quarta-feira, 29 de setembro de 2021

“Melgaço recebe a Taça de Portugal e o Campeonato do Minho de BTT Maratonas”


Melgaço acolhe no dia 3 de outubro a Taça de Portugal de Maratonas e o Campeonato do Minho de BTT XCM - Discover Melgaço. A 5ª Maratona BTT Vila de Melgaço começará e terminará no Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço.

Promovida em conjunto pela Associação Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, a Maratona Vila de Melgaço será organizada em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo. A 5ª Maratona Vila de Melgaço terá início, pelas 09h30, no Complexo Desportivo e de Lazer / Centro de Estágios de Melgaço.

Depois de Melgaço ter acolhido, com assinalável êxito organizativo, o Campeonato Nacional de Maratonas (2018), entre outras competições das várias vertentes do ciclismo, o Município mais a Norte de Portugal recebe agora a Taça de Portugal e, simultâneamente, o Campeonato do Minho BTT XCM - Discover Melgaço que atribuirá os títulos mihotos atletas de equipas do Minho ou atletas naturais da região.

Por entre trilhos e caminhos rurais, esta assume-se como uma excelente oportunidade para os atletas descobrirem Melgaço através de uma iniciativa que pretende assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e que corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT. A Maratona visa igualmente potenciar a marca Melgaço e tudo o que a referida aporta a vários níveis, como a gastronomia, cultura, história, costumes, desporto de Natureza entre outros.

“As expetativas para a Maratona Vila de Melgaço são muito positivas. Sabemos que as inscrições estão a correr em bom ritmo e esperamos receber a visita de cerca de quatro centenas de atletas que vão lutar pelos vários títulos em disputa”, explica José Adriano Lima, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Melgaço.

Segundo o autarca, as primeiras impressões “são positivas". "Temos tido bastantes atletas a fazerem o reconhecimento do percurso, dando indicações de agrado em relação ao mesmo. As expetativas são altas e esperamos que corra tudo bem para que, mais uma vez, todos fiquem com uma boa impressão de Melgaço”, disse José Adriano Lima.

A 5ª Maratona BTT Vila de Melgaço organizada pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Município de Melgaço, conta com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, Melsport, Cision,POPP Agency, Polisport, Arrecadações da Quintã, Navega Rías Baixas, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT. e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho

“Triatlo/Participe no encontro TriTry dia 30 de setembro”


O encontro TriTry tem início no Parque de Estacionamento das Piscinas do Jamor às 18h30

 

O que é o TriTry? É um programa que pretende ir ao encontro dos objetivos das pessoas que nunca experimentaram Triatlo e não sabem por onde começar. Com três treinos semanais, um de cada segmento, juntam-se atletas amadores que querem iniciar na modalidade, evoluindo gradualmente ao ritmo de cada um.

Para regressar aos treinos, após o interregno das férias, a FTP promove um Encontro TriTry, que se realiza no dia 30 de setembro, pelas 18h30, no Parque de Estacionamento das Piscinas do Complexo Desportivo do Jamor, localizado em Oeiras

Este encontro surge após as férias do Tri Try, o programa de promoção da atividade física através da prática do Triatlo dirigido a atletas amadores. O evento segue os princípios do Desporto para Todos, no sentido de incrementar a prática desportiva, contribuindo para uma população portuguesa mais saudável, com objetivos marcados na melhoria da qualidade de vida.

Para se inscrever gratuitamente no encontro TriTry dia 30 de setembro às 18h30 envie um email para tritry@federacao-triatlo.pt

O encontro TriTry insere-se na Semana Europeia do Desporto, uma iniciativa a que a Federação de Triatlo de Portugal (FTP) se aliou, organizando, neste âmbito, diversas atividades. A SED é desenvolvida pela Comissão Europeia e tem como objetivo promover o desporto e, por inerência, a atividade física em toda a Europa e junto de todos os cidadãos. O principal tema da campanha continua a ser #BEACTIVE, incentivando cada um de nós a ser mais ativo durante a SED prolongando essa atividade durante todo o ano.

Com este projeto, a FTP pretende participar com valor acrescentado no maior evento de Desporto da Europa, tornar Portugal e os portugueses mais ativos e com estilos de vida mais saudáveis e unir diferentes agentes em torno do mesmo objetivo.

Para se inscrever no programa de iniciação (15 euros anualmente para não federados / 10 euros para federados) consulte o site www.tritry.pt

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Molano repete em Sicília e continua na liderança: Agora é a vez dos escaladores”


Os Emirados Árabes Unidos mostraram novamente seu poder na volata

 

Juan Sebastian Molano da Emirados Árabes Unidos, venceu a segunda etapa do Giro da Sicília, num dia com 173 km entre Selinunte (Castelvetrano) e Mondello (Palermo), Filippo Fiorelli (Bardiani CSF Faizane) e Matteo Moschetti (Trek - Segafredo) terminaram em segundo e terceiro, respetivamente.

Juan Sebastian Molano da equipa dos Emirados Árabes Unidos veste a camisola de líder, e aumenta a sua vantagem na classificação geral.

 

Resultado da etapa:

 

1 - Juan Sebastian Molano equipa dos Emirados Árabes Unidos e fez os 173 km em 4h25'41", a uma velocidade média de 39,069km/h

2 - Filippo Fiorelli (Bardiani CSF Faizane)

3 - Matteo Moschetti (Trek - Segafredo)

 

Classificação geral:

 

1 - Juan Sebastian Molano (Equipe dos Emirados Árabes Unidos)

“Taça Intermunicipal XCO – Amadora Regimento Lanceiros N.º 2”


Dia 10 outubro | 09h00 – 17h00

 

No próximo dia 10 de outubro (domingo), irá realizar-se na Amadora a segunda prova da Taça Intermunicipal XCO (Cross-Country Olympic), entre as 9h00 e as 17h00, nas instalações militares do Regimento de Lanceiros N.º 2.

Esta prova de BTT é organizada pelo Grupo de Cicloturismo Estrelas da Amadora e conta com o apoio da Câmara Municipal da Amadora. É parte integrante de um torneio intermunicipal que inclui ainda os municípios de Odivelas, Sintra, Oeiras e Cascais.

Aberta a atletas com e sem licença desportiva, com idades entre os 15 e os 65 anos, de ambos os sexos e sem limitações físicas, esta competição está inscrita no calendário da Federação Portuguesa de Ciclismo.

O percurso terá aproximadamente entre 4Km a 7Km, e participam nele todos os escalões.

As inscrições podem ser efetuadas online, através do site https://apedalar.pt/eventos/info/2828  até às 23h59 do dia 6 de outubro.

De acordo com o regulamento, a competição prevê 13 escalões etários competitivos, 8 masculinos e 5 femininos, sendo também possível a participação de atletas com bicicletas elétricas (e-bikes) que serão agrupados por género, perfazendo assim mais 2 escalões, um masculino e outro feminino.

O percurso terá aproximadamente entre 4Km a 7Km, e participam nele todos os escalões.

 

Programa da competição

 

07h00 - Abertura do Secretariado

07h30 – Treino corrida C1 e C2, até às 08h30

08h30 – Encerramento da confirmação das inscrições 08h45 – Chamada para a corrida C1

09h00 – Corrida C1

10h00 – Chamada para a corrida C2

10h15 – Corrida C2 – Juniores Masculinos e todas as categorias de Femininos, excetuando Cadetes 11h45 – Treino corrida C3 e C4, até às 12h45

12h00 – Entrega de prémios, Corrida C1 e C2 13h00 – Chamada para a corrida C3

13h15 – Corrida C3 – Masters Masculinos M30, M40, M50 e M60 14h45 – Chamada para a corrida C4

15h00 – Corrida C4 – Elites e Sub23 Masculinos 17h00 – Entrega de prémios Corrida C3 e C4

A posição final de cada participante/equipa será determinada pelo maior número de voltas dentro do tempo e com evidência de ter passado em todos os Postos de Controlo e pela ordem sequencial de chegada e tempo da última volta concluída, após o término da prova.

Das 5 provas que compõem a Taça Intermunicipal XCO, apenas 4 pontuam, sendo excluída automaticamente a pior classificação obtida, caso o atleta tenha participado em todas as provas.

Fonte: Câmara Municipal Amadora

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com