segunda-feira, 6 de maio de 2024

“Clube de Natação de Torres Novas - Triatlo de Oeiras – Campeonato Nacional Triatlo Sprint em Elites”


Maria Tomé e João Nuno Batista campeões nacionais de triatlo sprint em elites

 

Por: Paulo José Catarino Vieira

Maria Tomé e João Nuno Batista sagraram-se Campeões Nacionais de Triatlo Sprint em Elites.

Estes títulos foram alcançados este domingo, 5 de maio, no campeonato nacional de triatlo individual na distância sprint (750m/natação, 20km/ciclismo e 5km/corrida), numa prova realizada na Praia da Torre e na Marginal em Oeiras.

A atleta olímpica do Clube de Natação de Torres Novas, Maria Tomé, renovou desta forma o título já alcançado na época anterior de 2023, enquanto o campeão do mundo e da europa de triatlo em juniores, João Nuno Batista (homenageado no Pavilhão Carlos Lopes, na 27º Gala do Desporto da Confederação do Desporto de Portugal, na sexta-feira, 3 de maio), conquistou pela 1ªvez este título de campeão nacional de triatlo sprint em elites.


Nesta prova do campeonato nacional individual de triatlo sprint, Vasco Canadas, subiu ao pódio no 3° lugar, e Tiago Fonseca no 4°lugar, Manuel Bartolomeu no 5° (2° júnior) e Gustavo do Canto no 7° completaram um leque de 5 atletas do clube natação torrejano no top 7.

Ainda em juniores, Pedro Afonso Razões obteve o 5° lugar (13° à geral), e Enzo Takanashi, o 10° (25° à geral).

Gonçalo Oliveira, Guilherme Pires e Afonso do Canto terminaram no 14°, 16° e 20° lugares, respetivamente, também à geral em elites.


 

“Clube de Natação de Torres Novas - Triatlo de Oeiras - 1ª etapa do Campeonato Nacional Triatlo de Cadetes”

Francisco Carvalho vence em Cadetes

 

Francisco Carvalho venceu categoricamente a 1ª etapa do campeonato nacional de triatlo em cadetes, que também se disputou em Oeiras, este domingo, 5 de maio, no formato de super-sprint (500m/natação, 13km/ciclismo e 3,5km/corrida).

Francisco Carvalho, não deu qualquer hipótese aos seus adversários, e liderou esta etapa do nacional de cadetes, desde o segmento de natação até à meta, concluindo a prova com uma vantagem de 1 minuto e 11 segundos para o 2ºclassificado.


No seu 1ºano de cadete, Tomé fechou o top 10, terminando a sua prova no 10°lugar.

 

Triatlo de Oeiras - Campeonato Nacional de Triatlo Sprint Grupos de Idade

Na prova do campeonato nacional de triatlo sprint de Grupos de Idade, disputada no início da tarde de domingo, estiveram presentes alguns atletas do Clube de Natação de Torres Novas, que obtiveram os seguintes resultados:

          Joana Miranda – 7ª (2ª GI 20-24 anos)

          Raquel Vital – 8ª (2ªjunior)

          Mariana Duarte – 10ª (2ª GI 25-29 anos)

          Mafalda Leirião – 19ª (5ªjunior)

          Catarina Moutinho – 29ª (6ª GI 20-24 anos)

          Adriano Correia – 5º (2º GI 30-34 anos)

          David Paiva – 28º (7º GI 35-39 anos)

          José Sério – 196º (25º GI 55-59 anos)

Fonte: Clube de Natação de Torres Novas

“Tim Merlier vence terceira etapa do Giro”


Tadej Pogacar mantém a camisola rosa

 

Por: Lusa

Foto: Reuters

O ciclista belga Tim Merlier (Soudal Quick-Step) venceu esta segunda-feira ao sprint a terceira etapa da 107.ª Volta a Itália, com Tadej Pogacar (UAE Emirates), que atacou e foi alcançado a 300 metros da meta, a manter a camisola rosa.

Para somar o segundo triunfo da carreira no Giro, Merlier, de 31 anos, bateu ao sprint, no final dos 166 quilómetros entre Novara e Fossano, o italiano Jonathan Milan (Lidl-Trek) e o eritreu Biniam Girmay (Intermarché-Wanty), respetivamente segundo e terceiro na meta, com as mesmas 03:54.35 horas do vencedor.

O esloveno Tadej Pogacar, que atacou dentro dos quatro quilómetros finais na companhia do seu 'vice' na geral, Geraint Thomas, e foi absorvido pelo pelotão a apenas 300 metros da meta, manteve a liderança da geral, com 46 segundos sobre o britânico da INEOS. Em terceiro, está o colombiano Daniel Martínez, a 47.

Na terça-feira, a quarta etapa vai ligar Acqui Terme a Andora, no total de 190 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Triatlo Sprint: João Nuno e Maria Tomé campeões nacionais”


João Nuno Batista e Maria Tomé sagraram-se campeões nacionais de triatlo sprint, na prova disputada este domingo (5 de maio) em Oeiras.

No sector masculino, o atleta do CN Torres Novas foi o mais rápido, deixando Miguel Tiago Silva (Outsystems Olímpico de Oeiras) a 21 segundos de distância e João Canadas (CN Torres Novas), terceiro classificado, a pouco mais de um minuto.

Entre as mulheres, Maria Tomé superou a dupla do SL Benfica composta por Cassilda Carvalho e Mariana Vargem. A atleta do Torres Novas resolveu a prova no último segmento, terminando os 750 metros de natação, 2okm de ciclismo e 5km de corrida em 1hora e dois minutos. Cassilda Carvalho foi segunda classificada e Mariana Vargem fechou o pódio.


A prova de Oeiras entregou também os títulos nacionais de paratriatlo. Luís Xavier, do CNATRIL, sagrou-se campeão e o pódio ficou completo com Luís Ferreira (Associação Académica de São Mamede) e Rodolvo ALves (Ludens Machico – Hospital Particular da Madeira).

Entre os cadetes, os títulos nacionais foram entregues a Catarina Santos (SL Benfica) e Francisco Carvalho (CN Torres Novas).

Fonte: Federação Triatlo Portugal

“Seleção Nacional/Portugal disputa Europeu de BTT na Roménia”


Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional de BTT está na Roménia para disputar, entre quarta-feira e domingo, o Campeonato da Europa de BTT, nas disciplinas de cross country olímpico (XCO) e cross country curto (XCC).

O selecionador nacional, Pedro Vigário, convocou sete corredores, das categorias júnior, sub-23 e elite, com foco nos mais jovens. Na categoria máxima foram chamados Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB Team) e Raquel Queirós (BH Coloma Team). Os sub-23 convocados são Ana Santos e Diogo Neves (Guilhabreu MTB Team) e João Cruz (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde). Em juniores vão representar Portugal Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) e João Fonseca (Clube BTT Matosinhos).

“Temos três níveis de objetivos. Desde logo e porque se trata de uma equipa muito jovem, pretendemos dar continuidade ao trabalho de desenvolvimento e formação dos mais novos a nível internacional. Em elite vamos procurar somar o máximo de pontos possível para consolidar a nossa posição de apuramento para os Jogos Olímpicos. Além disso, e numa meta comum a todos, pretendemos melhorar os resultados da participação anterior”, assinala Pedro Vigário.

A competição, a realizar em Cheile Grădiștei, começa na quarta-feira, dia marcado para as qualificações que definirão os participantes na prova de XCC para juniores, elite e sub-23, para as quais Portugal tem inscritos Roberto Ferreira, João Cruz, João Fonseca, Ana Santos e Raquel Queirós. As corridas de apuramento vão desenrolar-se entre as 14h30 e as 17h00.

As finais de XCC vão disputar-se na quinta-feira. Às 9h00 competem os juniores masculinos. O pelotão feminino de elite e sub-23 parte às 14h00, enquanto a prova masculina de elite e sub-23 tem início programado para as 14h45.

Sexta-feira será uma jornada de treino e recuperação para os ciclistas portugueses, que voltam a correr no sábado. Nesse dia teremos as provas de XCO para juniores masculinos, às 9h00, juniores femininas, às 11h00, e sub-23 masculinos, às 14h00.

No domingo serão atribuídos os últimos títulos de XCO. As primeiras a correr são as sub-23 femininas, às 8h30. Às 10h00 é a vez das corredoras de elite. Os homens de elite arrancam às 14h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Sabgal / Anicolor Artem Nych conquista pelo segundo ano consecutivo o Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela”


Fotos: João Fonseca Photographer

Artem Nych, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, foi o grande vencedor do VI Grande Prémio Internacional Beiras e Serra da Estrela, prova que conquista pelo segundo ano consecutivo. Alex Molenaar (Illes Baleares Arabay Cycling) foi hoje o mais forte, vencendo a 3.ª Etapa ao sprint, com Nych a terminar logo a seguir, em 2.º lugar, na Covilhã, com o mesmo tempo. Já Mauricio Moreira foi o 3.º classificado do dia, subindo ao mesmo posto na Geral. No pódio ainda esteve toda a estrutura de Águeda, por vencer a Geral coletiva, classificação que liderou desde o primeiro dia.


A última tirada ligou Manteigas à Covilhã ao longo de 171 km e ficou marcada pela dureza dos quilómetros iniciais, com as subidas às Penhas da Saúde e à Torre, na Serra da Estrela. Seis corredores atacaram e foram os protagonistas da fuga, que foi mudando de configuração na sequência da exigência do percurso. Só um deles resistiria, após isolar-se na subida para as Penhas da Saúde, pedalando até faltarem 10 km para a meta.  


A Sabgal / Anicolor assumiu a perseguição e anulou a fuga, não dando margem para mais movimentações. Com o pelotão compacto, foi ao sprint que se discutiu a tirada. Alex Molenaar impôs-se, com Artem Nych imediatamente a seguir, no 2.º lugar. Mauricio Moreira foi o 3.º classificado, terminando três segundos depois. 

“Estou muito feliz! Muito obrigado à minha equipa, que fez tudo por mim, sem eles era impossível eu ganhar. Acompanharam-me até aos últimos 500 ou 300 metros da meta, nós ganhámos juntos. E é muito importante dizer isto”, avançou Artem Nych. 


Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor, disse que “todos os dias o esforço coletivo é importante, mas hoje especialmente, porque venceu o coletivo e a equipa demonstrou o poderio que tem. Vencemos enquanto equipa, tivemos de manter a calma nos momentos mais complicados. Acima de tudo venceu o grupo, que soube manter essa calma, porque temos um grupo fantástico. Foi bonita esta vitória de Artem, merece e merece também toda a equipa, porque os colegas vestiram a camisola de Artem e deixámo-lo nas melhores condições para levar este prémio internacional para casa. Uma vitória que dedicamos aos nossos patrocinadores e parceiros, mas também aos nossos fãs e a todos aqueles que nos apoiam”. 


 

CLASSIFICAÇÕES: 

VI GRANDE PRÉMIO INTERNACIONAL BEIRAS E SERRA DA ESTRELA 

3.ª ETAPA: Manteigas – Covilhã» 171 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA 

 

1.º Alex Molenaar (Illes Baleares Arabay Cycling), 04h54m14s 

2.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), mt 

3.º Mauricio Moreira (Sabgal / Anicolor), a 03s 

10.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), mt 

19.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), a 19s 

33.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 01m34s 

44.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 04m18s 

45.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 04m52s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 3.ª Etapa) 

 

1.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), 13h52m30s 


2.º Alex Molenaar (Illes Baleares/Arabay Cycling), a 10s 

3.º Mauricio Moreira (Sabgal / Anicolor), a 25s 

6.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), a 29s 

12.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), a 45s 

24.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), a 02m19s 

44.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 12m37s 

45.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 13m11s  

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª Sabgal / Anicolor, 41h38m44s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE  


 

1.º Alex Molenaar (Illes Baleares Arabay Cycling), 51 Pontos 

2.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), 46 Pontos 

3.º Mauricio Moreira (Sabgal / Anicolor), 29 Pontos 

4.º Luís Mendonça (Sabgal / Anicolor), 24 Pontos 

14.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 7 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

 

1.º Carlos García Pierna (Equipo Kern Pharma), 15 Pontos 

7.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua termina mais uma competição internacional no GP Internacional Beiras e Serra da Estrela”


Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua termina 3 dias de corrida pela Beira Alta carimbando mais uma competição internacional no GP Internacional Beiras e Serra da Estrela. Foram 3 dias de competição muito duros, sendo que a última etapa foi marcada ainda por condições climatéricas adversas. Gonçalo Carvalho mostrou a sua garra e resiliência terminando a etapa a 1m47s do vencedor.

O percurso de 171 quilômetros, entre Manteigas e Covilhã, foi caracterizado pela dificuldade dos primeiros quilómetros, com subidas íngremes até às Penhas da Saúde e à Torre, sob condições climatéricas adversas, a chuva e o vento fizeram-se sentir tornando a etapa muito dura. Desde o início, seis corredores tentaram uma fuga, mas apenas um deles conseguiu manter-se na frente diante das adversidades, seguindo sozinho até ser alcançado pelo pelotão, a 10 quilômetros da linha de chegada.


O final viria a ser discutido ao sprint onde Alex Molenaar (Illes Baleares Arabay Cycling) cruzou a linha de chegada primeiro, seguido por Artem Nych (Sabgal-Anicolor) vencedor da classificação geral ambos com o tempo de 4 horas, 54 minutos e 14 segundos. Gonçalo Carvalho tentou gerir da melhor forma, sendo que se manteve no grupo da frente até aos últimos 3 quilómetros, terminando a corrida após 1m47s do vencedor na 38ª posição.

Tendo em conta as condições climatéricas e os próximos objetivos da equipa, os restantes elementos da equipa não terminaram a etapa por opção do Diretor Desportivo, Gustavo Veloso.


Gonçalo Carvalho declara que: “Um dia bastante duro, não só pelo percurso, mas também pelas condições climatéricas. Consegui manter-me no grupo principal até aos últimos 3 kms e apesar de todo o sofrimento faço um balanço positivo da etapa”.

Gustavo Veloso, Diretor Desportivo faz o balanço dos 3 dias de competição: “Relativamente à última etapa, as condições climatéricas fizeram estragos, tivemos 3 atletas que subiram à Torre, mas dois deles tiveram de parar devido ao frio e à chuva. Tendo em conta os objetivos da equipa, a decisão passou por abrigar e proteger ao máximo os corredores, portanto decidi que os atletas que já tinham perdido tempo deviam desistir da corrida. O Gonçalo Carvalho, era o único dos nossos atletas no grupo da frente e, portanto, prosseguiu até à meta e terminou a corrida. Em termos gerais, a equipa esteve bem, foi uma competição muito dura, não obstante conseguimos ter o Nicolas Saenz na fuga na segunda etapa. Estou orgulhoso da atitude da equipa”.


 

CLASSIFICAÇÕES:

3ª Etapa

Manteigas >> Covilhã (171 quilómetros)

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA ETAPA

 

1.º Alex Molenaar (Illes Baleares Arabay Cycling), 4h54m14s

38.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), 1m47s

DNF.Leangel Linarez (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua)

DNF. César Martingil (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua)

DNF. Rafael Barbas (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua)

DNF.Nicolas Saenz (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua)

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL

 

1.º Artem Nych (Sabgal-Anicolor), 8h58m22s

46.º Gonçalo Carvalho (Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua), a 13m29s

Fonte: Equipa Ciclismo Tavfer - Ovos Matinados - Mortágua

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com