segunda-feira, 15 de julho de 2024

"O pensamento do dia..."

 


“Marina Muñoz e Kevin Tarek Viñuela vencem duas vezes o Campeonato Espanhol de Aquatlo e Triatlo Cros em Almazán”


Marina Munoz y Kevin Tarek Vinuela conquistaram este domingo o Campeonato Espanhol de Triatlo Cros, esta vitória soma-se às conquistas no Aquatlo nacional, também disputado neste intenso fim de semana desportivo, o evento contou com a participação de 1.750 atletas, que disputaram três campeonatos: Cros Duathlon, Cros Aquathlon e Triathlon.

As vitórias de Marina Munoz, do Deporama Triathlon Soriano, e Kevin Tarek Viñuela González, da Cidade Fluvial de Lugo, destacou-se entre todas as competições.

Ontem, Marina Muñoz conseguiu vencer o Campeonato Espanhol de Triatlo Cros com o tempo de 1h30:52, o seu desempenho foi excelente, considerando o cansaço acumulado após a participação no Aquatlo Nacional do dia anterior.

Muñoz conseguiu a vantagem na corrida, ultrapassando Martha Bourbon, do Estádio Casablanca Mapei, por mais de um minuto, com o terceiro lugar foi para Elsa Pena, da Cidade de Lugo Fluvial, que chegou seis minutos atrás do vencedor.

Na categoria Júnior feminino, a campeã foi Lúcia Pinón, do Náutico de Narón, na categoria Juvenil, venceu Maria Tenório, do Squali Carabanchel, e na categoria Cadete, o título ficou com María Romero, também de Squali Carabanchel.

Na categoria masculina de elite, Kevin Tarek Vinuela dominou a prova, registando o tempo de 1h18m56.

Viñuela sentiu-se em casa em Almazán, sem dar chances aos rivais, seu companheiro de equipa na Cidade Fluvial de Lugo, José Ignácio Gálvez, ficou em segundo com o tempo de 1h20:34, seguido por Jesús Jiménez, do CEA Bétera, que terminou em 1h21:06.

Na categoria Júnior masculino o campeão foi Eneko de Castro, de Diablillos de Rivas, na corrida juvenil, ele venceu Samuel Fernández, da Cidade de Lugo Fluvial, e no cadete, Daniel Castro, Capex.

 

Campeonato Espanhol Paraolímpico de Triatlo Cros

 

No mesmo dia foi realizado o Campeonato Paralímpico Espanhol de Triatlo Cros, os vencedores foram Ricardo Marin, de Murcia Unidata, em PTS2; Marcos Rodríguez, de TGCBINN, em PTS4; Josefina Guimarey, do Ecosport Alcobendas, e Miguel Ángel Úbeda, do Galosport, no PTSV; e Alejandro Meneses, de Tenerife – reativei Fisioterapia – Na logística paralela, no PTSVII.

“Cassandre Beaugrand e Matt Hauser vencem a Hamburg World Series”


Cassandra Beaugrand y Matthew Hauser foram coroados os vencedores da Hamburg World Series, realizada neste fim de semana.

A estrela francesa Cassandra Beaugrand brilhou mais uma vez na Hamburg World Triathlon Series, com um excelente desempenho na corrida final de 5 km que lhe permitiu conquistar a vitória com mais de dez segundos de vantagem sobre a alemã Lisa Tertsch, que venceu os britânicos num final emocionante Beth potter.

Em relação à prova masculina, o australiano Matthew Hauser conquistou a vitória com o tempo de 50:03 seguido pelo português Vasco Vilaça, e o francês Pierre LeCorre

“Antonio Benito vence o IRONMAN Vitória”


A vitória feminina foi para Kat Matthews

 

Antônio Benedito conquistou este domingo o IRONMAN de Vitória, conseguindo não só uma vitória que o coloca mais uma vez no centro das atenções internacionais, mas também a classificação para o Mundial do Havaí. '

Com o excecional tempo de 7h36, o triatleta de 29 anos garantiu uma das três vagas em disputa em Vitória para a competição mundial que será realizada no dia 26 de outubro.

O homem de Tomelloso fez uma corrida impecável do início ao fim, no segmento de natação, Benito completou os 3,8 km em 46:30, colocando-o na quarta posição, pouco mais de um minuto atrás do eslovaco Ricardo Varga, que liderou este primeiro segmento em tempo recorde.

No segmento de ciclismo, os triatletas nórdicos dominaram a prova, com os suecos robert callin na liderança e os dinamarqueses Kristian Hogenhaug y Mathias Peterson seguindo-o de perto.

Benito manteve-se nas primeiras posições, completando o ciclo em 4h07 e chegando ao T2 na sétima posição, acompanhado pelo australiano Cameron wurf e o sul-africano Bradley Weiss.

Um momento crítico da prova foi a desclassificação do francês Sam laylow, o atual campeão mundial do IRONMAN. Laidlow recebeu penalidade de draft e, não conseguindo parar na marca do pênalti, foi desclassificado, porém, ele continuou na prova de forma não oficial, liderando até os últimos quilómetros da maratona.

Na corrida a pé, a sua especialidade, Benito começou a subir posições rapidamente, Wurf e Weiss e após 10 km já estavam na terceira posição.

No quilómetro 30, Benito assumiu a liderança, completando a maratona com o tempo de 2h37:37, vencendo a prova com o tempo total de 7h36:38, estabelecendo novo recorde espanhol na prova e tornando-se o triatleta espanhol mais rápido da prova, distância do IRONMAN.

David Mcnamee (7h41: 20) e Cameron wurf (7h43:16) completou o pódio, enquanto Kristian Hogenhaug y Bradley Weiss, ficaram de fora das vagas para o Havaí.

“Jefferson Alexander Cepeda sagra-se campeão da Volta a Ain”


Foto: © EF Pro Cycling

O Tour de l'Ain ficou nas mãos de Jefferson Alexander Cepeda da equipa da EF Education-EasyPost, o equatoriano de 26 anos, que venceu uma etapa na corrida francesa, defendeu a liderança sem contratempos na última etapa, disputada entre Lagnieu e Ile Chambod.

O pódio da corrida francesa foi completado pelo francês Rémi Capron da equipa da Van Rysel – Roubaix, e pelo italiano Stefano Oldani da equipa da Cofidis, que terminaram em 2º e 3º, respetivamente.

A última etapa foi ganha pelo francês Rémi Capron da equipa da Van Rysel – Roubaix, que foi o mais rápido num sprint de 11 ciclistas, alcançando a sua primeira vitória da temporada, depois de percorrer 153,1 quilómetros.

“Abel Balderstone vence a primeira edição da Clássica Terres de l'Ebrecon”


Foto: © Equipa Caja Rural

Numa subida, Abel Balderstone da equipa da Caja Rural – Seguros RGA, conquistou a vitória na primeira edição da Clássica Terres de l'Ebre, uma prova de um dia, realizada ao longo de 187,5 quilómetros, com início em Amposta e chegada no Mont Caro.

O ciclista espanhol saiu vitorioso à frente dos seus compatriotas Joan Bou da equipa da Euskaltel – Euskadi, e José Félix Parra da equipa da Kern Pharma Team, que ficaram em segundo e terceiro lugar, completando o pódio da nova clássica espanhola.

A fuga do dia foi aplaudida pelo belga Leander Van Hautegem da equipa da Soudal – Quick-Step Development Team, e pelos espanhóis Eduardo Pérez-Landaluce da equipa da Sidi Ali – Unlock Team, e Edgar Curto da equipa da Illes Balears Arabay Cycling, mas todos foram neutralizados na subida final.

“Vingegaard e a luta pelo Tour: «Acho que a vitória ainda é possível»”


Ciclista da Visma acredita que pode vencer Pogacar

 

Por: Lusa

Foto: Twitter Team Visma I Lease a Bike

O ciclista dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) afirmou esta segunda-feira que uma terceira vitória seguida na Volta a França "ainda é possível", estando a 3.09 minutos do líder, e por isso quer "dar tudo" na última semana.

"Acho que a vitória ainda é possível. Não vou desistir sem lutar, já venci o Tour duas vezes e não vou contentar-me com o segundo lugar. Vou dar tudo", declarou Vingegaard, numa conferência de imprensa virtual durante o último dia de descanso da corrida.

A pouco mais de três minutos do camisola amarela na geral, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates), com quem tem disputado a Grande Boucle, garantiu que ainda não perdeu "a fé".

"Não quebro mentalmente", insistiu o vigente bicampeão.

O rival, analisou, "aparenta estar muito forte", embora ressalvando que, "como se viu nos últimos dois anos, também pode ter um mau dia, e isso pode voltar a acontecer na terceira semana".

"Não é como se estivesse muito acima de mim. Se eu melhorar um pouco, estaremos igualados. No domingo, fiz a melhor performance da minha vida, não posso ficar desapontado", declarou.

Essa prestação, de resto, fê-lo atacar Pogi na alta montanha, mas o esloveno levou a melhor e ainda cimentou a liderança na geral, no segundo dia consecutivo em que venceu a etapa à frente do dinamarquês.

Mostrando-se "muito orgulhoso" do que fez até aqui, depois de ter recuperado nos últimos três meses de lesões graves decorrentes de uma queda grave na Volta ao País Basco, o dinamarquês notou as dificuldades como alimento para "a mentalidade de querer atacar a camisola amarela".

Essa determinação, de resto, faz com que não importe "olhar pelo retrovisor" para o terceiro à geral, o belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), a 2.10 minutos desse segundo lugar que Vingegaard ocupa.

Fonte: Record on-line

“Tadej Pogacar: «O Vingegaard finalmente mostrou toda a sua coragem»”


Esloveno elogiou os esforços do dinamarquês no rescaldo da segunda semana

 

Por: R.B.

Depois de fechar a segunda semana com nova vitória, na 15.ª etapa, Tadej Pogacar foi para o segundo dia de descanso mais perto da vitória final na Volta a França, a mais de três minutos do rival Jonas Vingegaard.

"O dia de descanso está a correr bem. Fizemos um pequeno passeio em equipa. Parámos na padaria. Não digam ao meu nutricionista, mas comi o melhor brownie da minha vida", disse o colega de João Almeida na Emirates, visivelmente animado, na conferência de imprensa do dia de descanso, esta segunda-feira.

"Ontem fizemos uma das melhores subidas da história. Consegui os melhores números da minha carreira", afirmou o camisola amarela sobre a subida final da etapa de ontem, a Plateau de Beille, onde pulverizou o recorde de Marco Pantani, escalando os 15,7km em 39,44 minutos, quase 4 minutos mais rápido que o italiano havia feito, em 1998.

Sobre Jonas Vingegaard, quem na primeira semana recriminou devido à sua postura defensiva, o esloveno mostrou-se desta vez impressionado pela postura na etapa de domingo. "Ontem o Jonas veio à procura da vitória e finalmente mostrou toda a sua coragem, no final. Eles fizeram uma corrida fantástica", apontou o piloto da Emirates, felicitando a Visma e o seu líder pelos esforços na etapa.

Para a terceira semana do Tour, o líder da geral e da classificação dos pontos afirma "não temer nada" e promete "fogo de artificio", apontando a etapa de sábado, entre Nice e Col de la Couillole como a sua predileta na última semana: "É como correr em casa, treino muito lá."

Antes de encerrar as suas declarações, o ciclista de 25 anos, que está próximo de conquistar o Giro e o Tour no mesmo ano, feito alcançado pela última vez por Marco Pantani em 1998, abordou também a possibilidade de competir na Volta à Espanha, em busca do triplete. "Não vou dizer 100%, mas é 99% certo que não irei à Vuelta este ano", rematou.

Fonte: Record on-line

“Clube de Natação de Torres Novas no triatlo Rios Ibéricos Castelo de Paiva”


Clube de Natação de Torres Novas lidera taça de Portugal de triatlo

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

O Clube de Natação de Torres Novas dominou e venceu categoricamente este domingo, 14 de julho, a 4ª etapa da Taça de Portugal de Triatlo, disputada em distância olímpica (1500m/natação, 40km/ciclismo e 10km/corrida), que se realizou entre, Entre-os-Rios e Castelo de Paiva, e destaca-se ainda mais na liderança desta competição, faltando disputar mais 3 etapas até outubro de 2024.


Com muitos pódios individuais conquistados, os torrejanos colocaram 5 atletas dentro do top 10, com destaque para AFONSO DO CANTO, no 2ºlugar à geral (1º sub23).

Afonso do Canto conseguiu integrar o grupo de liderança na prova, que saiu no segmento de natação efetuado em Entre-os-Rios, juntamente com mais 3 atletas, e chegaram ao 2ºparque transição instalado em Castelo de Paiva, com cerca de 3 minutos de vantagem alcançados no segmento de ciclismo para o grupo perseguidor. Os 4 atletas iniciaram o segmento de corrida de 10km, onde foram definidas as posições de pódio, com o 2ºlugar a “sorrir” ao atleta do Clube de Natação torrejano, Afonso do Canto.


Fecharam o 1ºlugar da equipa torrejana, Manuel Bartolomeu, na sua estreia na distância olímpica, que concluiu no 5ºlugar (2ºjunior), Tiago Fonseca no 6º, e Guilherme Pires no 7º.

Enzo Takanashi, que também se estreou num triatlo em distância olímpica, foi 10º (3ºjunior) e Adriano Correia 14º.

 

Campeonato Nacional de Triatlo em Cadetes

FRANCISCO CARVALHO vence em Cadetes

 

Também este domingo, 14 de julho, FRANCISCO CARVALHO venceu a 2ª etapa do Campeonato Nacional de Triatlo em Cadetes (Youth), numa prova disputada em distância super-sprint (300m/natação, 10km/ciclismo e 2,5km/corrida).


Tomé Tomé, também atleta cadete do Clube de Natação de Torres Novas, concluiu a sua prova no 8º lugar.

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com