terça-feira, 19 de dezembro de 2017

“Alexandre Vinokourov julgado na Bélgica por ter comprado vitória”

Ciclista terá pago 150 mil euros a Alexander Kolobnev para o deixar vencer a corrida Liège-Bastogne-Liège em 2010

Por Lusa

Foto: Reuters

O antigo ciclista cazaque Alexandre Vinokourov vai ser julgado em 13 de março de 2018, no Tribunal Criminal de Liège, por alegadamente ter comprado a vitória na Liège-Bastogne-Liège, em 2010, anunciou um porta-voz do tribunal.

"Confirmo a data do julgamento, 13 de março", disse o porta-voz à agência noticiosa francesa AFP.

Segundo a acusação, o ciclista cazaque, agora com 44 anos, pagou 150 mil euros ao russo Alexander Kolobnev, que também será julgado, para o deixar vencer a corrida em 2010, a segunda de duas vitórias na clássica, depois de 2005.

A investigação conta com correio eletrónico trocado entre as duas partes e registos de pagamentos alegadamente relativos à conversa que ambos tiveram a poucas centenas de metros da chegada a Liège, em 25 de abril de 2010.

Vinokourov, que na altura corria na Astana, foi suspenso em 2007 durante dois anos por ter acusado doping durante a Volta a França, regressando dois anos depois à equipa cazaque.

A maior vitória da carreira de Vino surgiu em 2006, quando conquistou a Volta a Espanha, antes de ter vencido a medalha de ouro na prova de fundo, à frente do colombiano Rigoberto Urán, nos Jogos Olímpicos Londres2012.

Fonte: Record on.line