quinta-feira, 22 de julho de 2021

“XI Duatlo Cross de Abrantes recebe CN Clubes Cross 2021”


No dia 18 de julho, o XI Duatlo Cross de Abrantes recebeu a terceira etapa do Campeonato Nacional Clubes de Cross

 

Numa prova disputada na distância sprint, a primeira corrida realizou-se em percurso misto de terra e alcatrão, em terreno irregular e incluindo zonas de passagens estreitas com um desnível significativo. O ciclismo foi maioritariamente em terra batida com algumas zonas em asfalto. Apesar de ser maioritariamente plano, o percurso integrou uma subida e uma descida de relevo. A segunda corrida, de apenas uma volta, teve um percurso idêntico à primeira corrida.


O Grupo Desportivo de Goma subiu ao topo da classificação ao fechar em primeiro lugar a equipa com os atletas Nuno Pereira, Nelson Gomes, Renato Teixeira. Na segunda posição ficou o SFRAA Triatlo com David Coelho, Nuno Preciado e Bruno Paixão. O OutSystems Olímpico de Oeiras subiu ao terceiro lugar do pódio com Rui Narigueta, Nuno Carvalho e Luis Almeida.

Na prova feminina, o OutSystems Olímpico de Oeiras venceu a prova com as três atletas necessárias para formar a equipa: Céu Nunes, Susana Pontes e Eva Braz.

 

Resultados Absolutos

 

Na geral masculina, dois atletas do Grupo Desportivo de Goma nas duas primeiras posições: Nuno Pereira, do Grupo Desportivo de Goma, foi o atleta mais rápido a chegar à meta com o tempo de 01:05:06 e Nelson Gomes chegou na segunda posição com o tempo de 01:05:24. O terceiro classificado foi Rui Narigueta do OutSystems Olímpico de Oeiras que fez a marca de 01:07:39.


Na geral feminina foi Cristina Pereira do GCA Donas – Triatlo que venceu a competição com o tempo de 01:26:56, com Sara Ribeiro, do Amiciclo de Grândola, a conquistar a segunda posição com a marca 01:30:35. Céu Nunes, do OutSystems Olímpico de Oeiras, alcançou o terceiro lugar ao fazer o tempo de 01:33:00.

Muitos parabéns a todos os atletas!

O XI Duatlo Cross João Campos foi organizado pelo Município de Abrantes com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal em parceria com a Associação Aventurirequinte (Clube Triatlo de Abrantes).

Veja todas as classificações aqui https://bit.ly/3rjeyNF

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Triatlo de Abrantes recebeu Taça de Portugal de Triatlo”


Clube de Natação de Torres Novas e OutSystems Olímpico de Oeiras conquistam prova da Taça de Portugal de Triatlo

 

Realizou-se no dia 17 de julho o Triatlo de Abrantes que integrou a terceira etapa da Taça de Portugal, evento que incluiu também duas provas pontuáveis para o Campeonato Nacional de Juvenis na distância super sprint e para o Campeonato Nacional de Cadetes, prova disputada na distância sprint.

A natação integrou um percurso em linha no rio Tejo, o trajeto do ciclismo realizou-se em asfalto em bom estado, incluindo algum desnível e a corrida foi essencialmente plana, num piso misto em alcatrão, terra batida e paralelos.


Foi debaixo de um calor abrasador que o Clube de Natação de Torres Novas conquistou a vitória masculina da terceira etapa da Taça de Portugal com os atletas Ricardo Batista, João Nuno Batista, Gustavo do Canto e Abel Afonso. O segundo lugar pertenceu ao OutSystems Olímpico de Oeiras com Alexandre Montez, Rodrigo Rodrigues, João Chagas e Tomás Felício. A terceira posição foi do Sporting Clube de Portugal com André Dias, Hugo Figueiredo, João Dias e João Vaz.

Em femininos, o OutSystems Olímpico de Oeiras venceu a competição fechando com as atletas Maria Tomé, Beatriz Nunes Santos e Matilde Santos. O Sport Lisboa e Benfica arrecadou a segunda posição com Beatriz Pinto, Luisa Miranda e Catarina Moutinho.  O Clube de Triatlo do Fundão classificou-se em terceiro lugar com Maria Gonçalves, Carolina Boulhosa 20-24 Clube e Maria João Rico.


 

Resultados absolutos

 

Na geral Ricardo Batista, do Clube de Natação de Torres Novas, foi o primeiro triatleta a passar a meta com 00:52:03, seguido de Alexandre Montez, do OutSystems Olímpico de Oeiras, que se classificou na segunda posição com o tempo de 00:53:04 e Alexandre Silva, do Sport Lisboa e Benfica, que conquistou o terceiro lugar com a marca de 00:53:40.

Em femininos, Maria Tomé, do OutSystems Olímpico de Oeiras, venceu a prova com 00:59:59,  na segunda posição ficou Inês Oliveira, do Sporting Clube de Portugal com 01:02:12 e Beatriz Santos, também do Olímpico, alcançou a terceira posição com 01:02:39.

Muitos parabéns a todos os participantes que conquistaram os seus objetivos em mais uma etapa dificultada pelo calor extremo que se fazia sentir.

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“João Almeida e Nelson Oliveira com ambição de brilhar na prova de fundo dos Jogos Olímpicos”


João Almeida e Nelson Oliveira vão competir na prova de fundo dos Jogos Olímpicos, no dia 24 de julho, em Tóquio. A icónica subida ao Monte Fuji poderá favorecer os trepadores, numa corrida que será, certamente, muito dura.

Na prova de fundo dos Jogos Olímpicos os atletas vão ter de percorrer 234 quilómetros, num percurso montanhoso, que conta com 4865 metros de subida.  A primeira, a Doushi Road, vai surgir aos 40 quilómetros de prova, com uma inclinação de 5,7%, durante 5,9 quilómetros, que não deverá trazer muitas dificuldades aos corredores nem fazer muitas diferenças. Após 20 quilómetros os corredores têm mais uma subida, Kagosaka Pass. 

A icónica escalada ao Monte Fuji surgirá quando ainda faltarem 98 quilómetros para a meta, após um período de algum descanso, em plano. Esta subida terá 15 quilómetros e uma inclinação de 5,8%, com pouca probabilidade de que um ataque importante possa decidir a corrida.

Seguir-se-á uma descida até ao circuito de Fuji, onde os atletas vão ter de completar uma volta e meia, preparando-se para a derradeira prova de fogo: o Passe de Mikuni. Esta será a subida mais desafiante da corrida, na qual ao longo de 9 quilómetros, os corredores chegam a ter zonas com inclinação de 17%. Este será um ponto fulcral da prova, que irá certamente, selecionar os melhores.

Após uma descida, os corredores vão dirigir-se a Kagosaka, uma das subidas que fizeram no início da corrida. Chegados ao topo, restarão apenas 21,5 quilómetros, maioritariamente planos ou em descidas, que levarão os corredores de regresso ao circuito de Fuji. Aí terão de completar uma volta, para cortarem a meta que ditará o novo campeão olímpico de fundo.

No entanto, com os quilómetros finais em terreno plano, muita coisa pode acontecer. “A corrida vai ser dura e complicada. O nível é muito alto. Há um máximo de 5 corredores por equipa, o que fará com que não haja uma equipa dominante, que queira assumir o controlo. Como não há tantos corredores por equipa, não haverá tantos para controlar os ataques. Nós só temos dois e não vamos conseguir estar em todo o lado. Vai ser uma corrida muito aberta, em que será necessário perspicácia e sorte. Teremos de correr com inteligência e fazer uma leitura eficaz da corrida”, explicou José Poeira, selecionador nacional de estrada, que acompanha João Almeida e Nelson Oliveira, em Tóquio.

“Os nossos corredores prepararam-se muito bem e estão ansiosos para correr. A câmara térmica foi muito útil na preparação deles, pois garantiu que o choque não fosse tão grande. Claro que os primeiros dois dias foram mais complicados, mesmo a nível do fuso horário, mas já se adaptaram e sentem-se bem. O percurso é-lhes bastante favorável e têm muita ambição

de conseguir um bom resultado. Queremos tentar terminar nos 10 primeiros e vamos lutar por isso. Seria ótimo. Temos dois corredores muito bons e com muito nível. Eles vão estar bem, o percurso é bom e temos fortes hipóteses de um bom resultado”, afirmou José Poeira.

Esta será uma corrida onde a vantagem estará do lado dos trepadores, como é o caso do vencedor da Volta à França, Tadej Pogacar, e do terceiro classificado, Richard Carapaz, que também estará presente. Quem também poderá ter uma palavra a dizer é Primoz Roglic que, com a saída prematura do Tour, poderá ter tido mais tempo para se preparar para os Jogos Olímpicos.

No entanto, irá correr pela Eslovénia, tal como Pogacar, o que poderá não jogar a seu favor, caso o seu compatriota se mostre em melhor forma. Entre os belgas, Remco Evenepoel e Wout Van Aert também poderão ter uma palavra a dizer, até porque, caso a corrida se discuta ao sprint e este último estiver no grupo, terá fortes hipóteses de conseguir a vitória. A equipa colombiana também deverá ter sida em conta, com três corredores de grande qualidade, Esteban Chaves, Nairo Quintana e Sergio Higuita, assim como a italiana, com Gianni Moscon, Vincenzo Nibali e Gulio Ciccone.

Além destes, há muitos outros corredores de grande qualidade que têm hipótese de lutar pelas medalhas. Entre eles estão os irmãos Adam e Simon Yates, que correm pela Grã-Bretanha, assim como Maximilian Schachmann (Alemanha), o espanhol Alejandro Valverde (Espanha), Michael Woods (Canadá), David Gaudu (França), Bauke Mollema (Países Baixos), Jakob Fuglsang (Dinamarca), Dan Martin (Irlanda) e Alexey Lutsenko (Cazaquistão). 

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Norte-americano Quinn Simmons vence etapa e lidera Volta à Valónia”


André Carvalho é, dos ciclistas português em prova, o melhor classificado em 26º lugar da geral

 

Por: Lusa

O ciclista norte-americano Quinn Simmons (Trek-Segafredo) venceu esta quinta-feira a terceira etapa da Volta à Valónia, na Bélgica, e ascendeu à liderança da geral, com três segundo de vantagem sobre o belga Stan Dewulf (AG2R Citroën).

O norte-americano Quinn Simmons, que gastou 4:07.19 horas para percorrer os 164 quilómetros da tirada disputada entre Plombières e Érezée, impôs-se em cima da linha de chegada ao belga Stan Dewulf, segundo, que ascendeu à vice-liderança da geral.

André Carvalho (Cofidis) terminou a etapa em 32.º, a 25 segundos do vencedor, e é agora o ciclista português melhor posicionado na classificação geral, ascendendo 54 posições até ao 26.º lugar, a 35 segundos do líder Quinn Simmons.

Rui Oliveira (UAE Emirates) fechou a tirada na 68.ª posição, a 10.50 minutos do primeiro, e caiu 18 lugares na geral, sendo agora 67.º, a 11 minutos, e Diogo Barbosa (Hagens Berman Axeon) foi 102.º, a 16.46 minutos, e caiu para 105.º, a 16.56.

A quarta etapa da Volta à Valónia liga sexta-feira Neufchâteau a Fleurus, na distância de 206 quilómetros.

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com