sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025

“A UCI emite um comunicado sobre os carros que meteram os ciclistas em perigo na Etoile de Bessèges”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A Étoile de Bessèges é uma corrida que, infelizmente, já teve incidentes negativos no passado e em 2025 a sua reputação piorou. No espaço de menos de 24 horas, o pelotão deparou-se com dois carros que lhes apareceu de frente e criaram situações de bastante risco para os ciclistas. A corrida continua, embora com o pelotão agora reduzido a metade, mas a UCI está a tentar tomar medidas para evitar que isto aconteça novamente.

"A Union Cycliste Internationale (UCI) está a investigar dois incidentes distintos na corrida por etapas francesa de classe 1, l'Étoile de Bessèges - Tour du Gard. Ambos os incidentes - durante a segunda etapa, na quinta-feira, 6 de fevereiro, e a terceira etapa, no dia seguinte - envolveram um veículo motorizado não relacionado com o evento no percurso da corrida", pode ler-se no comunicado da UCI.

"Estão a ser tomadas medidas para evitar a repetição dos problemas que ocorreram nestas etapas, embora algumas equipas tenham decidido retirar-se da corrida. A UCI vai continuar a investigar a fundo os problemas com os encerramentos de estradas e tomar as medidas necessárias, tendo em conta que os organizadores estão sujeitos à tabela de sanções do artigo 2.12.011 dos Regulamentos da UCI."

"A UCI sublinha que leva muito a sério a questão da segurança dos ciclistas e tomou igualmente nota das preocupações manifestadas pela SafeR, a estrutura dedicada à segurança dos ciclistas no ciclismo de estrada profissional masculino e feminino", conclui o comunicado.

Há perguntas que ficam ... Porque é que há equipas que decidiram não abandonar a prova? Será que para eles o que aconteceu não é grave? A Organização da corrida não aprendeu com os erros do passado e com o de ontem?

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/a-uci-emite-um-comunicado-sobre-os-carros-que-meteram-os-ciclistas-em-perigo-na-etoile-de-besseges

“Antevisão - Volta à Comunidade Valenciana 4ª etapa: 181 quilómetros e 3500 metros de acumulado separam João Almeida da glória”


Por: Carlos Silva

Em parceria com: https://ciclismoatual.com

A Volta à Comunidade Valenciana 2025 está na estrada de 5 a 9 de fevereiro e é um dos destaques do calendário deste início de época, uma vez que muitas ciclistas aproveitam a oportunidade para correr na região onde passaram semanas a treinar durante o inverno. Fazemos a antevisão da 4ª etapa da corrida.

A 4ª etapa será um bocado difícil, com 181 quilómetros e 3500 metros de acumulado no menu. As subidas estão distribuídas por todo o percurso e é um dia ideal para ataques de longe. É a última oportunidade para a classificação geral sofrer alterações, num dia em que muitos ciclistas conseguirão passar as subidas, ao mesmo tempo outras subidas serão suficientemente duras para os trepadores se testarem uns aos outros até ao limite.


Muita coisa poderá acontecer, com as subidas mais difíceis a cerca de 100 quilómetros do fim, mas nunca havendo uma descida longa durante o dia. Se o caos se instalar, será muito difícil controlar o que quer que seja e o terreno é propício a um dia de corrida espetacular. O final em Portell de Morella é ligeiramente a subir, o que significa que mesmo uma chegada ao sprint deverá ser bastante aberta.

 

Previsão Volta a Comunitat Valenciana 2025 etapa 4:

 

*** Kaden Groves, Santiago Buitrago, João Almeida

** Pello Bilbao, Ben O'Connor, Iván Romeo, Alexey Lutsenko, Tobias Foss

* Edoardo Zambanini, Matteo Sobrero, Jefferson Alveiro Cepeda, Pablo Castrillo, Mathias Vacek, Jonathan Milan, Thymen Arensman, Filippo Fiorelli, Joseph Blackmore

Escolha: Ben O'Connor

Pode visualizar este artigo em: https://ciclismoatual.com/ciclismo/antevisao-volta-a-comunidade-valenciana-4a-etapa-181-quilometros-e-3500-metros-de-acumulado-separam-joao-almeida-da-gloria

“Ruben Guerreiro abre a temporada com um 23.º lugar na Clássica da Mascate”


Ruben Guerreiro vai, de seguida, alinhar na Volta à Omã, que decorre entre 08 e 12 de fevereiro

 

Por: Lusa

O ciclista português Ruben Guerreiro (Movistar) arrancou hoje a temporada com um 23.º lugar na Clássica de Mascate, vencida pelo neerlandês Rick Pluimers (Tudor).

Na sua primeira prova desde setembro, o ciclista de 30 anos integrou o primeiro grupo a cortar a meta, concluindo os 170,3 quilómetros entre Al Mouj e Al Bustan nas mesmas 4:16.50 horas do vencedor.

Para conquistar a primeira vitória da carreira Rick Pluimers impôs-se ao sprint ao belga Jenthe Biermans (Arkéa-B&B Hotels) e ao eritreu Henok Mulubrhan (XDS Astana), respetivamente segundo e terceiro.

Ruben Guerreiro vai, de seguida, alinhar na Volta à Omã, que decorre entre 08 e 12 de fevereiro.

Fonte: Sapo on-line

“Ciclista Egan Bernal voltou a vencer quase quatro anos depois”


O início de 2023 foi para esquecer, com quedas e abandonos, mas em meados da temporada os resultados começaram a melhorar

 

Por: Lusa

Foto: Photo by Luca BETTINI / AFP

O ciclista Egan Bernal sagrou-se campeão colombiano de contrarrelógio, alcançando a primeira vitória desde que conquistou o Giro2021 e que enfrentou uma longa recuperação após ter chocado contra um autocarro no início de 2022.

O corredor da INEOS, de 28 anos, foi o mais rápido a cumprir os 42,2 quilómetros com início e final em Bucaramanga, vencendo com o tempo de 50.51 minutos e mostrando-se emocionado após cortar a meta.

Esta é a primeira vitória do vencedor do Tour2019 depois do terrível acidente que sofreu em 24 de janeiro de 2022: colidiu com um autocarro a alta velocidade enquanto treinava com outros colegas da INEOS, e fraturou “quase 20 ossos”, entre vértebras, fémur e rótula, além de ter sofrido um trauma torácico e perfuração de ambos os pulmões.

O único sul-americano a vencer a Volta a França, que chegou a estar ligado a um ventilador e que, a posteriori, revelou que quase morreu, foi submetido a várias intervenções cirúrgicas antes de regressar à estrada, sete meses depois, para uma série de resultados dececionantes e desistências.

O início de 2023 foi para esquecer, com quedas e abandonos, mas em meados da temporada os resultados começaram a melhorar.

Embora em 2024 tenha alcançado vários resultados de relevo, como os terceiros lugares no ‘crono’ dos Nacionais, na geral d’O Gran Camiño e na da Volta à Catalunha, a vitória tardava em chegar.

No entanto, hoje, Bernal interrompeu um interregno que durava desde 30 de maio de 2021, dia em que celebrou a conquista da geral da Volta a Itália.

Fonte: Sapo on-line

“Etoile de Bessèges marcada por protestos do pelotão”


Incidente com veículo não autorizado leva ao abandono de várias equipas

 

 Por: Alexandre Reis

Foto: PhotoNews

A 55.ª edição da Etoile de Bessèges-Tour du Gard, em França, ficou ensombrada pela falta de segurança, devido a um incidente protagonizado, esta quinta-feira, por um veículo não autorizado que entrou no percurso.

O pelotão parou após 12 km, quando um ciclista colidiu com um carro numa das rotundas na terceira etapa, incidente que já tinha acontecido na quinta-feira, e os organizadores da corrida decidiram neutralizar o Col des Brousses e a sua descida, anular a última volta no circuito em Bessèges (reduzindo a distância de 164,05 para 136,2 km) e reiniciar a corrida ao km 22, mas equipas como a EF, Ineos, Lidl-Trek, Red Bull-Bora Hansgrohe, Decathlon AG2R La Mondiale, Uno-X e Soudal Quick-Step desistiram, após constatarem uma alarmante falta de segurança.

"A nossa equipa é uma das que decidiu retirar-se da Etoile de Bessèges devido aos inúmeros incidentes com carros que foram autorizados a passar pelo percurso. Isso é inaceitável e decidimos não continuar com a etapa, pois priorizamos a segurança de nossos ciclistas", postou a Soudal nas redes sociais.

"A segurança dos nossos ciclistas e funcionários é de extrema importância. Após vários incidentes com veículos a entrarem no percurso da corrida, os nossos ciclistas, assim como os de outras equipas, decidiram não completar a etapa da Etoile de Bességes", acrescentou a Ineos.

Indiferente à polémica, o belga Arnaud De Lie (Lotto) conquistou esta sexta-feira 3.ª etapa ao sprint, após a longa pausa de protesto, à frente do francês Arnaud Démare (Arkea), agora líder da classificação geral, e do gaulês Paul Penhoet (Groupama), segundo e terceiro, respectivamente.

Ao desisitir, a Soudal Quick-Step perdeu a liderança da corrida, que pertencia ao francês Paul Magnier.

Fonte: Record on-line

“Nova longa rota para o Granfondo La Fausto Coppi 2025: a corrida regressa a Colle di Sampeyre”


Por: Claudia Vianino e Arianna Busin

- O Granfondo internacional em Cuneo está mudando sua longa rota, adicionando ainda mais espetáculo, paisagens de tirar o fôlego e charme ao seu principal percurso.

- Mais de 2.500 ciclistas subirão Colle di Sampeyre, enfrentarão Colle d'Esischie e se conectarão aos quilômetros finais de Colle Fauniera.

O granfondo internacional La Fausto Coppi anuncia uma grande novidade, que na verdade é um retorno: na edição de 2025, a rota principal do evento incluirá o Colle di Sampeyre.


A 36ª edição do renomado granfondo oferece aos entusiastas do ciclismo uma rota que se tornou lendária entre as subidas dos Alpes italianos ocidentais. De fato, a corrida retornará ao Colle di Sampeyre, e o longo percurso de La Fausto Coppi agora cobre uma distância total de 172 km e um ganho total de elevação de 4.330 metros. Este ano, o evento tem a Argentina como país convidado.

As outras duas rotas de La Fausto Coppi permanecem inalteradas: o Mediofondo (111 km e 2.550 metros de ganho de altitude) e o não competitivo Fauniera Classic (101 km e 2.180 metros de ganho de altitude).

Colle di Sampeyre liga o Vale de Varaita ao Vale de Maira, com gradientes que variam entre 7% e 9%, atingindo picos de 13%.

Com a nova rota, os mais de 2.500 ciclistas enfrentarão a subida para Colle di Sampeyre (16 km da aldeia Varaita Valley Sampeyre até o cume a 2.284 metros), descerão para Stroppo (17,7 km até o cruzamento com a estrada provincial do Vale de Maira), depois subirão Colle d'Esischie (21 km a 2.370 metros) antes de ligar para os 1,5 km finais de Colle Fauniera (2.481 metros de altura).

A decisão de reintroduzir o longo percurso de La Fausto Coppi com a subida ao Colle di Sampeyre é o resultado de uma avaliação e colaboração entre os organizadores do evento e a Província de Cuneo, autarcas locais, e os Sindicatos de Montanha do Vale de Varaita e do Vale de Maira, bem como o Departamento de Infraestruturas Rodoviárias do Cuneo.

Fonte: VITAMINA C

“VISIONAMENTO GRATUITO DE ENTREVISTA A MARCO CHAGAS VAI SER DE NOVO PROPORCIONADO”


No Museu do Ciclismo Joaquim Agostinho, em Torres Vedras, vai ser de novo possível assistir gratuitamente a uma entrevista efetuada a Marco Chagas (a qual foi gravada no âmbito da exposição Na roda de um campeão, que está atualmente patente nesse equipamento museológico), o que acontecerá no próximo dia 15 de fevereiro, pelas 10h30 e as 16h00.

De referir que nessa conversa proporciona-se uma visão íntima sobre uma das maiores figuras da História do ciclismo nacional, recorda-se as suas primeiras pedaladas e conquistas (de entre as quais quatro Voltas a Portugal), reflete-se sobre o passado e o presente do ciclismo português e revive-se alguns momentos importantes da relação que Marco Chagas teve com Joaquim Agostinho, nomeadamente quando foram colegas de equipa no Sporting Clube de Portugal.

Fonte: Câmara Municipal Torres Vedras

“João Almeida lidera Volta à Comunidade Valenciana: "Dei tudo o que tinha..."


Almeida vai partir no sábado para os 181 quilómetros da quarta etapa, que ligam Oropesa del Mar a Portell de Morella e têm duas contagens de montanha de primeira categoria

 

Por: Lusa

Foto: @BancoSabadell

O português João Almeida (UAE Emirates) subiu hoje à liderança da Volta à Comunidade Valenciana, após ter sido terceiro na terceira etapa, conquistada pelo ciclista espanhol Iván Romeo (Movistar).

Segundo da geral à partida para os 180,3 quilómetros entre Algemesí e Alpuente, Almeida aproveitou a ‘quebra’ do camisola amarela Mathias Vacek (Lidl-Trek), que caiu no início da tirada, para subir ao primeiro lugar, no final de uma etapa conquistada pelo campeão mundial sub-23 de contrarrelógio.

Iván Romeo cortou a meta isolado, com o tempo de 4:02.26 horas, após atacar a 16 quilómetros do final, e os perseguidores chegaram 10 segundos depois, com Santiago Buitrago (Bahrain Victorious) a bater Almeida na luta pelo segundo lugar na etapa.

O corredor de A-dos-Francos, de 26 anos, superou, contudo, o colombiano na luta pelas bonificações no alto do Remédio, contagem de primeira categoria, e também pela liderança da geral, que comanda com dois segundos de vantagem.

“A etapa não foi assim tão difícil, não havia subidas muito duras. Dei tudo o que tinha, os meus colegas foram fantásticos hoje, como sempre. Conseguimos os segundos de bonificação [no alto do Remédio] para defender-nos do Santiago e, no final, aconteceu o mesmo. Penso que vai ser assim até ao final”, analisou o líder da UAE Emirates, depois de cortar a meta.

Almeida vai partir no sábado para os 181 quilómetros da quarta etapa, que ligam Oropesa del Mar a Portell de Morella e têm duas contagens de montanha de primeira categoria, com Buitrago a dois segundos e o espanhol Pello Bilbao, também da Bahrain Victorious, a 21.

Fonte: Sapo on-line

“Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua - Na estrada para a Prova de Abertura - Região de Aveiro, o primeiro teste de 2025”


A equipa UCI Continental Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua está pronta para marcar presença na Prova de Abertura - Região de Aveiro, que dará início oficialmente à época nacional de ciclismo de estrada no próximo domingo. Esta prova tradicional, que percorre os concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, promete ser um desafio emocionante para os ciclistas.

O line-up da equipa inclui Leangel Liñarez, João Matias, António Barbio, Bruno Silva, César Martingil, Gonçalo Carvalho, Francisco Morais, Francisco Alves, Ángel Sánchez e Lois de Jesus.

A prova terá início em Vagos às 12h00 e a chegada está prevista para Torreira (Murtosa) às 15h50. O percurso de 158,8 km é maioritariamente plano, com uma contagem de montanha de segunda categoria em Talhadas, ao quilómetro 86,6. Os ciclistas passarão por Ílhavo, Aveiro, Anadia, Oliveira do Bairro, Águeda, Sever do Vouga, Albergaria-a-Velha, Estarreja e Ovar.

No sábado, as equipas e o calendário serão apresentados no Museu das Duas Rodas, em Sangalhos, marcando o início oficial da temporada.

A Prova de Abertura - Região de Aveiro promete ser uma corrida intensa, com a vitória a ser decidida ao sprint devido ao percurso plano. A Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua está determinada a mostrar o trabalho desenvolvido e quem sabe colher os frutos desse trabalho, esta prova será uma boa oportunidade para dignificar os seus parceiros e patrocinadores que escolhem apoiar o projeto de Mortágua.

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com