quinta-feira, 24 de maio de 2018

“Atualização do Canal NP-TV com o “Vídeo Promocional “26ª Edição Lisboa Antiga de Bicicleta.2018”

A Revista Notícias do Pedal acaba de atualizar o seu canal de televisão “Notícias do Pedal-TV” no YouTube e no MEO/KANAL com o “Vídeo Promocional “26ª Edição Lisboa Antiga de Bicicleta.2018”


Para ver o vídeo no MEO/KANAL, quem possuir MEO, pode aceder carregando na tecla verde do comando, inserir o código 531450, e ver no MEO/KANAL este e outros filmes, podendo consultar toda a programação. Podem ver ainda através do seguinte link: https://kanal.pt/lista-canais/comunicao-social/lisboa/vila-franca-de-xira/?display=grid&order=updated 

Desejamos que passem e recordem bons momentos.

“GREIPEL VOLTA A VENCER NA VOLTA À BÉLGICA E TIAGO MACHADO REPETE 49.º POSTO”

Ciclista alemão lidera a prova com 11 segundos de vantagem

Por: Lusa

Foto: Filipe Farinha

O alemão Andre Greipel (Lotto Soudal) repetiu esta quinta-feira o triunfo inaugural e impôs-se no 'sprint' final da segunda etapa da Volta à Bélgica, enquanto o português Tiago Machado (Katusha-Alpecin) chegou no pelotão.

Numa tirada de 162,1 quilómetros, entre Lochristi e Knokke-Heist, Andre Greipel voltou a ser o mais forte na ponta final, cortando a meta em 3:15.21 horas, o mesmo tempo atribuído ao holandês Wouter Wippert (Roompot-Mederlandse Loterij) e ao belga Tim Merlier (Vérandas Willems-Crelan), que já tinha sido terceiro no primeiro dia.

Greipel continua a liderar a prova, agora com 11 segundos de vantagem sobre o dinamarquês Lasse Norman Hansen (Aqua Blue Sport) e 12 em relação a Merlier.

Tal como na primeira etapa, Tiago Machado cortou a meta na 49.ª posição, com o mesmo tempo de Greipel, e está a 20 segundos do alemão na geral.

Na sexta-feira, na terceira etapa, os corredores têm pela frente um contrarrelógio individual de 10.6 quilómetros, em Bornem.

Fonte: Record on-line

“SCHACHMANN VENCE 18.ª ETAPA DO GIRO”

Simon Yates, líder da Volta a Itália, perde 23 segundos para Dumoulin

Por: Lusa

O ciclista britânico Simon Yates (Mitchelton-Scott), líder da Volta a Itália, perdeu esta quinta-feira 23 segundos para o holandês Tom Dumoulin (Sunweb), na 18.ª etapa, que foi ganha pelo alemão Maximilian Schachmann (Quick-Step Floors).

Após uma longa fuga, Schachmann cortou a meta isolado no final dos 196 quilómetros entre Abbiategrasso e Prato Nevoso, cumpridos em 4:55.42 horas, menos 10 segundos do que o espanhol Rubén Plaza (Israel Cycling Academy) e 16 do que o italiano Mattia Cattaneo (Androni-Sidermec-Bottecchia).

A contagem de montanha de primeira categoria com que terminou a etapa permitiu a Dumoulin, vencedor em 2017, recuperar tempo em relação a Yates, que tem a camisola rosa segura por 28 segundos.

Na sexta-feira corre-se a 19.ª etapa, entre Venaria Reale e Bardonecchia (184 quilómetros), com a meta a coincidir com uma contagem de montanha de primeira categoria.

Fonte: Record on-line

“Centro de Ciclismo do Minho: obras da segunda fase arrancam na segunda-feira”

As obras da segunda fase do Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria – Guimarães, arrancam na próxima segunda-feira (28 de maio), devendo estar concluídas a tempo de receber este ano a prova de Cross Country Olímpico (XCO) dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Universitário.

O Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria) integra o primeiro circuito permanente de BTT XCO da região norte do País, tendo a primeira fase sido inaugurada a dia 25 de junho de 2017. Localizado no Parque Desportivo de Souto Santa Maria (Rua Dona Josefa Amaral Freitas), o projeto é desenvolvido em parceria pela Associação de Ciclismo do Minho, Câmara Municipal de Guimarães e a União das Freguesias de Souto Santa Maria, Souto São Salvador e Gondomar, em concertação com a Federação Portuguesa de Ciclismo. O projeto compreende trajetos em circuito de diversas dificuldades (fácil, acessível, difícil e muito difícil), procurando-se corresponder às diferentes faixas etárias dos praticantes, características, nível de desenvolvimento técnico e físico e motivações.

As obras da segunda fase do Centro de Ciclismo do Minho contemplam a construção de uma passagem inferior para os ciclistas na zona da entrada do Parque Desportivo de Souto Santa Maria, procurando-se assim melhor as condições de segurança e eliminar o cruzamento do trajeto para as bicicletas com a estrada de acesso de viaturas ao Parque. Para a área dos percursos de BTT está igualmente prevista a implantação de uma passagem superior destinada aos ciclistas, visando a melhoria e a criação de mais alternativas de trajetos. Está igualmente contemplada a repavimentação dos percursos, na extensão total de cerca de 7,5 quilómetros, drenagem de águas pluviais e outros melhoramentos.

A empreitada será executada pela empresa vimaranense CJR – Cândido José Rodrigues, SA e é financiada pela Câmara Municipal de Guimarães e com recursos angariados pela Associação de Ciclismo do Minho, nomeadamente, junto de privados e através do Estatuto do Mecenato Desportivo

O Centro de Ciclismo do Minho - Guimarães corresponde a um anseio da Associação de Ciclismo do Minho que lançou em 2009 o projeto de criação de um espaço para a prática de ciclismo de competição e de lazer. Com hipóteses de instalação em qualquer um dos concelhos da região do Minho, a escolha final acabou por ser o Parque Desportivo de Souto Santa Maria, tendo sido determinante na opção as condições que o espaço já detinha. Além do circuito permanente de BTT XCO, o Parque Desportivo e de Lazer de Souto Santa Maria possui ainda um pavilhão desportivo, circuito de manutenção, parque infantil e parque de merendas, entre outras valências. Pretende-se que o projeto gere uma nova centralidade, proporcionando boas condições para atividades de recreio, formação, treino e competição de ciclismo, contribuindo também para o desenvolvimento da modalidade na região.

O Centro de Ciclismo do Minho já acolheu atividades do Campeonato do Minho de BTT Cross Country Olímpico, tendo a primeira atividade de ciclismo sido realizada em 2010 aquando dos Torneios Desportivos do 25 de abril.

Depois da realização das obras da segunda fase, o Centro de Ciclismo do Minho – Guimarães (Souto Santa Maria) deverá acolher em julho um evento de teste para o Campeonato do Mundo de Ciclismo Universitário cuja competição, masculina e feminina, será realizada no dia 1 de agosto.

Fonte: ACM

“Equipa Portugal/Furo no contrarrelógio coletivo condiciona resultado”

Por: José Carlos Gomes

A Equipa Portugal começou com o pedal esquerdo a participação no Tour du Pays de Vaud, prova suíça da Taça das Nações de juniores, uma vez que um furo de Guilherme Mota condicionou o desempenho coletivo no contrarrelógio por equipas de hoje.

Os 4,6 quilómetros de luta contra o tempo por equipas, percorridos em Lausanne, permitiram fazer a primeira seleção de valores. A Equipa Portugal terminou a primeira etapa no 13.º lugar, entre 20 nações.

“Com cerca de 250 metros percorridos, o Guilherme Mota furou. Como ia no meio do grupo, acabou por desorganizar o trabalho coletivo, porque a equipa ficou partida. Não correu da melhor maneira, mas só desejo que todos os azares sejam estes. Agora vamos pensar na difícil etapa de amanhã”, afirma o selecionador nacional, José Poeira.

A Equipa Portugal completou o percurso em 5m52s, mais 19,25 segundos do que a formação holandesa, que triunfou. Afonso Silva, Diogo Ribeiro, Francisco Guerreiro, Pedro Andrade e Wilson Esperança chegaram todos com o mesmo tempo. Guilherme Mota, que teve de trocar de bicicleta, na sequência do furo, foi o único que se atrasou.

A segunda etapa corre-se nesta sexta-feira, uma ligação de 119,6 quilómetros, entre Missy e Bioley-Magnoux, com partida às 14h20.

Fonte: FPC

“4º Passeio Vitória Clube de Lisboa.2018”

Dia 10 de junho de 2018

Texto: José Morais

Foto: Notícias do Pedal/Vitória Clube de LIsboa

Vai para a estrada no próximo dia 10 de junho, o 4º passeio de cicloturismo do Vitória Clube de Lisboa, um evento do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB). 

O evento tem concentração marcada para as 8 horas no Campo do Vitória, à Picheleira, com a saída marcada para as 9 horas, com um percurso com cerca de 60 quilómetros pela capital, num passeio que muito promete, cheio de muita animação, e surpresas.

Informações e inscrições: Telefone: 966 287 689 ou pelo mail: vclcicloturismo@gmail.com

Marque já na sua agenda, e venha participar num passeio que muito promete, venha descobrir Lisboa de maneira calma e sem stress, um passeio que a Revista Notícias do Pedal recomenda, e onde marcará presença, para mais uma reportagem completa do evento.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com