quarta-feira, 19 de junho de 2019

“RUI OLIVEIRA SEXTO NA PRIMEIRA ETAPA DA VOLTA À ESLOVÉNIA”

Na quinta-feira, os ciclistas vão percorrer 146,3 quilómetros, entre Maribor e Celje.

O ciclista português Rui Oliveira (UAE-Emirates) foi hoje sexto classificado na primeira etapa da Volta à Eslovénia, ganha pelo alemão Pascal Ackermann (BORA-hansgrohe).

No final dos 171 quilómetros, entre Ljubljana e Rogaska Slatina, Ackermann venceu ao sprint, em 4:04.58 horas, batendo os italianos Giacomo Nizzolo (Dimension Data) e Simone Consonni (UAE-Emirates), segundo e terceiro, respetivamente, com Rui Oliveira a terminar com o mesmo tempo.

Na geral, Ackermann tem quatro segundos de avanço sobre Nizzolo e seis sobre Consonni, com Rui Oliveira a ser 10.º, a 10 segundos.

Na quinta-feira, os ciclistas vão percorrer 146,3 quilómetros, entre Maribor e Celje.

Fonte: Sapo on-line

“PELOTÃO TESTA-SE NO GP ABIMOTA A PENSAR NA VOLTA A PORTUGAL”

Nos 40 anos do Grande Prémio, o percurso volta a começar, à semelhança de 2018, com um contrarrelógio por equipas na capital.

A 40.ª edição do Grande Prémio Abimota em bicicleta arranca na quinta-feira, com um contrarrelógio por equipas em Lisboa, e traz ao longo de quatro etapas um teste ao pelotão nacional, a pensar na Volta a Portugal.

Nos 40 anos do Grande Prémio, o percurso volta a começar, à semelhança de 2018, com um contrarrelógio por equipas na capital, depois da estreia bem-sucedida no ano passado, seguindo-se três dias a subir para norte para descobrir o sucessor do espanhol Óscar Pelegri.

A segunda etapa liga Ourém a Mortágua ao longo de 170,3 quilómetros, com perfil para ‘sprinters’, seguindo-se uma ligação de 185,3 entre Almeida e Vouzela, com subida nos últimos três quilómetros, antes do fim, entre Anadia e Águeda (174,4) a fechar um périplo por 30 concelhos.

Ao todo, são 18 as equipas que vão disputar a prova, 15 delas portuguesas e três espanholas, a Kuota/Construcciones Paulino, a Baque Team e a Supermercados Froiz.

No pelotão nacional, os olhos estarão voltados para a Rádio Popular-Boavista, que em 2018 venceu a prova com o espanhol Oscar Pelegri, mas sobretudo para a W52-FC Porto.

Os ‘dragões’ subiram este ano ao segundo escalão do ciclismo internacional, ProContinental, e chegam à prova a preparar o objetivo maior da temporada, a revalidação do triunfo da Volta a Portugal, que nos últimos dois anos sorriu ao espanhol Raúl Alarcón.

Ao todo, serão oito as equipas do escalão Continental na estrada, no que se antevê que seja uma ‘antecâmara’ da ‘Volta’, até por ser a penúltima corrida em solo português antes da ‘prova rainha’, seguindo-se o 42.º Grande Prémio Internacional Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho, em julho.

Em 2018, e numa vitória conseguida com 'choque' no último dia, David Rodrigues e o espanhol Óscar Pelegri (ambos da Rádio Popular Boavista) trocaram as voltas ao espanhol Raúl Alarcón.

O vencedor da Volta a Portugal em 2017 e 2018 estava, então, a preparar-se para o que viria a ser o seu segundo triunfo na ‘prova rainha’ portuguesa, entrando no último dia de camisola amarela vestida, mas o compatriota Pelegri acabou por arrebatar a vitória final na última tirada.

Agora ao serviço da Vito-Feirense, o corredor faz parte de um leque de antigos vencedores que inclui vultos do ciclismo português, como Delmino Pereira, José Azevedo, Nuno Ribeiro ou Rui Lavarinhas, mas também outros nomes do atual pelotão, como Tiago Machado (Sporting-Tavira), Edgar Pinto (W52-FC Porto), Filipe Cardoso (Vito-Feirense) ou o espanhol Vicente García de Mateos (Aviludo Louletano).

A 40.ª edição do GP Abimota arranca na quinta-feira, com um contrarrelógio por equipas em Lisboa, terminando no domingo com uma ligação entre Anadia e Águeda, disputado por um pelotão de 18 equipas, 15 portuguesas e três espanholas.

Fonte: Sapo on-line

“Viviani volta a vencer etapa e Sagan mantém liderança da Volta à Suíça”

Campeão italiano voltou a ser o mais forte no sprint final, cortando a meta em 4:18.26 horas

Por: Lusa

Foto: EPA

O ciclista eslovaco Peter Sagan (BORA-hansgrohe) manteve esta quarta-feira a liderança da Volta à Suíça em bicicleta, após a quinta etapa, ganha pelo italiano Elia Viviani (Deceuninck-QuickStep).

À semelhança da véspera, o campeão italiano voltou a ser o mais forte no sprint final, cortando a meta em 4:18.26 horas, após os 177 quilómetros entre Münchenstein e Einsiedeln.

Sagan cortou a meta na segunda posição, com o mesmo tempo, seguido do belga Jasper Stuyven (Trek-Segafredo), terceiro classificado.

Na geral, Sagan tem 14 segundos de avanço sobre o australiano Michael Matthews (Sunweb) e 21 sobre o dinamarquês Kasper Asgreen (Deceuninck-QuickStep).

O português Rui Costa (UAE-Emirates) terminou a etapa na 118.ª posição, a 2.25 minutos de Viviani, caindo para a 79.ª posição da geral, a 11.28.

Na quinta-feira corre-se a sexta etapa, entre Einsiedeln e Flumserberg (120,2 quilómetros), com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de categoria especial. 

Fonte: Record on-line

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com