quarta-feira, 3 de maio de 2023

“Vuelta Feminina Marianne Vos a primeira a cortar a linha de chegada da terceira etapa”


Por: José Morais

Foto: Getty Images

Marianne Vos da equipa da Jumbo-Visma foi a primeira a cortar a linha de chegada na terceira etapa da Vuelta Feminina percorrida entre Elche de la Sierra e La Roda, num percurso de 157,8 quilómetros que cumpriu em 3:27.38 horas, ficando à frente de Charlotte Kool da equipa da DSM, e Chloe Dygert da equipa da Canyon SRAM Racing, segunda e terceira classificada respetivamente, onde somou a 247ª vitória da sua parreira.

Após ter subido à liderança da prova, Marianne Vos tem agora 13 segundo sobre Chloe Dygertque fregressou à competição mais de um ano depois, e ainda 14 segundos sobre Riejanne Markus da equipa da Jumbo-Visma, numa etapa onde o pelotão foi cortado por um abanico, onde as quatro portuguesas na prova ficaram para trás, Daniela Campos da equipa da Bizkaia Durango sendo a melhor portuguesa, a ficar na 98.ª posição a 4.27 minutos da líder, ficando um lugar à frente de Vera Vilaça da equipa da Massi-Tactic, que chegou a 7.03. da vencedora, com  Beatriz Roxo da equipa Cantabria Deporte-Rio Miera a terminou na 146.ª posição a 17.47, e Mariana Libano da equipa da Soltec a abandonar a corrida.

A portuguesa Daniela Campos é agora 76.ª na geral estando a 6.32 minutos de Marianne Vos, com Vera Vilaça na 112.ª posição, a 13.00, e Beatriz Roxo na 145.ª, a 28.36, esta quinta-feira corre-se a quarta etapa, entre Cuenca e Guadalajara, num percurso de 133,1 quilómetros, muito acidentado.

“Greg Van Avermaet, ouro no Rio'2016, termina carreira no fim da época”


Desde a sua estreia na elite do ciclismo mundial em 2007, Van Avermaet somou 41 triunfos

 

Por: Lusa

O belga Greg Van Avermaet, campeão olímpico de fundo no Rio2016 e vencedor do Paris-Roubaix em 2017, vai pôr termo à sua carreira no ciclismo profissional no fim da época, anunciou esta quarta-feira o próprio.

"A minha grande aventura no ciclismo profissional vai terminar esta época e estou um pouco triste. Foi uma decisão difícil de tomar, mas, quando olho para trás, estou muito orgulhoso da minha conquista", escreveu Greg Van Avermaet, que alinha na equipa francesa AG2R, na sua página oficial na rede social Instagram.

Greg Van Avermaet, que completa 38 anos no próximo dia 17, conquistou, além do ouro olímpico e do 'inferno do norte', a Volta a Valónia, em 2011 e 2013, a Volta à Bélgica, em 2015, o Tirreno-Adriático, em 2016, a Volta ao Luxemburgo, em 2017, e o Volta a Yorkshire, em 2018.

O belga ergueu ainda os braços em duas etapas da Volta a França, em 2015 e 2016, e uma da Volta a Espanha, em 2008, quando conquistou a classificação por pontos, tendo ainda vencido Paris-Tours (2011), Het Nieuwsblad (2016 e 2017), GP de Montreal (2016 e 2019), GP E3 (2017) e Gent-Wevelgem (2017).

Terminou na liderança do ranking da União Ciclista Internacional em 2017, ano em que foi eleito desportista do ano na Bélgica.

Desde a sua estreia na elite do ciclismo mundial em 2007, Van Avermaet somou 41 triunfos.

"Dei o melhor de mim, todos os dias, simplesmente para não me arrepender. Desfrutava não só das minhas vitórias, mas também do caminho que levava até elas. Agradeço a todos que acreditaram em mim e me ajudaram ao longo da minha carreira. Sou grato aos meus fãs que sempre me apoiaram, mesmo em tempos difíceis. Agora é hora de me dedicar à minha esposa e aos meus filhos e dar um novo rumo à minha vida. Espero encontrar a mesma paixão nesta nova fase", referiu, agradecendo a confiança da AG2R nos últimos três anos, deixando a promessa de empenho para as suas últimas corridas.

Fonte: Record on-line

“UCI aceita nas suas provas ciclistas "individuais neutros" russos e bielorrussos”


Por: FB // MO

Foto: Gazprom-RusVelo

Fonte: Lusa

A União Ciclista Internacional (UCI) anunciou hoje que autoriza a participação de ciclistas russos e bielorrussos como "atletas individuais neutros" em provas por si organizadas, bem como que corram por equipas que não sejam russas ou bielorrussas.

A UCI aprova assim as recomendações do Comité Olímpico Internacional (COI), de 28 de março de 2023, com o quadro fixado a vigorar a partir do próximo dia 01 de junho.

A participação nos eventos do calendário internacional UCI, incluindo Campeonato do Mundo e Taça das Nações, faz-se em "condições estritas", impondo-se que não tenham "qualquer envolvimento ou associação com a Federação Russa ou a República da Bielorrússia, a sua Federação Nacional ou Comité Olímpico Nacional".

Quem quiser continuar a competir terá de se candidatar "no âmbito de um procedimento que conduzirá, se estiverem reunidas as condições, à emissão desse estatuto pela UCI".

“Nenhum vínculo contratual ou de outra natureza com o exército da Federação Russa ou da República da Bielorrússia, ou com qualquer agência de segurança do Estado", é permitido para quem quiser continuar a correr no pelotão internacional.

Também fica proibido o "uso de qualquer emblema, nome, sigla, bandeira ou hino ligado à Rússia ou à Bielorrússia", bem como o "apoio ativo à guerra na Ucrânia em qualquer forma de expressão verbal, não verbal ou escrita".

As equipas russas e bielorrussas continuam banidas do calendário internacional e os ciclistas que assim o pretendam podem continuar a competir nos clubes envolvidos no circuito mundial, desde que de outra nacionalidade.

Por outro lado, a UCI reitera a "firme condenação da agressão da Ucrânia pelo Governo russo, apoiado pelo Governo bielorrusso, e apela mais uma vez a uma rápida resolução do conflito, em conformidade com as disposições do Direito Internacional".

A UCI sublinha "o direito de todos os atletas, independentemente da sua nacionalidade, a serem tratados sem discriminação, como solicitado pelos especialistas mandatados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para realizar um estudo sobre a situação dos Direitos Humanos no mundo nas suas conclusões de 01 de fevereiro de 2023".

Relativamente ao apoio à Ucrânia, decidiu-se "continuar o seu apoio financeiro à Federação Ucraniana de Ciclismo e aos seus atletas com uma nova contribuição financeira de 100.000 francos suíços, dos quais 20.000 francos suíços serão atribuídos pela União Europeia de Ciclismo (UEC)", tal como sediar no UCI World Cycling Centre (WCC), em Aigle, na Suíça, "ciclistas que pretendem participar dos Jogos Olímpicos Paris2024, com o objetivo de qualificar o máximo de atletas ucranianos para o evento".

“Agenda de Ciclismo”


Fim de semana de decisões na estrada e no BTT

 

Por: José Carlos Gomes

A vasta agenda de ciclismo para o próximo fim de semana ficará marcada por corridas que decidem títulos e troféus. É o caso do Campeonato Nacional de XCM Credibom, que vai realizar-se em Castro Daire. Mas também da Taça de Portugal de Esperanças, cujas provas decisivas acontecem em Santa Maria da Feira, sábado, e em Barcelos, domingo. O calendário conta ainda com quarta prova da Taça de Portugal presented by Shimano, que se disputa em Boticas, domingo.

Os primeiros títulos nacionais de BTT de 2023 são atribuídos em Castro Daire, concelho que recebe o Campeonato Nacional de Maratona (XCM). Estão já inscritos mais de 300 atletas, distribuídos pelas várias categorias em competição.

Os participantes masculinos desde a categoria de elite até aos masters 45 vão cumprir os 100 quilómetros com 3200 metros de acumulado da maratona longa. As corredoras femininas de elite e masters, assim como os masculinos a partir de 50 anos e paraciclistas de classe D vão percorrer 78 quilómetros e um acumulado de 2530 metros. Os paraciclistas de classe C e os utilizadores de bicicletas de assistência elétrica farão a maratona mais curta de todas, 40 quilómetros com 1080 metros de acumulado. A partida está marcada para as 9h00.

Na estrada, o destaque desta semana vai para as duas provas finais da Taça de Portugal de Esperanças, as competições que juntam no mesmo pelotão os sub-23 das equipas de clube com os juniores da região em que acontecem as provas, neste caso os juniores das equipas nortenhas.

A corrida pontuável de sábado é a Volta às Terras de Santa Maria – Troféu Fernando Mendes. A freguesia feirense de São João de Ver é o epicentro da corrida, que terá partida às 14h00 e chegada, cerca das 17h30, no edifício da Central de Lobão, à sexta passagem pela meta, depois de cumpridos 109,7 quilómetros.

O acerto final de contas da Taça de Portugal de Esperanças está marcado para domingo, em Barcelos. A partida, às 11h00, acontece no Estádio Cidade de Barcelos. O percurso de 118 quilómetros culmina no alto do Monte da Franqueira, exigente subida barcelense que, por certo, permitirá marcar diferenças significativas.

Boticas viverá um fim de semana de ciclismo internacional, com a realização de uma prova de classe 1 UCI que contará, como quarta corrida pontuável, para a Taça de Portugal de Downhill (DHI) presented by Shimano. Estão inscritos mais de 200 corredores, oriundos de cerca de uma dezena de países.

A prova vai decorrer numa pista de 2100 metros, com um desnível de 300 metros. A ação começa no sábado, dia de treinos. As corridas estão guardadas para domingo. Às 11h00 arranca a manga de qualificação, estando a final agendada para as 14h30.

As escolas de ciclismo também irão viver um domingo pleno de ação. Alpiarça recebe um Encontro Inter-Regional de estrada, marcado para as 10h00. A Fraga da Almotolia, Vila Real, é o local escolhido para o Encontro Inter-Regional de BTT, também no domingo, às 10h00.

 

Mais eventos oficiais

 

6 de maio: NGPS Rota dos Diabos, Vinhais

7 de maio: Douro Granfondo, Peso da Régua

7 de maio: XIII Eiras Single Track, Coimbra

7 de maio: 2.º Prémio Virgolino Almeida, Praias do Sado, Setúbal

7 de maio: 12.º Passeio BTT Pelos Trilhos de Pisão, Trigaches, Beja

7 de maio: Taça do Algarve de Masters e Elites Amadores – Lagoa Criterium, Lagoa

7 de maio: Encontro de Escolas do Pico, Açores

7 a 14 de maio: Transportugal Race

Fonte: Federação Portuguesa Ciclismo

“Jumbo Visma em apuros para o Giro de Itália”


Por: José Morais

A Covid está de volta a provocar estragos no pelotão internacional, desta vez atingiu a equipa da Jumbo Visma, já que a mesma perdeu quase todos os escaladores para o Giro, e vai perder dois dos ciclistas mais importantes, com e as ambições de Primoz Roglic.

Os ciclistas são eles Robert Gesink, Tobias Foss e Wilco Kelderman, com Jos van Emden e Rohan Dennis a substituírem os dois primeiros, saindo assim dois escaladores, e entrando alguns contrarrelogistas, com a particularidade de Rohan Dennis conseguir escalar com os melhores, quando está no seu melhor, mas a questão fica em aberto, para saber qual a versão do ciclista australiano, já que o mesmo vem de um momento em que esteve doente.    

Com estas alterações, Primoz Roglic apenas terá Sepp Kuss no topo, e vai esperar ter algum apoio nas subidas de Bouwmann ou Dennis, com Affini, Hessman e Tratnik completarem io grupo para o Giro de Itália.  

Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com