• Qualificar a rede de percursos e de
equipamentos especializados.
• Certificar percursos, equipamentos e
serviços.
• Consolidar o calendário de eventos de
lazer e de competição.
• Construir produtos turísticos
integrados com base na bicicleta.
• Comunicar de forma especializada para
o exterior.
• Ativar o destino com eventos
internacionais.
• Construir um site nacional agregador
da oferta dos destinos.
• Integrar a oferta em canais de
comunicação e de reserva.
As
Aldeias do Xisto «reinventam os territórios, quebram preconceitos e promovem o
trabalho conjunto», referiu a Secretária de Estado do Turismo, no seu discurso,
frisando que são qualidades fundamentais para o desenvolvimento do turismo, e
que vão permitir transformar o “Cyclin Portugal” num projeto de «coesão
territorial, mas também num produto vendável com visibilidade internacional».
Já
antes, Paulo Fernandes, Presidente da ADXTUR, havia frisado que as Aldeias do
Xisto demonstram mais uma vez, com este projeto, que estão na senda das
principais tendências de transformação do mundo, nomeadamente porque «entendem,
como poucos, a relação entre o rural e o urbano». A relevância do Cylcin
Portugal para a redução das assimetrias regionais e o reforço da coesão
territorial foram, aliás, fatores evidenciados tanto no discurso de Paulo
Fernandes, como no de Ana Mendes Godinho, refletindo assim os fortes pontos de
contacto entre a estratégia de desenvolvimento do País e o caminho que as
Aldeias do Xisto têm vindo a trilhar nos seus 10 anos de existência enquanto
marca territorial gerida pela ADXTUR.
Momento
de celebração da assinatura do protocolo Cyclin Portugal. Da esquerda para a
direita: Pedro Machado, Presidente da Turismo Centro de Portugal, Delmino
Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Paulo Fernandes,
Presidente da ADXTUR, Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado de Turismo, Luís
Antunes, Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Ana Abrunhosa, Presidente da
Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
A
Rede das Aldeias do Xisto é um projeto de desenvolvimento sustentável, de
âmbito regional, liderado pela ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento
Turístico das Aldeias do Xisto, em parceria com 20 municípios da Região Centro
e com mais de 100 operadores privados,
com o apoio do Centro 2020. A ADXTUR congrega, assim, as vontades públicas e
privadas de uma região, que se reveem na gestão partilhada de uma marca, na
promoção conjunta de um território, na criação de riqueza através da oferta de
serviços turísticos e, finalmente, na preservação da cultura e do património do
mundo rural beirão.
Fonte: Multicom
Sem comentários:
Enviar um comentário