domingo, 19 de junho de 2022

“Michael Woods vence Tour da Occitania”


Por: José Morais

Bonifazio da equipa da TotalEnergies venceu a última etapa do Tour da Occitania, com o vencedor da prova Michael Woods, a ser escoltado por um trio espanhol, eram eles Alejandro Valverde, Jesús Herrada e Carlos Rodríguez, na corrida que terminou em terras francesas, em Auterive,  

No final e em termos de classificação geral, a etapa não apresentava grandes dificuldades para Michael Woods, o qual colocou uma margem praticamente imbatível, e ganhou a geral, com Carlos Rodríguez a terminar em segundo, Jesús Herrada em terceiro, e em quarto Alejandro Valverde, uma das pricipais estrelas.

“Tour da Bélgica equipa da Quick-Step no seu melhor”


Por: José Morais

A Quick-Step foi a grande vencedora no Tour da Bélgica, com a festa a ser feita em casa, e assinalou uma dupla espetacular, com Fabio Jakobsen a vencer a prova, ele que não estava ao seu mais alto nível já algumas semanas, e deixa aviso para o Tour de França que se aproxima.

A equipa da Quick-Step em crescimento desde a lesão de Julian Alaphilippe nas Ardenas, irá chegar ao Tour de França na melhor forma, com Fabio Jakobsen a ser um velocista de referência diante de Ewan ou Groenewegen na prova.

 O ciclista de 25 anos, conseguiu a sua decima celebração da época, e mais uma vez o holandês foi o mais rápido, dando a Patrick Lefevere motivo para fazer a sua estreia no Tour, apresentando-se como um dos principais velocitas. 

Fabio Jakobsen conseguiu assim bater no final do Tour da Bélgica Jasper Philipsen da Alpecin-Fenix e Gerben Thijssen da Intermarché-Wanty Gobert, onde o irlandês da equipa da Bora-hansgrohe Sam Bennett, continua com algumas dúvidas e só conseguiria ser quarto.  

“João Pereira acaba em sétimo lugar na Taça do Mundo de triatlo de Huatulco”


Concluiu corrida em 53.56 minutos, a somente nove segundos do vencedor

 

Por: Lusa

Foto: Federação de Triatlo de Portugal

O português João Pereira terminou este domingo em sétimo lugar a etapa do México da Taça do Mundo de triatlo, ganha pelo espanhol Genis Grau, em Huatulco.

"Procuro regularidade e consistência. Após este ciclo de quatro provas seguidas em diferentes continentes não podia estar mais satisfeito com o meu resultado. Agora, é voltar a trabalhar porque a época ainda agora começou e sinto-me com muito para dar e melhorar. O resultado em si foi bom, mas queria mais. Visto o calor e o percurso, estou satisfeito, mas sei que pode ser melhor", disse o atleta, em declarações à assessoria de imprensa da Federação de Triatlo de Portugal.

O português concluiu os 750 metros de natação, 20 quilómetros de ciclismo e cinco quilómetros de corrida em 53.56 minutos, a somente nove segundos do vencedor. Ao sprint, Genis Grau bateu Tyler Mislawchuk por um segundo e Miguel Hidalgo por três, deixando o canadiano e o brasileiro no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Na semana passada, João Pereira tinha ganho a etapa de Coimbra da Taça da Europa.

O triatleta de 34 anos luta pelo apuramento para os Jogos Olímpicos Paris2024 depois de ter sido quinto no Rio2016 e 27.º em Tóquio2020.

Fonte: Record on-line

“Geraint Thomas vence Volta à Suíça”


Depois de ter sido segundo na oitava e última etapa

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista britânico Geraint Thomas (INEOS) conquistou a Volta à Suíça, depois de ter sido segundo na oitava e última etapa, um contrarrelógio ganho pelo belga Remco Evenepoel (QuickStep-Alpha Vynil).

O vencedor da última Volta ao Algarve gastou 28.26 minutos para concluir os 25,6 quilómetros do exercício individual, com partida e chegada em Vaduz, no Liechtenstein, menos três segundos do que Thomas e 10 do que o suíço Stefan Kung (Groupama-FDJ).

Thomas 'roubou' a liderança ao colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe), que hoje foi apenas 11.º posicionado na tirada, a 1.17 de Evenepoel.

Para conquistar a sua primeira vitória numa prova de etapas desde a Volta a Romandia de 2021, Thomas terminou com um avanço de 1.12 minutos sobre Higuita e de 1.16 sobre o dinamarquês Jakob Fuglsang (Israel-Premier Tech).

O português Nelson Oliveira (Movistar) foi hoje 36.º no 'crono', a 2.30 minutos, terminando a prova na 25.ª posição, a 29.24 minutos.

Fonte: Record on-line

“Pogacar coroa com vitória na última etapa o triunfo na Volta à Eslovénia”


Rui Oliveira terminou a corrida na 98.ª posição

 

Por: Lusa

Foto: UAE Emirates

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE-Emirates) confirmou o triunfo final na Volta à Eslovénia, coroando-o com a vitória na quinta e última etapa, entre Vrhnika e Novo Mesto.

Pogacar, que triunfou pela segunda vez consecutiva a prova do seu país, cumpriu os 155,7 quilómetros da última etapa em 3:42.35 horas, o mesmo tempo do compatriota Matej Mohoric (Barhain-Victorius) e menos três do que o polaco Rafal Majka (UAE-Emirates).

Numa prova dominada pelo duo da UAE-Emirates, que venceu quatro das cinco etapas, Pogacar, bicampeão da Volta a França, terminou com 12 segundos de avanço sobre Majka, com o esloveno Domen Novak (Barhain-Victorius) a ser terceiro, a 2.32 minutos.

O português Rui Oliveira (UAE-Emirates) terminou a corrida na 98.ª posição, depois de ter sido 101.º na última etapa.

Fonte: Record on-line

“Sicasal / Glassdrive fecha Volta a Portugal Feminina com sentimento de dever cumprido”


Fotos: Federação Portuguesa de Ciclismo, por João Fonseca Photographer

Terminou este a 2.ª edição da Volta a Portugal Feminina, com a 3.ª Etapa a sair de Aveiro para terminar na cidade de Anadia, após 104,7 km de um percurso endurecido pela montanha. A Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive voltou a contar com Cristina Pulido num dos grupos que perseguia a frente da corrida, voltando a ser a atleta melhor classificada em prova, finalizando em 29.º lugar. Nathalie Eklund (Massi Tactic Women’s Team) fez o pleno ao vencer as quatro etapas, confirmando a líderança da Geral Individual, dona da Camisola Amarela que vestiu logo no 1.º dia e não mais largou.


A etapa-rainha foi percorridos a um ritmo alucinante, a rondar os 39 km / hora. À medida que a corrida se aproximava do final, o pelotão feminino ia perdendo unidades. Já em Anadia, na última volta ao circuito final, foram vários os ataques, que colocaram em cabeça de corrida quatro atletas que iriam ditar o desfecho da etapa e onde estava a Camisola Amarela, que triunfou pela 4.ª vez. Cristina Pulido chegaria 02m49s depois da vencedora, na 29.ª posição.


Bruno Pires, diretor desportivo da Sicasal / Glassdrive, disse que esta “foi uma etapa com um final bastante duro, com contagens de montanha de 2.ª e 3.ª categoria. Acabámos por ter a Cristina Pulido não com o grupo da frente, mas ao nível que esteve ontem, acusando um pouco o desgaste do dia anterior, onde teve de enfrentar o vento sozinha”.

Em jeito de balanço sobre a prestação da equipa na 2.ª Volta a Portugal Feminina, o dirigente sublinhou a importância de nenhuma atleta se ter magoado, com todas a terminar bem. Ao nível de resultados “não fico satisfeito, nem posso ficar, porque esta equipa preparou-se para fazer melhor, mas foi o que conseguimos fazer. Há muita inexperiência sendo necessário continuar a trabalhar e continuar a evoluir em alguns pontos. Olhando de um modo geral e tendo este projeto nascido do zero há pouco mais de seis meses, estou satisfeito com o que construímos até aqui e sinto-me muito grato pela oportunidade que a equipa me deu. Vamos agora refletir e pensar no que iremos fazer no futuro”.


 

Classificações:

2ª Volta a Portugal Feminina

3ª Etapa : Aveiro – Anadia 104,7 kms

Classificação Individual da 3ª etapa

 

1.ª Nathalie Eklund (Massi Tactic Women’s Team), 02h42m02s

2.ª Ruth Shier (Team LDN / Brother UK), a 01s

3.ª Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense), mt

29.ª Cristina Pulido (Sicasal / Glassdrive), a 02m49s

47.ª Tânia Lima (Sicasal / Glassdrive), a 10m15s

52.ª Leandra Gomes (Sicasal / Glassdrive), a 10m20s

63.ª Claudia Gnudi (Sicasal / Glassdrive), a 14m10s

67.ª Jéssica Costa (Sicasal / Glassdrive), a 14m20s

70.ª Filipa Fidalgo (Sicasal / Glassdrive), a 14m22s


 

Classificação Geral Individual – Amarela após 3ª etapa

 

1.ª Nathalie Eklund (Massi Tactic Women’s Team), 07h03m58s

2.ª Mireia Pellicer (Massi Tactic Women’s Team), a 18s

3.ª Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense), a 32s

45.ª Cristina Pulido (Sicasal / Glassdrive), a 21m28s

54.ª Tânia Lima (Sicasal / Glassdrive), a 38m54s

55.ª Leandra Gomes (Sicasal / Glassdrive), a 39m03s

58.ª Jéssica Costa (Sicasal / Glassdrive), a 42m05s

71.ª Claudia Gnudi (Sicasal / Glassdrive), a 49m44s

73.ª Filipa Fidalgo (Sicasal / Glassdrive), a 50m15s

 

Classificação Geral Equipas

 

1.ª Massi Tactic Women’s Team, 21h14m43s

14.ª Sicasal / Glassdrive, a 01h35m01s

 

Classificação Geral Juventude - Branca

 

1.ª Mireia Trías (Massi Tactic Women’s Team), 07h05m47s

14.ª Jéssica Costa (Sicasal / Glassdrive), a 40m16s

Fonte: Equipa de Ciclismo Feminina Sicasal / Glassdrive

“Campeonato da Europa de Maratona BTT na Chéquia”


Tiago Ferreira 12.º no Campeonato da Europa de XCM

 

Por: José Carlos Gomes

Tiago Ferreira foi hoje o melhor português no Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM), conseguindo a 12.ª posição na prova disputada em Jablonné v Podjestedi, na Chéquia.

A corrida de 100 quilómetros foi disputada a um ritmo muito forte deste o início, com a velocidade a partir completamente o pelotão desde os quilómetros iniciais. Com José Dias a ressentir-se de uma lesão antiga, foi Tiago Ferreira o português que melhor se adaptou à prova.

O viseense, com títulos mundiais e europeus no palmarés, foi o 12.º classificado, gastando mais 13m22s do que o italiano Fabian Rabensteiner, que cumpriu o percurso em 3h53m30s. O transalpino chegou com 29 segundos de vantagem sobre o polaco Krzyzstof Lukasik e com uma margem de 2m19s para o checo Jaroslav Kulhavy, que também subiram ao pódio.

 

Entre os representantes nacionais, menção ainda para Filipe Francisco, 27.º, a 20m15s, e Bruno Sancho, 29.º, a 20m51s. José Dias não terminou a corrida, devido às dores provocadas pela lesão antiga.

“A corrida foi lançada desde muito cedo, com grande velocidade e um ritmo muito alto.  Tínhamos a expectativa de um resultado melhor, mas demos o máximo, merecendo referência o Filipe e o Bruno, que fizeram a estreia em Campeonatos da Europa”, explica o selecionador nacional, Pedro Vigário.

Fora da elite, destaque para o segundo lugar de Manuel Pinto, em masters 65-69, e para o sexto posto de Carlos Soares, em masters 50-54.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta a Portugal Feminina Cofidis”


Nathalie Eklund faz o pleno e Vera Vilaça chega ao pódio

 

Por: José Carlos Gomes

A sueca Nathalie Eklund (Massi Tactic) venceu de forma concludente a Volta a Portugal Feminina Cofidis, ganhando todas as etapas. A última, disputada neste domingo, entre Aveiro e Anadia, permitiu à portuguesa Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) subir ao terceiro lugar da geral final.

Os 104,7 quilómetros que separaram Aveiro do final da corrida, em Anadia, foram percorridos a ritmo alucinante, o que fez da última tirada uma corrida de eliminação. O pelotão foi, sucessivamente, perdendo elementos à medida que os quilómetros avançavam. Mas foi já dentro do concelho de Anadia que aconteceram as principais movimentações.


As duas voltas ao circuito que, no próximo mês, irá receber as provas de fundo do Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, fizeram real mossa. Na primeira passagem pelo circuito, onde estavam colocadas duas contagens de montanha, o pelotão ficou reduzido a cerca de 15 elementos.

Na volta final sucederam-se os ataques, ficando na dianteira apenas quatro corredoras, Nathalie Eklund e Mireia Benito (Massi Tactic), Ruth Shier (Team LDN/Brother UK) e Vera Vilaça. As quatro seguiram juntas até à meta, instalada numa rampa, hoje ainda endurecida pela força do vento lateral.


Nathalie Eklund não deu hipóteses à concorrência e fez o pleno. Terminou na frente, com 2h42m02s, vencendo, assim, todas as etapas da competição. Ruth Shier e Vera Vilaça gastaram mais um segundo e Mireia Benito ficou a 4 segundos. O primeiro grupo perseguidor chegaria 39 segundos depois da vencedora, integrando duas portuguesas, Ana Caramelo (Kiwi Atlantico Louriña), sétima, e Beatriz Pereira (Seleção de Portugal), 14.ª.

Contas feitas, Nathalie Eklund terminou a prova em posse da Camisola Amarela Jogos Santa Casa, sendo seguida pela companheira de equipa Mireia Benito, que gastou mais 18 segundos, mas venceu as camisolas Vermelha Cofidis, dos pontos, e Azul IPDJ, da montanha.

“É incrível ganhar quatro etapas em quatro dias. Na verdade, senti-me um pouco doente antes da corrida e estive quase para não vir a Portugal. Fui-me sentindo melhor dia a dia. Hoje a minha equipa voltou a fazer um excelente trabalho, na etapa que, para mim, foi a mais fácil, dado que o percurso se adaptava melhor às minhas caraterísticas. Agora vou tentar ser campeã nacional da Suécia, tentarei revalidar o título de contrarrelógio e recuperar o título de fundo, que já venci em 2020”, confessou a sorridente Nathalie Eklund após o final da corrida.


Vera Vilaça esteve com as melhores todos os dias e hoje conseguiu chegar ao pódio. Foi a terceira classificada da geral, a 32 segundos da vencedora. Ana Caramelo foi a décima classificada, a 2m07s.

“Esta Volta foi muito mais dura do que estava à espera. Tinha a intenção de ganhar a camisola amarela, mas saio muito satisfeita com a minha prestação. Foram quatro dias muito duros, principalmente os últimos dois. A prova disputou-se fora da minha zona de conforto, mas estava bem preparada para responder ao poderio da Massi Tactic. Quando decidi dedicar-me a cem por cento ao ciclismo tinha este como o objetivo da época e acho que esta corrida será uma excelente plataforma para poder vir a ser ciclista profissional no futuro”, considera a melhor portuguesa.

A Massi Tactic ganhou todas as classificações, pois também se impôs na geral coletiva a sua corredora Mireia Trías leva para casa a Camisola Branca Média de melhor jovem.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de BMX Quarteira”


Bruno Cardoso e Rita Xufre revalidam títulos em Quarteira

 

Por: José Carlos Gomes

Bruno Cardoso (Ain Cotiere BMX Sodicycle) e Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside) revalidaram em Quarteira, Loulé, os títulos de campeões nacionais de BMX.

Na categoria masculina de BMX, Bruno Cardoso confirmou o favoritismo, impondo-se diante de Miguel Domingos (Team BMX Quarteira) e de David Almeida (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside), renovando o estatuto de campeão nacional de elite.

Nas femininas, a divisão etária foi diferente. Rita Xufre, campeã em título e ainda em idade de cadete, triunfou na corrida para as participantes entre os 15 e os 24 anos. Na categoria de mais de 25 ganhos impôs-se Mónica Gaboleiro.


A corrida de juniores masculinos assistiu ao triunfo de um corredor da casa, Renato Silva (Team BMX Quarteira), o mesmo sucedendo nos cadetes, com vitória de Lourenço Hartel.

Nas categorias masculinas de escolas ganharam o juvenil Francisco Sousa (Team BMX Quarteira), o infantil Gonçalo Ribeiro (Clube Bicross de Portimão), o iniciado Gustavo Pereira (Clube Bicross de Portimão), o benjamim Isaac Borralho (AEBTT Rio/Mr. Print) e o pupilo Miguel Santos (Núcleo Bicross de Setúbal/Knowledge Inside). No setor feminino das escolas as melhores foram Carlota Santos (Casa do Povo de Abrunheira), na faixa etária 13-14 anos, e Maria Pinto, da mesma equipa, no escalão 9-12 anos.

As vitórias nas provas de veteranos sorriram a Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão), em BMX Race, enquanto em cruiser foram para André Martins (Team BMX Quarteira), em 30-39 anos, e Paulo Domingues, em maiores de 40.

Por equipas o título ficou no Algarve, viajando para as vitrinas do Clube Bicross de Portimão.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com