo Vicente Chancay, local onde será a futura cidade desportiva da região, será uma etapa que leva os ciclistas para uma zona montanhosa junto da barragem de Punta Negra, de recordar que a última vez que uma etapa terminou junto ao novo velódromo, foi a 27 de janeiro de 2020, onde Fernando Gaviria foi o vencedor, e novamente este ano vai contar com a presença do colombiano.

Na última etapa da volta a San Juan, a sétima, terá um trajeto de 112 quilómetros, realizada em San Juan, no tradicional circuito pela Avenida da circunvalação, a principal via da província, que circunda o centro da cidade, onde na despedida de 2023, tanto os fãs como o público irão fazer a festa nas ruas, numa região onde possui muitos adeptos do ciclismo. 

 

As etapas

 

Dia 22 de janeiro 1ª etapa: San Juan – San Juan com 143,9 km

Dia 23 de janeiro 2ª etapa: Valle Fértil – Jáchal com 201,1 km

Dia 24 de janeiro 3ª etapa: Autódromo de Villicum – Autódromo de Villicum com 170,9 km

Dia 25 de janeiro 4ª etapa: Autódromo de Villicum – Barreal com 196,5 km

 

Dia 26 de janeiro – Dia de descanso

 

Dia 27 de janeiro 5ª etapa: Chimbas – Alto del Colorado com 173,7 km

Dia 28 de janeiro 6ª etapa: Velódromo Vicente Chancay – Velódromo Vicente Chancay com 144,9 km

Dia 29 de janeiro 7ª e última etapa: Circuito em San Juan – San Juan com 112 km

“João Benta anuncia pausa na carreira por falta de "condições anímicas"


Ciclista tem contrato com a Efapel

 

Por: Lusa

O experiente ciclista João Benta anunciou esta quarta-feira uma pausa na carreira, apesar de ter contrato com a Efapel, alegando não ter "condições anímicas" para manter o nível dos últimos anos.

"Sem novas cores para anunciar, fruto da atempada renovação com a Efapel, torno por este meio pública a minha intenção de colocar uma pausa na minha carreira. Após uma reflexão pessoal e familiar, e com total apoio da minha equipa, entendo não ter reunidas as condições anímicas que pretendo para estar ao nível que me vim habituando ao longo dos últimos anos", começa por dizer o corredor de Esposende, de 36 anos, numa publicação na rede social Facebook.

João Benta defende que, "sem o ânimo necessário, não bastam as sensações físicas" para se manter, "por agora", com o nível que pretende entregar à sua equipa e "aos compromissos daquela" com todos os patrocinadores. "Tudo isto se deve a um somar de situações entre as quais o conhecido afastamento da última Volta a Portugal que de modo direto e indireto, por muito que tenha tentado não me deixar afetar pelas mesmas, acabaram por causar um desgaste emocional que não esperava de todo", nota o quinto classificado das edições de 2018 e 2020 da Volta a Portugal.

João Benta foi um dos ciclistas afastados da 83.ª edição da prova 'rainha' do calendário nacional depois de a Polícia Judiciária ter realizado buscas, a dois dias do arranque da corrida, "em locais ligados a equipas de ciclismo" no âmbito da operação 'Prova Limpa', confirmou, na altura, à Lusa fonte ligada à investigação, esclarecendo que o objetivo "principal foi a recolha de prova, nomeadamente documentação".

Entre os ciclistas cuja casa foi alvo de buscas estavam Benta e Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor), que, apesar de terem sido afastados da Volta, estavam livres para competir, e Francisco Campos, cuja equipa, a Efapel, anunciou a rescisão do contrato, e Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista), atualmente a cumprir três anos de suspensão "por posse de substâncias proibidas e/ou métodos proibidos" na sequência dessa operação.

"Se noutros tempos este tipo de quebra anímica se revelava mais fácil de ultrapassar, hoje, com uma família que depende tanto do meu suor como do meu ânimo, impôs-se fazer este balanço e esta pausa, até que entenda estar suficientemente motivado para todos os meus compromissos", acrescenta.

Benta diz que espera voltar "com a motivação e ânimo" que todos lhe conhecem. "Por agora, impõe-se um momento de pausa. Agradeço a todos quantos estiveram e estão sempre comigo. [...] Uma palavra final para todos os meus colegas de equipa e a todos os colegas de profissão: Continuem a elevar o ciclismo nacional!", conclui.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com