sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

“Cyclin’ Portugal” promove a internacionalização de um destino ‘bike friendly’ a partir das Aldeias do Xisto”

Foi assinado no dia 8 de fevereiro, no Welcome Center das Aldeias do Xisto, na Lousã, o protocolo Cyclin Portugal. Numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, a ADXTUR- Aldeias do Xisto, a Turismo Centro de Portugal e a Federação Portuguesa de Ciclismo, assinaram um documento ancorado nas seguintes ações:

          Qualificar a rede de percursos e de equipamentos especializados.

          Certificar percursos, equipamentos e serviços.

          Consolidar o calendário de eventos de lazer e de competição.

          Construir produtos turísticos integrados com base na bicicleta.

          Comunicar de forma especializada para o exterior.

          Ativar o destino com eventos internacionais.

          Construir um site nacional agregador da oferta dos destinos.

          Integrar a oferta em canais de comunicação e de reserva.

As Aldeias do Xisto «reinventam os territórios, quebram preconceitos e promovem o trabalho conjunto», referiu a Secretária de Estado do Turismo, no seu discurso, frisando que são qualidades fundamentais para o desenvolvimento do turismo, e que vão permitir transformar o “Cyclin Portugal” num projeto de «coesão territorial, mas também num produto vendável com visibilidade internacional».

Já antes, Paulo Fernandes, Presidente da ADXTUR, havia frisado que as Aldeias do Xisto demonstram mais uma vez, com este projeto, que estão na senda das principais tendências de transformação do mundo, nomeadamente porque «entendem, como poucos, a relação entre o rural e o urbano». A relevância do Cylcin Portugal para a redução das assimetrias regionais e o reforço da coesão territorial foram, aliás, fatores evidenciados tanto no discurso de Paulo Fernandes, como no de Ana Mendes Godinho, refletindo assim os fortes pontos de contacto entre a estratégia de desenvolvimento do País e o caminho que as Aldeias do Xisto têm vindo a trilhar nos seus 10 anos de existência enquanto marca territorial gerida pela ADXTUR.

 
LEGENDA DA IMAGEM:

Momento de celebração da assinatura do protocolo Cyclin Portugal. Da esquerda para a direita: Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Paulo Fernandes, Presidente da ADXTUR, Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado de Turismo, Luís Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

A Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 20 municípios da Região Centro e com mais  de 100 operadores privados, com o apoio do Centro 2020. A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do mundo rural beirão.

    Fonte: Multicom

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com