terça-feira, 17 de maio de 2022

“Blogue diário da Revista Notícias do Pedal”


Inscreva-se…

 

Já conhece o nosso espaço diário, o “Blogue da Revista Notícias do Pedal” traz diariamente até si as mais diversas notícias sobre todas as modalidades que se praticam com a bicicleta, ciclismo nas suas diversas vertentes, cicloturismo, btt, triatlo, bmx, com destaque especial para o paraciclismo, o paratriatlo, o ciclismo feminino, o ciclismo júnior, o ciclismo de formação, e notícias diversas sobre a bicicleta.

Subscreva já o nosso “Blogue” e receba diariamente e comodamente, na sua caixa de correio todas as notícias nas diversas modalidade.

https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com

Boas leituras.

"Todos os dias há novas histórias". Ciclista da Eritreia vence 10.ª etapa do Giro e volta a fazer história”


Biniam Girmay tornou-se no primeiro eritreu a vencer numa grande Volta, João Almeida terminou na 9.ª posição, e mantem 2º posição na geral a 12 segundos

 

Foto: Reuters

Biniam Girmay (Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux) voltou hoje a ‘sprintar’ para uma vitória histórica, tornando-se no primeiro eritreu a vencer uma etapa numa grande Volta, no caso na 10.ª tirada da Volta a Itália.

O corredor, que aos 22 anos se tornou no primeiro eritreu a vencer numa grande Volta, cumpriu os 196 quilómetros entre Pescara e Jesi em 4:32.07 horas, batendo sobre a meta o neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix), segundo, e o italiano Vincenzo Albanese (EOLO Kometa), terceiro, numa chegada em ‘sprint’ reduzido, em que o português João Almeida (UAE Emirates) foi nono.

Nas contas da geral, Juan Pedro López segurou a liderança, mantendo 12 segundos de vantagem sobre Almeida, que é segundo, e 14 para o francês Romain Bardet (DSM), terceiro.

O jovem de 22 anos já tinha feito história como primeiro subsariano a triunfar numa das grandes 'clássicas', ao impor-se na Gent-Wevelgem, e hoje escreveu nova – e rara – página no livro da diversidade no desporto.

Nas pisadas do britânico Chris Froome, um homem nascido no Quénia que acabou a vencer as três grandes Voltas, o eritreu é o primeiro negro africano a vencer uma etapa numa dessas corridas, num desporto desde sempre dominado por europeus.

Lançado pelo veterano italiano Domenico Pozzovivo, o eritreu ‘sprintou’ lado a lado com Van Der Poel, que, a poucos metros da meta, ‘admitiu’ a derrota, parando o esforço e levantando um polegar ao africano, em sinal de reconhecimento.

Subiu mais tarde ao pódio, não contendo as lágrimas, e por pouco não o fez duas vezes, já que ficou a ‘meros’ três pontos de igualar o líder da classificação por pontos, o francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ).

“O ‘Pozzo’ foi incrível, disse-me para seguir com ele, fez um grande lançamento e foi extraordinário”, começou por dizer o homem do dia.

Girmay referiu que desde o início da ‘corsa rosa’ que havia expectativa de “bons resultados”, que têm chegado fruto do “sucesso coletivo”. “Todos os dias há novas histórias. Estou muito feliz pelo que fiz”, comentou.

A etapa teve vários momentos evocativos da história do próprio Giro e do ciclismo, tendo por isso um final apropriado, com a passagem na terra natal de Michele Scarponi, Filottrano, onde o vencedor da ‘corsa rosa’ em 2011 morreu, aos 37 anos, em 2017.

Homenageada ‘L’Aquila di Filottrano’, com cartazes, uma tela e ‘bidons’ especiais de uma das suas antigas equipas, a Astana, o dia teve vários ataques de ‘aspirantes’ à vitória na etapa.

Os últimos 10 quilómetros, principalmente, foram muito movimentados, de ciclistas atrasados aos homens da geral, todos eles sem sucesso, com o bloco da Intermarché-Wanty-Gobert Matériaux a controlar um pelotão cada vez mais reduzido.

Um ataque de ‘MVDP’ nos últimos cinco quilómetros acabou sem sucesso, e uma tentativa do equatoriano Richard Carapaz (INEOS), do espanhol Pello Bilbao (Bahrain-Victorious) e de Romain Bardet, ‘puxando’ o comboio da geral, também não surtiu efeito, abrindo caminho a um ‘sprint’ que Girmay liderou desde o início

Além de Almeida, que foi nono, os outros dois portugueses da UAE Emirates tiveram um dia 'ocupado', de trabalho para os líderes, e Rui Costa foi 123.º e Rui Oliveira 133.º. O primeiro é agora 49.º na geral, com o segundo em 146.º

Na quarta-feira, a 11.ª etapa liga Santarcangelo di Romagna a Reggio Emilia em 203 quilómetros, o mais plano dos traçados da 105.ª edição do Giro, propenso a uma chegada em pelotão compacto disputada ao ‘sprint’.

Fonte: Sapo on-line

“Segunda semana do Giro arrancou com etapa de 197 km e João Almeida em 2.º”


Depois de cumprido o segundo dia de descanso da prova, o pelotão da Volta a Itália percorreu esta terça-feira a Etapa 10, que ligou Pescara a Jesi

 

Foto: AFP

Correu-se esta terça-feira a 10.ª etapa da Volta a Itália 2022, depois de cumprido o segundo dia de descanso da prova.

A tirada ligava Pescara a Jesi, numa extensão de 197 quilómetros e João Almeida, um dos três portugueses da Emirates, partiu no 2.º lugar da classificação, a apenas 12 segundos da liderança, que pertencia ao espanhol Juan Pedro López.

Trata-se de uma tirada relativamente plana, sobretudo na sua primeira metade, mas ainda assim com três subidas de montanha de 4.ª categoria, a última situada a 9 Km da meta e com as estradas a estreitarem e a tornarem-se mais íngremes e mais degradas à medida que a etapa foi avançando.

Fonte: Sapo on-line

“THE 2022 BMW HERO SÜDTIROL DOLOMITES alterações nos percursos da prova”


A apenas um mês do final do BMW HERO Südtirol Dolomites de 2022, o Comité Organizador anuncia algumas alterações leves, mas necessárias nos cursos de corrida. Não se preocupe a experiência de uma vida na maratona de Btt mais difícil do mundo ainda está garantida!

Os preparativos não mostram sinais de paragem para o evento para todos os ciclistas todo-o-mundo: o BMW HERO Südtirol Dolomites, que terá lugar no dia 18 de junho de 2022.

Selva di Val Gardena vai ganhar vida para a 12ª edição da prova, a aldeia repleta de cor graças às 45 bandeiras que representam os atletas que competem pelo título de HERO. Tanto amadores como profissionais pedalarão aos pés dos majestosos Dolomitas, Património Mundial da Unesco. Eles vão escolher uma das rotas de corrida agora icónicas: a mais comprida com 86 km e 4.500 acumulado ou a mais curta com 60 km e 3.200 acumulado.

 

Mudanças de curso

 

Tanto os percursos de 86 km como os 60 km do BMW HERO Südtirol Dolomites sofrerão algumas alterações de luz.


A primeira, mas divertida mudança é em Alta Badia, entre o Pralongià e o Passo Campolongo. Os ciclistas vão assumir o novo Flè Trail cheio de adrenalina, uma nova adição para o verão de 2022, que apresenta emocionantes saltos e curvas e possui uma vista deslumbrante sobre as áreas circundantes. O fim do trilho oferece mudanças dinâmicas um grande desafio para todos os ciclistas.

A segunda alteração afeta o trecho entre Passo Pordoi e Lupo Bianco. Isto acontece na pista de esqui sem mais neve, a área transforma-se num terreno ideal para ciclistas que pretendem tornar-se HEROes! Esta descida alternativa do Passo Pordoi só será válida para 2022 devido a trabalhos de manutenção realizados na rota original. O curso original voltará ao normal para a edição de 2023.

 

Mudanças para as crianças HERO!


 

Também foram feitas algumas alterações para o HERO Dolomites KIDS. O ponto de partida para os ciclistas mais jovens terá lugar na Aldeia Zero, a área onde as empresas mostram a sua produção sustentável e a sua gama de produtos. O evento não competitivo está aberto a crianças entre os 4 e os 12 anos e apresenta duas categorias baseadas na idade.

Para mais informações visite www.herodolomites.com

Fonte: Comissão Organizadora Herói Dolomites do Tyrol do Sul

“Campeonato do Minho de BTT Maratonas em Paredes de Coura”


Paredes de Coura recebe no próximo dia 22 de maio a 6ª Maratona Btt Paredes de Coura, terceira etapa do Campeonato do Minho Discover Melgaço.

No próximo domingo, 22 de maio, todos os caminhos convergem para Paredes de Coura, vila minhota que recebe a terceira prova do Campeonato do Minho Discover Melgaço, com a organização da 6ª Maratona Btt de Paredes de Coura.

Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, a 6ª Maratona Btt de Paredes de Coura tem partida e chegada marcada para o Largo 5 de Outubro em pleno centro da Vila de Paredes de Coura e decorrerá por caminhos rurais, florestais e trilhos de freguesias do concelho de Paredes de Coura, prevendo-se dificuldades acrescida para os amantes desta disciplina de Btt.

A competição, que arranca às 9h30, está repartida por três categorias: maratona longa em que os atletas percorrerão um total de 83,238km, a maratona curta, destinada aos diversos escalões de femininas, master e paraciclismo, que têm pela frente um percurso de 67,890km e a meia-maratona, em que os participantes de lazer percorrerão 41.250 km. Inscrições online no website da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A 6ª Maratona Btt de Paredes de Coura organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Paredes de Coura, conta com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma Soluções de Publicidade, SEG 3 Mediação de Seguros, Una Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do Btt e Cuidar Mais Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte: ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Formação: Paratriatlo – metodologia do treino e fisiologia dos paratriatletas”


Foto: World Triathlon

O Paratriatlo merece um enquadramento técnico competente e especializado. Sendo um dos vetores de desenvolvimento da Federação Triatlo Portugal, é com grande motivação que anunciamos a vinda de um dos melhores especialistas internacionais nesta área.

Ben Stephenson, que colabora com a World Triathlon e British Triathlon Federation, lecionará uma formação direcionada aos treinadores de Triatlo, no dia 28 de Maio, no auditório Maestro César Batalha (a escassos metros do local onde decorrerá o Triatlo de Oeiras, a 29/5).

Ben Stephenson é fisiologista do Paratriatlo no Performance Centre do English Institute of Sport, sediado na Loughborough University.

Gostaríamos que os treinadores aderissem massivamente a esta formação, pela oportunidade e interesse da mesma.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Campeonato do mundo Nove Mesto Na Morave”


Ana Santos termina em 26º

 

Por: David Simo

Segunda paragem europeia da Equipa de Fábrica de X-Sauce no Campeonato do Mundo de Nove Mesto Na Morave.

Segunda paragem europeia para a equipa da X-Sauce Factory no Campeonato do Mundo.

Um dos circuitos mais espetaculares do mundo, tanto para corredores como para o público.


Aniol Morell seria o primeiro a começar na categoria masculina sub-23. Pôs muita garra, mas nada podia fazer para evitar dois engarrafamentos enormes, o que o fez perder  posições. Depois disso, impôs um ritmo muito alto, tentando recuperar posições, mas uma queda infeliz fê-lo finalmente incapaz de terminar o teste.

Por seu lado, na categoria de Sub-23 feminina, Ana Santos terminou a prova na 26.ª posição, mantendo a mesma posição desde a primeira até à última volta no circuito checo.

Próxima paragem: Fundão (Taça de Portugal)

Fonte: SOLUÇÕES MULTIDEPORTE S.L.



“Equipa de Ciclismo Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP Ribafria com cinco atletas e cinco pódios”


Decorreu no domingo 15 de maio, o  5ª edição do Almodôvar Cycling Challenge

 

A Equipa de Ciclismo Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP Ribafria, que representa o CRP Ribafria participou nesta edição com 5 atletas, Jorge Letras, Jorge Marques, Paulo Simões, Pedro Dias e João Letras.

Os cinco atletas participaram no Challenge longo, o qual foi composto por uma etapa de 157 km.

Logo no início, surgiu uma fuga de três atletas, onde estava o atleta do CRP Ribafria, Jorge Letras.


A fuga não foi alcançada até ao final da prova, com Jorge Letras a cortar a meta no 3º Lugar.

Na chegada do pelotão, João letras terminou no 6 lugar,  Paulo Simões  em 7º, Pedro Dias em 10º lugar e Jorge Marques em 11º lugar.

Jorge Letra subiu ao pódio duas vezes, para receber o prémio de terceiro lugar da geral e 2º Classificado Master A. Paulo Simões subiu ao 2º lugar do pódio Master B. João Letras conquistou o 3º lugar master A e Pedro Dias ao 3º Lugar Elites.

Embora não sendo uma prova federada, que serve para ir limando a preparação dos atletas e consolidar união da grupo, Equipa de Ciclismo Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP Ribafria procura evidenciar-se para dar destaque aos seus patrocinadores e ao CRP Ribafria.

Fonte: Equipa de Ciclismo Grupo Parapedra/Dinazoo/Riomagic/CRP Ribafria




Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com