segunda-feira, 27 de maio de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Giro de Itália 2025 Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard a marcar presença”


Por: José Morais

Com o final do Giro de Itália 2024, já existem rumores sobre a edição de 2025, onde tudo aponta que Tadej Pogacar e Jonas Vingegaard podem marcar presença, o ciclista esloveno como atual campeão, e o ciclista dinamarquês como estreante de luxo.

De acordo com a RAI, Tadej Pogacar perdeu o desejo de retomar ao evento, enquanto Jonas Vingegaard, e alguns membros da equipa da Visma, fizeram recentemente comentários, onde confirmaram a possibilidade de poder fazer a mesma dobradinha do líder da equipa dos UAE.

Porem, rumores estão ganhando cada vez mais força, em especial com Tadej Pogacar, sabendo dos seus desejos de uma mudança permanente, já que a equipa da UAE quer que o ciclista faça a Volta a França e Espanha em 2025, mas Tadej Pogacar deseja um frente a frente com o adversário em plenas condições, algo que se calhar em 2024 não poderemos ver.

Porem, vamos ver se o rumor da comunicação social italiana se confirma, ou não será apenas uma forma de começar a pressionar os dois melhores ciclistas da atualidade, porem, a ideia seria sensacional, já que ambos sempre lutaram pela Volta a França.  

“Equipa Beneditence venceu pelo segundo ano o circuito da casa”


Depois do sucesso da reativação do circuito da Benedita em 2023, o Centro Recreativo e Popular (CRP) da Ribafria, com a colaboração do município de Alcobaça, a freguesia da benedita e o apoio da Associação de Ciclismo de Santarém, organizaram o segundo circuito de ciclismo da vila da

Na Praça de José Damasceno Campos, onde o CRP Ribafria colocou o pódio, e a novidade desta edição, um ecrã gigante, sendo a prova filmada em direto para as redes socias, com camaras fixas e camaras motards, e ao mesmo tempo transmitida em direto no ecrã, onde quem estava na Praça, além de ver os ciclistas passar, via o resto da prova no ecrã.


Também os prémios foram colocados em exposição, bem como uma roulotte com bebidas e um porco no espeto oferta da SERMAR, a disposição de todos os espetadores, sem qualquer custo, onde apenas havia uma caixa para o recebimento de um donativo, caso o quisessem doar.

Os acessos onde o percurso passava sinalizados e cortados, pela GNR com colaboradores do CRP Ribafria a ajudar.

Em frente à Praça de José Damasceno Campos, estavam instalados três pórticos, pórtico de meta, e de metas volantes e o local para os comissários da FPC, para o controlo da prova e passagens na meta.


Ainda um pouco atrás, dois carros cedidos pela Benecar, para transportar o comissário na prova e uma equipa de urgência.

Na frente da corrida, para uma maior segurança e filmagem da prova, estavam 6 motos do moto clube Beneditense Parte Manetes.

Estavam reunidas todas a condições para um verdadeiro espetáculo de ciclismo.

A prova foi composta por 18 voltas de 4,2 km, perfazendo o total de 75 km, onde além dos prémios da Geral individual, coletiva e escalões, havia ainda em disputa 3 metas volantes, a passagem da 5 volta a meta volante Ginásio Dino`s, a passagem da 10 volta, a meta volante Riomagic, a 15 volta a meta volante Profiserv, havendo também o prémio da volta mais rápida atribuído pela Benecar.


Antes das Cerca das 14 horas, procedeu-se a chamada dos cerca de 90 atletas, das várias equipas nacionais para a linha de partida.

Cerca das 14h20 minutos deu-se o início da prova, uma prova desde o início atacada e por isso a acabar com uma velocidade superior a 42 km/ h.

Uma fuga de sete elementos logo a passagem da 4ª volta ganhou vantagem sobre o pelotão, estando na fuga dois elementos do CRP Ribafria, Helder Loureiro e Paulo Simões.

A fuga chegou a ter pouco mais de um minuto, mas a passagem da 12ª volta, a equipa do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic, assumiu a corrida, fez descair da fuga para o pelotão o Hélder Loureiro, com o intuito de anular a fuga e ir em busca da vitória.


A estratégia não podia ter resultado melhor, e na última volta a cerca de 2,5 km para a meta a fuga estava alcançada por um grupo reduzido de atletas, mas onde estava João Letras do CRP Ribafria.

A vitória viria a ser discutida ao sprint por um grupo de 4 atletas, com João Letras a cortar a meta em 1º lugar.

João Letras venceu o escalão elite e Paulo Simões conquistou o 2º lugar M40, coletivamente a equipa conquistou o 5º lugar.

Deu-se início a cerimónia da entrega de prémios, onde a Ex.ª senhora presidente da freguesia, Maria de Lurdes Lopes Pedro, responsáveis da freguesia, patrocinadores e entidades locais, entregaram os prémios.

Por último e para encerramento da prova, a direção do CRP Ribafria, em agradecimento pelo apoio e serviço prestado a realização deste 2º circuito de ciclismo, ofereceu uma pequena lembrança às entidades envolvidas, Município de Alcobaça, freguesia da Benedita, GNR Benedita, BV Benedita, Moto clube parte manetes, e associação de ciclismo de Santarém.

Na opinião geral, as equipas presentes de todo o País, atletas, público assistente e Beneditenses, ficaram bastante agradados, e enalteceram a forma altiva e briosa com que a prova se apresentou e decorreu, e o sucesso que alcançou.

Por ultimo, e porque a corrida foi um grande espetáculo, com a equipa a ter muita audácia e a deixar tudo na estrada em prol da vitória, enaltecemos todos os atletas da equipa, que abdicam sempre dos resultados pessoais em prol dos resultados da equipa, pois no desporto de competição, lutar por um lugar cimeiro é fundamental, por isso, só podemos estar agradecidos a todos os nossos atletas pela sua união, empenho, garra e determinação com que enfrentaram esta prova, que resultou na conquista do lugar mais alto do pódio e na vitória de toda a equipa.

Por último, e porque sem eles nada disto seria possível, agradecer ao CRP Ribafria e a todos os patrocinadores, que apoiam e ajudam a equipa incondicionalmente, para que nunca falte.

Fonte: Equipa Ciclismo CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic

“Chega ao fim uma semana de competição intensa para a Tavfer- Ovos Matinados – Mortágua”


“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua termina a Volta a Portugal do Futuro com um balanço positivo”

 

Rafael Barbas e Andres Taboada terminam a sua primeira 31.ª Volta a Portugal do Futuro/4.º Grande Prémio CMTV pela estrutura Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua com um balanço positivo depois de 4 dias na estrada.

A equipa Tavfer-Ovos Matinados- Mortágua faz um balanço positivo desta prova, onde os atletas do escalão Sub-23 tiveram a oportunidade de correr apenas no seu escalão, ganhar experiência e mostrar as cores da equipa, realçando a importância da formação e da aposta nos mais jovens. Rafael Barbas na 3ª etapa com chegada a Pombal, conseguiu integrar a fuga que vingou terminando na 4ª posição nessa mesma etapa. Já Andres Taboada com a sua prestação constante ao longo das etapas conseguiu carimbar um Top-25 na classificação geral.

Andres Taboada declara que: “Terminei esta corrida muito contente, sabíamos que não íamos estar na melhor forma devido a problemas de saúde que afetam a minha condição e preparação para esta prova, mas mesmo assim absorvi tudo e aprendi muito nestes dias. O Rafael (Barbas) conseguiu estar presente numa fuga, tentei entrar, mas não consegui, não obstante mantive uma boa posição na geral (23ª posição), foi uma corrida muito dura, especialmente nos últimos dois dias, mas aguentamos muito bem. Estou muito contente e estou ansioso por preparar o resto da época”.

 

“5 dias de ação para a Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua nos Alpes Isére Tour, França”


 

Chegaram ao fim 5 dias de competição para a equipa portuguesa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua por terras francesas nos Alpes Isère Tour.

A fuga, de onde saiu o vencedor, formou-se nos primeiros quilómetros por 8 corredores, a 25 quilómetros para a meta um ataque por parte de 3 corredores fechou as contas para a chegada e alterou as contas da classificação geral. Gonçalo Carvalho foi o melhor classificado da equipa Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua, que terminou na 31ª posição.

Relativamente ao balanço da corrida, Gustavo Veloso assume que: “Esta corrida foi uma boa experiência para a equipa, são corridas diferentes, que são disputadas de maneira diferente. Conseguimos terminar uma etapa no Top-10 (1ª etapa) com o César Martingil, o objetivo da equipa passava por ganhar ritmo para o resto da temporada. Estivemos presentes numa corrida internacional e isso é importante”.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

“19º Passeio de Cicloturismo Cansados de Marinhais Juvemar”


Dia 2 de Junho 2024

 

Comemoração dos 25 anos dos Cansados de Marinhais

 

Por: José Morais

Vai para a estrada no próximo domingo dia 2 de junho, o 19º Passeio de Marinhais, numa organização do Núcleo Cicloturismo Cansados Marinhais, este ano a celebrarem os seus 25 anos de existência.

A concentração será feita junto ao pavilhão no recinto das festas de Marinhais a partir das 8 horas, estando a partida para o passeio agendada pera as 9 horas, com um percurso de 62 quilómetros aproximadamente.

Um passeio que muito promete, com uma organização e esmerar-se como o tem feito de ano para ano, promete uma excelente manhã de fortes pedaladas, este ano promete uma surpresa extra, e filmagens de avião, haverá um almoço surpresa, e no final sorteios com muitos prémios.

Para informações e inscrições podem ser feitas para:

Mail: friotecnica.marinhais@gmail.com

Telefones: João Filipe: 914 272 399 

Filomena Silva: 917 190 229 

José Alberto: 9165 474 832

As inscrições terão de serem feitas até ao dia 31 de maio.

Venha participar neste excelente passeio, um passeio já de grande tradição, que a Revista Notícias do Pedal apoia, recomenda, e vai marcar presença, para reportagem completa fotográfica, escrita, e ainda com os seus diretos na partida, durante o passeio na estrada, e no final.

Ficam os votos de bons passeios, boas pedaladas.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com