sábado, 15 de maio de 2021

“Tóquio'2020: Regressado Dumoulin vai liderar seleção holandesa de ciclismo nos Jogos”


Por: Lusa

Foto: Instagram

Tom Dumoulin, que está de regresso ao pelotão após uma pausa na carreira, vai estar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, revelou este sábado a Federação holandesa de ciclismo, confirmando ainda a presença do prodígio Mathieu van der Poel no BTT.

A seleção de Dumoulin, vencedor do Giro2017, é o grande destaque na lista de 'convocados' dos Países Baixos para as provas de ciclismo dos Jogos Olímpicos, com o ciclista da Jumbo-Visma a ser o eleito para enfrentar o contrarrelógio na capital japonesa e a unir-se a Bauke Mollema (Trek-Segafredo), Wilco Kelderman (Bora-hansgrohe), Dylan van Baarle (INEOS) e Yoeri Havik (BEAT Cycling) na prova de fundo.

Dumoulin, que foi segundo no Giro e na Volta a França de 2018, venceu um título mundial de contrarrelógio e a prata do Rio2016, também no 'crono', anunciou em janeiro uma pausa na carreira para pensar no futuro, confessando que a pressão pública e dos meios de comunicação social eram "mais difíceis de gerir" do que esperava.

Agora, estará em Tóquio'2020 para defender a medalha conquistada e tentar contribuir para o sucesso dos Países Baixos no ciclismo, modalidade em que são grandes favoritos no BTT, graças à presença do prodígio Mathieu van der Poel (Alpecin-Fenix).

Os Jogos Olímpicos Tóquio'2020, adiados devido à pandemia de covid-19, vão decorrer entre 23 de julho e 08 de agosto

Fonte: Record on-line

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Joaquim Silva em 5º da Geral após o 1º dia do GP O Jogo”


Por: Pedro Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Measindot-Mortágua iniciou hoje a sua participação no Grande Prémio O Jogo, logo com uma dupla jornada. Da parte da manhã 77,4 quilómetros em Castro Daire e da parte da tarde cerca de 67 quilómetros em São Pedro do Sul.

 

Etapa da manhã que acabou por correr bastante bem para a equipa. Percurso muito duro fez com que um grupo de apenas 15 unidades resistisse na frente da corrida, onde contávamos com Gaspar Gonçalves e Joaquim Silva.

Com um bom espírito de entre ajuda entre ambos, na dura chegada a Castro Daire, Joaquim Silva foi o 3º classificado, apenas batido por Luís Mendonça (Efapel), uma vez que o vencedor da etapa, José Neves (W52/FC Porto) já se encontrava destacado. Setor da manhã positivo, fez com que Joaquim Silva fosse o nosso melhor homem na 3ª posição da Classificação Geral.


 

Da parte da tarde, de novo etapa muito dura com passagem em São Macário a cerca de meio da etapa. Acabou por chegar uma fuga de 3 elementos que já haviam perdido algum tempo no setor da manhã, não representando qualquer perigo para a Classificação Geral.

A etapa foi ganha por Gustavo Veloso (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel) e os nossos homens mais bem colocados na Geral viriam a chegar no grupo principal. Alguns cortes na chegada fizeram com que Joaquim Silva perdesse alguns segundos importantes e caísse para a 5ª posição da Classificação Geral. Gaspar Gonçalves que chegou bem colocado subiu aos 10 mais da Classificação Geral.


 

A Tavfer-Measindot-Mortágua mantém-se também em bom plano a nível coletivo, encontra-se na 7ª posição na Classificação Geral por equipas.

 

O GP O Jogo termina neste domingo. A terceira etapa, com 138,2 quilómetros, começa (11h55) e termina (15h20) em Vieira do Minho. Será mais uma jornada de terreno ondulado, pelo que o resultado final permanece uma incógnita, uma vez que o percurso permite mexer com a corrida.

 

 

Classificação 1ª Etapa

Castro Daire – Castro Daire: 77,4 kms

 

1.º José Neves (W52/FC Porto), 2h09m19s

3.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 29s

11.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 57s 32.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 14m28s 34.º Ash Coning (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 14m40s

73.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 16m21s 79.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), mt

96.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 26m30s

 

Classificação 2ª Etapa

S. Pedro do Sul – S. Pedro do Sul: 67,5 kms

 

1.º Gustavo Veloso (Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel), 1h47m18s 14.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 1m53s

16.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 2m03s 29.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 2m20s 38.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 2m39s 39.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 3m03s 44.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 6m42s DNF Ash Coning (Tavfer-Measindot-Mortágua)

 

Classificação Geral

1.º José Neves (W52/FC Porto), 3h58m30s

 

5.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 39s

10.º Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 57s 38.º Ángel Sanchez (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 16m48s 40.º Rui Carvalho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 17m07s 43.º Francisco Morais (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 19m17s 57.º Pedro Paulinho (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 24m40s

 

Classificação por Equipas

 

1.º Atum General/Tavira/Maria Nova Hotel, 11h56m18s

7º Tavfer-Measindot-Mortágua, a 15m43s

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“Efapel/Luís Mendonça ocupa segunda posição na Geral de O JOGO mas amanhã quer repetir título”


Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL, ocupa a 2.ª posição da Geral da 9.ª edição do Grande Prémio O JOGO, após as duas primeiras etapas, sendo o líder da Geral por Pontos. Vencedor da última edição, alinhou hoje com o dorsal 1 e ambiciona repetir o feito amanhã, durante a etapa-rainha que fecha a prova, em Vieira do Minho. Destaque também para Rafael Reis, que fecha o Top 15 da Geral.

Foi um sábado cheio, com dupla jornada no Grande Prémio O JOGO. No setor matutino, onde foram percorridos 77,9 km por Castro Daire, Mendonça terminou em 2.º lugar a etapa. De tarde, nova tirada curta com partida e chegada a São Pedro do Sul, num total de 64,1 km, o corredor da EFAPEL chegava na 4.ª posição. Contudo, recuperou 6 segundos, mantendo-se em 2.º na Geral, ficando a 12 segundos de José Neves (W52-FC Porto), vencedor do primeiro setor, que segurou a Camisola Amarela.

Os dois finais inclinados nas tiradas de hoje favoreciam Luís Mendonça, que teve toda a equipa consigo. Mas os ataques dos trepadores, tendo em conta a presença de contagens de montanha e com elas um conjunto de dificuldades, em ambos os setores, não facilitaram o desempenho do corredor da EFAPEL.

“A equipa está a fazer uma grande corrida. Estamos um pouco limitados por alinharmos só com seis atletas, mas todo o bloco está de parabéns pela entrega e união nesta competição tão importante para o nosso calendário”, adiantou o diretor desportivo da EFAPEL, Rúben Pereira.

Amanhã chega a terceira etapa do 9.º Grande Prémio O JOGO, que se disputa em Vieira do Minho. A partida será da frente dos Bombeiros, às 12 horas, para o pelotão percorrer 138,2 km e cruzar a meta cerca das 15.38 horas, no Jardim da Praça Dr. Guilherme de Abreu, em frente à Câmara Municipal de Vieira do Minho. Pelo caminho não vão faltar subidas, com destaque para as escaladas de Covide e Tabuaças na fase final.

 

CLASSIFICAÇÕES:

9.º GRANDE PRÉMIO O JOGO

 

1.ª ETAPA: Castro Daire - Castro Daire» 77,9 km

2.ª ETAPA: São Pedro do Sul - São Pedro do Sul» 64,1 km

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL - AMARELA (após a 1.ª e 2.ª Etapas)

 

1.º José Neves (W52-FC Porto), 03h58m30s

2.º Luís Mendonça (EFAPEL), a 12s

15.º Rafael Reis (EFAPEL), a 03m19s

23.º André Domingues (EFAPEL), a 08m14s

34.º Karel Hník (EFAPEL), a 15m31s

37.º Fábio Costa (EFAPEL), a 15m44s

46.º António Carvalho (EFAPEL), a 20m00s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel, 11h56m18s

4.ª EFAPEL, a 10m00s

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – BOLINHAS

 

1.º Luís Mendonça (EFAPEL), 57 Pontos

17.º Rafael Reis (EFAPEL), 2 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL

 

1.º José Neves (W52-FC Porto), 10 Pontos

3.º Rafael Reis (EFAPEL), 8 Pontos

5.º André Domingues (EFAPEL), 6 Pontos

7.º Luís Mendonça (EFAPEL), 4 Pontos

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL METAS VOLANTES – LARANJA

 

1.º José Neves (W52-FC Porto), 3 Pontos

3.º Rafael Reis (EFAPEL), 2 Pontos

4.º Luís Mendonça (EFAPEL), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL SPRINTS – VERMELHA

 

1.º José Neves (W52-FC Porto), 3 Pontos

5.º Rafael Reis (EFAPEL), 1 Ponto

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE – BRANCA

 

1.º Afonso Eulálio (Antarte-Feirense), 04h02m57s

2.º André Domingues (EFAPEL), 04h06m44s

6.º Fábio Costa (EFAPEL), 04h14m14s

Fonte: Efapel

“José Neves lidera Grande Prémio O Jogo após duas primeiras etapas”


Dragão foi mais forte e venceu isolado a primeira tirada

 

Por: Lusa

Foto: FPC

O português José Neves venceu, este sábado, a primeira etapa do Grande Prémio O Jogo em bicicleta, segurando a liderança da geral após a segunda tirada, vencida pelo espanhol Gustavo Veloso.

Num primeiro dia da nona edição da prova, dividido em duas etapas, o dragão foi o homem mais forte, após vencer isolado a primeira tirada, de 77,9 quilómetros, com partida e chegada em Castro Daire.

Neves aproveitou uma fuga bem-sucedida para vencer isolado à frente de Luís Mendonça (Efapel), vencedor em 2020, segundo a 18 segundos.

Em terceiro chegou Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 29 segundos, com os azuis e brancos a colocarem ainda Joni Brandão a 34 segundos.

A liderança alcançada na prova, da manhã de sábado, permitiu ao camisola amarela abordar os 64,1 quilómetros com partida e chegada em São Pedro do Sul com outra autoridade, e a vitória foi para o veterano Gustavo Veloso, também a solo.

Colocou 26 segundos de vantagem para o segundo classificado, o espanhol Jesús del Pino (Louletano), e para o terceiro, Tiago Machado, no primeiro triunfo desde que saiu da W52-FC Porto, enquanto Luís Mendonça foi quarto.

No final do dia, José Neves, que também encabeça a classificação da montanha, lidera com 12 segundos de vantagem para Luís Mendonça, líder dos pontos, enquanto Joni Brandão é terceiro, a 34 do colega de equipa.

No domingo, a terceira e última etapa arranca pelas 11h55 de Vieira do Minho, onde vai também terminar, para uma tirada de 138,2 quilómetros que encerra a nona edição da corrida.

Fonte: Record on-line

“Líder da classificação dos pontos Caleb Ewan desiste na oitava etapa do Giro”


Vencedor de cinco etapas no Giro tinha vestido a 'maglia ciclamino' na sexta, deixando agora a prova em que conquistou a quinta e sétima etapas

 

Por: Lusa

Foto: EPA

O líder da classificação dos pontos da Volta a Itália, o australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal), desistiu este sábado da prova durante a oitava etapa, entre Foggia e Guardia Sanframondi.

Ewan, de 26 anos, abandonou durante as primeiras horas de corrida, no dia seguinte à segunda vitória em etapa nesta 104.ª edição, ambas ao 'sprint', sem que tenha sido dada uma indicação clara sobre se aconteceu algo durante a tirada.

"Infelizmente, Caleb Ewan teve de abandonar o Giro, devido a dores num joelho", escreveu a Lotto Soudal na rede social Twitter.

O vencedor de cinco etapas no Giro tinha vestido a 'maglia ciclamino' na sexta-feira, deixando agora a prova em que conquistou a quinta e sétima etapas.

O belga Tim Merlier (Alpecin Fenix), até aqui segundo classificado, ascende, para já, à liderança da classificação dos pontos.

O velocista australiano tem como objetivo para 2021 o Tour, onde também já venceu por cinco vezes, e a Volta a Espanha, onde conquistou uma tirada em 2015.

A oitava etapa da corrida, liderada pelo húngaro Attila Valter (Groupama-FDJ), liga Foggia a Guardia Sanframondi e conta com uma chegada em alto.

Fonte: Record on-line

“Victor Lafay acaba com jejum de 11 anos da Cofidis no Giro”


Por: SIF // AMG

O francês Victor Lafay venceu hoje a oitava etapa da Volta a Itália em bicicleta, encerrando um jejum de 11 anos da Cofidis na prova, num dia em que Nelson Oliveira (Movistar) voltou a ficar perto do triunfo.

Lafay, de 25 anos, cumpriu os 170 quilómetros entre Foggia e Guardia Sanframondi em 4:06.47 horas, fazendo vingar a muito disputada fuga do dia, com nove elementos, após uma aceleração na subida até à meta.

O italiano Francesco Gavazzi (EOLO-Kometa) acabou no segundo lugar, a 36 segundos, e o alemão Nikias Arndt (DSM) no terceiro, a 37, com Nelson Oliveira a 41 e João Almeida (Deceuninck-QuickStep) no 10.º lugar, primeiro do pelotão, a 4.48 minutos.

Nas contas da geral, o húngaro Attila Valter (Groupama-FDJ) chegou junto dos restantes candidatos e segura a liderança da geral, à frente do belga Remco Evenepoel (Deceuninck-QuickStep), segundo a 11 segundos, e do colombiano Egan Bernal (INEOS), terceiro a 16

A discussão da etapa começou praticamente ao quilómetro zero, após uma hora de acirrada competição pela formação da fuga do dia, com Ruben Guerreiro (Education First-Nippo) a tentar, entre dezenas de ciclistas que procuravam atacar, apenas para o pelotão, por uma ou outra razão, entre as várias equipas, os apanhar.

Acabou por vingar uma escapada com Nelson Oliveira, mas também o ‘sprinter’ colombiano Fernando Gaviria (UAE Emirates), a apontar aos ‘sprints’ intermédios para procurar aproximar-se da liderança da classificação dos pontos, hoje órfã do líder após o abandono do australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal).

Nos últimos 10 quilómetros, e já depois de Gaviria cair na descida, acabando por perder força para acompanhar, a luta ‘aqueceu’, com Nelson Oliveira muito envolvido a tentar ‘abafar’ ataques dos rivais.

Ele próprio ainda tentou uma aceleração, a 8,2 quilómetros da meta, mas quem acabou por sair foi o italiano Giovanni Carboni (Bardiani-CSF-Faizanè) e o belga Victor Campenaerts (Qhubeka ASSOS), além do francês Alexis Gougeard (AG2R Citroën), deixando o luso na perseguição.

Esse trabalho do português acabou por beneficiar Victor Lafay, que acabou por se isolar da perseguição, alcançar Carboni, já sozinho na frente, e depois descolar a dois quilómetros da meta.

A vantagem só aumentou até final, numa vitória autoritária do jovem, que se estreia como profissional, dando à Cofidis uma primeira vitória no Giro desde 2010, e a primeira em grandes Voltas desde 2019 para a equipa que este ano é de escalão WorldTour. A França, de resto, também não vencia na ‘corsa rosa’ desde há dois anos.

"Sabia que os outros não eram trepadores, mas o Nelson Oliveira era o melhor, mantive-me de olho nele. Tinha confiança nas minhas pernas e ataquei a três quilómetros [foi a 2,4 quilómetros da meta], e não consigo acreditar, ainda, que ganhei. [...] O dia foi muito duro, com dificuldade em entrar na fuga. Depois, o pelotão deu-nos sete minutos e deu para recuperar", explicou.

Atrás, Gavazzi carimbou o 31.º segundo lugar da carreira, enquanto Nelson Oliveira, num dos melhores momentos de forma da carreira, voltou a ficar perto, como na quarta etapa, mas não conseguiu lá chegar.

Na luta pela geral, as equipas iam impondo um ritmo alto, para ‘ameaçar’ Attila Valter, mas uma queda no pelotão, envolvendo o espanhol Pello Bilbao (Bahrain Victorious), acabou por ser a única coisa a fazer diferenças de tempo.

O espanhol cedeu alguns segundos, assim como o australiano Jai Hindley (DSM), segundo em 2020, na sequência desse momento, mas de resto todos os favoritos chegaram ao mesmo tempo, com João Almeida a liderar o grupo para fechar o ‘top 10’.

O português subiu um posto para o 25.º lugar, a 4.49 minutos da 'maglia rosa' que vestiu por 15 dias no ano passado, enquanto Ruben Guerreiro, hoje 42.º, se mantém em 28.º, a 6.11. Nelson Oliveira subiu quatro lugares, para o 33.º posto, a 11.02.

No domingo, a nona etapa liga Castel di Sangro a Campo Felice em 158 quilómetros, com a chegada em alta montanha, numa tirada com uma contagem de terceira categoria, duas de segunda e outra de primeira, a coincidir com a meta.

Fonte: Lusa


“Taça do Mundo de XCO/Raquel Queirós 19.ª na República Checa”


Por: José Carlos Gomes

Raquel Queirós foi hoje a melhor portuguesa na prova da Taça do Mundo de Cross Country Olímpico (XCO), disputada em Nové Město na Moravě, República Checa, conseguindo o 19.º lugar na corrida de sub-23 femininas.

A corredora da Seleção Nacional partiu da posição 17 e fez uma corrida equilibrada, sempre dentro das vinte melhores da competição. Raquel Queirós acabou no 19.º lugar, melhorando duas posições relativamente à prova da semana passada, em Albstadt, Alemanha. A ciclista portuguesa gastou hoje mais 6m53s do que a austríaca Mona Mitterwallner, que venceu um apertado duelo com a dinamarquesa Caroline Bohé, que gastou mais 2 segundos. A terceira foi a húngara Kata Blanka Vas, a 1m17s.

Ana Santos também correu a prova de sub-23, embora em representação da equipa e não da Seleção. Num percurso endurecido pela lama, o que não se adequa às caraterísticas da corredora, Ana Santos recuperou alguns lugares face à posição de partida, defendendo uma posição no top 40. Fechou no 40.º posto, a 12m00s da vencedora.

Em paralelo com a Taça do Mundo, a pista checa acolheu hoje provas do circuito UCI Junior Series. A Seleção Nacional esteve representada por João Cruz, que foi o 41.º, a 5m50s do vencedor, o suíço Finn Treudler.

João Cruz teve um início de prova atribulado, ficando preso devido a uma queda dos corredores que estavam imediatamente à frente. Atrasando-se na fase mais precoce da prova, fez uma corrida em progressão. Tomás Frazão competiu pela equipa e também não teve uma participação isenta de percalços, sofrendo uma avaria. Foi o 126.º, já fora da volta do vencedor.

Na corrida de juniores femininas, Mariana Líbano ficou sensivelmente a meio da tabela, no 33.º posto, a 11m34s da vencedora, a helvética Lea Huber.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com