sábado, 8 de agosto de 2020

“Remco Evenepoel vence 4.ª etapa e assume liderança da Volta à Polónia”

Belga cortou a meta isolado e 'trepou' 18 lugares na classificação geral

Fonte: Lusa

Foto: EPA

O ciclista belga Remco Evenepoel (Deceuninck-Quick Step) venceu este sábado isolado a quarta etapa da Volta à Polónia, assumindo a liderança da prova com vantagem confortável, a uma tirada do fim.

Evenepoel cumpriu os 152,9 quilómetros entre Bukovina Resort e Bukowina Tatrzanska em 3:55.52 horas, superiorizando-se por 1.48 minutos ao dinamarquês Jakob Fuglsang (Astana) e por 2.22 à dupla composta pelo inglês Simon Yates (Mitchelton-Scott) e pelo polaco Rafal Majka (BORA-hansgrohe).

O belga 'trepou' 18 lugares na classificação geral, até ao comando da prova, com a margem de 1.52 minutos de vantagem sobre Fuglsang e 2.28 sobre Yates, quando falta disputar somente uma etapa.

O português Rui Costa (UAE-Emirates) foi 12.º classificado, a 3.09 minutos, e caiu três posições na geral, para 10.º, a 3.19 do líder.

Os irmãos e colegas de equipa Ivo Oliveira e Rui Oliveira foram 94.º, a 22.05 minutos, e 113.º, a 25.17, respetivamente. Ivo Oliveira caiu 11 lugares, para 90.º, a 28.50, enquanto Rui Oliveira subiu 14, para 110.º, a 44.43.

A derradeira tirada decorre no domingo, com 188 quilómetros entre Zakopane e Cracóvia.

Fonte: Record on-line

“Wout Van Aert vence ao 'sprint' a clássica Milão-Sanremo”

Bateu em cima da meta o francês Julian Alaphilippe 

Por: Lusa

O ciclista belga Wout Van Aert (Jumbo) venceu este sábado, ao 'sprint', a 111ª edição da clássica Milão-Sanremo, batendo sobre a meta o francês Julian Alaphilippe (Deceuninck-Quick Step), que ganhou a prova em 2019.

Van Aert, que foi o único a responder ao ataque do gaulês na última dificuldade da tirada, impôs-se por meia roda, sendo que o pelotão chegou dois segundos depois, liderado pelo australiano Michael Matthews (Sunweb).

Os 305 quilómetros do percurso da primeira grande clássica da época, adiada cinco meses devido à pandemia da covid-19, foram cumpridos em 7:16.09 horas, à média de 41,9 km/h.

"Estou superfeliz. Na verdade, não tenho palavras. Sei que todos dizem isso quando vencem uma clássica, mas começar a segunda parte da temporada assim ... é uma loucura", disse o belga, uma semana depois de vencer a 14.ª Strade Bianche, 184 quilómetros com início e fim em Siena.

Alaphilippe atacou na derradeira subida, a seis quilómetros da meta, e Van Aert foi o único a responder, recuperando os quatro segundos de atraso com que chegou ao topo para discutir com o rival o triunfo, ante a voragem do pelotão, que chegou a somente dois segundos.

Fonte: Record on-line

“Roglic vence segunda etapa e lidera Tour de l'Ain”

Português João Oliveira repete o 8.º lugar

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) assumiu este sábado a liderança do Tour de l'Ain, ao bater ao sprint o colombiano Egan Bernal (Ineos) e conquistar a segunda etapa, entre Lagnieu a Lélex Monts-Jura, num total de 140,5 quilómetros.

Roglic bateu sobre a meta Bernal e o italiano Valerio Conti (UAE Team Emirates), todos cronometrados em 3:38.14 horas, e o também colombiano Nairo Quintana (Arkea-Samsic), que gastou apenas mais um segundo.

Depois do oitavo lugar da primeira tirada, o português João Almeida (Deceuninck - Quick Step) repetiu a classificação na segunda, a 15 segundos.

À frente do ciclista luso, entraram ainda o holandês Steven Kruijswijk (Jumbo-Visma), a seis segundos, e o espanhol Jesus Herrada (Cofidis) e o italiano Fabio Aru (UAE Team Emirates), ambos a 14.

Na geral, Roglic totaliza menos 10 segundos do que Bernal, segundo, 12 face a Conti, terceiro, e 18 em relação a Quintana, quarto, enquanto João Almeida é oitavo, a 32.

O esloveno, que já tinha impressionado na primeira etapa, quase plana, confirmou hoje, numa tirada de média montanha, que será um dos grandes favoritos à vitória na Volta a França, entre 29 de agosto a 20 de setembro.

A formação Jumbo-Visma comandou a corrida, tentando isolar Bernal, campeão em título do 'Tour', que só não resistiu ao sprint final explosivo de Roglic.

No domingo, realiza-se a terceira é última etapa da prova, que será marcada por três grandes subidas: la Sele de Fromental, col de la Biche e Grand Colombier, numa 'cópia' aproximada da 15.ª etapa do 'Tour' de 2020.

Fonte: Record on-line

“Dylan Groenewegen suspenso pela própria equipa”

A equipa Jumbo-Visma anunciou ter suspendido o ciclista holandês

A equipa Jumbo-Visma anunciou esta sexta-feira ter suspendido o ciclista holandês Dylan Groenewegen, que foi responsável pela violenta queda sofrida pelo compatriota Fabio Jakobsen (Deceuninck-Quick Step) na primeira etapa da Volta a Polónia, na quarta-feira.

"Decidimos que o Dylan [Groenewegen] não vai participar em qualquer corrida enquanto a UCI [União Ciclista Internacional] não tomar uma decisão relativamente ao acidente", informou a Jumbo-Visma, em comunicado.

Na quarta-feira, no 'sprint' final da primeira etapa da Volta a Polónia, em Katowice, Jakobson estatelou-se nas barreiras de proteção, depois de ser empurrado por Groenewegen.

Jakobsen, de 23 anos, saiu esta sexta-feira de coma induzido, dois dias depois da violenta queda, que o deixou em estado grave e obrigou a uma cirurgia de cinco horas, após ter sofrido graves lesões, nomeadamente, na zona da cabeça e rosto.

Na quarta-feira, a queda de Jakobsen acabou por provocar uma 'onda' de outras quedas, incluindo a do próprio Groenewegen, já depois de cruzar a meta, com vários ciclistas a acabarem por ir para o hospital, nomeadamente Marc Sarreau, com um traumatismo nas costas e roturas ligamentares múltiplas, Damien Touzé (Cofidis), com uma tripla fratura numa mão ou o espanhol Eduard Prades, com uma fratura numa vértebra.

O incidente levou à desqualificação de Groenewegen, e o diretor da equipa de Jakobsen, a Deceuninck-Quick Step, Patrick Lefevere, confirmou na quinta-feira que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista holandês, depois de já ter apresentado uma queixa na UCI.

Também na quinta-feira, Groenewegen lamentou o incidente com o compatriota e disse pensar "constantemente" em Jakobsen, cuja saúde disse ser o mais importante.

Fonte: Sapo on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com