domingo, 6 de março de 2022

“Eddy Merckx diz que Tadej Pogacar "é um campeoníssimo"”


"Sempre disse que não quero comparar, estou feliz por ter sido dos melhores da minha era"

 

Por: Lusa

Foto: UAE Emirates

O belga Eddy Merckx, por muitos considerado o melhor ciclista de todos os tempos, disse este domingo que o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) é um "campeoníssimo", considerando justas as afirmações que o apontam como seu sucessor.

"Ouvi muitas vezes 'este é o novo Merckx' sem que se cumpram os requisitos, mas com o Tadej acho que os alcançámos. Mas sempre disse que não quero comparar, estou feliz por ter sido dos melhores da minha era", explicou à Gazetta dello Sport.

As declarações surgem depois de o esloveno ter vencido, no sábado, a Strade Bianche, tendo sido o primeiro a juntar a Volta a França, que venceu nas últimas duas edições, à corrida italiana.

Chamando-lhe "campeoníssimo", expressão italiana raramente empregue, habitualmente 'reservada' para nomes como Fausto Coppi ou Gino Bartali, Merckx disse mesmo que se "torna difícil descrever o que este jovem faz, para lá de espetacular e formidável".

"Pensando que tem apenas 23 anos, é inacreditável o que é capaz de fazer", resumiu.

Pogacar vai correr o Tirreno-Adriático na próxima semana, a caminho do 'monumento' de abertura, a Volta a Flandres, e a lenda belga vê-o como capaz de vencer as duas.

"Gosto como corre sempre para ganhar, o que significa que treina no limite e prepara tudo. Ciclistas como Pogacar dominam o desporto quando estão no topo. [...] Tenho a certeza que vai ajudar a elevar a nossa modalidade", descreveu.

Profissional entre 1965 e 1978, Merckx venceu 11 grandes Voltas, com cinco Tour, cinco Giros e uma Volta a Espanha, os cinco 'Monumentos', três Mundiais de estrada, quase todas as corridas principais (à exceção do Paris-Tours) e ainda definiu à altura o Recorde da Hora, além de contabilizar inúmeros triunfos também na pista e insuperáveis recordes na estrada.

Depois de se estrear a vencer na Volta ao Algarve de 2019, 'Pogi', por seu lado, soma já, aos 23 anos, duas Voltas a França, o Tirreno-Adriático de 2021, ano dos primeiros 'monumentos', no caso a Liège-Bastogne-Liège e a Volta à Lombardia.

Fonte: Record on-line

“'Recital' da Jumbo-Visma dá vitória a Laporte no primeiro dia do Paris-Nice”


João Almeida (UAE Emirates) no 40.º posto

 

Por: Lusa

Foto: EPA

A Jumbo-Visma ocupou este domingo os três primeiros lugares da primeira etapa do Paris-Nice, com o ciclista francês Christophe Laporte a cruzar primeiro a meta, à frente do esloveno Primoz Roglic, segundo, e do belga Wout van Aert, terceiro.

A equipa 'partiu' o pelotão nos últimos 10 quilómetros e depois o trio isolou-se na frente a 5.000 metros da meta, com os três a cortarem juntos a meta, erguidos sobre as bicicletas, após as duas 'estrelas' terem 'cedido' o triunfo a Laporte, tornando o francês o primeiro camisola amarela da prova.

Os três corredores da Jumbo-Visma cumpriram os 159,8 quilómetros, com princípio e fim em Mantes-la-Ville, em 3:48.38 horas, gastando menos 19 segundos do que o francês Pierre Latour (TotalEnergies), quarto, com o pelotão a entrar a 22.

Nesse grupo estava João Almeida (UAE Emirates), no 40.º posto o mesmo que ocupa na geral, liderada por Laporte, com quatro segundos sobre Roglic e seis sobre Van Aert.

O dia esperava-se disputado ao 'sprint', mas a estratégia superior da formação neerlandesa apanhou o pelotão desprevenido e sem capacidade de resposta.

Na segunda-feira, a segunda de oito etapas da 80.ª edição da corrida até ao Sol, como é conhecida, liga Auffargis a Orleães em 159,2 quilómetros maioritariamente planos.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de XCO Melgaço”


Ana Santos e Maximilian Foidl triunfam em Melgaço

 

Por: José Carlos Gomes

A portuguesa Ana Santos (X-Sauce Factory Team) e o austríaco Maximilian Foidl (KTM Factry MTB Team) entraram hoje a ganhar na edição de 2022 da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), vencendo as corridas de elite disputadas em Melgaço e também pontuáveis para o ranking internacional, enquanto provas de classe 1 UCI.

A corrida de elite masculina, desde cedo, dividiu-se entre a dupla Maximilian Foidl e Iván Feijoo (MMR Factiry Racing Team) e os restantes concorrentes. O austríaco e o espanhol pedalaram juntos na frente até à última volta. Nessa altura Foidl isolou-se para vencer com 15 segundos de vantagem sobre Feijoo. Na terceira posição colocou-se outro corredor do país vizinho, Ismael Esteban (LoGos Energía-BH), a 47 segundos. O melhor português foi Mário Costa (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde), no quarto posto, a 2m17s do vencedor. Alberto Barroso (SportBici/Mundo Furgonetas), nono da geral absoluta, foi o melhor sub-23.

Ana Santos, ainda em idade de sub-23, domino a corrida de elite feminina, concluindo o esforço em solitário e com uma sólida vantagem de 3m28s sobre a segunda classificada, Joana Monteiro (Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde). A terceira, a 5m03s, foi a espanhola Lucia Gómez (MMR Factory Racing Team).

Entre os juniores também assistimos a corridas com vencedores claros. No setor masculino o mais forte foi Rafael Sousa (Guilhabreu BTT), que seria ladeado no pódio por Guilherme Barros (24 Horas Altimetria/OnTrack), que gastou mais 1m45s, e por Diogo Magalhães (AEBTT Rio/Mr. Print), que ficou a 3m14s.

Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) dominou entre as juniores femininas, cortando a meta 3m03s mais cedo do que Beatriz Sousa (24 Horas Altimetria/OnTrack) e 3m11s antes de Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), que completaram as posições de honra.

Os melhores cadetes foram Tomás Pombo (CC Cambre) e Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis).

Os vencedores nas categorias de veteranos foram os masters 30 Augusto Midão (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), os masters 40 Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), os masters 50 António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) e Filomena Paulo (Róódinhas/Master Vantagem) e o master 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova). Roberto Soares (Discover Melgaço/UC Melgaço e Ponte da Barca) ganhou a prova de paraciclismo.

O Guilhabreu BTT triunfou na classificação coletiva, diante da MMR Factory Racing Team e da Axopo/FirstBike Team/Vila do Conde.

A segunda prova da Taça de Portugal de XCO vai disputar-se em Abrantes, no dia 3 de abril.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de DHI presented by Shimano Franceses dominam em Tarouca”


Por: José Carlos Gomes

Os corredores franceses destacaram-se na primeira prova da Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano, disputada hoje na serra de Santa Helena, Tarouca. Amaury Pierron (Commençal/Muc OFF) foi o mais forte entre os homens, enquanto a campeã mundial feminina, Myriam Nicole (Commençal/Muc Off), não deu hipótese entre as mulheres.

A competição, de classe 1 UCI, atraiu um lote de atletas de excelência. Apesar dos adversários fortes, Amaury Pierron foi totalmente dominador. Conseguiu a melhor marca na descida de qualificação, mas ainda melhorou o registo na final, parando o cronómetro nos 2’39’’750, o que lhe valeu o triunfo em Tarouca.

O português Gonçalo Bandeira, com um desempenho de excelência na descida da tarde, intrometeu-se entre os melhores do DHI internacional, conseguindo o segundo posto, apenas a 1,807 segundos do vencedor. O francês Benoit Coulanges (Dorval AM Commençal) fechou o pódio, a 2,304 segundos.

Myriam Nicole, campeã mundial em título e número um do ranking UCI, confirmou o estatuto. Foi a mais veloz nas descidas de qualificação e da final, estabelecendo o melhor registo feminino da tarde em 2’58’’347. Valentina Höll (RockShox Trek Race Team) ficou na posição imediata, a 2,479 segundos, deixando o lugar mais baixo do pódio para Tahnee Seagrave (Canyon CLLCTV/FMD Factory Racing Team). A melhor portuguesa foi Sara Ferreira (Maiatos), na 18.ª posição, a 1’03’’814 da vencedora.


A vitória em juniores também foi gaulesa. O protagonista foi Hugo Marini (Commençal/Muc Off). Henrique Ferreira (Município de Porto Moniz), 13.º classificado, foi o melhor júnior português. Lucas Lagneau (Trotx) venceu na prova de cadetes que teve no sexto classificado, Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr. Print) o melhor representante nacional.

A única cadete feminina foi Helena Vasconcelos (BTT Pandilhas a Monte). Benjamin Vasconcelos (Axpo/FirsBike Team/Vila do Conde) também não teve adversários em infantis, ao passo que Nui Tai (Wildpack Algarve Racing) teve de esforçar-se para encabeçar a tabela de juvenis.

Em veteranos impuseram-se o master 30 Daniel Pombo, o master 40 Gabriel Baker (Itea Sports), o master 50 José Salgueiro (MCF/XDream/Município de S. Brás), o master 60 António Rodrigues (Casa do Povo de Abrunheira) e a feminina Ana Luz (Bicisintra/Gás Mundial), estes dois últimos sem concorrência nas respetivas categorias.

A Commençal/Muc Off impôs-se por equipas.

A segunda prova da Taça de Portugal de DHI presented by Shimano corre-se no dia 20 de março, no Monte da Padela, Viana do Castelo. Será novamente uma corrida de classe 1 UCI.  

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Congresso da União Europeia de Ciclismo”


José Calado é Sócio de Mérito da UEC

 

Por: José Carlos Gomes

A União Europeia de Ciclismo (UEC) homenageou hoje, em Odense, Dinamarca, durante o 34.º Congresso da instituição, o dirigente português José Diogo Calado, atribuindo-lhe o título de Sócio de Mérito.

A distinção surge poucas semanas depois de José Diogo Calado ter também recebido o título de Vice-Presidente Honorário da Federação Portuguesa de Ciclismo. Na base do reconhecimento da instituição europeia e da nacional estão os mesmos factos: a dedicação à modalidade de José Diogo Calado, que, durante as últimas décadas, assumiu cargos dirigentes na Associação de Ciclismo de Lisboa, na Direção da Federação Portuguesa de Ciclismo e no Conselho de Arbitragem da Federação.

José Calado foi um dos impulsionadores do grande crescimento que o ciclismo de pista viveu em Portugal no último decénio, assumindo a organização dos Campeonatos da Europa e do Mundo que se realizaram no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. A competência na direção destas corridas, em estreita ligação com a UEC, foi hoje reconhecida pela entidade responsável pelo ciclismo na Europa.

O Congresso realizado, neste domingo, foi também aproveitado para a apresentação do Campeonato da Europa de Sub-23 e Sub-19, que irá realizar-se no concelho de Anadia, no próximo verão.

Entre 30 de junho e 3 de julho disputam-se os Europeus de XCO, XCR e XCE. De 6 a 10 de julho é a vez do Campeonato da Europa de Estrada, que tem como novidade a realização, pela primeira vez nas categorias etárias mais jovens, do contrarrelógio misto, dia 6. O programa dos Europeus termina com as competições de pista, entre 14 e 19 de julho.

Na apresentação ao Congresso, a delegação portuguesa deu a conhecer aspetos gerais e turísticos do concelho de Anadia, mas também as primeiras informações técnicas sobre as corridas que, durante três semanas, farão de Anadia a capital europeia do ciclismo.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal Jogos Santa Casa/Daniel Freitas conquista a Clássica da Primavera”


Por: José Carlos Gomes

Daniel Freitas (Rádio Popular-Paredes-Boavista) venceu hoje a Clássica da Primavera, segunda prova da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, disputada na Póvoa de Varzim.

A corrida de 145,8 quilómetros, endurecida por sete subidas ao monte de S. Félix, decidiu-se ao sprint, entre um grupo restrito de corredores. O mais veloz foi Daniel Freitas, dando a primeira vitória do ano à formação boavisteira.

Os primeiros seis corredores completaram a corrida em 3h35m25s (média de 40,610 km/h). A seguir a Daniel Freitas cruzaram a meta Rafael Silva (Efapel Cycling) e Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO).

O grupo que viria a discutir a vitória resultou de uma cisão naquilo que podemos definir como pelotão principal, depois de o grande grupo ter ficado partido ao meio na sequência da forma movimentada como a corrida se desenrolou.

Esta atividade frenética permitiu a Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor) ganhar a classificação da montanha e a Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista) destacar-se nas metas volantes. A W52-FC Porto impôs-se coletivamente. A melhor equipa de clube foi o Almodôvar/Delta Café/Crédito Agrícola.

O resultado na corrida deste domingo levou Rafael Silva ao topo da classificação geral da Taça de Portugal Jogos Santa Casa, com 120 pontos, mais cinco do que Luís Gomes. O anterior comandante, Leangel Linarez (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) foi o oitavo na Clássica Primavera, descendo, assim, ao terceiro lugar da geral, com menos dez pontos do que Rafael Silva.

Pedro Silva (Glassdrive-Q8-Anicolor), nono na corrida de hoje, foi o melhor sub-23, reforçando a primeira posição na geral da Taça para corredores sub-23. Pedro Silva soma 150 pontos, mais 20 do que o colega de equipa Afonso Eulálio, e mais 55 do que João Macedo (LA Alumínios-Credibom-Marcos Car).

Na geral da Taça de Portugal por equipas manda a Glassdrive-Q8-Anicolor. Entre as equipas de clube é a JV Perfis/Windmob que segue na frente.

A Taça de Portugal Jogos Santa Casa termina com a Clássica Aldeias do Xisto, marcada para 27 de março.

Em 2022, todas as provas de um dia pontuam para a Taça Nacional de Equipas. Após a disputa da Prova de Abertura e da Clássica da Primavera, a Rádio Popular-Paredes-Boavista encabeça a tabela da Taça Nacional de Equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com