quinta-feira, 8 de julho de 2021

“Peter Sagan desiste do Tour: «Se não consigo mexer a perna, não há nada para decidir»”


Ciclista eslovaco abandona antes do início da 12.ª etapa

 

Por: Lusa//AMG // AJO

Foto: Reuters

O ciclista eslovaco Peter Sagan (Bora-hansgrohe), sete vezes vencedor da classificação por pontos da Volta a França, desistiu hoje da prova, devido a uma lesão no joelho direito, antes do início da 12.ª etapa da 108.ª edição.

"É uma decisão difícil, mas também fácil, porque se não consigo mexer a perna, não há nada para decidir. É o que é. Estou desiludido, porque depois da minha queda [na terceira etapa], fiz tratamento ao joelho e estava a melhorar de dia para dia, mas há dois dias bati com o joelho contra o guiador e o joelho reagiu de forma diferente do que eu pensava", detalhou, precisando que, depois da etapa de quarta-feira, com a dupla ascensão ao Mont Ventoux, a inflamação agravou-se.

O eslovaco de 31 anos caiu no 'sprint' da terceira etapa, ao ser derrubado pelo australiano Caleb Ewan (Lotto Soudal), que desistiu imediatamente do Tour, e tinha como melhor resultado nesta edição dois quintos lugares, na quarta e sexta tiradas.

"Claro que não estou feliz por desistir, mas isto é uma corrida e eu não posso correr assim. [...] Não é agradável deixar a Volta a França, não estou habituado", assumiu o antigo tricampeão mundial, que não concluiu a 'Grande Boucle' por uma vez (em 2017, quando foi expulso da prova por ter provocado a queda de Mark Cavendish com uma cotovelada) nas nove participações anteriores.

Sagan é o recordista de triunfos da classificação da regularidade da Volta a França, tendo vestido a camisola verde no pódio dos Campos Elísios em sete ocasiões: 2019, 2018, 2016, 2015, 2014, 2013 e 2012.

"Agora, o mais importante é descansar, melhorar e recuperar do problema do joelho. Os Jogos Olímpicos estão a chegar e vou tentar estar no meu melhor em Tóquio", concluiu.

Vencedor de 12 etapas no Tour, Sagan não partiu para a 12.ª etapa da prova, que hoje liga Saint-Paul-Trois-Châteaux a Nîmes, no total de 159,4 quilómetros.

Fonte: Record on-line

“Tour: Alemão Nils Politt vence isolado 12.ª etapa”


Por: AMG

O ciclista alemão Nils Politt (Bora-hansgrohe) venceu hoje a 12.ª etapa da Volta a França, superiorizando-se aos seus companheiros de fuga na chegada a Nîmes, numa jornada tranquila para o camisola amarela, o esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates).

O alemão de 27 anos cumpriu os 159,4 quilómetros entre Saint-Paul-Trois-Châteaux e Nîmes em 03:22.12 horas, e deixou a 31 segundos o espanhol Imanol Erviti (Movistar) e o australiano Harry Sweeny (Lotto Soudal), respetivamente segundo e terceiro na tirada.

Tadej Pogacar, que chegou integrado no pelotão a quase 16 minutos do vencedor, permanece na liderança da geral, com 05.18 minutos de vantagem sobre o colombiano Rigoberto Úran (EF Education-Nippo), segundo, e 05.32 sobre o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma), terceiro.

Na sexta-feira, o pelotão enfrenta nova etapa plana, nos 219,9 quilómetros entre Nîmes e Carcassonne.

Fonte: Lusa

“Tour: Incrível, dinamarquês da DSM escapa a desqualificação por... três segundos”


Søren Kragh Andersen esteve muito perto de chegar fora do controlo, um 'sprint' que valeu a continuidade de Kragh Andersen

 

Por: Record

A exigência do Tour'2021 voltou esta quarta-feira a fazer das suas, com mais um ciclista a cruzar a linha de meta já para lá do tempo de corte definido após Wout van Aert cruzar a linha - fixado nos 47.39 minutos - isto depois do sucedido com Nic Dlamini há dois dias. Hoje a vítima da exigente 11.ª etapa, com dupla ascensão ao Mont Ventoux, foi Luke Rowe (Ineos Grenadiers), mas a verdade é que houve um outro que se safou... por uma unha negra.

Søren Kragh Andersen, da Team DSM, conseguiu escapar à eliminação por incríveis três segundos, cruzando a linha de meta com 47.36 minutos de atraso para o vencedor, muito por conta do esforço extra que deu na reta final, onde terá provavelmente dado tudo o que tinha para se manter em prova e alimentar o sonho de chegar a Paris. Tal como Mark Cavendish, que sobreviveu a esta duríssima jornada com sete minutos de margem para o corte.

Menos sorte teve o já referido Rowe, mas também Tosh Van der Sande (Lotto-Soudal), Tony Martin (Jumbo-Visma), Clément Russo (Arkéa-Samsic), Miles Scotson (Groupama-FDJ), Daniel McLay (Arkéa- Samsic), Tiesj Benoot (DSM) e Victor Campenaerts (Qhubeka-NextHash), ciclistas que abandonaram no decurso da exigente tirada montanhosa.

Fonte: Record on-line

“Vitória Brasileira abriu Volta a Portugal do Futuro”


Marcelo Gabriel (Porminho Team Sub23) é o primeiro Camisola Amarela da Volta a Portugal do Futuro que começou esta quinta-feira em Águeda. A chegada foi discutida ao sprint e marcada por uma queda que envolveu a primeira linha de corredores que estavam na frente do bloco, sorrindo o triunfo ao brasileiro natural de São Paulo.                                                                                                                                         

Com a vitória, além da Amarela Lusíadas Saúde, Marcelo que tem apenas 19 anos conquistou também a Camisola Verde Europcar dos Pontos e a Camisola Branca Cube da Juventude.

Na sequência da queda e após visualizadas as imagens da chegada, o Colégio de Comissários decidiu penalizar Fábio Costa pelo sprint irregular expulsando-o da prova. As imagens não deixam margem para dúvidas: no despique direto com Carlos Salgueiro (La Alumínios/LA Sport) existiu uma movimentação cruzada do corredor da Efapel da esquerda para a direita na Avenida 25 de abril, em Águeda, que atingiu em pleno a bicicleta de Salgueiro provocando a queda aos diretamente envolvidos, mas também a outros corredores.


 

“Chicos Fugitivos”

 

Esta primeira etapa da 28ª Volta a Portugal do Futuro com 133 quilómetros corridos em circuito foi marcada por uma longa fuga de dois jovens da equipa Sicasal/Miticar/Torres Vedras. Francisco Guerreiro e Francisco Pereira conseguiram escapar à vigilância do pelotão com cerca de 20 quilómetros de prova e foram somando e repartindo os pontos das Metas Volantes e dos Prémios de Montanha de 4ª categoria. Francisco Guerreiro acabou por tornar-se o primeiro líder da Camisola Azul Carclasse e foi também o último sobrevivente da fuga que nunca conseguiu mais de dois minutos de vantagem. Várias equipas, entre elas a da região oeste, tinham interesse numa chegada compacta. 

                                                                                     

A faltarem pouco mais de 30 quilómetros para a meta, e já sem qualquer corredor isolado, começaram diversas movimentações que pouco protagonismo deram aos mais envolvidos e a previsão de uma chegada ao sprint confirmou-se.

 

No Centro de Portugal

 

Depois da etapa bairradina, a principal prova para o escalão Sub23 desloca-se para o centro do país. Cernache do Bonjardim, no município da Sertã acolhe a tirada número dois num percurso de 120,6 quilómetros. Haverá Metas Volantes em Ferreira do Zêzere, Sertã e Pedrógão Grande, e ainda quatro Prémios de Montanha de 3ª categoria.

Fonte: Podium

“Campeonato da Europa de BMX”


Seleção Nacional com três corredores em Zolder

 

Por: José Carlos Gomes

A Seleção Nacional vai competir com três corredores no Campeonato da Europa de BMX, que se realiza em Zolder, Bélgica, entre sexta-feira e domingo.

A equipa nacional estará presente em três das categorias de competição, nas quais estão em disputa títulos europeus. O campeão nacional, Bruno Cardoso, vai participar na prova de elite. Renato Silva alinha na prova masculina para maiores de 16 anos e Bernardo Rocha compete na corrida para maiores de 15 anos.

O selecionador nacional, Alexandre Almeida, tem expectativas diferentes para cada um dos corredores, em função, sobretudo, da experiência e do ritmo competitivo a nível internacional na presente temporada.

“O Renato já participou em quatro provas da Taça da Europa e conseguiu apurar-se para a final em três dessas corridas. Acredito que conseguirá o mesmo no Campeonato da Europa e, estando na final, tudo é possível”, afirma o responsável técnico.

 “O Bruno Cardoso não tem o mesmo ritmo dos adversários, porque não estando qualificado para os Jogos Olímpicos, não fez a mesma preparação intensa para Tóquio. No entanto, tem dado boas indicações em comparação com os corredores franceses, que são dos melhores internacionais. O Bernardo Rocha terá a sua primeira experiência a este nível e queremos, sobretudo, que se sinta confortável na pista”, explica Alexandre Almeida.

Além da Seleção Nacional, o BMX português estará representado em Zolder por quatro corredores, que vão alinhar em corridas challenge. Francisco Marcelino está inscrito para a prova masculina de +14 anos, Matilde Melo para a feminina +16 anos, Miguel Gaboleiro correrá nos masculinos +25 anos e Rui Melo fará parte do pelotão +35 anos.

As corridas de sábado poderão ser vistas em direto no Eurosport 1, desde o final da etapa da Volta a França até às 18h00.

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Tavfer-Measindot-Mortágua/Iúri Leitão compete na Taça das Nações de Pista em São Petersburgo”


Por: Xavier Silva

Iúri Leitão vai estar nos próximos dias ao serviço da Seleção Nacional ao estar presente na Taça das Nações de Pista na ronda de São Petersburgo, Rússia, que vai disputar-se entre 8 e 11 de julho.

O nosso ciclista parte para este compromisso com alguns objetivos alinhados com a participação de Portugal, colocar o setor masculino nacional de pista em condições de apurar-se para o Campeonato do Mundo, que irá realizar-se em outubro. Nesta participação, Iúri Leitão será acompanhado por João Matias e no setor feminino por Maria Martins.

Apesar de a ronda de São Petersburgo da Taça das Nações começar no dia 8, os ciclistas portugueses apenas correm a partir de dia 9. Às 12h15 inicia-se a qualificação de perseguição individual, na qual participará Iúri Leitão. Caso consiga um dos quatro melhores registos poderão chegar à final, na tarde do mesmo dia.


No sábado, dia 10, Iúri Leitão e João Matias farão equipa em Madison, prova que se realiza às 17h30. A representação nacional fecha a participação no dia 11, com Iúri Leitão. O vianense fará a qualificação de Omnium durante a manhã. Apurando-se para a final, correrá as quatro disciplinas pontuáveis entre as 15h00 e as 17h35.

Feliz pelo seu regresso à pista, Iúri Leitão afirma que “Vai ser uma corrida difícil e bastante exigente. Vamos tentar fazer o máximo de pontos possível, com vista a qualificação para os campeonatos do mundo.

Vai ser um regresso à pista que já há muito aguardava, espero que o corpo se adapte rapidamente a este tipo de competição.”.

Boa sorte, Iúri!

Fonte: Tavfer-Measindot-Mortágua

“EFAPEL estreia-se na Volta a Portugal do Futuro”


A Equipa Profissional de Ciclismo EFAPEL fez hoje a sua estreia ao participar na 28.ª edição da Volta a Portugal do Futuro, que vai estar na estrada até domingo, num total de quatro dias de competição para atletas do escalão Sub-23. Serão percorridos 478,1 km, distribuídos por cinco etapas, quatro em linha e um contrarrelógio individual em Castelo de Vide e com chegada à Senhora da Penha.

Fábio Costa, André Domingues, Fábio Fernandes, Guillermo García Janeiro (espanhol) e Rafael Ferreira são os cinco atletas que vão alinhar nesta competição. De referir que embora esta seja uma estreia para a equipa EFAPEL, fazem parte do palmarés de triunfos do Clube Desportivo Fullracing, que está na génese da estrutura, cinco vitórias na Volta a Portugal do Futuro.

É do município de Águeda, onde a EFAPEL tem a sua sede, que partiu esta quinta-feira a tirada inaugural, às 11H50, do Circuito de Águeda, com chegada a Águeda prevista para as 15H24, depois de percorridos os primeiros 133 km da competição.

Sexta-feira corre-se a segunda etapa, com partida e chegada em Cernache do Bonjardim, entre as 11H55 e as 15H10. O pelotão das equipas continentais e de clube terá pela frente uma distância de 120,6 km. No sábado, dia 10 de julho, chega a terceira etapa da prova, que será disputada em Ponte de Sor, onde vai ser dada a partida às 11H15. A chegada será no mesmo local, pelas 15H40, depois de percorridos 162, 7 km maioritariamente planos, onde apenas haverá uma contagem de montanha de 4.ª categoria.

Dia 11 de julho, domingo, é dia de dupla jornada em Castelo de Vide. A etapa matutina será em linha e tem partida nesta vila alentejana, às 10H25 e chegada às 12H06 à Senhora da Penha, num total de 57,9 km, com destaque para a dureza do Prémio de Montanha de 2.ª categoria, em Cabeço do Mouro, aos 16,6 km. Da parte da tarde é às 15H30 que começa a quinta e última etapa, um contrarrelógio individual de 3,9 km também em Castelo de Vide e de igual modo com chegada à Senhora da Penha. O último corredor deverá terminar cerca das 17H05.

“A Volta a Portugal do Futuro é uma corrida importante. O início será no nosso território, em Águeda, onde temos a nossa sede. Para a nossa estrutura, a formação e os jovens têm um papel muito importante no ciclismo nacional e daí que a encaremos com toda a seriedade e uma visão de futuro. Queremos desfrutar ao máximo destes dias de competição, com os nossos atletas Sub-23. Desejamos também que seja uma corrida bem disputada”, adiantou Rúben Pereira, diretor desportivo da EFAPEL.

 

ETAPAS da 28.ª Volta a Portugal do Futuro:

 

08 de julho, quinta-feira - 1.ª ETAPA: Circuito de Águeda (11H50) – Águeda (15H24)» 133 km

09 de julho, sexta-feira - 2.ª ETAPA: Cernache do Bonjardim (11H55) – Cernache do Bonjardim (15H10)» 120,6 km

10 de julho, sábado - 3.ª ETAPA: Ponte de Sor (11H15) – Ponte de Sor (15H40)» 162,7 km

11 de julho, domingo - 4.ª ETAPA: Castelo de Vide (10H25) – Castelo de Vide, Senhora da Penha (12H06)» 57,9 km

11 de julho, domingo - 5.ª ETAPA: Castelo de Vide (15H30) – Castelo de Vide, Senhora da Penha (17H05)» 3,9 km (CRI - Contrarrelógio Individual)

Fonte: Efapel

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com