quarta-feira, 12 de outubro de 2022

“Seleção Nacional/Maria Martins abre mundial de pista com 12.º lugar no Scratch”


Por: Ana Nunes

Arrancou hoje o Campeonato do Mundo de Pista, em Saint-Quentin-en-Yvelines, França. Maria Martins inaugurou a participação portuguesa nesta competição, terminando a prova de scratch na 12.ª posição.

Maria Martins foi a primeira representante da seleção nacional a competir na pista de Saint-Quentin-en-Yvelines, desta feita, na prova de scratch. A corrida, composta por 40 voltas, foi feita a um ritmo bastante controlado, sem quaisquer ataques nem movimentações no pelotão.

A corredora portuguesa procurou sempre estar bem colocada, passando em algumas ocasiões pela frente do grupo, que seguia todo ele com receio de dar um passo em falso. Esta direção muito tática que a prova tomou levou a que a primeira movimentação surgisse quando faltavam apenas sete voltas para o final.

Nessa altura foi a espanhola Eukene Larrarte a tentar aumentar o ritmo, seguindo-se a francesa Jade Labastugue, que tomou o seu lugar na frente do pelotão. A resposta pronta das restantes atletas não permitiu que ninguém se conseguisse isolar e ganhar vantagem. Foi preciso chegar-se à frente a italiana Martina Fidanza, que com um ataque fulminante a duas voltas do final assegurou a vitória.

Maria Martins conseguiu manter-se entre as primeiras até às últimas cinco voltas, altura em que a mudança de ritmo e a troca de posições entre as várias atletas acabaria por levar a que perdesse esse mesmo posicionamento. Com a vitória entregue à corredora italiana, os restantes lugares foram discutidos ao sprint, com a representante da seleção nacional a terminar na 12.ª posição.

O selecionador nacional, Gabriel Mendes, fez um balanço positivo deste arranque do mundial de pista. “Foi uma corrida em que houve muita reserva em atacar e, por isso, terminou com uma discussão ao sprint. Nós estávamos preparados para este cenário e sabíamos que o posicionamento na abordagem ao sprint final seria muito importante. Até às últimas cinco voltas a Maria estava bem colocada, mas a rotação das atletas que iam procurando uma melhor posição levou a que perdêssemos também o nosso posicionamento. Ela esteve bem durante toda a corrida, porém não tivemos a felicidade de conseguir uma melhor posição no final. Sabemos que estamos bem e seguimos agora com o foco na prova de omnium”.

Amanhã, quinta-feira, serão dois os portugueses a subir à pista em Saint-Quentin-en-Yvelines. Daniela Campos será a primeira a fazê-lo, na corrida de eliminação, às 18h55, seguindo-se Rui Oliveira, no scratch, às 19h50.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Fevereiro será mês do Tour da Colômbia 2023, e não julho como diz UCI”


Por: José Morais

O Tour da Colômbia está com dua datas, a da UCI em julho de 2 a 12, e a da Federação Colombiana de Ciclismo para a data habitual, fevereiro, o presidente da Federação Colombiana Mauricio Vargas afirma que não está contemplado a realização em julho, mas sim no seu mês habitual, que é fevereiro, porem tudo dependerá do seu financiamento, por parte das instituições correspondentes e pelo governo.

O presidente da Federação Colombiana afirma que não solicitou essa data, e que será um erro da UCI, já que nessa data não seria possível a realização de uma corrida dessa categoria, com o presidente a dizer que já foi solicitada a correção da data, já que a intenção será de não o fazer nessa data, porque coincidiria com o Tour de França.

A data continua original, fevereiro, a mesma que foram realizadas a três edições anteriores, mas, nesta fase ainda não se pode confirmar se a prova vai voltar ao calendário de 2023, porque tudo vai depender da resolução do recurso, já foram efetuados contatos tanto com o governos, como outras entidades, e espera-se respostas, afirmou o presidente da Federação Colombiana.

Porem, Mauricio Vargas diz que a situação económica do país não está bem, mas pode haver um não, mas também poderá ser sim, já que a presença de figuras internacionais como, Fabio Aru, Julian Alaphilippe ou Chris Froome, as coisas podem mudar.

Sobre a possibilidade da realização de uma data diferente por os recursos não terem chegado, o presidente da Federação Colombiana dizia, nesta fase estamos esperando, queremos esclarecimentos, e saber se o Tour da Colômbia voltará ao calendário na data habitual.

“Gabriel Mendes e os objetivos nos Mundiais de pista: «Temos sempre a ambição de poder chegar a um lugar de pódio»”


Portugueses em busca de resultados e ranking segundo o selecionador

 

Por: Lusa

Foto: Federação Portuguesa de Ciclismo

Cinco ciclistas portugueses participam entre esta quarta-feira e domingo nos Mundiais de pista de Saint-Quentin-en-Yvelines, entre conseguir "os melhores resultados possíveis" e pontos valiosos no ranking mundial, de olho nos Jogos Olímpicos Paris2024, disse o selecionador nacional Gabriel Mendes.

"De forma global, a estratégia é esta: pontuar o máximo possível e fazer a melhor classificação possível. (...) Temos sempre a ambição de poder chegar a um lugar de pódio. Agora, estamos num campeonato do mundo, as corridas de pista a este nível são sempre muito competitivas e há sempre um grande grau de incerteza", avalia o técnico, em entrevista à Lusa.

Portugal estará representado por Ivo Oliveira (perseguição individual e madison), Rui Oliveira (scratch e madison), João Matias (omnium, eliminação e pontos), no masculino.

No feminino, a única atleta olímpica portuguesa no ciclismo de pista, Maria Martins, compete no omnium e no scratch, com Daniela Campos na eliminação e nos pontos.

A escolha dos atletas para cada prova "está de acordo com o plano de trabalho" e para otimizar em que corridas podem "responder da melhor maneira". Assim, em termos de objetivos, Gabriel Mendes tem como clara "primeira linha as provas do programa olímpico, no caso o omnium e o madison, em masculinos, e o omnium feminino".

A pontuação neste campeonato do mundo não conta diretamente para Paris2024, mas para o ranking de nações que leva aos Mundiais de 2023, determinantes, e condiciona também a participação noutros eventos, de Europeus a Taças das Nações.

"Nas provas individuais cronometradas, nomeadamente a perseguição individual, o objetivo é o Ivo procurar melhorar a sua marca. Esperamos uma competição com um conjunto de corredores com muita qualidade e grande exigência. (...) Se melhorarmos o nosso tempo, já será muito bom", comentou o técnico.

Ivo Oliveira, de resto, tem pergaminhos nesta disciplina, uma vez que foi vice-campeão mundial na especialidade em 2018, sendo um de dois medalhados em Mundiais de elite presentes na convocatória, ao lado de 'Tata' Martins, bronze no scratch em 2020.

As "corridas de pelotão" trazem uma incerteza acrescida, já que provas como o madison, o scratch, os pontos e o concurso olímpico do omnium, que agrega quatro corridas, têm muita "imprevisibilidade quanto aos lugares de pódio".

O quinteto luso em prova vai correr sob as tábuas que receberam os Mundiais de 2015 e que, mais tarde, acolherão as provas de pista dos Jogos Olímpicos Paris2024, o grande objetivo nacional, que procura aumentar o lote de apurados depois da presença única de Maria Martins. "É sempre importante ter experiência competitiva no velódromo que receberá os Jogos, mas temos um trabalho árduo pela frente que começa agora", alerta Gabriel Mendes.

Nesta fase "muito importante, de abordagem ao início da qualificação olímpica", redobra-se a necessidade "de trabalhar bastante, e bem", “para atingir o apuramento, algo que é bastante claro para todos os corredores". "Nada está decidido à partida, há um trabalho árduo e precisamos do nosso melhor nível", lembra.

Os Mundiais de ciclismo de pista arrancam hoje, em Saint-Quentin-en-Yvelines, e decorrem até domingo em França, com a participação de mais de 350 atletas de 40 países diferentes.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Castelo de Vide vai coroar os campeões nacionais de enduro BTT

 

Por: José Carlos Gomes

O dia mais esperado pela comunidade portuguesa de enduro BTT é já o próximo domingo, jornada em que Castelo de Vide vai receber o Campeonato Nacional presented by Shimano.

Prevê-se a participação de cerca de 200 atletas, que vão lutar pelos títulos nacionais nas diferentes categorias etárias. A prova arranca às 9h00.

Estão desenhados cinco percursos especiais cronometrados (PEC) e seis troços de ligação, que totalizam 25 quilómetros. A maior parte das categorias em prova terá de cumprir todos os percursos especiais cronometrados. A exceção será para as camadas jovens. Os cadetes vão correr nas PEC 3, 4 e 5. Os ciclistas das categorias de escolas farão as PEC 3 e 5.

 

Mais eventos oficiais

 

15 de outubro: NGPS Rota do Contrabando, Vila Nova de Cerveira

15 de outubro: 7.º Encontro de Escolas ECCLx, Alvalade, Lisboa

15 de outubro: Festival de Pista de Loulé

16 de outubro: Maratona BTT Rota do Folar, Valpaços

16 de outubro: Maratona BTT LAAC, Águeda

16 de outubro: Campeonato da Beira Alta de XCO, Mangualde

16 de outubro: XVII BTT Trilhos da Raia, Idanha-a-Nova

16 de outubro: Lousã Granfondo

16 de outubro: XII Maratona BTT Entre o Rio e o Mar, Longueira, Odemira

16 de outubro: Campeonato Regional de Rampa do Algarve, Cerro de S. Miguel, Olhão

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com