segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

“Troféu Internacional de Pista – Sunlive”


Lituânia em destaque no Troféu Sunlive em dia de dobradinha para Ivo Oliveira

 

Por: Ana Nunes

A equipa da Lituânia voltou a mostrar a sua superioridade nas disciplinas de velocidade, com vitória de Vasilijus Lendel (Lithuanian National Team), em ambas as provas do Troféu Internacional de Pista – Sunlive, no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia. Já Ivo Oliveira (UAE Team Emirates) voltou a dominar o concurso de omnium.

À semelhança do que aconteceu no dia de ontem, a Lituânia mostrou a sua qualidade nas disciplinas de velocidade. Vasilijus Lendel (Lithuanian National Team), terceiro classificado na Liga dos Campeões de Pista, não deu qualquer hipótese, vencendo tanto a prova de sprint como a de keirin.

No sprint, disputou a vitória com o seu colega de equipa Svajunas Jonauskas (Lithuanian National Team) que concluiu ambas as provas na segunda posição. Esow Esow (India National Track Cycling Team) fechou o pódio do keirin em terceiro. A final que entregaria o terceiro e quarto lugares não se realizou, por desistência dos atletas.


O omnium masculino arrancou com vitória de William Tidball (Great Britain National Team), seguido de Ivo e Rui Oliveira (UAE Team Emirates), numa corrida bastante movimentada, com vários ataques. Na corrida tempo, os gémeos Oliveira estiveram sempre no topo da tabela dos pontos, juntamente com Ramus Pedersen (Dinamarca).

Ivo Oliveira venceu a corrida, seguido do irmão, Rui, e Pedersen a terminar em terceiro. Na eliminação, Ivo e Rui Oliveira não deram qualquer hipótese, ficando os dois a disputar os dois primeiros lugares, com vitória para Ivo Oliveira. Na corrida por pontos, o corredor português só teve de controlar a sua vantagem para selar a conquista de masi um concurso de omnium neste fim de semana. Ivo Oliveira venceu com um total de 126 pontos, na frente de Rui Oliveira, com 119 pontos, e William Tidball, com 111 pontos.

Na prova de omnium feminina, foi mais uma vez o enorme domínio de Anita Stenberg (Norway National Team) a deixar marca. A corredora norueguesa abriu o concurso de omnium com uma vitória no scratch. A corrida tempo foi ganha por Lydia Boylan (Individual), seguida de perto por Stenberg, que terminou logo atrás, em segundo.


Na prova de eliminação Anita Stenberg voltou a mostrar a sua superioridade, vencendo sobre Lily Williams (USA National Team). A norueguesa chegou à corrida por pontos com uma liderança sólida, limitando-se a controlar as adversárias para garantir a segunda vitória num concurso de omnium neste fim de semana. Stenberg venceu com um total de 131 pontos, na frente de Lily Williams, com 114 pontos, e de Lydia Boylan, com 113 pontos.

Os atletas da categoria elite disputaram ainda uma prova de scratch, sendo que no setor masculino foi o vencedor da Liga dos Campeões de Pista, Gavin Hoover (USA National Team) a sagrar-se vencedor. O português Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi segundo, com William Tidball (Great Britain National Team) a terminar na terceira posição.

Já na prova de scratch feminino foi Eukene Larrarte (Gipuzkoa) a vencer sobre a francesa Ollier Bénédicte (Women Track Team) e Lily Williams (USA).

À semelhança daquilo que aconteceu no dia de ontem, os juniores e cadetes masculinos disputaram as provas de scratch e eliminação. Na categoria de juniores Beñat Garaiar (Laguntasuna c.c.) mostrou a sua superioridade, vencendo tanto ambas as provas.

No scratch, Eneko Arozena (Basque National Team) foi segundo, seguido de Diogo Saleiro (Centro Ciclista de Barcelos), em terceiro. Já na eliminação, Sérgio Saleiro (Centro Ciclista de Barcelos) foi o segundo classificado, com João Martins (Academia Ciclismo de Paredes) a fechar o pódio em terceiro.

Na categoria de cadetes foi Gabriel Baptista (Landeiro/KTM ACR Roriz Cycling Team) a impor-se sobre os adversários, vencendo também ambas as provas. No scratch Pedro Brandão (Academia Ciclismo de Paredes) foi o segundo classificado, segundo de Afonso Gomes (Vilanovense/COREVA/DUOREP), que fechou no terceiro lugar.

Na corrida de eliminação Paulo Fernandes (Landeiro/KTM ACR Roriz Cycling Team) terminou na segunda posição, seguido de Rodrigo Neves (Centro Ciclista de Barcelos), em terceiro.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com