quinta-feira, 19 de setembro de 2024

“Afonso Eulálio orgulhoso da chamada à seleção para os Mundiais de ciclismo”


Já entre a elite feminina, Portugal terá duas ciclistas em prova, com a atleta olímpica Daniela Campos (Eneicat-CM Team), já habitual nestas andanças, acompanhada por Ana Caramelo, do pelotão nacional

 

Foto: Lusa

O português Afonso Eulálio mostrou-se orgulhoso da chamada à seleção de ciclismo para os Mundiais de estrada, que arrancam no sábado em Zurique, em ano de plena afirmação e de malas feitas para o pelotão WorldTour.

“Acaba por ser muito gratificante. É sempre motivador e um orgulho para nós poder representar a seleção. (...) É raro os ciclistas do pelotão nacional participarem nos Campeonatos do Mundo. Espero fazer uns bons Mundiais e demonstrar na estrada ao selecionador que fez bem em convocar-me”, declarou o jovem de 22 anos da ABTF-Feirense.

Depois de ter liderado a Volta a Portugal durante largos dias, acabando no 10.º posto final, acabou a época pelos feirenses da melhor maneira ao ser terceiro no Grande Prémio Jornal de Notícias.

Os bons resultados este ano, que incluem também a quinta posição na Volta às Astúrias e o segundo lugar no Troféu Joaquim Agostinho, fazem com que esta chamada seja “um pouco uma surpresa, mas também não” surpreendente.

Considera a temporada “excelente” e lembra que já correu pela seleção sub-23, e agora junta-se aos ‘pesos pesados’ de Portugal no WorldTour, de João Almeida (UAE Emirates) ao campeão do mundo de 2013 Rui Costa (EF Education-EasyPost), passando por um campeão olímpico na pista, Rui Oliveira (UAE Emirates), pelo irmão e companheiro de equipa Ivo Oliveira, e ainda o ‘ás’ do contrarrelógio Nelson Oliveira (Movistar).

“Não os conheço, só da televisão. (...) O que o selecionador propuser [para a estratégia de corrida], eu irei ajudar”, simplifica Eulálio, apontando já à corrida de fundo, no dia 29.

O jovem, de resto, assume plenamente o ‘salto’ para o WorldTour, ainda que não confirme equipa ou data de oficialização. “Espero defrontá-los nas corridas, passar mais tempo com eles”, declarou.

Entre a elite feminina, Portugal terá duas ciclistas em prova, com a atleta olímpica Daniela Campos (Eneicat-CM Team), já habitual nestas andanças, acompanhada por Ana Caramelo, do pelotão nacional.

A ciclista da Matos Mobility, de 29 anos, tem sido um dos destaques nas provas nacionais, incluindo um segundo lugar na Clássica La Vuelta, e vê esta convocatória como “o reconhecimento de todo o trabalho” ao longo dos anos.

“Costumo dizer que elas são o tubarão e eu sou ali um peixinho... Será uma experiência única, ainda por cima sendo na Europa. Estar com as melhores é muito bom. Se calhar vou a ver, e fogo... se calhar sou a única rapariga ali a trabalhar. Olha, é dar o litro, tentar acabar e fazer um bom resultado”, resume Ana Caramelo, em entrevista à Lusa.

De resto, esta chamada pode também servir para que Ana Caramelo possa “servir de inspiração para quem também quer fazer” este caminho.

“Para demonstrar que o esforço é recompensado”, atira.

Fonte: Sapo on-line

“Mundiais de Ciclismo: João Almeida vai liderar sexteto português em Zurique”


Campeonato do Mundo de ciclismo vai decorrer em Zurique. Contra-relógio individual masculino de elites é domingo, prova de estrada de elites masculinas uma semana depois

 

Por: Lusa

João Almeida vai liderar um sexteto de ‘luxo’ da seleção portuguesa de ciclismo de estrada no Campeonato do Mundo, a partir de sábado em Zurique, enquanto António Morgado tem contas a ajustar no pelotão sub-23.

Almeida será, em teoria, o principal favorito entre os eleitos para lutar pelo arco-íris nos 273,9 quilómetros da corrida de fundo, agendada para 29 de setembro, último domingo dos Mundiais, tendo consigo cinco ciclistas com provas dadas.

O selecionador José Poeira convocou outros dois corredores da UAE Emirates, os irmãos Ivo Oliveira e Rui Oliveira, este último campeão olímpico de madison em Paris2024, com Iúri Leitão, na pista.

Chamou também Rui Costa (EF Education-EasyPost), que foi campeão do mundo de fundo em 2013 e continua entre o World Tour, o especialista no contrarrelógio Nelson Oliveira (Movistar) e a ‘surpresa’ Afonso Eulálio, de saída da ABTF-Feirense para o pelotão internacional após um ano de afirmação interna.

De resto, Portugal terá também uma palavra a dizer no contrarrelógio, já no domingo, com Nelson Oliveira, sétimo no ‘crono’ dos Jogos Olímpicos Paris2024 e com vários resultados entre os 10 primeiros em Mundiais, mas também João Almeida.

O ciclista das Caldas da Rainha, que este ano foi quarto na Volta a França, abandonou a Volta a Espanha com covid-19 e quererá conseguir um primeiro resultado de destaque pela seleção de elites, por quem tem ficado aquém do seu valor.

O selecionador José Luis Algarra terá duas ciclistas de elite na corrida de fundo, com Portugal ausente do contrarrelógio no feminino, recaindo a escolha sobre Daniela Campos (Eneicat-CM Team), olímpica em Paris2024, e Ana Caramelo (Matos Mobility-Flexaco).

Campos é uma escolha ‘óbvia’, habituada a ser chamada à seleção nacional desde muito cedo, e aos 22 anos viveu um ano de afirmação – além da chamada aos Jogos Olímpicos, somou históricas vitórias na estrada para Portugal.

Chegará no sábado, dia 28 de setembro, à corrida de fundo de 154,1 quilómetros com a vitória numa etapa na Volta à Guatemala, os dois títulos nacionais, o terceiro lugar na Volta a Portugal e um triunfo na Volta à Colômbia, em que foi a melhor jovem.

Estará acompanhada de Ana Caramelo, ciclista de 29 anos que tem sido um dos principais destaques do circuito nacional, em pleno crescimento.

Com a afirmação plena no WorldTour, em ano de estreia na UAE Emirates, Morgado tem, aos 20 anos, contas a ajustar com os Mundiais, depois de em 2023 ter conquistado a prata no fundo, numa chegada a Glasgow em que o francês Axel Laurance foi mais rápido por dois segundos.

Com vitórias no Giro della Romagna e numa etapa da Volta às Astúrias como moralizadoras, as primeiras ao serviço da UAE Emirates, o jovem das Caldas da Rainha chega a Zurique para correr o contrarrelógio, em que já é campeão nacional de elite, num exercício de 29,9 quilómetros marcado para segunda-feira.

Depois, terá um elenco de apoio na corrida de fundo, de 173,6 quilómetros, no dia 27, que dificilmente poderia ser melhor, com em Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Daniel Lima (Israel Premier Tech Academy), Gonçalo Tavares (Hagens Berman Jayco) e Lucas Lopes (Supermercados Froiz) em seu redor.

Entre o pelotão júnior, Maria Marques e Raquel Dias (Tavira-Extremosul-SC Farense) vão disputar apenas a corrida de fundo, de 73,6 quilómetros, no mesmo dia dos dois jovens masculinos eleitos, são Daniel Moreira (Willebrord Wil Vooruit) e José Miguel Moreira (Polti Kometa Junior), que correm 127,2 quilómetros na quinta-feira, dia 26.

No paraciclismo, este ano inserido no programa dos Mundiais, o destaque vai para Telmo Pinão, que vem dos Jogos Paralímpicos Paris2024 em que alcançou o nono lugar no contrarrelógio da classe C2, competindo na terça-feira, dia 24 de setembro, nesta capacidade, assim como Flávio Pacheco, no ‘crono’ de 18,8 quilómetros que a classe H4 também corre.

Se Pacheco compete na corrida de fundo só no último dia dos Mundiais, em 57,8 quilómetros, Pinão, que foi 17.º em Paris2024, vai para a estrada na sexta-feira, dia 27, para 62,7 quilómetros.

 

Programa dos portugueses:

 

- Domingo, 22 set:

14:45 (13:45 em Lisboa): Contrarrelógio individual masculino, 46,1 km – João Almeida e Nelson Oliveira.

 

- Segunda-feira, 23 set:

14:45 (13:45): Contrarrelógio individual masculino sub-23, 29,9 km – António Morgado.

 

- Quinta-feira, 26 set:

10:00 (09:00): Corrida de fundo feminina juniores, 73,6 km – Maria Marques e Raquel Dias.

14:15 (13:15): Corrida de fundo masculina juniores, 127,2 km – Daniel Moreira e José Miguel Moreira.

 

- Sexta-feira, 27 set:

12:45 (11:45): Corrida de fundo masculina sub-23, 173,6 km – Alexandre Montez, António Morgado, Daniel Lima, Gonçalo Tavares e Lucas Lopes.

 

- Sábado, 28 set:

12:45 (11:45): Corrida de fundo feminina, 154,1 km – Ana Caramelo e Daniela Campos.

 

- Domingo, 29 set:

10:30 (09:30): Corrida de fundo masculina, 273,9 km – Afonso Eulálio, Ivo Oliveira, João Almeida, Nelson Oliveira, Rui Oliveira e Rui Costa.

 

Programa dos portugueses no paraciclismo:

 

- Terça-feira, 24 set:

09:00 (08:00): Contrarrelógio individual masculino H4, 18,8 km – Flávio Pacheco.

11:00 (10:00): Contrarrelógio individual masculino C2, 18,8 km – Telmo Pinão.

 

- Sexta-feira, 27 set:

08:30 (07:30) Corrida de fundo masculina C2, 62,7 km – Telmo Pinão.

 

- Domingo, 29 set:

09:45 (08:45): Corrida de fundo masculina H4, 57,8 km – Flávio Pacheco.

Fonte: Sapo on-line

“Ruben Guerreiro cai e abandona Volta ao Luxemburgo”


Ciclista português sofreu uma queda na segunda etapa

 

Por: Lusa

Foto: Instagram/Ruben Guerreiro

O ciclista português Ruben Guerreiro (Movistar) abandonou hoje a Volta ao Luxemburgo, após sofrer uma queda na segunda etapa, vencida ao sprint pelo dinamarquês Mads Pedersen (Lidl-Trek).

Depois de ter sido oitavo na primeira etapa, Ruben Guerreiro caiu na última volta ao percurso final e acabou por desistir, em mais um problema numa época muito complicada para o português, que esteve vários meses afastado por lesão.

A segunda etapa, de 155 quilómetros, entre Junglinster e Schifflange, foi vencida por Pedersen, em 3:41.27 horas, o mesmo tempo do neerlandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) e do suíço Robin Froidevaux (Tudor), segundo e terceiro classificados, respetivamente, com o português Ivo Oliveira (UAE Emirates) a terminar na sétima posição.

Na geral, Van der Poel lidera, com 10 segundos de avanço sobre Christophe Laporte (Visma-Lease a bike) e 12 sobre o dinamarquês Andreas Kron (Loto Dstny).

O português Rui Costa (EF Education-Easypost) foi 76.º na etapa, chegando integrado no pelotão, e é 75.º da geral, a 8.24 minutos de Van der Poel, o mesmo tempo a que está Ivo Oliveira, que é 67.º.

Na sexta-feira corre-se a terceira etapa, num percurso de 201,3 quilómetros, entre Rosport e Diekirch, num percurso com cinco contagens de montanha nos últimos 30 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Avis decide Taça de Portugal de XCO

 

Por: José Carlos Gomes

A quinta e última prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO) corre-se, no próximo domingo, em Avis. O norte alentejano será palco de todas as decisões, numa luta acesa pelo troféu de regularidade da época 2024.

Após quatro provas, está tudo em aberto na luta pela Taça de Portugal na categoria de elite, tanto no setor masculino como no feminino. Entre os homens, Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB Team) e Mário Costa chegam empatados a Avis, com 120 pontos. Mas, matematicamente, também o terceiro da geral, Diogo Neves (Guilhabreu MTB Team), com 108 pontos, pode aspirar ao troféu.

O equilíbrio é também a tónica nas mulheres. Ana Santos (Guilhabreu MTB Team) comanda, com 119 pontos, mas tem por perto Joana Monteiro, com 117, Lara Lois (RG Bikes Scott Team), com 100, e Raquel Queirós (BH Coloma Team), com 95.

O dia de corridas em Avis começa às 9h00, horário previsto para as corridas de cadetes. Às 10h15 correm os juniores masculinos e todas as femininas exceto as cadetes. Os masters e os paraciclistas competem às 12h30. A prova masculina de elite está marcada para as 14h30.

 

Mais eventos oficiais

 

21 de setembro: Subida d’Alegria, Alameda das Fontainhas, Porto

21 de setembro: Memorial dos Ciclistas de S. João de Ver, Santa Maria da Feira

21 de setembro: 1.º Grande Prémio da Benedita, Alcobaça

21 de setembro: Troféu de Resistência Beirão, Trancoso

21 de setembro: Campeonato Regional de Rampa do Algarve, Silves

22 de setembro: Clássica Douro Internacional, Miranda do Douro

22 de setembro: 24.º DHI ACRAP, Prozelo, Arcos de Valdevez

22 de setembro: Maratona BTT 5 Cumes, Barcelos

22 de setembro: Maratona BTT BlackBulls 100, Condeixa-a-Nova

22 de setembro: Passeio de Homenagem a Ricardo Gameira, Sarnadas de Ródão, Vila Velha de Ródão

22 de setembro: Grande Prémio de Arruda dos Vinhos

22 de setembro: Prémio de Ciclismo de Lisboa, Monsanto, Lisboa

22 de setembro: Taça do Algarve de BMX Race, Quarteira, Loulé

22 de setembro: XIII Maratona BTT Cidade de Faro, Estoi, Faro

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com