terça-feira, 26 de março de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“Novo serviço de ciclotáxis arranca em Paris”


Por: José Morais

Um novo meio de transporte passou a estar disponível para aluguer nas ruas de Paris a partir de fevereiro, apelidado de “Heetch Bike”, este serviço inovador introduz uma alternativa de táxi, onde um ciclista conduz uma cabine de passageiros, inicialmente, as suas operações estão restritas apenas ao fim de semana, a própria “Heetch Bike” é distinta das cabines de carros convencionais e dos tuk-tuks da moda, que recentemente ganharam a preferência dos turistas na capital francesa.

A “Heetch Bike” pretende acalmar as preocupações em torno da viabilidade deste tipo de aluguer de transportes com a sua proposta ambiciosa: "A promessa é viajar dentro de Paris 40% mais rápido e 20% mais barato do que o VTC", citado pelo 20Minutes. VTC é o termo francês para serviços de táxi que operam além da esfera tradicional de licenciamento de táxi, englobando vários serviços de transporte contratados com motoristas, como o Uber. A “Heetch Bike” pretende capitalizar a crescente popularidade das bicicletas em Paris e a diminuição do papel dos carros particulares.

De acordo com a Actu Paris, a afirmação da empresa de um serviço mais rápido do que os táxis se baseia na antecipação da implementação da Zona de Tráfego Limitado (ZTLs) no centro da cidade ainda este ano, o que reduzirá e limitará o tráfego de carros na área. Isso representa uma excelente oportunidade para alternativas de mobilidade sustentável, como bicicletas nas ruas, como um meio mais rápido de circular no centro de Paris.

Para aqueles preocupados com o nível de conforto dos “ciclotáxis” em comparação com os carros, a “Heetch Bike” garante que suas cabines apresentam bancos aquecidos, para-brisas protetores e teto de vidro, portanto, os passageiros têm a garantia de uma viagem confortável, independentemente das condições atmosféricas.

“Agenda de Ciclismo”


Juniores voltam à estrada com a Volta ao Concelho de Loulé

 

Por: Vasco Moreira

O pelotão de juniores, como manda a tradição, vai pedalar durante a época de Páscoa na 29.ª Volta ao Concelho de Loulé, que irá decorrer entre a próxima quinta-feira e domingo (28, 29 e 30 de março).

A prova algarvia, um dos pontos altos da época nacional de juniores, vai voltar a contar com as principais equipas portuguesas e com grande adesão por parte das formações espanholas. Em 2024, o pelotão será constituído por 144 ciclistas oriundos de 24 equipas, 14 portuguesas e 10 espanholas.

Ao longo de três dias, os jovens ciclistas vão completar um total de 279,6 quilómetros, divididos em três etapas - duas etapas e duas meias etapas, uma vez que a segunda etapa terá dois setores. O programa conta com um contrarrelógio individual e três tiradas em linha que irão percorrer o concelho da serra ao litoral.

O início está agendado para quinta-feira, às 16h20, com uma ligação de 76 quilómetros entre o Ameixial e Loulé. Segue-se uma sexta-feira com um contrarrelógio individual de 11 quilómetros, às 9h30, no circuito urbano de Loulé, e com uma etapa em linha, à tarde, de 74,4 quilómetros, que partirá de Quarteira às 16h20.

No sábado, o pelotão vai partir de Loulé, às 11h50, para a etapa rainha, uma jornada de 118,2 quilómetros, marcados por cinco contagens de montanha, duas das quais de primeira categoria. A chegada está prevista para as 14h38, na Avenida Laginha Serafim, em Loulé, local de quase todas as partidas e chegadas (as partidas das 1.ª e 3.ª etapas são as exceções).

 

Mais eventos oficiais

29 de março: 1.º BTT Rota da União, Vale Pereiro, Alfândega da Fé

30 de março: 16.º BTT Isabelinha Afacycles, Viatodos, Barcelos

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“VI Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela vai para a estrada de 03 a 05 de maio”


Por: Marta Varandas

Entre 03 e 05 de maio, o Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela regressa à estrada com a 6.ª edição. A prova que homenageia uma região única e de beleza ímpar vai apresentar três dias de competição com três etapas em linha, onde serão percorridos 517,4 km pelos municípios da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB), a quem pertence a organização da prova, em conjunto com a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.

A corrida que envolve o território das Beiras e Serra da Estrela vai receber todas as equipas portuguesas, mas também de vários continentes, que oportunamente serão divulgadas, sendo as protagonistas da Festa do Ciclismo que vai voltar a animar as gentes e o território das Beiras e Serra da Estrela. 

Dia 03 de maio será dado o tiro de partida para o VI Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, com a etapa inaugural a partir de Trancoso, às 11H25, para uma viagem de 198 km. A mais longa de todas as tiradas termina em Mêda, cerca das 16H06 e apresenta dois Prémios de Montanha de 3.ª categoria (em Almeida, aos 115,4 km e em Cidadelhe, aos 159,7 km) e duas Metas Volantes em Pinhel (88,2 km) e depois de Figueira de Castelo Rodrigo (143 km).


A 2.ª Etapa terá lugar no sábado, dia 04 de maio e sai de Belmonte, às 11H55, em direção ao Sabugal, com chegada à meta cerca das 15H27, após 148,4 km de trajeto. Será o dia com menos sobe e desce, onde se regista apenas uma contagem de montanha de 3.ª categoria, em Alpedrinha (57,9 km). Também fazem parte do percurso duas Metas Volantes (Fundão – 46,4 km e Penamacor – 114,7 km).

As grandes decisões ficam reservadas para domingo, dia 05 de maio, com a 3.ª Etapa, que será a última e a mais dura das três. A partida será de Manteigas, às 10H55, para um percurso de 171 km que tem a Covilhã como destino, com a chegada às 14H58.


No dia em que será conhecido o vencedor do VI Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, o pelotão internacional vai enfrentar um percurso muito exigente, sobretudo na fase inicial da viagem, com um Prémio de Montanha de 2.ª categoria nas Penhas da Saúde (13,1 km), ao qual vai seguir-se uma escalada até à montanha mais alta de Portugal, com uma contagem de montanha de 1.ª categoria na Torre (20,5 km), em plena Serra da Estrela. Passadas as grandes dificuldades orográficas, os corredores terão mais duas Metas Volantes: em Seia (50,4 km) e Gouveia (66,2 km).


Para o presidente da AMCB, Rui Ventura, “estão reunidas as condições para mais um grande espetáculo de ciclismo. À semelhança do que aconteceu nas anteriores edições, prevemos um impacto económico muito forte na região, suportado por uma equipa com mais de meio milhar de pessoas, nove mil refeições, três mil dormidas diretas, o que significa que estamos empenhados em fazer de 2024 um ano marcante na história da prova que homenageia o território das Beiras e Serra da Estrela”.

 

RESUMO DAS ETAPAS DO VI GRANDE PRÉMIO INTERNACIONAL BEIRAS E SERRA DA ESTRELA:

 

03 de maio, sexta-feira – 1.ª ETAPA: Trancoso (11H25, Avenida Heróis de São Marcos, junto ao Pavilhão Multiusos) – Mêda (16H06, em frente à Câmara Municipal)» 198 km

04 de maio, sábado – 2.ª ETAPA: Belmonte (11H55, Castelo de Belmonte) – Sabugal (15H27, Avenida João Pereira, em frente à Sousa Saúde)» 148,4 km

05 de maio, domingo – 3.ª ETAPA: Manteigas (10H55, Rua 1.º de Maio, em frente à Câmara Municipal) – Covilhã (14H58, em frente ao Município da Covilhã)» 171 km

Fonte: Organização

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com