Por: Nuno Candeias
O Novo Ultegra R8000 vai chegar
equipado com travões de disco de alta performance, redesenhadas manetes
mecânicas e DI2, botões no topo da
manete Di2 para uma melhor personalização, manetes de contra-relógio para
comutação sincronizada e mudanças traseiras de baixo perfil com tecnologia
shadow para obtenção de melhores vantagens aerodinâmicas.
O lançamento do novo Ultegra oferece muito mais que produtos testados por
profissionais. Ultegra R8000 transporta toda a tecnologia usada pelas equipas
profissionais e adapta-a ao mundo real do ciclismo, oferecendo personalização,
sistemas de transmissão mais ergonómicos, com avançados componentes de travagem
para disco ou travão-dual pivot, o controlo total de comutação Di2 ou mecânica.
Concebido para obter a mesma versatilidade seja em competição, treino ou
uma simples volta com os amigos, Ultegra pretende re-capturar a paixão pelo
ciclismo.
ULTEGRA R8000 - SISTEMA DE TRANSMISSÃO
Um design assimétrico do crank à semelhança do Dura-Ace 9100, com
tecnologia Hollowtech II ,construção de 4 braços para melhorar a transferência de potência e
reduzir perdas de energia, conseguindo-se ainda assim reduzir algumas gramas
(674g, 50-34D) em comparação com a versão anterior .
A Roda Pedaleira exterior utiliza
tecnologia Hollowglide da Shimano, conseguindo-se deste modo uma maior rigidez, enquanto a estrutura oca
além de permitir reduzir o peso garante maior precisão na passagem das mudanças
da frente.
Pedaleiro
Combinações disponiveis:
53-39D, 52-36D, compacto 50-34D, e uma versão para ciclocross 46-36D.
Cassete
11 vel. surge agora com 6 combinações standart :
(CS-R8000; 11-25D, 11-28D, 11-30D, 11-32D, 12-25D e 14-28D) uma versão mais
larga 11-34D ( CS-HG800) uma cassete com um encaixe do cepo compativel com bicicletas de estrada e montanha.
Pedais
Novo pedal Ultegra SPD-SL com
corpo em compósito de carbono incentiva
a novas performances com a redução de
altura do seu perfil em 0,7mm, plataforma mais larga, e uma redução de 12 gr
comparativamente com o modelo anterior PD-6800.
ULTEGRA R8000 SISTEMAS DE COMUTAÇÃO
O Ultegra vai trazer aos
ciclistas manetes de mudança DI2 e mecânica altamente rápida e de alta
precisão, com opções para travão de disco e travão de ferradura, mais ergonómicas e mais compactas.
As manetes DI2 com a mais recente funcionalidade comutação
sincronizada total ou semi-sincronizada
(com a bateria BT-BN110),permitem aos ciclistas executar passagens de mudança
automáticas na frente ( Sincronização Total) ou passagens automáticas na
mudança trás ( Semi-sincronização). Com isto, por exemplo, o utilizador pode
programar os manipulos esquerdos para no sistema de transmissão fazer passagens
para mudanças altas e os manipulos do lado direito programados apenas para
pasagens paras as baixas. Além disso as novas manetes têm um click mais
definido e a comutação com luvas foi também melhorada com o afastamento dos botões.
À semelhança do design do Dura-Ace Di2, as novas manetes Ultegra
ST-R8070 hidráulicas Di2 e
ST-R8050 Di2 para travão ferradura, vão
incluir no topo do repousa mãos para comutação remota, os quais podem também
ser programados para comutação ou controlar terceiros equipamentos.
Todos os manipulos ou botões DI2 permitem a funcionalidade multi-shift,
assim como os botões de topo de guiador ou a comutação sincronizada, são
personalizadas através da aplicação E-TUBE app
para telefones, tablets ou PC’s.
Esta app além de permitir ao
utilizador personalizar ao seu gosto funções e operações , permite manter todos
os componentes eléctricos da bicicleta actualizados com o mais recente
firmware, assinalar anomalias e resolver anomalias do sistema.
As manetes hidráulicas Ultegra ST-R8070 vem com alçance de mao melhorado
e ajuste de stroke. As novas manetes hidráulicas
(ST-R8070 and ST-R8020) pesam 360g e 550g respectivamente, mais 65g e
112g mais pesadas que as opções
mecânicas (ST-R8050, 295g, e ST-R8000, 438g).
A mudança da frente (FD) está desenhada para uma passagem de mudanças
mais rápida e suave quando sujeita a altas forças de torque, foi resenhada para
se adaptar às novas tendências de mercado para os quadros de estrada, mais
cutos e largos e utilização de pneu mais largo.
A mudança de trás Di2 (RD-8050) ou mecânica (RD-R8000) adoptou o baixo perfil da Dura-Ace e a tecnologia Shimano Shadow
RD um design que permite que a mudança
fique situada totalmente por debaixo da cassete, afastando-a assim de
potênciais impactos. A mudança vem com 2 combinações: caixa curta ( SS) para combinações de 11-25D a 11-30D e caixa longa ( GS) que se aconselha a
utilizar nas combinações 11-28D a 11-34D. Ambas as mudanças Frente e trás Di2
comunicam entre elas para as operações de comutração sincronizada , permitindo
assim ao ciclista manter maior concentração na estrada.
As manetes Mecânicas estão
disponiveis numa versão hidráulica (ST-R8020) e versão travão de ferradura
(ST-R8000), incluem cabo de mudanças com
revestimento em poliamida para uma
passagem de mudanças incrivelmente leve. O ajuste de tensão do cabo foi também
facilitado.
ULTEGRA R8000 COMPONENTES COMUTAÇÂO ADICIONAIS
Para o triatlo e contra-relógio , teremos os manipulos ST-8060 que encaixam no topo do guiador. O
novo design traz uma nova dimensão ao atleta simplificando as operações de
comutação quando o atleta está no seu esforço máximo. com a remoção de um botão
da unidade ST-6871,teremos uma manete mais aerodinâmica, mais pequena e curta.
A eliminação de um botão de cada
um dos manipulos significa que os atletas de triatlo ou contra-relógio têm de
utilizar a comutação sincronizada. Em alternativa foram incluidas opções sem
serie associada SW-R671 para
contra-relógio e botões SW-R600 ou
SW-R610 para subida ou sprint.
ULTEGRA R8000- SISTEMA DE TRAVAGEM
Os novos travões hidráulicos Ultegra, incluem uma nova pinça de travão
mais potente e compacta, para montagem flat-mount BR-R8070, para uma integração
perfeita nos novos quadros de estrada. Uma nova construção de rotor com distintas alhetas dissipadoras,
permitiu melhorar a dissipação de calor . O jogo de pinças BR-R8070 pesam 280g mais 212g para um par de rotores SM-RT800
rotors, o par de travões Dual-pivot BR-R8000 para travão ferradura pesam 360gr,
com uma opção para montagem direta, ambos compativeis com pneus mais
largos até 28CBoth designs are
compatible with up to 28C, um estabilizador entre os braços permite maior
estabilidade e maior potência de travagem.
RODAS AO NÍVEL DO ULTEGRA
Para complementar a nova linha do
Ultegra teremos 2 novos conjuntos de rodas sem serie associada - Roda tubeless em carbono laminado WH-RS700
para travão ferradura e a versão WH-RS770 para travão disco e eixo passante de
12mm
DESENVOLVIMENTO ULTEGRA R8000
O gestor de produto da Shimano Tim Gerrits;
“O objetivo era transportar
tecnologia de ponta para uma maior audiência de ciclistas. Queremos
oferecer alta performance a vários tipos
de ciclistas de estrada com uma ampla variedade de produtos.
“Ultegra é desenhado para atingir todo o tipo de ciclismo desde o
contra-relógio/ triatlo, até aqueles que desejam ter travões de disco ou
sistemas Di2 nas suas bicicletas para grandes performances nos granfondos,
rodas para travões mecânicos ou aros para travão disco. 5 Diferentes tipos de
montagens permite ao consumidor ter uma ampla escolha.
“Estamos na verdade, super orgulhosos com este desenvolvimento. O Ultegra
é um apelo entusiástico que está associado com o verdadeiro espirito
desportivo. Estamos a fazer um esforço nesta promoção, e esperamos que durante
o processo possamos atrair mais pessoas para o ciclismo de estrada.”
Distribuidor oficial para Portugal: Sociedade Comercial do Vouga
Fonte: Sociedade Comercial do Vouga