domingo, 12 de setembro de 2021

“W52 – FC Porto/José Neves é Campeão Nacional de Rampa”


José Neves juntou o título de Campeão Nacional de Rampa ao de Campeão Nacional de Fundo.

Foi na subida ao Santuário da Senhora da Graça (Monte Farinha) em Mondim de Basto que foi disputado o campeonato Nacional de Rampa. Uma crono escalada para se encontrar o Campeão Nacional.

José Neves fez o melhor tempo 19m42s nos 7,8 quilómetros até ao topo do Monte Farinha.

No pódio seguiram-se Frederico Figueiredo (Efapel) e Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua).

Mais um título conquistado este ano pela W52 – FC Porto.

Fonte: W52 – FC Porto

“Efapel/André Domingues é Campeão Nacional de Rampa em Sub-23 e Frederico Figueiredo Prata em Elites”


Fotos: Eduardo Campos

André Domingues revalidou hoje o título de Campeão Nacional de Rampa em Sub-23 e Frederico Figueiredo traz a Medalha de Prata em Elites. É desta forma, com a disputa do Campeonato Nacional de Rampa, em Mondim de Basto, que a Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL fecha a época de 2021, de forma muito positiva.

A crono escalada deste domingo, uma subida até ao Alto da Senhora da Graça, num total de 7,8 km, teve como vencedor na categoria de Elite José Neves (W52-FC Porto), que completou o percurso em 19m42s, ficando Frederico Figueiredo a 37 segundos, na 2.ª posição. André Domingues venceu na categoria de Sub-23 masculinos, com um tempo de 21m24s, sendo o 4.º mais rápido a cumprir esta escalada.

André Domingues, que acaba de revalidar o título, partiu já para a subida à Graça com essa intenção: “Era um objetivo, revalidar, mas mais do que isso, o meu principal objetivo era acabar em grande esta temporada com a EFAPEL, que vai ser sempre uma equipa muito especial, a quem vou dever o meu êxito. Porque sem EFAPEL nada disto seria possível, queria acabar em grande para poder contribuir ainda mais um bocadinho para a época fabulosa que fizemos”.


Também Frederico Figueiredo queria acabar a época da melhor forma, “dando uma camisola de Campeão Nacional à equipa e assim fechar o ano em grande. Não foi possível, porque houve um corredor mais forte e acima de tudo há que dar os parabéns pela época que fez”.

“Foi uma grande prestação da nossa equipa neste Campeonato Nacional de Rampa, onde trazemos uma camisola de Campeão Nacional em Sub-23 e um honroso 2.º posto em Elites, o que me leva a fazer um balanço muito positivo e um encerramento de época fantástico. Fizemos uma temporada memorável e cheia de grandes momentos para a nossa estrutura”, rematou Rúben Pereira.


 

CLASSIFICAÇÕES:

CAMPEONATO NACIONAL DE RAMPA

Crono Escalada Subida à Graça/Mondim de Basto - Alto da Senhora da Graça: 7,8 km

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL

 

1.º José Neves (W52-FC Porto), 19m42s

2.º Frederico Figueiredo (EFAPEL), a 37s

3.º Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua), a 01m16s

4.º André Domingues (EFAPEL), a 01m41s

Fonte: Efapel



“XXI Troféu Alves Barbosa”


Rafael Sousa vence em dia de consagração de Tiago Santos

 

Por: Ana Nunes

A segunda e última etapa do XXI Troféu Alves Barbosa teve como vencedor Rafael Sousa (Penafiel Bike Clube), que cortou a meta em Montemor-o-Velho seguido por João Nunes (Alenquer/G.D.M./Escola Alexandre Ruas) e Mário Gomez (Camargo Limpiezas Limcam). Tiago Santos segurou a amarela e venceu a geral da prova.

Terminou hoje o Troféu Alves Barbosa, com uma etapa que ligou Arazede a Montemor-o-Velho, num percurso de 77,7 quilómetros.

A parte inicial da tirada ficou marcada, tal como no dia de ontem, por algumas tentativas de fuga, mas nenhuma conseguiu ter sucesso. O derradeiro ataque para a vitória chegaria a 20 quilómetros do final, com Rafael Sousa (Penafiel Bike Clube) a lançar-se do pelotão.

O corredor rolou a solo, conseguido uma vantagem de cerca de 45 segundos para o grupo. Esta diferença começaria a decrescer nos últimos cinco quilómetros de prova, com Rafael Sousa a cortar a meta isolado, mas já com o pelotão em pano de fundo.

Logo de seguida chegaram João Nunes (Alenquer/G.D.M/Escola Alexandre Ruas) e Mário Gomez (Camargo Limpiezas Limcam), em segundo e terceiro, respetivamente.

Com o pelotão a chegar praticamente compacto, Tiago Santos (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) manteve a camisola amarela, e com ela a vitória do Troféu Alves Barbosa. O corredor venceu ainda a classificação da montanha. O segundo classificado à geral foi Rafael Durães (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), que arrecadou ainda a camisola da juventude. João Nunes fechou na terceira posição. João Martins (C.C.Barcelos/A.F.F./Flynx/H.M.Motor) venceu a geral de metas volantes e pontos. A melhor equipa em prova foi a Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Campeonato Nacional de Omnium e Madison”


Campeões nacionais de omnium e madison coroados em Sangalhos

 

Por: Ana Nunes

Disputaram-se hoje os campeonatos nacionais de omnium e madison, no Velódromo de Sangalhos, em Anadia. Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) e Maria Martins (Drops-le Col) venceram as respetivas provas de omnium e a dupla Daniel Dias e Iúri Leitão conquistou o título em madison.

O Velódromo de Sangalhos recebeu nesta manhã os campeonatos nacionais de omnium. No setor masculino, Diogo Narciso (Sicasal/Miticar/Torres Vedras) foi o primeiro a destacar-se, desta feita na prova de scratch. Daniel Dias (Santa Maria da Feira/Segmento d’Epoca) foi segundo e Iúri Leitão (Tavfer-Measindot-Mortágua) conquistou a terceira posição.


A partir da segunda prova das quatro que compõem o concurso de omnium, a corrida tempo, Iúri Leitão mostrou a sua superioridade, vencendo na frente de João Matias (Louletano-Loulé Concelho) e Rodrigo Caixas (L.A.Alumínios-L.A Sport). Na corrida de eliminação, Iúri Leitão venceu com facilidade sobre Matias, com César Martingil (Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel) a fechar na terceira posição e a colocar-se na luta pelo pódio.

Na corrida por pontos, Iúri Leitão tornou a mostrar-se em grande nível, vencendo com um total de 197 pontos e conquistando assim o título de campeão nacional de omnium. João Matias segurou o segundo posto, com 165 pontos. Rodrigo Caixas ocupava a terceira posição, mas Diogo Narciso conseguiu dar uma volta sobre os restantes corredores na fase final da prova, conquistando assim o terceiro lugar, com 143 pontos.


Na prova de omnium do setor feminino, Maria Martins (Drops-le Col) dominou de início ao fim, vencendo as quatro corridas, sagrando-se assim campeã nacional da disciplina. Daniela Campos (Bizkaia-Durango) foi segunda e Beatriz Roxo (Academia de Ciclismo de Paredes) fechou o pódio em terceiro.

À tarde disputou-se a prova de madison, marcada por um grande equilíbrio entre as três duplas que subiram ao pódio. Daniel Dias e Iúri Leitão controlaram a corrida com grande nível desde início. Somaram 47 pontos, conseguindo assim a vitória e com ela a conquista do título nacional. A luta pelo segundo lugar foi levada até ao último sprint, com a dupla de César Martingil e João Matias a conseguir bater Diogo Narciso e Rodrigo Caixas, para alcançarem a segunda posição, com 43 pontos. Narciso e Caixas somaram 40 pontos e fecharam o pódio em terceiro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Seleção Nacional/João Almeida 14.º na prova de fundo do Campeonato da Europa”


Por: José Carlos Gomes

João Almeida foi hoje o melhor português na prova de fundo do Campeonato da Europa de Estrada, disputada em Trento, Itália, terminando na 14.ª posição. A corrida de 179,2 quilómetros foi disputada de forma tão intensa que apenas terminaram 31 dos 150 corredores inscritos.

A prova teve duas fases. A primeira, fora do circuito urbano, foi marcada por uma longa e exigente subida que fez com que o pelotão entrasse reduzido a menos de metade na segunda fase, o circuito trentino.

Na primeira parte da corrida, a Seleção Nacional teve um desempenho de excelência, com Nelson Oliveira a impor um ritmo forte, que contribuiu para eliminar grande parte dos homens rápidos e ajudou a endurecer a corrida.

Já dentro do circuito, Nelson Oliveira voltou a assumir a cabeça do pelotão e esteve até envolvido numa fuga, numa altura em que encabeçava o grupo principal. O grupo parou e Nelson viu-se em posição adiantada, trabalhando, mais uma vez, em prol da equipa, obrigando os conjuntos mais fortes a trabalhos redobrados.


“Tentámos controlar a corrida o melhor possível até à entrada no circuito. Houve um grupo grande que atacou e tivemos de pegar na corrida para manter a situação controlada. Creio que conseguimos manter o controlo até à entrada no circuito, numa prova que nunca parou, disputada a todo o gás”, descreve Nelson Oliveira.

Com a corrida disputada sempre com uma intensidade tremenda, dois ataques acabariam por definir, de longe o desfecho. Portugal, com os principais elementos mal colocados no pelotão, não conseguiu entrar nestas movimentações, ficando sem representação na frente da corrida.

João Almeida tentou remar contra a maré. Saiu do pelotão, fez uma volta praticamente sozinho a puxar, mas, sem ajuda dos outros ciclistas do grupo em que se encontrava, nunca conseguiu aproximar-se da cabeça de corrida, formada pelos nove homens que atacaram nas voltas anteriores. Sem hipótese de discutir o pódio, João Almeida terminou no 14.º posto. Chegou a 6m00s do vencedor, o italiano Sonny Colbrelli.

“Tornou-se uma corrida muito duro. Dei tudo o que tinha, mas não estava muito bem posicionado quando os adversários atacaram. Talvez tivesse conseguido ir com eles se estivesse mais bem posicionado. Ainda tentei ir a solo durante uma volta, mas não tive sucesso, até porque houve alturas em que era o único a puxar, porque quem vinha comigo tinha colegas na frente”, comenta João Almeida.


A luta pelo pódio aqueceu nas duas últimas voltas ao circuito. Primeiro isolaram-se Sonny Colbrelli, Remco Evenepoel e Benoit Cosnefroy. Na última volta o francês perdeu o contacto e o belga acelerou o mais possível para tentar descolar o italiano. Como não o conseguiu, o homem que corria em casa fez valer os dotes de velocista para se impor.

Sonny Colbrelly venceu com 4h19m45s (média de 41,393 km/h). Remco Evenepoel ficou com a medalha de prata, com o mesmo tempo do vencedor. Benoit Cosnefroy segurou a medalha de bronze, a 1m44s do vencedor. Depois de João Almeida, chegaram mais dois portugueses, Rui Costa, 18.º, a 9m13s, e Nelson Oliveira, 28.º, com o mesmo tempo. Rafael Reis, Rúben Guerreiro e Rui Oliveira não terminaram a corrida.

“Tínhamos um plano para esta corrida, que passava por eliminar os homens rápidos e todos aqueles que não estivessem num dia bom. Para isso era preciso endurecer a corrida antes de entrar no circuito final. Fizemos bem esse trabalho, mas depois não fomos capazes de concretizar na parte final para entrarmos na discussão da corrida”, resume o selecionador nacional, José Poeira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo


“Campeonato Nacional de Rampa”


José Neves e Melissa Maia sagram-se campeões nacionais de rampa

 

Por: Ana Nunes

Disputou-se hoje o campeonato nacional de rampa, com uma subida de 7,8 quilómetros até ao Alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto. Os vencedores na categoria elite foram José Neves (W52-FC Porto) e Melissa Maia (Team Farto-BTC).

Depois de se ter sagrado já campeão nacional de fundo, José Neves (W52-FC Porto) repetiu a dose, desta feita, nos nacionais de rampa. O corredor completou a prova em 19m42s, menos 37 segundos do que o segundo classificado, Frederico Figueiredo (Efapel). Na terceira posição ficou Joaquim Silva (Tavfer-Measindot-Mortágua) 1m16s. André Domingues (Efapel) venceu na categoria de sub-23 masculinos com um tempo de 21m24s

Na categoria de elite feminina foi Melissa Maia (Team Farto-BTC) a vencer, gastando menos 1m28s do que a segunda classificada (Korpo Activo/Penacova). Ilda Pereira (Korpo Activo/Penacova) foi terceira, a 3m51s.

Em juniores femininos foi Sofia Gomes (Vesam/Blok-Vilanovense Cycling Girls) a vencer o título nacional, com um tempo de 28m46s. No setor masculino a vitória ficou para Duarte Domingues (Escola de Ciclismo Bruno Neves), que concluiu a prova em 23m16s.


Nas categorias de veteranos estiveram em competição masters 30, 40, 50 e 60. Em masters 30 os vencedores foram Cristiana Valente (Proteu Cycling Team/Casa do Povo Retorta) e Pedro Merendeiro (Proteu Cycling Team/Casa do Povo Retorta), já em masters 40 foram Raquel Santos (C E Gonçalves/Azeitonense) e Martinho Saragoça (A.R. Batalhense) a levarem a melhor sobre os adversários, arrecadando o título nacional de rampa.

Em masters 50 os vencedores foram Rosa Rodrigues (ATPline_União Ciclista de Ponte da Barca) e Alberto Amaral (Rematelabordado_União Ciclista de Ponte da Barca). Já Joaquim Pinto (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) sagrou-se vencedor em masters 60.

No paraciclismo foi André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/ETOPI) a vestir a camisola de campeão nacional de rampa.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com