terça-feira, 20 de abril de 2021

“Volta à Colômbia, Yesid Pira vence e é o novo líder”


Por: José Morais

Foto: Federação Colombiana Ciclismo

Na quarta etapa em linha, numa zona de terreno montanhoso, Yesid Albeiro Pira da Liro Alcaldía la Veja, conquista o mítico Alto de la Línea impondo-se na Volta a Colômbia, tendo um ataque rápido a cinco quilómetros da meta lá bem no alto, e consegue sozinho a conquista da etapa e ser o novo líder à frente de Juan Pablo Suarez da EPM-Scott e José Tito Hernández da Equipe Medellín.  

A corrida que iniciou com um percurso plano com os sprints a fazer o início da prova, ganhando alguns pontos nas metas volantes, cabendo a Jordan Parra da Dreaming Colombia a ser primeiro, o segundo foi vencido em Gualanday pelo mexicano Ignacio de Jesús Prado da Canel's-ZeroUno, e Cristian Talero da Herrera Sport a ser o terceiro foi premiado.

Foram oito os ciclistas que começaram a movimentar a corrida nas zonas mais planas deixando o pelotão e partindo para a fuga, Bryan Steven Gómez e Alejandro Ruiz da Supergiros, Jhonatan Rodríguez da Ediciones Mar, Yonathan Miguel Eugenio da Ebsa, Jhon Ricardo Iguavita da Dreaming Colombia, Fredd Matute da Herrera Sport, Heimarhanz Ariza da Team Recapi-Llaneros e Julian David Molano da Colômbia Sonhando, mas sempre com o pelotão atento.  

Após a passagem da zona plana no Alto del Boquerón surge a segunda fuga do dia, formada por Diego Andrés Benavides e Robinson Ortega da Sundark Arawak), Pedro Herrera e Diego Soraca da Ebsa, Adrián Bustamante da EPM-Scott, Cristian Talero da Herrera Sport e Jaime Chacón da Equipe Colnago-CM, mas na descida perde o controle da bicicleta sendo apanhado pelo pelotão.

No primeiro prémio da montanha, a fuga quebrou, e Cristian Talero da Herrera Sport ganha no alto de Paraico, na descida Diego Andrés Benavides da Sundark Arawak atinge o seu máximo e aventurou-se sozinho, passando no alto de Tigre, na companhia do alemão Chávez da EPM-Scott, com uma diferença de 1:50 para o pelotão.

Após passar Cajamarca, Salvador Moreno acelerou o ritmo tentando sair de um grupo de 53 corredores, nas primeiras subidas da High Line Team Medellin lança Robinson Chalapud e o Paisa Pride para Franck Osorio, formando um trio com o alemão Chávez da EPM-Scott.

A meio da subida, os fugitivos foram atingidos pelo grupo principal, e a Equipa Medellín manda Jose Tito Hernandez na sua roda, apanhando Robinson Chalapud e Freddy Montaña da EPM-Scott, no lote Didier Merchán da Colômbia Terra dos Atletas foi incorporado num pelotão reduzido a 21 ciclistas.

Mas, a sete quilómetros do topo da montanha, Paisa atacou com Danny Osorio, enquanto Oscar Sevilla perdeu a sua roda e sofreu, em seguida, Yesid Albeiro Pira da Liro Alcaldía la Vega lançou-se em força, procurando assim a vitória, atrás seguiam Juan Pablo Suarez da EPM-Scott, Freddy Montaña daEPM-Scott, Danny Osorio da Paisa Pride, Alexander Gil da Paisa Pride, Aristobulus Cala da Sundark Arawak, José Tito Hernández da Team Medellin e Sebastián Castaño da Paisa Pride.

O jovem ciclista Yesid Pira iniciou uma aventura que terminou com sucesso, o ataque feito no Alto de la Línea, sozinho, deu origem a que Oscar Sevilla perdesse a liderança após ter perdido mais de dois minutos.

A Volta à Colômbia continuará esta quarta-feira na quinta etapa em linha com 146 quilómetros, com partida em Armênia e chegada em Belalcázar.

“Quatro Dias de Dunquerque novamente cancelados devido à Covid-19”


Região é uma das zonas de França onde se registam mais contágios

 

Por: Lusa

Os Quatro Dias de Dunquerque, que deveriam disputar-se entre 4 e 9 de maio, foram cancelados devido às restrições impostas pelo governo francês para conter a pandemia de covid-19, anunciou esta terça-feira a organização da prova de ciclismo.

O cancelamento da corrida acontece três dias depois de a prefeitura do departamento do Norte ter desaconselhado a realização da mesma, uma vez que a região está em confinamento desde 19 de março e permanece como uma das zonas de França com mais contágios.

Esta é a segunda edição dos Quatro Dias de Dunquerque a ser cancelada, depois de no ano passado a prova também não se ter disputado devido à primeira vaga da pandemia de covid-19.

A corrida francesa coincidia em datas com a Volta ao Algarve, agendada entre 5 e 9 de maio, e o seu cancelamento pode levar mais formações a optar pela prova portuguesa.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.031.441 mortos no mundo, resultantes de mais de 141,9 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

França registou mais de 5,2 milhões de casos desde o início da pandemia e um total de 100.733 óbitos.

Fonte: Record on-line

“Yates lidera Volta aos Alpes após triunfo na segunda etapa”


Rúben Guerreiro terminou no 9.º lugar

 

Por: Lusa

O ciclista britânico Simon Yates (BikeExchange) subiu esta terça-feira à liderança da Volta aos Alpes, ao vencer isolado a montanhosa segunda etapa da prova, na qual o português Ruben Guerreiro (Education First-Nippo) é nono classificado.

Yates aguentou as mexidas dos adversários na ascensão a Piller Sattel, a derradeira subida dos 121,5 quilómetros de ligação entre Innsbruck e Feichten im Kaunertal, e lançou um ataque irrepreensível, que deixou sem resposta Pavel Sivakov (INEOS), Nairo Quintana (Arkéa-Samsic) e Hugh Carthy (Education First-Nippo), que seguiam com ele na frente da prova.

O vencedor da Vuelta de 2018 conquistou rapidamente uma vantagem de 30 segundos para os perseguidores nos últimos dois quilómetros da subida, uma margem que só aumentou na descida e que lhe permitiu cortar a meta com o tempo de 03:17.42.

Sivakov, o único que ainda tentou alcançar o britânico, foi segundo na etapa, a 41 segundos, com o irlandês Dan Martin (Israel Start-Up Nation) a ser terceiro, a 58 segundos.

Mais atrasado, e na companhia de Quintana e Romain Bardet (DSM), entre outros, chegou Ruben Guerreiro, que fechou o top 10 e perdeu 01.42 minutos para o vencedor.

O português desceu um lugar na geral e é agora nono, a 01.52 minutos de Yates, que lidera com 45 segundos sobre Sivakov e 01.04 sobre Martin, respetivamente segundo e terceiro da geral.

Na próxima quarta-feira, a terceira etapa da Volta aos Alpes vai ligar Imst a Naturns, no total de 162 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Agenda de Ciclismo”


Liberdade comemora-se sobre rodas nas Aldeias do Xisto

 

Por: José Carlos Gomes

O Dia da Liberdade será comemorado a pedalar em 2021. O pelotão de equipas continentais e de clube corre a quarta edição da Clássica Aldeias do Xisto no dia 25 de Abril, ligando Benfeita, concelho de Arganil, ao Fajão, Pampilhosa da Serra.

A Clássica Aldeias do Xisto é pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa e continua a afirmar-se como uma das mais exigentes provas de um dia do calendário velocipédico português.

A edição de 2021 terá 142,1 quilómetros e um acumulado de subida de 2700 metros. O terreno sempre ondulado da região vai conduzir os corredores à serra do Açor, que promete ser um juiz implacável do estado de forma dos ciclistas. Os últimos 42 quilómetros reservam três prémios de montanha.

A primeira subida pontuável para a classificação dos trepadores surge na Cerdeira, ao quilómetro 100, e é de terceira categoria. Ao quilómetro 126,3 chega o prémio de montanha de primeira categoria em Cêpos (4300 metros de subida com inclinação média de 8,4 por cento). A meta coincide com um prémio de montanha de segunda categoria, uma escalada de 2500 metros com inclinação média de 7,3 por cento.

Espera-se um pelotão de 144 corredores, representando nove equipas continentais e outras tantas formações de clube. A partida será dada às 12h00, prevendo-se a chegada entre as 15h30 e as 16h00.


 

Taça de Cadetes em Paços de Ferreira

No mesmo dia, em Paços de Ferreira, inicia-se a fase de apuramento inter-regional da Taça de Portugal de Cadetes. Os corredores de 15 e 16 anos das equipas nortenhas vão disputar o II GP de Ciclismo Capital do Móvel – Manuel Cardoso.

O Parque Urbano de Paços de Ferreira é o local de partida e de chegada. A prova terá 63,6 quilómetros, iniciando-se às 10h30 e terminando pouco depois do meio-dia.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com