sábado, 24 de outubro de 2020

“Geoghegan Hart espera ter "um bom dia e um pouco de sorte" no temporizador final”


O britânico pode ser o primeiro vencedor do Giro a ser apenas um líder no último dia

 

Por: EFE

Foto: AFP

O britânico Tao Geoghegan Hart (Ineos), vencedor no sábado da vigésima etapa do Giro de Itália, jogará neste domingo suas chances de ser campeão na prova final, de 15,6 quilômetros em Milão, no qual espera "ter um bom dia e um pouco de sorte".

Pela primeira vez na história de 103 anos do Giro, dois corredores chegam à prova final, que entrega o título de campeão, com exatamente o mesmo tempo no geral: o australiano Jai Hindley (Sunweb) usará a camisola rosa e lutará pelo título com Geoghegan Hart.

"Estou feliz por mim, pela minha equipa e pelo Giro. Hoje foi um momento muito bom. O teste do tempo deste domingo vai depender das pernas, o passeio é curto, espero ter um bom dia e um pouco de sorte. Então veremos", disse Geoghegan Hart no final da etapa deste sábado, em declarações prestadas pelos organizadores do Giro.

O britânico venceu no sábado a corrida contra Hindley em Sestriere e selou sua segunda vitória neste Giro, depois de Piancavallo na décima quinta etapa. Ele sai como um dos favoritos para ser campeão do Giro 2020, sendo um prioridade ser o mais rápido que Hindley nas provas de tempo.

Fonte: Marca

“Perfil e tour da etapa 21 e última do Giro de Itália: teste de tempo entre Cernusco sul Naviglio e Milão”


Um tempo de curta distância, praticamente plano e muito explosivo

 

O Giro de Itália está acabando, este domingo, 25 de outubro, a etapa 21 á a última da corrida italiana e será disputada com um contra-relógio individual entre Cernusco sul Naviglio e Milão. Uma etapa de 15,7 quilómetros que será decisiva para conhecer a camisola rosa e o vencedor deste Giro de Itália 2020.

Um tempo de curta distância, praticamente plano, e muito explosivo. O passeio começa no centro de Cernusco sul Naviglio e termina como de costume na tradicional chegada à Piazza del Duomo. Saindo via Palmanova o pelotão encontrará o primeiro tempo na entrada da via Padova; a estrada continua praticamente plana até o fim.

Neste último tempo, as duas primeiras classificatórias começarão com o mesmo tempo (Tao Geoguegan Hart e Jai Hindley) e os 15 quilómetros decidirão quem irá definitivamente envergar a camisola rosa.

O ciclista espanhol Peio Bilbao está em quarto, a dois minutos e 52 segundos de distância, e tentará encontrar o pódio no último dia. (Kelderman é o terceiro a um minuto e 32 segundos). As diferenças não devem ser muito grandes, mas não podem ser reprovadas. Mas diga a Primoz Roglic no Tour de France deste ano ou Purito Rodriguez que perdeu a camisola rosa em 2012.

Fonte: Marca

“Pela primeira vez em 103 anos há um empate na liderança do Giro d'Itália”


Hindley e Hart têm o mesmo tempo à entrada da última etapa, um contra-relógio em Milão. João Almeida mostra a alma e recupera segundos

 

Foto: EPA/LUCA ZENNARO

O australiano Jai Hindley, novo líder da geral, e o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS), hoje vencedor da 20.ª etapa, entram empatados no contrarrelógio que encerra domingo a Volta a Itália em bicicleta.

Hart, que já tinha vencido, completou os 190 quilómetros entre Alba e Sestriere em 4:52.45 horas, à frente do rival na luta pela vitória final, com o australiano Rohan Dennis (INEOS) em terceiro a 25 segundos.

Almeida cortou a meta em quarto a 1.01 minutos e conseguiu ganhar tempo, não só ao antigo camisola rosa, o holandês Wilco Kelderman (Sunweb), mas também ao espanhol Pello Bilbao (Bahrain-McLaren).

Hindley lidera com o mesmo tempo de Hart, seguindo-se Kelderman no terceiro posto, a 1.32 minutos, Bilbao em quarto e Almeida a fechar o ‘top 5', a 1.18 do holandês e a 23 do espanhol.

Hart assumiu o papel de líder improvável de uma INEOS que perdeu Geraint Thomas devido a queda, mas viu Filippo Ganna vencer três etapas, além do equatoriano Jhonatan Narváez, outra.

O britânico triunfou na 15.ª etapa e hoje somou novo triunfo, mas ao contar com um ‘super' Rohan Dennis, primeiro no Stelvio e hoje na tripla subida a Sestriere, transformou-se no candidato mais provável à vitória final.

A maior mestria no contrarrelógio deixa-o como teórico favorito face a Hindley, que tem sobre si o ‘peso' de ter deixado, por duas vezes, o líder Kelderman para trás, primeiro quando o holandês ‘destronou' João Almeida e depois, já no dia de hoje, quando seguiu Dennis e Hart e deixou o ‘maglia rosa' para trás.

Pela primeira vez em 103 anos de história, dois ciclistas chegam à decisão final empatados em tempo, após um dia ‘louco', com uma fuga em que o colombiano Einer Rubio (Movistar) foi dos mais inconformados e na qual começou a desenhar-se a estratégia de João Almeida.

A fuga do dia teve entre si alguns nomes invulgares, com destaque para o francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ), um de vários ‘sprinters' que tentaram a sorte, este a vencer um dos ‘sprints' intermédios para garantir matematicamente a conquista da classificação por pontos, levando para casa a ‘maglia ciclamino'.

Três companheiros de equipa de João Almeida da Deceuninck-QuickStep saltaram para a frente da corrida, e ainda por lá andavam a 30 quilómetros do final, quando o trio que acabou por liderar a classificação da etapa deixou Kelderman, Almeida, Bilbao e outros favoritos para trás.

Daí para a frente, Hindley ainda bonificou num ‘sprint' intermédio e por quatro vezes tentou atacar os INEOS, mas Hart não cedeu e, embora tenha perdido a rosa apenas por desempate, vai chegar favorito a Milão.

Kelderman, que cortou a meta em oitavo, a 1.35 minutos dos primeiros, caiu para terceiro e dificilmente poderá disputar o título de sucessor do equatoriano Richard Carapaz, ficando ainda à mercê, ainda que improvável, de João Almeida.

Um alvo bem mais fácil para o luso, que hoje demonstrou ‘alma' no ataque e boa estratégia, é o espanhol Pello Bilbao, que segue em quarto e tem apenas 23 segundos para o português.

Almeida, que andou 15 dias como líder, distanciou-se já na última ascensão a Sestriere, com um ataque forte que deixou os rivais para trás antes de se encontrar com o belga Pieter Serry, que o ajudou a fazer a diferença.

No final, Hindley admitiu estar "sem palavras" por concretizar um sonho de menino, mesmo que "não seja ideal tê-la retirado ao Wilco", ainda que esteja feliz por "mantê-la na equipa".

Para o contrarrelógio, promete só "o melhor possível", feliz com o Giro que fez apesar de ter ‘esbarrado' num Hart "demasiado forte" no dia de hoje, após ter "tentado tudo para o deixar para trás".

Já o britânico disse estar "extremamente perto" de um feito histórico, até porque "tudo pode acontecer no ciclismo", após um "dia incrível".

"Sabia que não era eu que tinha de forçar, estava focado em ganhar a etapa. Sabia que levávamos muita vantagem nos ciclistas atrás e teria de ser o Hindley a fazer diferenças. Percebi que não ia conseguir logo a seguir ao primeiro ataque", atirou.

Mesmo tendo chegado à ‘corsa rosa' para correr para Geraint Thomas, isso foi "há 20 etapas", pelo que agora vai "dar tudo". "O que tiver de ser, será", disse apenas.

O outro português em prova, Ruben Guerreiro (Education First), voltou a estar em bom plano, ao acabar o dia no 13.º posto, após ter dado nova mão a João Almeida, e tem já assegurada a classificação da montanha, desde que complete o Giro, seguindo no 33.º lugar da geral.

No domingo, a 21.ª e última etapa apresenta um contrarrelógio de 15,7 quilómetros que começa em Cernusco sul Naviglio e termina em Milão, para consagrar o vencedor da 103.ª edição do Giro.

Fonte: Sapo on-line

“Belga Tim Wellens vence isolado a quinta etapa da Vuelta”


Primoz Roglic foi o quarto a cortar a meta e continua na liderança

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O belga Tim Wellens (Lotto Soudal) venceu este sábado isolado a quinta etapa da Volta a Espanha em bicicleta, após integrar uma fuga, com o esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) a manter a liderança da geral individual.

Wellens, de 29 anos, cumpriu os 184,4 quilómetros entre Huesca e Sabiñanigo em 4:19.24 horas, fazendo vingar a fuga quatro segundos à frente do francês Guillaume Martin (Cofidis), segundo, e 12 para o holandês Thymen Arensman (Sunweb), terceiro.

O mais rápido dos homens da geral foi o próprio Roglic, quarto classificado, numa chegada marcada por uma queda que afetou o irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation), segundo à geral.

As diferenças de tempo foram anuladas, pelo que Roglic segue líder com cinco segundos para Martin, com o equatoriano Richard Carapaz (INEOS) em terceiro, a 13.

No domingo, a sexta etapa, refeita por não poder passar por França, devido à pandemia de covid-19, liga Biescas ao Formigal, numa chegada em alto no final de 146,4 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Pais de João Almeida exultam: «Trouxe alegria à vida das pessoas»”


Encontram-se em Itália a acompanhar o filho

 

Por: Joaquim Paulo, em Sestriere

Os pais de João Almeida voltaram a Itália para acompanhar os últimos dias do Giro e não escondem o orgulho na prestação do filho. Este sábado, viveram mais um dia de grandes emoções, testemunhado por Record em Sestriere, final da 20.ª etapa.

"Sofremos sempre um pouco, sabendo que ele estava a tentar escapar na frente. É emocionante e faz-nos vibrar com ele", disse-nos, emocionada, a mãe, Patrícia, que no final das etapas procura sempre chegar à fala com o ciclista de Deceuninck-Quick-Step, nem que seja por breves instantes.

"É difícil falar com ele, mas conseguimos sempre trocar umas palavrinhas e só de o ver já ficamos contentes. É um grande orgulho e tudo isto que ele está a viver é mérito do trabalho dele", salientou a "porta-voz" da família. O pai, Dário Almeida, só falará aos jornalistas no fim do Giro. Em A-dos-Francos ficou a irmã, Matilde.

À entrada do último dia de prova, a mãe do jovem de 22 anos deixa uma mensagem de incentivo ao filho: "Ele conquistou muita gente e trouxe alegria à vida das pessoas num momento muito difícil".

Além dos pais, João Almeida recebeu, este sábado, o apoio de mais portugueses. Um deles foi Júlio Carvalho, 59 anos, antigo campeão nacional de juniores na DIMOP. Este emigrante na Córsega é empresário na construção civil, e "estreou-se" na Volta a Itália.

"Como temos um português na frente decidi vir, pela primeira vez, ao Giro. Assisto a etapas do Tour todos os anos e já tinha decidido vir, mesmo que ele perdesse a rosa. É um orgulho extraordinário ver um português a este nível", declarou o empresário de construção civil, enrolado numa bandeira portuguesa em plenos Alpes.

Fonte: Record on-line

“João Almeida quer mais no Giro: «Vou dar tudo o que tenho para chegar mais à frente»”


Jovem ciclista falou ao nosso jornal após o final da etapa

 

Por:  Joaquim Paulo, em Sestriere

Foto: Getty Images

João Almeida não atira a toalha ao chão quanto a subir na classificação geral e fez, à reportagem de Record, a antevisão do decisivo contrarrelógio deste domingo em Milão.

"O balanço desta penúltima etapa é muito positivo, mostrámos garra e lutámos até ao fim. Agora não depende só de mim, mas vou dar tudo o que tenho para chegar o mais à frente possível", afirmou o corredor da Deceuninck-Quick-Step, assumindo que não esperava receber tanto apoio dos portugueses.


"Claro que não tenho total noção do real impacto da minha prestação, mas estou muito grato a todos os portugueses e por todas as mensagens. É complicado responder a todos, porque o tempo é muito escasso, mas estou grato e o apoio deles é fundamental", declarou o ciclista, de 22 anos, admitindo que no início da prova sonhava "com o top dez e isso já era ser muito ambicioso". "Estar nesta posição é um sonho tornado realidade", concluiu.

Fonte: Record on-line

“Hindley é o novo camisola rosa: «Estou sem palavras»”


Ciclista da Sunweb 'tira' liderança do Giro ao colega Wilco Kelderman

 

Por: Record

Jai Hindley é o novo camisola rosa, depois de o seu colega de equipa Wilco Kelderman ter andado como líder da prova. No final da 20.ª etapa, ganha ao sprint por Tao Geoghegan Hart, o ciclista da Sunweb não escondeu a satisfação de ter conseguido alcançar um sonho de criança.

"Estou sem palavras. É algo com que sonho desde pequeno. Vestir a camisola de líder num 'Grand Tour' é um privilégio incrível..., tirá-la a Wilco [Kelderman] não é o ideal, mas é bom mantê-la na equipa. Estou sem palavras", afirmou Hindley, que comentou ainda como viveu a penúltima etapa da Volta a Itália.

"Vi que [Tao Geoghegan Hart] não estava muito bem no início da subida, e pensei que seria capaz de 'fugir', mas simplesmente as minhas pernas não conseguiram. Estava a tentar de tudo quando atacava, mas simplesmente não conseguia livrar-me dele, então tentei vencê-lo ao sprint, mas ele é muito forte", explicou.

"Amanhã vou dar o meu melhor e ver como corre, mas independentemente do resultado, estou muito feliz com a forma como tem corrido este Giro", disse.

Fonte: Record on-line

“Giro/João Almeida ganha segundos em etapa com novo camisola rosa”


Geoghegan Hart foi o vencedor da 20.ª etapa, Jai Hindley é o novo líder da geral

 

O britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS) venceu hoje a 20.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta, que passa a ser liderada pelo australiano Jai Hindley (Sunweb), com João Almeida (Deceuninck-QuickStep) a aproximar-se do quarto lugar da geral.

Hart, que já tinha vencido nesta edição do Giro, completou os 190 quilómetros entre Alba e Sestriere em 4:52.45 horas, à frente do rival na luta pela vitória final, com o australiano Rohan Dennis (INEOS) em terceiro a 25 segundos.

Almeida cortou a meta em quarto a 1.01 minutos e conseguiu ganhar tempo, não só ao antigo camisola rosa, o holandês Wilco Kelderman (Sunweb), mas também ao espanhol Pello Bilbao (Bahrain-McLaren).

Hindley lidera com o mesmo tempo de Hart, seguindo-se Kelderman no terceiro posto, a 1.32 minutos, Bilbao em quarto e Almeida a fechar o ‘top 5', a 1.18 do holandês e a 23 do espanhol.

No domingo, a 21.ª e última etapa apresenta um contrarrelógio de 15,7 quilómetros que começa em Cernusco sul Naviglio e termina em Milão, para consagrar o vencedor da 103.ª edição do Giro.

Fonte: Sapo on-line

“Eurobike 2020 foi cancelada”


Foto: Eurobike

Por: Daan van Dieren

Fonte EUROBIKE - EUROBIKE Special 2020 planejado para 24 a 26 de novembro não pode ocorrer. Devido à atual situação de infeção e às restrições resultantes e à reavaliação da crise da corona, os organizadores tiveram que tomar esta decisão.

Até agora, os organizadores estavam convencidos de que seriam capazes de realizar o EUROBIKE Special. O número positivo de inscrições para EUROBIKE Special, seu conceito abrangente de higiene e segurança, já comprovado na feira Interboot, e a necessidade de uma feira para expositores e visitantes profissionais, deram-lhes motivos para otimismo.

No entanto, a evolução dos últimos dias obrigou-os a repensar e a reavaliar a situação. O aumento das taxas de infeção, as restrições de viagens relacionadas à corona e as incertezas sobre as proibições de acomodação levaram recentemente muitos participantes a retirarem sua participação na feira.

Os organizadores lamentam muito esta etapa e agradecem seu apoio. Para o próximo ano eles não estão deixando o otimismo fugir e já estão trabalhando em um formato de presença que leve em consideração as necessidades futuras da indústria de bicicletas da melhor maneira possível. Datas e detalhes serão anunciados oportunamente.

 

Reembolso de passagens, a Messe Friedrichshafen irá, é claro, reembolsar os visitantes pelas taxas pagas por passagens já compradas pelo mesmo método de pagamento usado para comprar a passagem. Não há mais nenhuma ação necessária de sua parte. Os ingressos perdem a validade. O reembolso será feito o mais rápido possível nas próximas semanas.

Mais informações sobre o cancelamento do EUROBIKE Special podem ser encontradas aqui: https://www.eurobike.com/en/news-detail/302

Fonte: Leva Eu

 

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com