segunda-feira, 3 de agosto de 2020

“Egan Bernal vence isolado e lidera a Route d'Occitanie”

O ciclista colombiano é o atual vencedor da Volta a França.

O ciclista colombiano Egan Bernal (Ineos) deu hoje uma mostra de poder, ao vencer isolado, em alta montanha, a terceira e mais emblemática etapa da Route d'Occitanie, em França, conquistando a liderança.

O vencedor da Volta a França em 2019, que de 29 de agosto a 20 de setembro vai defender o cetro, comandou a subida ao Col de Beyrède, no qual se impôs, depois de já ter passado por outras contagens de primeira categoria, o Porto de Balès e o de Peyresoude.

Os 163,5 quilómetros entre Saint-Gaudens e o Col de Beyrède foram cumpridos pelo atleta de 23 anos em 4:36.44 horas, batendo dois russos, o colega de equipa Pavel Sivakov, por 10 segundos, e Aleksander Vlasov (Astana), por 17.

Bernal lidera agora com 14 segundos de avanço para Sivakov e 23 para Vlasov, com o gaulês Thibaut Pinot (Groupama - FDJ) a ser o melhor dos anfitriões, quarto, a 41 segundos.

O ciclista português José Gonçalves (Nippo Delko One Provence) foi 60.º, a 12.32 minutos, descendo 17 posições, para 54.º, a 12.42 do líder.

A competição termina na terça-feira, com os ciclistas a terem de perfazer 195 quilómetros entre Lectoure e Rocamadour, sem dificuldades especiais de montanha.

Fonte: Sapo on-line


“Caramulo Motor Festival remarcado para 2 a 4 de outubro”

Festival será adaptado à atual situação com extenso plano de higiene e segurança

Por: Tatiana Ferreira

Festival recebe luz verde para se realizar no primeiro fim-de-semana de outubro, a organização garante extenso plano de higiene e segurança com medição de temperatura à entrada, uso de máscara e lotação máxima de visitantes, entre outras medidas, o evento terá transmissão em direto na televisão e online.

A XV edição do Caramulo Motor festival, o maior festival motorizado em Portugal, organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, e que tinha data marcada para o primeiro fim-de-semana de Setembro, foi remarcado para os dias 2, 3 e 4 de Outubro, devido às limitações impostas pela pandemia.

Com vista à execução do evento em segurança, a organização do festival vai introduzir diversas alterações, reduções ou anulamentos de algumas das actividades inicialmente previstas, para tornar o evento mais contido e seguro.

Adicionalmente, a organização do Caramulo Motor festival elaborou um extenso plano de higiene e segurança baseado na atual legislação, normas da DGS, exigências da FPAK e nas melhores práticas internacionais para este tipo de situação, nomeadamente:

Reforço da equipa de voluntários ao evento, munidos de equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras, viseiras, luvas, gel e óculos de proteção:

Introdução de medição térmica ao público nos únicos três pontos de acesso possíveis ao evento, pela equipa de voluntários, munidos de termómetros por infravermelhos:

Lotação máxima de visitantes, garantindo sempre uma média de 20m2 por pessoa ao longo do dia; Limitação de pessoas nos espaços de maior densidade de público, definindo zonas de distanciamento e promovendo o deslocamento condicionado por fitas de demarcação e elementos de marcação no chão ou fixos:

Criação de equipa de limpeza e desinfeção das instalações e de superfícies com maior contacto físico:

Disponibilização de gel desinfetante em vários pontos do recinto, às quais acrescerá o serviço móvel de distribuição de gel, por voluntários, ao longo do recinto nas zonas de circulação:

Introdução de bancadas suplementares com lugares marcados sentados na zona da pré grelha, garantindo assim as distâncias de segurança legalmente impostas:

Introdução do serviço de comunicação/alerta sonoro por speaker, devidamente cadenciado durante o evento, alertando para as medidas de distanciamento recomendadas:

Cancelamento de actividades que promovam a proximidade e contacto entre pessoas (ex. sessões de autógrafos com pilotos, entrega de prémios):

Criação da figura do “Safety Officer”, responsável máximo e em exclusivo da aplicação e execução de todas as medidas de higiene e segurança. A versão completa do plano de higiene e segurança do Caramulo Motor festival encontra-se em constante atualização e pode ser consultada no site oficial do evento em www.caramulomotorfestival.com  

Fonte: Caramulo Motor festival/Parceria Revista Notícias do Pedal


“Copenhaga adia para 2022 a recepção da partida da Volta a França”

Cidade dinamarquesa pretende evitar sobrecarga de eventos em 2021

Por: Lusa

Copenhaga adiou um ano para 2022 a receção da primeira etapa da Volta a França em bicicleta, de modo a evitar uma sobrecarga de eventos em 2021, motivado pela pandemia da covid-19.

"Estou feliz por termos conseguido uma partida dinamarquesa para o Tour em 2022", regozijou-se o autarca Frank Jensen, depois de consumado o acordo com a organização, após várias semanas de negociações.

A pandemia levou a que os Jogos Olímpicos Tóquio'2020 e o Euro'2020 de futebol fossem adiados um ano, para 2021, sendo que o Tour vai situar-se precisamente entre esses dois grandes eventos.

"Muitos de nós estávamos muito satisfeitos em ter o Tour na Dinamarca no próximo ano, porém, infelizmente, agora temos que esperar um pouco mais", acrescentou Jensen.

Além do acumular destes acontecimentos, Copenhaga é uma das cidade-sede do europeu de futebol, facto que vai obrigar a um conjunto de adaptações na cidade, complicando as questões logísticas.

O governante confia que esta solução permitirá "uma festa ainda maior em 2020" pelo facto de o Tour não competir em atenção com outros eventos e o país conseguir "manter o (risco de) coronavirus afastado".

O grande dia será em 1 de julho, no qual se deverá manter o contrarrelógio no centro da cidade, sendo que a Volta a França, como já estava previsto, vai ter mais duas etapas em solo dinamarquês, nos dias imediatos, em 2 e 3.

Segundo o jornal 'Le Télégramme', a partida alternativa para 2021 poderá ser a Bretanha.

Fonte: Record on-line


“Equipa Feirense no Circuito de Getxo”

Por: Helena Dias

Fotos: Eriz Fraile

A Equipa Profissional de Ciclismo Feirense apresenta algumas fotos do Circuito de Getxo, realizado no passado domingo, 2 de agosto, com grande momentos.

Podem ainda aceder ao vídeo com um resumo da prova no link: https://youtu.be/qTHKTxs1mAU

Fonte: Equipa Profissional de Ciclismo Feirense







“Campeonatos Nacionais de Estrada”

Por: José Carlos Gomes

Os Campeonatos Nacionais de Estrada vão realizar-se no concelho de Paredes, de 14 a 16 de agosto, sobre rigorosas medidas de segurança, em relação ao Covid-19.

Programa:

14 de agosto: Campeonato Nacional de Contrarrelógio: Elite, Sub-23 e Paraciclismo

15 de agosto: Campeonato Nacional de Fundo Sub-23

15 de agosto: Campeonato Nacional de Fundo Elite

Fonte: Federação Portuguesa de Ciclismo


“Minhotos reforçam representação na Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo”

Maior representação a nível nacional

O Minho reforçou a representação na Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) continuando a ser a região do País com maior número de delegados no órgão federativo. Foram eleitos 16 minhotos em representação dos clubes do Minho, treinadores, ciclistas e árbitros.

“Superamos as melhores expectativas, consolidando e reforçando o Minho como a maior representação a nível nacional na Assembleia-Geral da FPC”, afirmou José Luís Ribeiro, Presidente da Associação de Ciclismo do Minho (ACM) destacando “a demonstração não apenas da grande vitalidade do ciclismo na região do Minho, mas também da predisposição dos agentes desportivos minhotos para contribuírem ativamente para o desenvolvimento da modalidade”.

Ao eleger 16 delegados, o Minho garantiu uma representação de 21,05% no órgão máximo da FPC. Com exceção da eleição dos delegados representantes dos clubes do Minho, em que apenas votaram os inscritos na ACM, a eleição dos representantes dos restantes agentes ocorreu a nível nacional.

Na eleição dos representantes dos clubes da região do Minho foram eleitos José Luís Ribeiro, Francisco Marinho, Joaquim Mendes e Jorge Gonçalves. Armando Sousa, apesar de se encontrar na condição de suplente - assim como Paulo Gonçalves Soares - assumirá as funções de Delegado por força da inerência de José Luís Ribeiro, enquanto Presidente da Direção da ACM.

Os ciclistas minhotos José Mendes e João Matias foram eleitos representantes dos ciclistas profissionais, enquanto Paulo Abreu (Stromp) e Marta Branco dos ciclistas de BTT amadores, categoria em que Ana Catarina Leite ficou na condição de suplente.

Maria Carolina Costa foi eleita delegada dos ciclistas de Estrada e Pista e Maria José Miranda e António Orlando Freitas dos ciclistas de outras vertentes (Ciclismo para Todos, entre outras), categoria em que Luís Miguel Ribeiro ficou como suplente.

Para representante dos treinadores foram eleitos da região do Minho Alberto Costa e António Matias (Treinadores Nível 2) e Hélder Braga (Treinador Nível 1), tendo Xavier Rodrigues ficado como suplente.

Ana Isabel Freitas foi eleita representante dos comissários regionais e Augusto Oliveira ficou como suplente dos comissários nacionais e internacionais.

Dos 16 delegados eleitos, 7 são de Guimarães, 4 de Fafe, 4 de Barcelos e 1 de Ponte de Lima.

Desde que a composição da Assembleia-Geral das Federações Desportivas passou a ocorrer através de delegados dos clubes e dos diversos agentes desportivos, a Associação de Ciclismo do Minho foi sempre a que deteve o maior número de eleitos, aumentando sucessivamente a sua representação.

Fonte:  ACM - Associação de Ciclismo do Minho


Ficha Técnica

  • Titulo: Revista Notícias do Pedal
  • Diretor: José Manuel Cunha Morais
  • Subdiretor: Helena Ricardo Morais
  • Periodicidade: Diária
  • Registado: Entidade Reguladora para a Comunicação Social com o nº: 125457
  • Proprietário e Editor: José Manuel Cunha Morais
  • Morada: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Redacção: José Morais
  • Fotografia e Vídeo: José Morais, Helena Morais
  • Assistência direção, área informática: Hugo Morais
  • Sede de Redacção: Rua do Meirinha, 6 Mogos, 2625-608 Vialonga
  • Contactos: Telefone / Fax: 219525458 - Email: josemanuelmorais@sapo.pt noticiasdopedal@gmail.com - geral.revistanoticiasdopedal.com