sábado, 27 de abril de 2024

“O pensamento do dia…”

 


“66.ª Vuelta Astúrias”


Já em Espanha, a 2.ª Etapa da 66.ª Vuelta Astúrias era de novo muito exigente – 198,4 km com seis contagens de montanha –, mas toda a estrutura da Sabgal / Anicolor esteve bem, finalizando com Mathias Bregnhøj em 13.º lugar e Oliver Rees em 15.º, com o mesmo tempo do vencedor, o português António Morgado (UAE Team Emirates). Com apenas quatro atletas em prova, visto que ontem Guillermo García, vítima de queda e Tiago Caetanita abandonaram, Mathias Bregnhøj continua a ser o melhor corredor da estrutura de Águeda na Geral, na 20.ª posição.

Depois da etapa de ontem, hoje, apesar do percurso não ser tão duro, sabia-se de antemão que não ia ser um dia fácil, porque o tempo frio e a chuva, bem como a quilometragem elevada, iriam fazer moça. Mesmo assim a Sabgal / Anicolor esteve sempre muito unida, conseguindo colocar três homens num restrito grupo que chegou à meta. 

“A etapa começou mais ou menos tranquila, com uma fuga de quatro elementos, que estiveram na frente durante mais de 100 km. Apenas nas últimas montanhas e com o aumentar do ritmo no pelotão, várias unidades foram perdendo contato, ficando reduzido a menos de 50 elementos. Neste grupo a nossa equipa conseguiu colocar três ciclistas: Duarte, Mathias e Oliver, que estiverem sempre muito bem posicionados. Sabíamos que num grupo mais reduzido poderíamos ter algumas hipóteses de alcançar um bom resultado com Oliver Rees, visto que é um corredor rápido. Tal não aconteceu, mas mesmo assim penso que foi uma excelente prestação coletiva da nossa equipa. Amanhã é a última etapa, novamente com algumas dificuldades, contudo, acredito que vamos estar bem e alcançar um bom resultado”, disse Paulo Figueiredo, diretor desportivo adjunto da Sabgal / Anicolor. 

Amanhã vai para a estrada a 3.ª e última etapa, com partida em Benia de Onís. Vai ser a mais curta das tiradas 142,6 km e terá uma única montanha, El Alto del Violeo (2.ª categoria), que começará a 9 km do final, na Calle Uría, em Oviedo. 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

66.ª VUELTA CICLISTA ASTURIAS 2024 

2.ª ETAPA: Ribera de Arriba – Ribadesella» 198,4 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 2.ª ETAPA 

 

1.º António Morgado (UAE Team Emirates), 04h50m18s 

2.º Albert Torres (Movistar Team), mt 

3.º Isaac del Toro (UAE Team Emirates), mt 

13.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), mt 

15.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), mt 

34.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), mt 

78.º Gabriel Baptista (Sabgal / Anicolor), a 11m34s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 2.ª Etapa)

 

1.º Isaac del Toro (UAE Team Emirates), 09h36m18s 

2.º Rafal Majka (UAE Team Emirates), a 01m09s 

3.º Eric Fagúndez (Burgos-BH), a 01m14s 

20.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), a 03m27s 

33.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor), a 08m20s 

42.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), a 19m09s 

78.º Gabriel Baptista (Sabgal / Anicolor), a 40m46s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS 

 

1.ª UAE Team Emirates, 28h52m37s 

10.ª Sabgal / Anicolor, a 27m13s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS  

 

1.º Isaac del Toro (UAE Team Emirates), 41 Pontos 

22.º Mathias Bregnhøj (Sabgal / Anicolor), 4 Pontos 

24.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA  

 

1.º Ibon Ruiz Sedano (Equipo Kern Pharma), 33 Pontos 

14.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL JUVENTUDE  

 

1.º Isaac del Toro (UAE Team Emirates) 

9.º Duarte Domingues (Sabgal / Anicolor) 

14.º Oliver Rees (Sabgal / Anicolor) 

28.º Gabriel Baptista (Sabgal / Anicolor) 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Sabgal / Anicolor Artem Nych na luta do Grande Prémio O JOGO e Mathias Bregnhøj e Oliver Rees no Top 15 da 2.ª Etapa da Vuelta Asturias”


Artem Nych, da Equipa Profissional de Ciclismo Sabgal / Anicolor, ficou hoje a 01 segundo da liderança do 12.º Grande Prémio de Ciclismo O JOGO, após concluir a 3.ª Etapa em 20.º lugar, em virtude de um furo nos últimos quilómetros para a meta. A vitória pertenceu a Emanuel Duarte (Credibom-L.A. Alumínios-Marcos Car), que assim recuperou a Camisola Amarela, ficando tudo em aberto até amanhã, dia da derradeira etapa. Já por terras espanholas, dia duro e com muita montanha na 2.ª Etapa da 66.ª Vuelta Asturias, onde Mathias Bregnhøj e Oliver Rees fecharam no Top 15, rematando o bom trabalho do coletivo que se mantém, firme, em prova, até amanhã, tirada que marca o desfecho da competição em Oviedo.

A 3.ª Etapa de O JOGO teve partida e chegada a Barcelos, numa viagem com 147,8 km, onde um grupo com cinco corredores fugiu aos 37 km, depois da subida de Portela do Vade. Aos 80 km era alcançado o último resistente, seguindo-se novo ataque, de um atleta isolado que se aguentou até ao início da subida final, quando foi absorvido. 


Seguiu-se um desfecho protagonizado por um pelotão reduzido. Emanuel Duarte voltou a destacar-se ao sprint. Já Artem Nych, líder à partida, foi prejudicado por um furo no início da subida, mas chegou no grupo da frente, a um segundo, sendo esta a vantagem que o Camisola Amarela tem sobre o atleta da Sabgal / Anciolor na Geral. Destaque também para Mauricio Moreira, que foi hoje 4.º classificado na tirada. 

“Foi um dia difícil para a equipa, que fez um trabalho espetacular, mas acabámos por sofrer com o grande azar de Artem Nych, a furar na entrada da subida final, que nos levou a perder a Camisola Amarela e que tornou esta subida muito dura para Artem, que teve de fazer uma recuperação incrível, devido ao furo dentro dos últimos 7 km para a meta. Mesmo assim conseguiu manter o seu 2.º lugar à Geral”, avançou Rúben Pereira, diretor desportivo da Sabgal / Anicolor.


 

A derradeira etapa chega amanhã e pelo terceiro ano consecutivo será em Paredes. A partida está marcada para as 13H00, no Parque José Guilherme, estando prevista a chegada para as 16H24, no mesmo local, após estarem concluídos os 136,3 km do percurso. Há dois Prémios de Montanha, um de 1.ª categoria (Viso, 72,9 km) e outro de 3.ª categoria (Barrosas, 106 km). 

 

CLASSIFICAÇÕES: 

12.º GRANDE PRÉMIO DE CICLISMO O JOGO 

3.ª ETAPA: Barcelos – Barcelos» 147,8 km 

CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL NA 3.ª ETAPA 

 

1.º Emanuel Duarte (Credibom-L.A. Alumínios-Marcos Car), 03h54m44s 

2.º Francisco Peñuela (Rádio Popular-Paredes-Boavista), mt 

3.º Tiago Antunes (Efapel Cycling), a 01s 

4.º Mauricio Moreira (Sabgal / Anicolor), mt 

12.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), mt 

20.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), mt 

62.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 03m22s 

66.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 04m54s 

70.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), mt 

92.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), a 10m21s 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL INDIVIDUAL – AMARELA (após a 3.ª Etapa) 

 

1.º Emanuel Duarte (Credibom-L.A. Alumínios-Marcos Car), 11h20m30s 

2.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), a 01s 

3.º Francisco Peñuela (Rádio Popular-Paredes-Boavista), a 12s 

18.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), a 01m54s 

21.º Mauricio Moreira (Sabgal / Anicolor), mt 

42.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), a 05m15s 

47.º Rafael Reis (Sabgal / Anicolor), a 06m57s 

49.º Julius Johansen (Sabgal / Anicolor), a 07m15s 

67.º José Sousa (Sabgal / Anicolor), a 17m56s 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL EQUIPAS

 

1.ª AP Hotels & Resorts / Tavira / SC Farense, 34h03m25s 

4.ª Sabgal / Anicolor, a 01m54s 

 

CLASSIFICAÇÃO GERAL PONTOS – VERDE  

 

1.º Emanuel Duarte (Credibom-L.A. Alumínios-Marcos Car), 76 Pontos 

4.º Artem Nych (Sabgal / Anicolor), 44 Pontos 

11.º Mauricio Moreira (Sabgal / Anicolor), 22 Pontos 

24.º Frederico Figueiredo (Sabgal / Anicolor), 6 Pontos 

25.º André Carvalho (Sabgal / Anicolor), 6 Pontos 


 

CLASSIFICAÇÃO GERAL MONTANHA – AZUL  

 

1.º André Ribeiro (Kelly-Simoldes-UDO), 20 Pontos 

10.º Mauricio Moreira (Sabgal / Anicolor), 2 Pontos 

Fonte: Clube Desportivo Fullracing

“Emanuel Duarte vence no alto da Franqueira e recupera amarela”


Foto: O Jogo

Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) bisou no 12.º Grande Prémio O Jogo e recuperou a camisola amarela, depois de ter vencido a terceira etapa da prova, com chegada no alto da Franqueira, em Barcelos. O ciclista natural de Portimão, que já tinha sido o mais forte na primeira etapa, garantiu a liderança da geral à entrada para a última e decisiva etapa.

A tirada de 147,8 quilómetros, com partida e chegada em Barcelos, teve o primeiro motivo de destaque ao quilómetro 37, quando um grupo de cinco corredores, formado por Noah Campos (Kelly-Simoldes-UDO), Hugo Nunes (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Jesus Del Pino (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense) e João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), escapou depois da subida de Portela do Vade.

A fuga, no entanto, não resistiu muito tempo. Fábio Costa, que seguia isolado com 1m30s de vantagem ao quilómetro 61, foi o último a desistir, mas acabou alcançado com 80 quilómetros percorridos. Seguiu-se novo ataque, desta feita de Francisco Morais, que rapidamente ganhou uma vantagem de mais de um minuto e manteve-se isolado até ao início da subida final, altura em que foi absorvido. Seguiu-se um final animado em Barcelos, protagonizado por um pelotão muito reduzido.

Emanuel Duarte voltou a destacar-se, superando Francisco Peñuela (Rádio Popular-Paredes-Boavista) ao sprint. Tiago Antunes (Efapel Cycling) foi terceiro, a um segundo. Artem Nych (Sabgal-Anicolor), líder à entrada para esta etapa, foi prejudicado por um furo no início da subida, mas chegou no grupo da frente, a um segundo.

Na geral, Emanuel Duarte lidera com um segundo de vantagem sobre Artem Nych, segundo classificado, 12 sobre Francisco Peñuela, que subiu a terceiro, e 13 sobre um grupo de sete corredores. Nas restantes classificações, André Ribeiro (Kelly-Simoldes-UDO) é líder na montanha, Daniel Martin (GD Zamora Enamora) na juventude, Daniel Dias (Rádio Popular-Paredes-Boavista) nas metas volantes e autarquias, e Emanuel Duarte junta à amarela ao primeiro lugar nos pontos e na classificação combinado. Entre as equipas, destaque para a AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense.

As decisões ficam assim reservadas para este domingo, na quarta e última etapa do Grande Prémio O Jogo, um tirada de 136,3 quilómetros, com partida e chegada em Paredes (13h às 16h34), que inclui um prémio de montanha de primeira categoria, no Alto do Viso, oportunidade para os derradeiros ataques à camisola amarela.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Volta à Turquia Tobias Lund Andresen vence a sétima etapa”


Tobias Lund Andresen já tinha mostrado grandes pernas até agora nesta temporada, mas está-se a mostrar como uma verdadeira descoberta na Volta à Turquia. A Team DSM-Firmenich voltou a vencer e esta foi a terceira vitória do dinamarquês esta semana;

O resultado foi mais um sprint poderoso, em que esteve acima do resto dos adversários, e em que Fabio Jakobsen também foi conservador e deixou o seu colega de equipa conquistar o triunfo de uma forma inesperada. "O Fabio disse-me que tinha ficado um pouco apertado e que eu tinha de ir", disse numa entrevista após a corrida. "Esperava que o Fabio estivesse no meu "slipstream" e me pudesse passar no fim, mas quando estamos tão perto da meta temos de garantir a vitória e acabar o bom trabalho de equipa dos rapazes".

O holandês parece não ter feito o sprint e Andresen bateu na linha de meta TImothy Dupont e Manuel Peñalver. Uma semana de domínio quase absoluto para a DSM. "É uma verdadeira loucura ter cinco vitórias em sete etapas e liderar a classificação geral, tudo está a correr bem para nós e temos muito ímpeto, parece um sonho neste momento".

Com um dia de corrida pela frente, Andresen será mais uma vez o grande favorito à vitória em Istambul. No entanto, a equipa também vai dar prioridade à defesa da liderança de Frank Van den Broek na classificação geral. "A CG é também uma prioridade para nós, bem como os sprints. Esta manhã toda a gente estava a tentar entrar na fuga para conseguir alguns segundos de bonificação, por isso estávamos todos a tentar controlar a corrida, até o Fabio controlou alguns ataques. Uma vitória na classificação geral para nós, com o Frank, também é muito importante para nós. Vamos definitivamente dar o nosso melhor amanhã para conseguirmos novamente ganhar", concluiu.

“António Morgado vence etapa da Volta às Astúrias”


A vitória na tirada de 200 quilómetros foi decidida em cima da linha da meta, com o português a impor-se ao espanhol Albert Torres, ao colega de equipa e líder Isaac del Toro e a Gonzalo Serrano

 

Por: Lusa

Foto: L´Equipe

O ciclista português António Morgado (UAE Team Emirates) venceu hoje ao sprint a segunda etapa da Volta às Astúrias, entre Ribera de Arriba e Ribadesella, liderada pelo mexicano e seu colega de equipa Isaac del Toro.

A vitória na tirada de 200 quilómetros, marcada por chuva intensa, foi decidida em cima da linha da meta, com António Morgado (UAE Team Emirates), com o tempo de 4:50.18 horas, a impor-se ao espanhol Albert Torres (Movistar Team), ao colega de equipa e líder Isaac del Toro e a Gonzalo Serrano (Movistar Team).

“A tirada foi longa e o tempo esteve mau, com frio e chuva, mas depois do que a minha equipa fez, confiou em mim e tirou tudo de mim, dei o meu melhor no sprint nos metros finais, pelo que estou muito feliz”, considerou António Morgado.

Isaac del Toro parte para a última etapa da prova asturiana ainda mais líder, dado que conseguiu ampliar a vantagem em quatro segundos sobre o segundo, o polaco seu companheiro de equipa Rafal Majka e o terceiro, o uruguaio Eric Antonio Fagúndez (Burgos-BH).

Rafal Majka está a 1.09 minutos do líder Del Toro (09:36.18 horas), enquanto Eric Antonio Fagúndez e o espanhol José Manuel Díaz (Burgos-BH), respetivamente terceiro e quarto classificados da geral, estão a 1.14 e 1.16 atrás do ciclista mexicano.

No quinto lugar surge o português Afonso Eulálio (ABTF-Feirense), que perdeu uma posição, a 1.18 minutos do líder, enquanto o vencedor da tirada António Morgado é 21.º, a 3.55, e Duarte Domingues (Sabgal-Anicolor) segue em 33.º, a 8.20.

A Volta às Astúrias termina no domingo, com a terceira e última etapa, na qual os participantes enfrentarão um percurso de 140 quilómetros, que ligará Benia de Onís e a rua central Uría, em Oviedo.

Fonte: Sapo on-line

“Carapaz vence quarta etapa e Rodríguez é o novo líder na Romandia”


Alterações na classificação após etapa de alta montanha

 

Por: Record

Richard Carapaz (EF) e Carlos Rodríguez (Ineos) foram os grandes protagonistas da quarta etapa da Volta à Romandia, marcada por um percurso de alta monranha, com final numa contagem de primeira categoria. O primeiro como vencedor da tirada, o segundo como o novo líder.

O grande perdedor foi a equipa da Emirates, nomeadamente Juan Ayuso, que não só perdeu a liderança, como baixou ao quinto lugar, estando agora a 27 segundos do compatriota. Ayuso foi 11.º na etapa, a 44 segundos de Carapaz.

Nelson Oliveira (Movistar) foi 46.º (a 11.28 m) e Ivo Oliveira (Emirates) 128.º (a 28.51), estando na geral em 52.º (a 22.36 m) e em 108.º (a 44.31). Nelson subiu 32 posições.

A Volta à Romandia termina este domingo.

Fonte: Record on-line

“Taça de Portugal de Cadetes Mafra”


Francisco Massa é o primeiro líder da Taça de Portugal de Cadetes

 

Por: Vasco Moreira

Francisco Massa (LA Aluminios/Vila Galé/Matos Cheirinhos) venceu a primeira prova pontuável e assumiu a liderança do ranking da Taça de Portugal de Cadetes, que teve início este sábado, na União das Freguesias de Enxara do Bispo, Gradil e Vila Franca do Rosário, em Mafra.

Na primeira prova da competição, um percurso de 59,2 quilómetros com uma primeira parte de 44,7 quilómetros seguida de um circuito de 14,9, Francisco Massa atacou logo ao sexto quilómetro e nunca mais foi alcançado, apesar das várias tentativas de reação por parte do pelotão.

O jovem da LA Aluminios/Vila Galé/Matos Cheirinhos venceu destacado ao fim de 1h38m40s, seguido de Rodrigo Afonso (Tensai/Sambiental/Santa Marta), segundo classificado a 25 segundos, e Ricardo Gomes (Paredes / Fortunna), terceiro a 37. O ranking da Taça é reflexo da classificação da etapa, com Francisco Massa em primeiro com 75 pontos, mais 10 que Rodrigo Afonso e mais 15 que Ricardo Gomes.

Coletivamente, o triunfo foi da LA Aluminios/Vila Galé/Matos Cheirinhos à frente da Tensai/Sambiental/Santa Marta e da Paredes/Fortunna, segunda e terceira classificadas por equipas, respetivamente.

A Taça de Portugal de Cadetes prossegue este domingo com a realização da segunda prova, inserida no Grande Prémio de Grândola - 50 anos 25 de Abril. A partida está agendada para as 15h, estando a chegada prevista para as 17h11, ao fim 83,4 quilómetros percorridos.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com