quarta-feira, 5 de abril de 2023

“Formação em avaliação biomecânica da natação em Triatlo”


Vai realizar-se uma formação contínua para treinadores de Triatlo, subordinada à avaliação biomecânica da natação em Triatlo.

Para além da identificação de erros técnicos, pretende-se a otimização da técnica de nado, com proposta de exercícios de correção. O formador, prof. Dr. Nuno Gama, especialista em Biomecânica, tem direcionado o seu trabalho mais recente na avaliação de triatletas, e propõe-se a partilhar as bases de hidrodinâmica e análise de movimento, com os treinadores de Triatlo.

A primeira parte da formação decorrerá no auditório da residência do Centro de Alto Rendimento do Jamor, e a segunda parte decorrerá na piscina do Jamor, devendo os treinadores vir equipados com fato de banho, touca e óculos.

As Inscrições podem ser feitas neste formulário aqui: AF Contínua - " Biomecânica da natação em Triatlo - avaliação e correção técnica" 15/4, 14h - 18h (google.com)

“Maria Martins 15.ª classificada na clássica Scheldeprijs ganha por Wiebes”


Por: Lusa

Foto: JASPER JACOBS / BELGA / AFP

A ciclista portuguesa Maria Martins (Fenix-Deceuninck) foi hoje 15.ª classificada na terceira edição da clássica belga Scheldeprijs, numa discussão ao sprint em que se impôs a neerlandesa Lorena Wiebes (SD Worx).

A campeã da Europa de fundo, de 24 anos, somou hoje a quarta vitória da temporada ao cumprir os 131,6 quilómetros com partida e chegada em Schoten em 3:06.30 horas, batendo a compatriota Charlotte Kool (DSM), segunda, e a italiana Chiara Consonni (UAE Team ADQ), terceira.

‘Tata’ Martins, olímpica na pista, mostrou-se em bom plano numa das provas mais importantes do calendário velocipédico mundial, acabando em 15.º com o mesmo tempo da vencedora e como a melhor da equipa WorldTour que representa.

Depois do 14.º posto na Brugge-De Panne, a portuguesa enfrenta em 10 de abril outra prova belga, a Ronde de Mouscron, na qual foi terceira classificada em 2021.

Fonte: Sapo on-line

“Ruben Guerreiro sobe a 13.º após vitória de Vingegaard na Volta ao País Basco”


Por: Lusa

Foto: (Photo by Marco BERTORELLO / AFP

O ciclista português Ruben Guerreiro (Movistar) subiu hoje ao 13.º posto da geral individual da Volta ao País Basco, após a terceira etapa ganha pelo dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), novo líder da corrida.

Vingegaard, campeão da Volta a França de 2022, cumpriu os 162,8 quilómetros entre Errenteria e Amasa-Villabona em 3:51.58 horas, batendo por dois segundos um par de espanhóis: Mikel Landa (Bahrain-Victorious) ficou em segundo e Enric Mas (Movistar) em terceiro.

Guerreiro chegou em 16.º, a 20 segundos, e subiu na geral individual, num dia definido pelas grandes dificuldades colocadas pela subida final, com pendentes muito elevadas a selecionar o pelotão.

Landa foi o que chegou mais perto do campeão do Tour, mesmo tendo partido mal para a aproximação à meta, mas foi o dinamarquês a demonstrar nível, uma vez mais, depois de ter dominado O Gran Camiño.

Em bom plano esteve também Nelson Oliveira, da Movistar, durante muito tempo como timoneiro do pelotão no trabalho em prol de Enric Mas, acabando em 47.º, a 2.26 minutos, e caindo para 43.º na geral.

Vingegaard é o novo líder, com cinco segundos de vantagem para Landa, enquanto o francês David Gaudu (Groupama-FDJ) segue em terceiro, a 16.

O outro português em prova, Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), reentrou no top-100, para o 97.º posto, a mais de 21 minutos.

Na quinta-feira, a montanha volta a testar o pelotão na ligação de 175,7 quilómetros com início e fim em Santurtzi.

Fonte: Sapo on-line

“Pogacar recebe 1 milhão de euros extra se vencer o Tour”


É o ciclista mais bem pago do Mundo

 

Por: Record

Foto: EPA

Tadej Pogacar, de 24 anos, é o ciclista mais bem pago do Mundo, com ganhos de seis milhões de euros por época. Mas o esloveno pode embolsar em 2023 um milhão extra da Emirates, caso vença o seu terceiro Tour.

Fonte: Record on-line

“Powerbar é um dos novos parceiros da Glassdrive / Q8 / Anicolor Cycling Team em 2023”


Por: Marta Varandas

A Vic Sports, distribuidor oficial da Powerbar em Portugal, Andorra e Espanha, é o novo parceiro ao nível de nutrição da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor. Um privilégio para a estrutura que tem sede em Águeda e também para a marca, que assume a parceria com a equipa que venceu a 83.ª edição da Volta a Portugal, sendo sua fornecedora de nutrição desportiva.

Com o calendário de 2023 muito exigente, onde a equipa vai correr em Espanha, além das provas que se estreiam e outras que regressam à temporada nacional, uma nutrição de qualidade será fundamental e a base para que os resultados surjam.

A Powerbar Portugal tem como objetivo apoiar as equipas profissionais sem nunca esquecer os ciclistas amadores. Já a filosofia da marca, essa continua baseada nos produtos naturais, embalagens biodegradáveis e com a certificação Cologne List®, que permite proporcionar aos atletas ainda mais segurança e confiança.


A Powerbar pretende trabalhar com a Glassdrive / Q8 / Anicolor fornecendo todos os produtos de alto desempenho. Para isso disponibilizou à equipa barras energéticas, Powergel e Energize de todas as gamas e sabores. E para uma recuperação eficiente, Powerbar Recovery em pó, bem como as barras proteicas da marca.

De salientar que ambas as partes comungam do mesmo sentimento de entusiasmo, por embarcarem, juntas, nesta aventura e assim celebrar todos os êxitos da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor.

Fonte: Glassdrive / Q8 / Anicolor

“Paris – Roubaix, i inferno do norte, em dose dupla, para ver este fim de semana, em direto, no Eurosport”


Por: Vasco Simões

Foto: Getty Images

Este sábado, o Eurosport 2 emite a 3ª edição da Paris-Roubaix feminina a partir das 14:00 horas, para domingo está reservada a corrida masculina, a não perder no Eurosport 1, a partir das 9:30 horas, numa emissão de mais de sete horas.

Este fim de semana corre-se a Paris – Roubaix, uma das mais duras e icónicas clássicas de ciclismo do mundo. Este ano, os fãs da modalidade têm a oportunidade de ver de novo no Eurosport tanto a corrida masculina como a feminina. Dose dupla de Paris – Roubaix, a não perder!

Este sábado cumpre-se a 3.ª edição da Paris – Roubaix feminina, prova que pode ser seguida no Eurosport 2, em direto, a partir das 14:00h. O percurso da prova liga Denain a Roubaix ao longo de 145,4 quilómetros e ditará a campeã desta histórica corrida criada em 1896. No ano passado, o triunfo coube à italiana Elisa Longo Borghini. Sucedeu à britânica Elizabeth Deignan, a primeira campeã de sempre da Paris – Roubaix. A edição de 2023 conta, uma vez mais, com ciclistas de renome no pelotão. Entre as favoritas à vitória estão nomes como os de Elisa Longo Borghini, Lotte Kopecky, Elise Chabbey, Marianne Vos ou Marta Bastianello. Um grande evento para seguir este sábado!

Para domingo, está reservada uma emissão especial de sete horas e meia da 120.ª edição da Paris – Roubaix masculina. A partir das 9:30h, no Eurosport 1, Paulo Martins, Olivier Bonamici e Gonçalo Moreira garantem os comentários de uma prova icónica que promete muita ação.

Famosa pelos seus setores de empedrado, a Paris – Roubaix é uma das mais antigas e famosas clássicas do mundo, conhecida também como ‘O Inferno do Norte’. É igualmente um dos cinco ‘Monumentos’ de ciclismo da temporada, provas de um dia de grande prestígio e tradição. O arranque acontece em Compiègne, 80 quilómetros a Norte de Paris, e termina no velódromo de Roubaix, depois de 256.6 quilómetros muito duros e setores de empedrado que prometem baralhar as contas. Entre os participantes de peso de este ano encontramos candidatos à vitória como Wout Van Aert, Mathieu Van der Poel, Christophe Laporte, Matej Mohoric, Mads Pedersen, Stefan Kung, Filippo Ganna, Dylan Van Baarle, Kasper Asgreen, Jasper Stuyven e Sep Vanmarcke. André Carvalho (Cofidis) e Rui Oliveira (Emirates) são os únicos portugueses pré-inscritos na corrida.

Um fim de semana com muita ação para ver em direto no Eurosport – A Casa do Ciclismo.

 Fonte: Eurosport

“Agenda de Ciclismo”


Descobrir novos talentos em Loulé é tradição de Páscoa

 

Por: José Carlos Gomes

A época de Páscoa, no ciclismo português, significa, cada vez mais, Volta ao Concelho de Loulé. A 28.ª edição da corrida por etapas para juniores corre-se entre quinta-feira e sábado.

A Volta ao Concelho de Loulé é um dos pontos altos da época nacional de juniores, atraindo também as atenções internacionais, como um grande evento ibérico. O resultado é que o pelotão deste ano terá 150 corredores, representando 17 equipas portuguesas e oito espanholas.

As primeiras pedaladas estão marcadas para a tarde desta quinta-feira. A etapa inaugural começa às 16h20, em Ameixial, leva os corredores por um traçado que passa em Salir e Parragil, antes de terminar em Loulé, quando estiverem percorridos 58,8 quilómetros, cerca das 18h00.

Na sexta-feira cumprem-se duas etapas. Às 9h50 os corredores partem da Avenida Laginha Serafim (local de todas as chegadas, na cidade de Loulé). Vão completar 82 quilómetros, que incluem quatro prémios de montanha, todos na segunda metade da viagem. O final está previsto para perto do meio-dia.

A etapa vespertina é um contrarrelógio por equipas de 10,9 quilómetros. Tem partida e chegada na Avenida Laginha Serafim e inicia-se às 16h30. A jornada dupla deixará, certamente, a classificação bastante definida. No entanto, as dificuldades da derradeira tirada oferecem hipóteses de alterações.

A quarta etapa, com partida e chegada na Avenida Laginha Serafim, arranca às 11h40 de sábado e termina, após 109 quilómetros, cerca das 14h30. Duas passagens no Barranco do Velho, outras duas no Freixo Seco e a rampa de Tôr, a 10,6 quilómetros da meta prometem fazer diferenças significativas.

 

Mais eventos oficiais

 

8 de abril: 1.ª Prova Taça do Algarve de XCM – Rota das Estevas, Monte Ruivo

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Última hora…”


Olá, caros leitores.

A “Revista Notícias do Pedal” editou a sua primeira edição em papel muito reduzida em 1995, repetimos em 1996,1997 e 1998, porem, com as imensas despesas que era colocar uma revista em papel eram insuportáveis, resolvemos fazer a mesma on-line, e lançamos a sua primeira edição em 1999, sendo a primeira publicação nacional falando sobre cicloturismo, e alargando depois a todas as modalidades onde se utiliza a bicicleta.

Fazendo as contas, temos 28 longos anos de existência, com 24 anos a serem on-line, onde temos trazido até vós imensas notícias, diariamente no nosso blogue, e ainda mensalmente, com o resumo dos eventos mais importantes.

Mas, chegou a hora da mudança, e a “Revista Notícias do Pedal” edição mensal que é publicada em: www.noticiasdopedal.com  teve a sua última edição em março, a número 331, e irá em breve deixar de estar on-line, ou seja, irá terminar os seus longos 24 anos de existência, sendo descontinuada a partir do próximo dia 1 de Maio de 2023.

Depois de uma longa analise, não é viável continuar este projeto, já que sendo uma publicação sem publicidade e sem fins lucrativos, as despesas não param, e teremos de ter mudança.

Porem, a “Revista Notícias do Pedal” não vai terminar, apenas a edição mensal termina, vamos continuar com a mesma diariamente, que irá sofrer algumas alterações, e onde continuaremos em força em: https://revistanoticiasdopedal.blogspot.com/

Temos muita pena, sabemos que existem muitos leitores fiéis, mas os tempos são outros, e esta mudança teria de ser inevitável, porem, podem contar com as notícias diariamente, vão poder ver os eventos anunciados antes e após a sua realização vão poder consultar a “Galeria Multimédia” na mesma, e podem consultar todos os artigos publicados em arquivo que se encontra na lateral por ano, mês e dia, e nós queremos estar ainda mais fortes.

Agradecemos assim a vossa compreensão, e o apoio dado ao longo destes anos.

Boas leituras.

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com