domingo, 13 de março de 2022

“Roglic vence Paris-Nice, João Almeida termina em oitavo e conquista juventude”


Simon Yates ficou no segundo lugar a 29 segundos

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA/aso/Alex Broadway

O ciclista esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu este domingo o Paris-Nice pela primeira vez na carreira, com o português João Almeida (UAE Emirates) a terminar no oitavo lugar e a conquistar a camisola da juventude.

Na oitava e última etapa, num percurso de 115,6 quilómetros que terminou em Nice, o britânico Simon Yates (BikeExchange Jayco) foi o mais rápido, vencendo com o tempo de 02:52.59 horas, com nove segundos de vantagem sobre o belga Wout Van Aert e Primoz Roglic, dupla da Jumbo-Visma.


Na geral, Roglic segurou a liderança e conquistou a prova, com Simon Yates no segundo lugar, a 29 segundos, e o colombiano Daniel Martínez (INEOS) em terceiro, a 02.37 minutos.

João Almeida terminou a etapa de hoje no 17.º lugar, a 02.19 minutos de Yates, e fechou o Paris-Nice com o oitavo lugar da classificação geral, a 05.42 minutos de Roglic.

O ciclista português conquistou também a camisola branca da prova francesa, símbolo da juventude.

Fonte: Record on-line

“Pogacar conquista Tirreno-Adriático pelo segundo ano seguido”


Português Nélson Oliveira (Movistar) terminou na 32.ª posição

 

Por: Lusa

Foto: Lusa/EPA

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) confirmou este domingo a conquista do Tirreno-Adriático pelo segundo ano seguido, enquanto o português Nélson Oliveira (Movistar) terminou na 32.ª posição, após a sétima e última etapa.

Depois de no sábado ter vencido a sexta etapa, o esloveno tinha praticamente assegurado o triunfo na prova transalpina, que acabou por confirmar, ao terminar a derradeira 'tirada' no 33.º posto, com o mesmo tempo do vencedor, o alemão Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious), em 03:39.58 horas.

Na classificação geral, Pogacar, vencedor das duas últimas edições da Volta a França, fechou com uma vantagem de 1.52 minutos sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), segundo, e 2.33 minutos face ao espanhol Mikel Landa (Bahrain-Victorious), terceiro.

O português Nélson Oliveira (Movistar) terminou a etapa no 77.º lugar e fechou a participação no Tirreno-Adriático no 32.º posto.

Fonte: Record on-line

“Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados Prestação coesa da equipa na Clássica da Arrábida”


Por: Xavier Silva

A Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados completou hoje a sua prestação na Clássica da Arrábida, uma ligação de 161,8 quilómetros de corrida, entre Sesimbra e Setúbal.

Um domingo que se iniciou soalheiro, contrariando as previsões de mau tempo que se esperavam. Numa primeira fase da corrida, um grupo de 14 elementos adiantou-se ao pelotão, onde marcávamos presença com António Barbio. Este grupo que rolava sempre a grande velocidade, teve uma vantagem máxima de cerca de 2m30s. Estando na frente da corrida, António Barbio mostrou as cores da equipa e fez com que os seus colegas na parte de trás seguissem mais resguardados e conseguissem assim poupar energias para a parte decisiva da etapa.


À entrada para as últimas três subidas do dia, houve um aceleramento por parte do pelotão que fez com que a fuga fosse alcançada e que o pelotão se dizimasse por completo. No grupo da frente, que contava com cerca de 40 unidades contávamos com 2 corredores na aproximação à meta. Gonçalo Carvalho e João Matias estavam em posição de conseguir um bom resultado e era João Matias que se preparava para poder discutir o sprint final na Av. Luísa Todi em Setúbal.


No entanto, já dentro dos últimos 3 quilómetros um problema mecânico fez com que João Matias não pudesse disputar o sprint de forme eficaz, ficando-se pela 13ª posição, num dia em que claramente havia pernas para mais, mas o azar bateu-nos à porta. Gonçalo Carvalho fechou ainda nos 20 melhores, marcando também um registo de boas sensações.

Depois de um dia de algum infortúnio, a equipa está já de olhos postos na Volta ao Alentejo, prova internacional de categoria 2.2 que se inicia já na próxima quarta-feira em Vendas Novas.


 

Classificação Etapa

Sesimbra - Setúbal: 161,8 Km

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural – Seguros RGA), 3h40m31s 13.º João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

20.º Gonçalo Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

70.º Francisco Morais (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 5m53s 74.º Rui Carvalho (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

82.º Bruno Silva (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

97.º Nicolas Saenz (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 5m58s 100.º António Barbio (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), mt

 

Classificação Equipas

 

1.º Efapel Cycling, 11h01m33s

12.º Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados), a 5m53s

Fonte: Equipa Continental UCI Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados







“Glassdrive / Q8 / Anicolor Cycling TeamLuís Mendonça fecha pódio da Clássica da Arrábida”


Fotos: Federação Portuguesa Ciclismo

Luís Mendonça, da Equipa Profissional de Ciclismo Glassdrive / Q8 / Anicolor, foi hoje o 3.º classificado na Clássica da Arrábida, prova que terminou ao sprint, após 161,8 km que partiram de Sesimbra até Setúbal, com passagem em Palmela. Num dia que acabou por ser positivo para toda a estrutura de Águeda, a vitória pertenceu ao venezuelano Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA).

A fuga do dia juntou um grupo de 14 unidades, onde esteve Javier Moreno, sempre controlada pelo pelotão, que nunca deixou passar os 02m30s de vantagem. Na entrada para as três subidas finais do percurso, a Glassdrive / Q8 / Anicolor endureceu o ritmo no pelotão, ditando o fim da fuga. 

Faltavam 11 km para a meta quando o pelotão voltou a estar compacto e em alta velocidade, foi lançado um sprint onde se destacou Luís Mendonça, mas Orluis Aular foi o mais forte. Em cinco edições, esta foi a primeira que terminou com uma chegada ao sprint. Pedro Silva foi o 2.º melhor jovem em prova. 


“Acabou por ser um bom dia para a nossa estrutura, onde estivemos representados na fuga do dia por Javier Moreno. Antes da montanha decidimos acelerar um pouco mais a corrida, com um bom trabalho de Héctor Sáez na parte inicial e depois na montanha com o Frederico Figueiredo. Toda a equipa esteve bem e o Luís Mendonça foi ao pódio, acabando por disputar a clássica entre os melhores com um brilhante 3.º lugar. Toda a equipa está de parabéns pelo excelente trabalho”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da Glassdrive / Q8 / Anicolor. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

Clássica da Arrábida Sesimbra – Setúbal» 161,8 km

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA), 03h40m31s 

2.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO), mt 

3.º Luís Mendonça (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

17.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

31.º António Carvalho (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

36.º Javier Moreno (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

42.º Rafael Reis (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

91.º Frederico Figueiredo (Glassdrive / Q8 / Anicolor), a 05m58s 

93.º Héctor Sáez (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª EFAPEL Cycling, 11h01m33s

4.ª Glassdrive / Q8 / Anicolor, mt 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE

 

1.º Francisco Guerreiro (EFAPEL Cycling), 03h40m31s 

2.º Pedro Silva (Glassdrive / Q8 / Anicolor), mt

Fonte: Glassdrive / Q8 / Anicolor Cycling Team

“ABTF Betão-FEIRENSE André Cardoso entre os melhores na Clássica da Arrábida”


Foto: João Fonseca

Este domingo, realizou-se mais uma Clássica em terras lusitanas, desta feita a quinta edição da Clássica da Arrábida. A ABTF Betão-FEIRENSE esteve entre os melhores, com André Cardoso a ser o melhor corredor na classificação geral ao fechar o dia no 19.º lugar, com o mesmo tempo do vencedor, o venezuelano Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA).

Numa extensão de 161,8 quilómetros bastante exigentes, a Clássica da Arrábida percorreu as estradas entre Sesimbra e Setúbal, com passagem por Palmela, quatro prémios de montanha e o decisivo troço em terra batida da Estrada da Cobra, a 27,5 quilómetros do final. Superados os 20 primeiros quilómetros de corrida, um grupo de 14 corredores formou a fuga do dia, mantendo uma vantagem máxima de pouco mais de dois minutos para o pelotão, terminando esta aventura à falta de 11 quilómetros para a meta, onde o final foi disputado ao sprint.

 

Declarações de Joaquim Andrade, director desportivo da equipa

 

“Não conseguimos integrar nenhum homem na fuga do dia e, por essa razão, assumimos as despesas da corrida juntamente com a equipa Kelly, que também não tinha colocado ninguém na frente. Os corredores da ABTF Betão-FEIRENSE deram uma boa resposta e, na parte final, quando a corrida se seleccionou, o André Cardoso esteve com os melhores e deu boas indicações. Estamos satisfeitos e a preparar a próxima corrida, a Volta ao Alentejo.

 

Classificações Clássica da Arrábida

Classificação Geral:

 

1.º Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) 3h40m31s

2.º Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) m.t.

3.º Luís Mendonça (Glassdrive/Q8/Anicolor) m.t.

...

19.º André Cardoso (ABTF Betão-FEIRENSE) m.t.

66.º Micael Isidoro (ABTF Betão-FEIRENSE) a 5m53s

88.º Fábio Oliveira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 5m58s

99.º Viktor Manakov (ABTF Betão-FEIRENSE) m.t.

101.º Miguel Carvalho (ABTF Betão-FEIRENSE) a 12m03s

117.º Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE) a 15m14s

 

Geral Juventude:

 

1.º Francisco Guerreiro (Efapel)

22.º Miguel Carvalho (ABTF Betão-FEIRENSE)

32.º Francisco Pereira (ABTF Betão-FEIRENSE)

 

Geral Equipas:

 

1.ª Efapel 11h01m33s

15.ª ABTF Betão-FEIRENSE a 11m51s

 

 

Competições ABTF Betão-FEIRENSE em Março:

 

» 16-20/03, Volta ao Alentejo (2.2)

» 27/03, Clássica Aldeias do Xisto (1.12)3

Fonte: ABTF Betão-FEIRENSE

“W52 – FC Porto Daniel Mestre o melhor na Arrábida”


Corremos hoje a Clássica da Arrábida com partida em Sesimbra, passagem em Palmela e chegada em Setúbal. Foram 161,8 quilómetros marcados com 4 Prémios de Montanha.

Uma corrida com 2 partes, a primeira com uma fuga de 14 homens e a segunda com a chegada dos 3 Prémios de Montanha seguidos.

Na fuga colocamos o Ricardo Vilela, que em conjunto com os restantes elementos chegaram a ter uma vantagem de 2 minutos e meio.

Com a chegada da parte montanhosa do percurso o pelotão acelerou a fuga desfez-se e acabou por ser eliminada na última subida do dia ao Alto de Picheleiros.

Já após a contagem de montanha e com o pelotão a menos de 10 quilómetros da meta tentou o Joni Brandão isolar-se na frente mas sem resultado.

Acabou por ser uma chegada ao sprint com o pelotão compacto, onde o mais forte foi Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) com o tempo de 3h40m31s. O melhor classificado da equipa foi Daniel Mestre com o mesmo tempo do vencedor.

Segue-se a 39ª Volta ao Alentejo de 16 a 20 Março

 

Geral Individual

 

27º Daniel Mestre -mt

32º José Neves -mt

46º Ricardo Vilela +8s

48º Joni Brandão +56s

71º João Rodrigues +5m53

72º Samuel Caldeira +5m53

83º Jorge Magalhães +5m53

 

Geral Equipas

 

10º W52 – FC Porto

Fonte: W52 – FC Porto

“Prova de Abertura (Cadetes e Juniores)”


Cadetes e Juniores arrancam época de estrada de 2022

 

Por: Ana Nunes

As categorias de cadetes e juniores iniciaram neste fim de semana as respetivas épocas de estrada de 2022. Os juniores competiram no sábado 23 de março, em Fafe, já os cadetes disputaram a sua primeira neste domingo 13 de março, em Cantanhede.

 

Prova de Abertura de Juniores

 

Foi neste sábado, na cidade de Fafe que teve início a época de estrada de 2022 para corredores da categoria Júnior, com o Troféu Cidade de Fafe, que contou com um percurso de 79,9 quilómetros. A prova que decorreu no dia de ontem teve partida e chegada na Escola Primária de Arões Santa Catarina, com a Bairrada a mostrar a sua superioridade logo neste início de época.

O trabalho de equipa dos corredores desta formação falou mais alto, com Gonçalo Tavares a vencer, chegando isolado com o seu colega António Morgado, que terminou na segunda posição. Este resultado garantiu ainda a vitória na classificação por equipas.

Os dois atletas da equipa Bairrada cortaram a meta com 1m32 de vantagem sobre o terceiro classificado, Tiago Santos (Alcobaça C.C./Crédito Agrícola), que demonstrou grande qualidade nesta que foi a sua primeira prova na categoria de juniores.

 

Prova de Abertura de Cadetes

 

Os cadetes iniciaram hoje a época de estrada de 2022, com a 4.ª Volta ao Concelho de Cantanhede, que contou com um percurso de 78,6 quilómetros.

José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) lançou-se para a vitória nos últimos metros, segurando assim a conquista da amarela nesta prova. O corredor conquistou ainda a classificação das metas volantes. João António (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) terminou na segunda posição, a apenas um segundo, seguido de Diogo Coelho (Alenquer/G.D.M/Anipura), com o mesmo tempo.

Quanto às restantes classificações, Rafael Durães (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) conquistou a montanha e Joaquim Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) a juventude. Já a equipa Alenquer/G.D.M/Anipura venceu a classificação por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Clássica da Arrábida”


Orluis Aular vence ao sprint em Setúbal

 

Por: José Carlos Gomes

O venezuelano Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) ganhou hoje a Clássica da Arrábida, prova que terminou ao sprint, após 161,8 quilómetros de corrida, entre Sesimbra e Setúbal, com passagem em Palmela.

A Clássica teve duas fases. Na parte mais rolante do percurso destacou-se um grupo de 14 unidades, que pedalou na frente, mas sempre controlado a curta distância pelo pelotão, que não deixou a diferença chegar aos 2m30s.

Na entrada para as três subidas encadeadas da parte final da Clássica, a Glassdrive-Q8-Anicolor endureceu o ritmo no pelotão e deixou os fugitivos à mercê do grande grupo, onde outras equipas também deram um forte contributo para anular a escapada.


As dificuldades, o desgaste dos homens da frente após um esforço feito a alta velocidade e ambição dos corredores do pelotão fizeram o resto. A 11 quilómetros da meta o pelotão voltou a estar compacto. Apesar das escaramuças na aproximação a Setúbal foi um grupo compacto e em alta velocidade que presenteou o muito público com um espectacular sprint.

Orluis Aular foi o mais forte, cruzando a meta ao fim de 3h40m31s (média: 44,024 km/h). Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) foi o segundo e Luís Mendonça (Glassdrive-Q8-Anicolor) completou o pódio. A Efapel Cycling conquistou as restantes classificações. A presença na fuga valeu a Henrique Casimiro o título de rei dos trepadores da montanha, Francisco Guerreiro, 11.º da geral, foi o melhor jovem, e o coletivo dirigido por José Azevedo impôs-se coletivamente.

“É uma prova que nos tem corrido bem. O Jonathan Lastra já venceu uma vez e fez segundo no ano passado. Vínhamos para tentar ganhar este ano. A equipa fez um trabalho estupendo ao longo de toda a corrida. Nos últimos quilómetros trabalhámos para esta chegada e tivemos a recompensa. Arranquei um pouco de longe, mas sabia que teria de ser assim para ganhar”, explica Orluis Aular.


Em cinco edições, esta foi a primeira que terminou com uma chegada ao sprint. Além de ser pontuável para o ranking mundial UCI, a Clássica da Arrábida faz parte da Taça Nacional de Equipas. A Rádio Popular-Paredes-Boavista continua no comando, agora com 175 pontos. Seguem-se a Glassdrive-Q8-Anicolor, com 165, e a Kelly-Simoldes-UDO, com 160.

Sendo um evento-âncora do ciclismo na região da Arrábida, a Clássica homenageou hoje um dos melhores ciclistas portugueses naturais deste território. Adelino Teixeira foi chamado ao pódio para receber o reconhecimento pela carreira.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Taça de Portugal de BMX de Portimão”


Pedro Amaral e Rita Xufre dominam em Portimão 

 

Por: Ana Nunes

A Taça de Portugal de BMX teve início neste fim de semana, na pista de Portimão, com as duas primeiras provas que integram esta competição. Pedro Amaral (Clube Bicross de Portimão) e Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) dominaram em ambas as provas.

Pedro Amaral (Clube Bicross de Portimão) arrancou com tudo para a Taça de Portugal de BMX 2022, vencendo ambas as provas que decorreram neste fim de semana. Bernardo Rocha (AEBTT Rio/Mr.Print) esteve logo atrás, terminando a primeira e segunda provas em segundo lugar. Rodrigo Campino (BMX Águias S.Gabriel/Mundimat) foi terceiro na prova de sábado e David Almeida (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) fechou o pódio da segunda prova.

A consistência esteve também presente no setor feminino, com Rita Xufre (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) a dominar em ambas as provas da Taça. Leonor Carvalho (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) terminou as duas provas em segundo e Filipa Gonçalves (Clube Bicross de Portimão) em terceiro.

Na categoria de cadetes masculinos foi André Ribeiro (Clube Bicross de Portimão) a destacar-se nas duas provas. Íris Moraru (Clube Bicross de Portimão) venceu na categoria 9/12 anos e Carlota Santos (Casa do Povo de Abrunheira) em 13/14 anos.


Nas categorias das escolas, nos pupilos, Miguel Santos (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) venceu a primeira prova, no sábado, e Francisco Gil (Clube Bicross de Portimão) foi o vencedor do dia de hoje. Nas restantes verificou-se a mesma consistência que esteve presente nas categorias em maior destaque. Nos benjamins a vitória foi para Isaac Borralho (AEBTT Rio/Mr.Print), nos iniciados para Gustavo Pereira (Clube Bicross de Portimão), nos infantis para Gonçalo Ribeiro (Clube Bicross de Portimão) e nos juvenis para Francisco Sousa (Team BMX Quarteira).

Nas categorias de veteranos, em masters masculinos a vitória em ambas as provas, foi para Carlos Rosado (Clube Bicross de Portimão) e em cruiser 30/39 para André Martins (Team BMX Quarteira). Na categoria de cruiser 40+ Rodrigo Raposo (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) venceu a primeira prova e Paulo Domingues (Individual) a segunda. No feminino, na categoria de +25 anos Sirlei Lopes (Núcleo Bicross de Setúbal/knowledge inside) foi quem venceu as duas provas.

Destaque ainda para o Clube Bicross de Portimão que lidera a classificação por equipas.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“1.ª Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa”


Iuliia Legkova vence a primeira prova da Taça de Portugal Feminina em elite

 

Por: Ana Nunes

Arrancou hoje domingo 13 de março a 1.ª prova da Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa, que ligou Pena a Cantanhede. A grande vencedora em elite foi Iuliia Legkova (Korpo Activo/Penacova), com destaque ainda para Sofia Gomes (Massi Tactic), a melhor na categoria de sub-23.


A Taça de Portugal Feminina Jogos Santa Casa arrancou da Pena deixando desde logo uma marca importante, visto que foi a corrida desta competição com mais inscritas de sempre (140 atletas). Além disso, neste ano de 2022 houve, pela primeira vez, classificação para corredores da categoria sub-23.

As corredoras das categorias elite e sub-23 fizeram 3 voltas a um percurso que totalizava 81,2 quilómetros de distância. Na categoria mais alta, foi Iuliia Legkova (Korpo Activo/Penacova) a superiorizar-se em relação às suas adversárias, conquistando a vitória sobre Vera Vilaça (Velo Performance/JS Campinense) e Maaris Meier (Maiatos), segunda e terceira classificadas, respetivamente.


Já na categoria sub-23 a vitória foi para Sofia Gomes (Massi Tactic), que completou a prova em 2h18m22s. Beatriz Santos (Korpo Activo/Penacova) foi segunda e Mariana Vargem (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) terceira.

Em juniores, Mariana Líbano (Velo Performance/JS Campinense) cortou a meta isolada, vencendo sobre Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) e Íris Chagas (Cantanhede Cycling/VESAM), após percorrer um percurso de 63,1 quilómetros.




Já na categoria de cadetes a melhor foi Beatriz Guerra (Velo Performance/JS Campinense) batendo Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela/ADRT) e Margarida Vasconcelos (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) ao sprint, após 45,5 quilómetros.

Nas categorias de veteranas, Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM) venceu em masters 30, Ana Neves (Bike&Nutrition Shop) em masters 40 e Filomena Gomes (Vertentability/CRG) em masters 50.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo 



Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com